Mozilla Prism 1.0 Beta

7 Comentários

A Internet está a traçar um novo rumo para a utilização offline de vários serviços, como se estes estivessem a correr como aplicações locais, instaladas no nosso computador.

Os programadores da Mozilla Labs, têm aperfeiçoado o Prism, software que permite que os serviços online do tipo (Gmail, Google Calendar, Google Docs, Yahoo! Mail, entre outros) funcionem como se fossem aplicações na nossa máquina.

Mozilla Prism

O Mozilla Prism 1.0 Beta acaba de ser lançado e traz várias novidades. Esta versão traz novas funcionalidades de Interface de Programação de Aplicativos (api), configurações especificas para determinadas aplicações, permite também que se possam limpar dados privados de forma manual e de forma automática quando o Prism recebe actualizações, total suporte para OS X 10.4 e suporte para excepções SSL.

O Mozilla Prism pode ser descarregado e utilizado de duas formas: via aplicação portátil (sem instalação) ou através uma extensão do Firefox.

Se usar o modo portátil facilmente chegará a uma janela onde poderá inserir o URL (endereço) da aplicação online que quer correr. Esse menu de configuração permite definir se a abertura da aplicação numa janela individual se faz com apoio da barra de navegação, se mostra a barra de estado onde existe a barra de progresso, se terá acesso às setas de navegação e se conta com a área de notificação. Todos estes campos podem ou não ser incluídos na tal janela de aplicação que se abrirá como se fosse um programa.

Além disso, a ferramenta apresenta uma série de outras opções ligadas ao atalho que será criado, para que possa personalizar mais a forma de abertura e de localização assim como a imagem do ícone que representará a aplicação no ambiente de trabalho.

Exemplo

Mas para melhorar a abertura de serviços que necessitem de username e password, deixo-vos um truque.

Para termos acesso à nossa conta de mail do Gmail sem que tenhamos de meter o username e a password, basta no link URL que terá de colocar no Prism, insira o seguinte:

https://www.google.com/accounts/ServiceLoginAuth?continue=https://mail.google.com/gmail&service=mail&Email=USER.NAME&Passwd=PASSWORD&null=Sign+in

Altere neste endereço onde diz USER.NAME pelo seu endereço de mail e onde diz PASSWORD pela sua password de acesso à conta. Assim, como o link criado no ambiente de trabalho, irá abrir o Gmail como se fosse uma aplicação existente no seu ambiente de trabalho.

Fica também o exemplo para o Google Calendar:

https://www.google.com/accounts/ServiceLoginAuth?continue=https://calendar.google.com/calendar&service=mail&Email=USER.NAME&Passwd=PASSWORD&null=Sign+in

Agora pense em todo o potencial que este tipo de ferramentas pode ter na sua vida. Use e abuse dos serviços online, trate-os como se fossem aplicações instaladas localmente.

Há muitos serviços que pode transformar em aplicações, com o Prim. O bookmarklet da Mozilla tem disponível vários serviços para criar aplicações Prim. Existe também um pacote de alguns serviços já criados a pensar neste serviço da Mozilla, veja aqui.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [versão portátil]: Mozilla Prism 1.0 Beta [7.98MB]
Download [extensão do Firefox]: Mozilla Prism 1.0 Beta [582.37B]
Homepage: Mozilla Prism

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    É a primeira versão 1.0 não é? Finalmente, este programa é uma máquina do carago!

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

    1. Avatar de Zialus

      Sem duvida! Uso imenso!

    2. Avatar de Pedro

      Grande aplicação sem dúvida nenhuma.

      __
      http://www.tvuniverso.com

  2. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    beleza !

  3. Avatar de Modgik
    Modgik

    po Vitor 34000 mensagens na Caixa de Entrada é obra hehehe

    ———————————————
    http://www.cliptuga.com | http://www.win7.com.pt

  4. Avatar de Gota
    Gota

    Já venho a utilizar o prisma há algum tempo, visto já estar integrado no FF3.5 pré-alpha, alpha, etc…

    Uma coisa que o prisma podia fazer era associar a sua funcionalidade com a funcionalidade do IE8 – uma nova sessão. Por exemplo: ter um link para o meu email do gmail e outro para o hotmail os dois já com a sessão aberta em simultâneo… não sei se me fiz entender…

  5. Avatar de Alu
    Alu

    Desculpem a ignorância, mas qual é a diferença do prism para a da criação de um atalho? 0o

    Tecla direita, novo>atalho>colocar endereço e voilá. Dá um pouco mais de trabalho é no icone mas nada que não se resolva.