MonPwr 1.0.12 – Poupe energia e o ecrã

35 Comentários

O componente do seu computador que mais consome energia é o ecrã. Muitas vezes nem damos conta que abandonamos o computador e este fica ligado a consumir inutilmente recursos energéticos. Segundo contas feitas (li algures) que 60 a 70% do consumo de energia do nosso computador fica a cargo do ecrã. E que tal ajudar a poupar?

null

Para isso não necessita de estar a mexer nas configurações de energia do seu sistema operativo, essas devem estar optimizadas para outros perfis. Para aquela utilização activa, do dia a dia em que se levanta várias vezes da frente do computador, mas apenas por breves instantes, sugiro que use o MonPwr.

É uma pequena aplicação (sem instalação) que se posiciona num discreto local da sua máquina e que permite com um toque que desligue o ecrã e com um toque apenas o volte a ligar. Não custa nada e escusa de ter o ecrã ligado sem que esteja a alguém a olhar para ele.

Se der um clique em cima do sinal +, esta opção aparece a iniciar com o Windows e posicionada onde a quiser.

Para desligar o ecrã clique no botão Turn Off , para voltar clique na tecla Enter ou na Barra de espaços.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: MonPwr 1.0.12 [32.00KB]
Homepage: Caffinc

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Desliga o monitor ou mete-o a pretos?

    1. Avatar de chicosoft

      Desliga mesmo… Basta experimentares..

    2. Avatar de Vítor M.

      Sim desliga mesmo. Não fica em modo descanso, ele desliga mesmo.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        é, ele realmente desliga, poupa energia e a tela hehe!

  2. Avatar de Ricardo Ribeiro
    Ricardo Ribeiro

    O problema é que esta aplicação fica sempre sobreposta em relação às outras janelas (browser por ex), o que é um pouco incomodativo. Não dá para alterar isso?

  3. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    Já usei um programa desses há tempo, mas desde que comprei um portátil ASUS reparei que vem com a função de desligar o monitor através duma tecla de atalho Fn, dá mesmo jeito.

  4. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    Lembrei-me agora…

    Quando tinha o HP, que não tinha o atalho com a função que descrevi acima, usava o Turn Off LCD, podem fixa-lo na barra de tarefas, é só clicar e desliga o monitor.

    Download aqui: http://www.redmondpie.com/turn-off-your-notebook-lcd-with-one-click/

    1. Avatar de Hugo Cura

      Boa solução para o meu problema abaixo 🙂
      Obrigado.

  5. Avatar de Hugo Cura

    Simples e eficaz. No meu netbook tenho um hotkey de origem que o desliga e uso-o bastante frequentemente.

    Este MonPwr é bem-vindo já que mais facilmente vou lá com o ponteiro do rato do que com um hotkey. O botão “Turn Off” é exactamente do tamanho da barra de tarefas que uso na vertical, do lado direito, e seria fantástico tê-lo lá… mas infelizmente não tem uma opção “Always on top”.
    Fiz uma pesquisa e testei vários programas que fazem iniciar um outro no modo “always on top”. O que me agradou mais foi o LaunchOnTop, onde basta corrê-lo com a localização do monpwr.exe como argumento. Infelizmente nenhum deles coloca o monpwr em always on top verdadeiro, pois se clicar no Iniciar da barra de tarefas, lá se esconde novamente.
    Alguém consegue resolver isto?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Aliás, o próprio MonPwr é always on top… tentei reforçar isso para se sobrepor à barra de tarefas, mas nenhuma aplicação o fez.

    2. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Usa o Turn Off LCD, é só fixar na barra de tarefas. Funciona 5***** e nem requer instalação.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Sim, só vi depois. Perfeito 🙂

        1. Avatar de Carlos Nascimento
          Carlos Nascimento

          Ainda bem que serve para ti, para mim é óptimo, é mesmo mais fácil que o atalho.

  6. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Por exemplo, nos portateis existe a tecla “Fn” que em conjunto com outra desliga o monitor.

    Mas nos desktops.. não será mas fácil chegar ao botão do Power e dar um clique? 😀

    De qualquer maneira no meu tenho o modo energético bem definido, após 15minutos de idle, puff… monitor a dormir…. para evitar esquecimentos.

  7. Avatar de Bruno F
    Bruno F

    Isto é algo que um monitor analisado por aqui não necessita ehehehe.
    Mas é uma óptima aplicação.
    Boa para nós, educativa para os nossos filhos não acham?

  8. Avatar de Luís Alves Pinto
    Luís Alves Pinto

    O ” a Friend®” tirou-me as palavras da boca. Há gente que gosta mesmo de reinventar a roda. Acredito que até possa ter “algum” interesse em portáteis… mas num monitor normal, não me lixem, é mais fácil, mais rápido e mais cómodo pegar no dedinho e carregar no botão (físico) para desligar o monitor. Faço isso quinhentas mil vezes ao dia. Para quê uma aplicação?!

    1. Avatar de Vítor M.

      Ó… mas estamos cada vez mais a falar dos portáteis 😀

      Seja como for é uma opção que desliga efectivamente, não o adormece simplesmente.

  9. Avatar de antonio
    antonio

    Também se pode simplesmente baixar o ecrã do portátil.. É o que eu faço sempre.

  10. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Epic Question:

    “Há isto para Mac?”

    Resposta:
    http://www.apple.com/downloads/dashboard/status/off.html

    Para mim, como já referi, não é útil… mas nunca é demais partilhar aplicações das mais variadas formas e feitios. 😉

  11. Avatar de Vítor Araújo
    Vítor Araújo

    Atenção a quem usa nos portáteis o atalho da tecla “Fn”.

    Já vi em portáteis de várias marcas, inclusivamente no meu, que aquilo apenas desliga a lâmpada. Os pixeis continuam ligados, o que não é bom para o próprio ecrã.

    1. Avatar de Hugo Cura

      True, acontece isso no meu.
      Por esse motivo tenho a protecção de ecrã “Em branco” (que é preto) a aparecer em 5min.
      Suspeito que isso aconteça também quando a tampa é fechada, o que é muito mau. Daí recomendar a protecção de ecrã.
      No caso do “Turn Off CD” que acabei de adoptar, isso já não se verifica, e o MonPwr também.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Exactamente. O processo de fechar a tampa é igual, desliga o “backlight” mas não o monitor.

        Lembro bem disso por causa de um portatil Acer que tive que o que fazia desligar era um botão que era pressionado com a tampa fechada. Ou seja, podia carregar nele sem fechar a tampa e acontecia precisamente isso.

        Em vez de background negros e afins, penso que a melhor opção passa por ajustar bem as definições de economia de energia do sistema operativo, para desligar o monitor.

        1. Avatar de antonio
          antonio

          Penso que o meu desliga mesmo o monitor. Quando o levanto rápidamente noto a ligar os pixeis e posteriormente a lâmpada.

        2. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          @antonio

          Pois, deve variar de modelo e marca, e se calhar os mais recentes já desligam por completo. De qualquer forma convem sempre tomarem atenção a isso já que é quase imperceptivel. Lembro que só com luz do dia é que via os pixeis ligados, com pouca iluminação era mesmo imperceptivel.

          1. Avatar de Carlos Nascimento
            Carlos Nascimento

            Confirmo o que o Vítor Araújo diz, embora tenha o atalho Fn, caso aponte uma lanterna ao monitor nota-se os pixels ligados, com o Turn Off LCD (que referi acima) isso já não acontece.

            PS: o meu ASUS é um UL30A Series, é um modelo bem recente.

        3. Avatar de Marco Magalhães
          Marco Magalhães

          Realmente acho que é isso que me acontece com a tecla Fn, eu quando desligo o monitor do meu portátil (Asus) fica tudo preto, mas se olhar bem consigo ver “a sombra” da janela que lá está, não fazia a mínima que isso faz mal ao monitor. E se dizem que ao fechar a tampa o processo é o mesmo, então acredito, nesse caso já adoptei o Turn Off LCD acima citado e vou sempre usa-lo, quer para ausência, quer quando deixo o computador ligado algumas horas apenas com a tampa fechada.

          Estamos sempre a aprender.

  12. Avatar de Jean Santos
    Jean Santos

    Isso seria interessante num Windows Gadget… não me parece dificil de se fazer

  13. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Era mesmo disto que precisava.. o meu HP não tem o “Fn” para desligar o ecrã .. isto vai-me dar muito jeito =)

    Thanks

  14. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Gostei da simplicidade do software. Ele quando desliga o monitor “maximiza” a aplicação a modo não falhar quando carregamos no espaço ou no enter, como referido acima…
    Mas eu tenho um geitinho para sempre contornar um bom e correcto funcionamento dos softwares, que no meu caso não consegui “ligar de novo” o ecrã… Isso acontece quando são portáteis, normalmente tem botões de atalho que se ao carregarmos sem querer, antes do tal “acender de novo” essa aplicação do atalho sobre põe-se ao MonPwe, fazendo com o o espaço ou enter seja ignorado para a acção de ligar o monitor…

    Resumindo, não escorregue os dedos antes de ligar o monitor! 😆

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Acrescento, não gostei da screenshot do mesmo, está muito “Isto é do pplware!!!” 😀

  15. Avatar de yuri rostov
    yuri rostov

    é uma aplicação interessante…mas quem tem um toshiba basta ter bem configurado o powersave…:)

  16. Avatar de softclean

    Será que sou o único que não vê muito utilidade disso, ou simplesmente não percebi o conceito?

    Então dizem-me que isto desliga o ecrã. Porquê optar por isso, em vez de pedir ao Windows para suspender o ecrã de x em x tempo de inactividade?

    Eu tenho a ideia que é preferível evitar desligar os aparelhos com tanta frequência, e usar o o modo de suspensão quando vamos voltar a usar o aparelho de seguida. Já agora, aproveito para pedir uns esclarecimentos sobre isto, para quem souber, se será verdade ou não.

  17. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    o problema, é que ele está sempre visível, não minimiza e fica sobre todas as outras janelas, mais é um aplicativo bastante útil.

  18. Avatar de Brasil xD
    Brasil xD

    Ele não desligou aqui nãoo!

    ele deixou meu monitor em Gestão de Energia, e a tela ficou toda preta e tive que reiniciar o computador para tudo voltar ao normal!!