Mozilla Thunderbird 78 já foi lançado! É este o seu cliente de e-mail?

34 Comentários

É verdade que os clientes de e-mail sofreram muitas mudanças nos últimos anos. Se o Outlook era quase uma ferramenta “must have” em qualquer computador para gestão de e-mail, hoje em dia a maioria dos utilizadores acede diretamente ao serviço Web, usando um simples browser.

Para quem continua a precisar de um cliente para gerir o e-mail, experimentem o novo Thunderbird.

Mozilla Thunderbird 78 já foi lançado! É este o seu cliente de e-mail?


Para quem procura um cliente de e-mail completo e gratuito, o Thunderbird é, sem dúvida, a melhor opção. Esta ferramenta da Mozilla é caracterizada por ser um cliente de e-mail bastante leve, ao contrário de outros clientes do género e possui uma interface bastante organizada e limpa.

Novidades do Mozilla Thunderbird 78

Esta nova versão inclui um conjunto de novidades interessantes. Destaque para um novo hub para configuração de contas, uma nova funcionalidade Excluir no painel de threads, as temas podem ser pré-visualizadas no Add-On Manager, cores personalizadas para os ícones que fazem parte do Painel de Pastas, assim como o suporte para mensagens diretas (DM) para Matrix.

Todas as novidades desta nova versão podem ser consultadas aqui.

Mozilla Thunderbird 78 já foi lançado! É este o seu cliente de e-mail?

Thunderbird vs Microsoft Outlook

É verdade que hoje em dia são muitos os utilizadores que usam as próprias interfaces Web dos serviços de e-mail para gerir as suas contas. No entanto, se há um software que é o melhor dos melhores no segmento dos clientes de e-mail esse software chama-se Microsoft Outlook.

Com vários recursos de nível empresarial, o Microsoft Outlook é sem dúvida o cliente mais completo. No entanto, para quem procura um cliente de e-mail gratuito e completo, a nossa sugestão vai, sem dúvida, para o Thunderbird. Como referimos, o Thunderbird é bastante leve e tem uma interface bastante funcional e, além disso, há também vários componentes que pode integrar neste próprio cliente de e-mail. Se nunca o experimentaram, aqui está uma oportunidade para o fazerem.

Mozilla Thunderbird 78

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Polo
    Polo

    Não é claro. Não dá para sincronizar livros de contactos com o Google por exemplo

    1. Avatar de Nuno Palma
      Nuno Palma

      Sempre sincronizei com os contactos do Google. Acho que a extensão se chama gsync.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      https://addons.thunderbird.net/en-US/thunderbird/addon/cardbook/?src=cb-dl-featured?src=cb-dl-featured

      Uma nova versão está já a ser preparada para este novo Thunderbird 78.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      A extensão que utilizo e funciona muito bem, chama-se “gContactSync”

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        A extensão deixou de me funcionar com esta versão 78…

  2. Avatar de Nilocalas
    Nilocalas

    Tentei utilizar, mas não consegui introduzir com sucesso uma simples assinatura html.
    Voltei ao Outlook

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      É simples. Não sei qual a dificuldade. Eu tenho a funcionar bem.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eu também não consigo com HTML. Uso uma de texto normal.

    3. Avatar de Antonio
      Antonio

      Não sei ler! A culpa è do livro seguramente!

      1. Avatar de Nilocalas
        Nilocalas

        Nem escrever. Seguramente a culpa não é do livro.

    4. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Pode-se adicionar uma assinatura html nas Definições de conta

    5. Avatar de Nuno
      Nuno

      Definições de conta -> Texto da assinatura -> “Utilizar HTML” -> colar o texto na caixa

  3. Avatar de Nuno Palma
    Nuno Palma

    Utilizo este cliente de e-mail por causa das pesquisas de e-mail antigos. Não há igual.

    1. Avatar de Nitroglicerine
      Nitroglicerine

      Concordo perfeitwmente.
      O Outlook, que eu tambem uso para outra conta, não lhe chega perto.

    2. Avatar de Ricardo Martins
      Ricardo Martins

      Ele tem alguma maneira não paga de sincronizar contas de email exchange ?

      1. Avatar de murkdum
        murkdum

        Tem. Simplesmente utilizas SMTP e IMAP ao invés de exchange para sincronizares o email. É mais seguro e rápido, a única desvantagem é que não recebe as notificações do calendário.
        No Windows utilizo o thunderbird e para coisas menores, o outlook.com

        Em Linux utilizo o Evolution, que é totalmente compatível com exchange, até eventos de calendário e notas. Não sei é se à porte do Evolution para windows.

        resumindo, smtp e imap resolve o problema no thunderbird para exchange.

  4. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Em termos de Linux, prefiro o Evolution

    1. Avatar de Zé Ruela
      Zé Ruela

      exato também prefiro !

  5. Avatar de beta
    beta

    já uso faz alguns anos e nada a reclamar

  6. Avatar de cK
    cK

    Pena não haver app para android

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não tem? Isso de facto é um bocado desencorajador nestes tempo novos de smartphones 🙁

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já usei o Thunderbird mas de facto o Microsoft Outlook é o melhor. Para quem queira uma alternativa gratuita o Thunderbird é uma excelente opção.

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Gmail !! Não há hipótese !! 🙂

  9. Avatar de Adriano
    Adriano

    Infelizmente, o tendencionalismo deste “blog” é impressionante. A afirmação “se há um software que é o melhor dos melhores no segmento dos clientes de e-mail esse software chama-se Microsoft Outlook” é totalmente desprovida de sentido de isenção jornalística, prática e quiçá, cientifica.

    Questiono apenas o seguinte, qual a experiência do autor deste artigo na migração e manutenção de máquinas em ambiente empresarial “normal” de PME’s? Dou algumas sugestões para análise:

    – migrar 10+ anos de e-mail de uma máquina para outra, com 120Gb de arquivo de e-mail, mantendo contactos e contas configuradas
    – Organizar por pastas, de forma simples e automatizada com filtros por remetente de domínio, classe e até importância ou cabeçalho.
    – recuperar índices de pasta de entrada (caixa de entrada corrompida) de forma fácil, rápida e eficaz.
    – sincronização POP e IMAP estandardizada
    – assinaturas uniformizadas e estandardizadas e alojadas no servidor/remotamente, acessíveis ao administrador em “segundos” (alterar a imagem de natal em todas as assinaturas em 1s, por exemplo)
    -BÓNUS: pesquisar em 10 anos de e-mail e obter resultados credíveis, fidedignos e RÁPIDOS!

    PS: Tenho 10+ anos de experiência de migração Outlook > Thunderbird, 0 clientes voltaram a Outlook, e ainda ganhei clientes pessoais a migrar para Thunderbird em suas próprias casas….
    No meu blog encontram algumas dicas

    1. Avatar de Manuel Borges
      Manuel Borges

      Gostaria de obter mais informações sobre esta gestão centralizada do Thunderbird.

      1. Avatar de Adriano
        Adriano

        Caro Manuel, o Thunderbird não tem propriamente uma gestão centralizada, mas a sua flexibilidade é que lhe dá essa possibilidade. Um dos “segredos” é a gestão de perfis [profile manager], que junto com uma AD, por exemplo, torna-se muito fácil de migrar de máquina em máquina/evoluir de maquina/trocar de posto de trabalho, uniformizar assinaturas, etc.

    2. Avatar de Insider
      Insider

      Qual é o teu blog?

      1. Avatar de Adriano
    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Isso é tudo bonito mas se quisermos uma opção gratuita para configurar uma conta Exchange não existe. (Se tiver uma solução diga)
      Porque para configurar contas IMAP e POP3 existe mil e um clientes gratuitos no entanto para exchage existe uma grande falha no Open Source

      1. Avatar de Adriano
        Adriano

        Caro Ricardo, porque será? Pense lá um pouco!
        Software Proprietário [M$] é diferente de Software livre…
        Se tiver um iPhone, tem de ter iTunes certo?
        Mas por acaso, até já há soluções, basta que pesquise um pouco. Preguiça!
        https://addons.thunderbird.net/pt-BR/thunderbird/search/?q=Exchange

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Não é preguiça, existe soluções sim mas não gratuitas como eu tinha dito.
          Existe o exemplo do ExQuilla ou do Coruja que são pagas no entanto se for para pagar os preços que essas extensões pedem mais vale a pena pagar pelo Office 365.

          1. Avatar de Adriano
            Adriano

            Cabe a si decidir o que quer utilizar, como utilizar, e que princípios quer manter.
            Nota que alguns dos valores são pagamentos únicos…. ao contrário do 365!

  10. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    Utilizei o Thunderbird durante mais de quinze anos, até descobrir o EM Client. Simplesmente fantástico e com um interface moderno.