MobaXterm – Um terminal Unix no Windows

37 Comentários

Uma das muitas características que faz diferenciar o Unix/Linux do Windows, é a poderosa shell que é disponibilizada nativamente e que permite a qualquer utilizador gerir um Unix/Linux localmente ou remotamente.

E que tal ter o poderoso terminal do Unix/Linux no seu Windows? Fantástico, não era? Depois de termos apresentado o Cygwin hoje vamos conhecer o projecto MobaXterm.

moba_00

MobaXterm (também conhecida como MobaXVT) é uma aplicação portable para Windows que disponibiliza um terminal Unix/Linux com suporte para aceder a qualquer servidor X (baseado no X.Org) remoto.

moba_02

Além das funcionalidades referidas, a última versão do MobaXterm suporta vários separadores (cada um a correr um terminal distinto) e suporte para plugins.A aplicação permite fazer o split do terminais, sendo possível a sua disposição na vertical e na horizontal.

moba_03

No menu Tools podemos encontrar vários utilitários que se encontram divididos em 3 categorias:

  • System Tools – várias ferramentas que permitem por exemplo saber o hardware do sistema, software instalado, processo que estão a correr,analisador de pacotes, lista de portas abertas do sistema, etc.
  • Office Utilities – onde é disponibilizado o popular vim e outras ferramentas de trabalho
  • Console Entertainment – onde podemos encontrar vários jogos

moba_04

O MobaXterm é um projecto bastante interessante, que permite a qualquer utilizador testar os muitos comandos existentes na shell nativa de um Unix/Linux e interagir com outros sistemas remotos. Tudo isto numa só aplicação! Experimentem e digam-nos o que acharam desta pérola.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: MobaXterm 3.2 [12,74MB]
Homepage: Mobaxterm

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de macosta

    Assim à primeira vista, e ainda sem testar, parece ser melhorzito que o Cygwin, mas vou ver…
    Crise? Eu tenho a solução…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu gostei bastante 🙂

  2. Avatar de Renato Peixe
    Renato Peixe

    «Uma das muitas características que faz diferenciar o Unix/Linux do Windows, é a poderosa shell que é disponibilizada nativamente»

    Atenção que isto deixou de ser verdade desde o lançamento da PowerShell.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      hum, achas que há comparações? Consegues via PowerShell gerir remotamente um servidor?

      1. Avatar de Renato Peixe
        Renato Peixe

        Claro. Ligo-me por Remote Desktop ao servidor e está a andar de mota!

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sim. O que queres fazer remotamente?

        Se bem que, tendo o Terminal Services… er… quer dizer, o Remote Desktop, qual é o problema da gestão remota?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Carlos,

          Remote Desktop e gestão remota via terminal são coisas totalmente diferentes ao nível de interface e também ao nível da largura de banda.

          Quanto a tua questão, penso não haver qualquer problema problema. Para mim, o SSH continua e continuará a ser a minha ferramenta de eleição para gestão remota de servidores Linux. Para Windows, o Remote Desktop ou o TeamViewer.

          1. Avatar de Renato Peixe
            Renato Peixe

            Ainda há umas semanas fiz uma sessão de Remote Desktop de 52 minutos e gastei 10,5MB! O protocolo Remote Desktop está optimizado para poupar tráfego.

  3. Avatar de João Gonçalves
    João Gonçalves

    Muito bom mesmo, andava à procura de uma solução destas à imenso tempo.
    Ao inicio ainda fiquei reticente por o editor por defeito não ler com a collation certa, mas depois percebi que podia usar o editor que quisesse, e fazer uplaod e download à vontade.

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Se mal pergunto, isto server para quê?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bem, difícil pergunta a tua 🙂 Mas basicamente é um terminal Unix/linux, onde podes introduzir comandos para produzir determinados outputs. Se és utilizador do Windows, o terminal é tipo o MS-DOS, mas com muitas mais funcionalidades.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Eu sei o que é, a questão é para que é que serve.

        Sim, tem mais funcionalidade que o CMD, mas tendo em conta que o Windows 7 e o Windows Server 2008 já vêm com o PowerShell, que tem *muito* mais funcionalidade que os 2 juntos, para que é que serve?

        Se bem que transformar o Windows num servidor X talvez tenha alguma graça. Inútil, mas engraçado.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Bem, pela tua resposta parece-me que não percebeste a finalidade desta aplicação.
          Pessoalmente não sei se o PowerShell tem alguma comparação com um terminal “antigo” Unix/Linux.

        2. Avatar de Renato Peixe
          Renato Peixe

          Embora não me pareça ter sido pensado com esse objectivo, dá para nos ligarmos remotamente a máquinas Linux. Até pensei substituir o programa que uso actualmente (Poderosa) por este… Ou seja, pode substituir programas do género do PuTTY, Poderosa, SecureCRT, etc.

          1. Avatar de GreenTuxer

            E está preparado para abrir localmente aplicações X instaladas na máquina destino.

  5. Avatar de Goniyx
    Goniyx

    Era o que eu precisava para testar os comandos que estou aprendendo para fazer a certificação LPI. Obrigado!!!

  6. Avatar de Telmo Martins
    Telmo Martins

    Boa Tarde

    Eu gostava de fazer a migração para Linux mas devido a imensa diversidade de distro nao sei qual escolher…

    E como instalar…

    Cumprimentos

    Telmo MArtins

    1. Avatar de eu
      eu

      começa com ubuntu ou linux mint nao posso falar muito do mint mas o dizem bem dele ja que este tem a mesma base do ubuntu. o ubuntu é simples de instalar pesquisando com o google é facil de encontrares como se instala uma destas distribuições.

    2. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      sim acho melhor o mint já trás tudo e tem uma interface mais semelhante ao Windows …

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Telmo, se procurares pelo Pplware tens muitos artigos para te iniciares no mundo do Linux. Pessoalmente aconselho-te o Ubuntu ou o Mint.

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    @offtopic

    Desculpem o offtopic mas alguém sabe onde encontrar templates Joomla com bom aspecto e grátis, inclusive para uso comercial?

    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Para isso, se calhar é preferível comprar um template profissional. Não são muito caros e normalmente têm bom “aspecto”

    2. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Fica um link para um revendedor muito bom de templates Joomla:

      http://www.shape5.com

  8. Avatar de Vidal

    Parece muito interessante, vou testar também.

    Embora a minha aplicação preferida para esse caso é outros é mRemoteNG
    http://vidaldf.blogspot.com/2011/01/nremoteng.html

    Vidal

  9. Avatar de Mandrake

    Vou testar aqui.
    Vlw sempre com otímos posts.

    O Cygwin eh meio chatinho as vezes… thx

  10. Avatar de Hélder Ferreira
    Hélder Ferreira

    É verdade que a Microsoft está a pensar adaptar o MS-DOS o mais próximo do Unix?

    É que li num artigo, que a MS estava a pensar integrar Unix nos próximos SO’s Windows.

    Eu não estou a afirmar, é só uma questão para confirmação da veracidade das informações.

    Relativamente ao artigo, tal como o Pedro disse e bem, nada melhor do que o SSH.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Onde leste isso?

      1. Avatar de Hélder Ferreira
        Hélder Ferreira

        Já não sei o link do artigo, já foi a algum tempo que li isto, mas foi num fórum não português.

        Falavam sobre a possibilidade da Microsoft passar a usar Unix nas novas versões do Windows (acima do Windows 7).

        Também me lembro de ler nesse mesmo artigo, que um dito cujo da Microsoft, referiu essa mesma possibilidade.

        Agora se estas afirmações são realmente verdadeiras ou falsas, isso eu não sei.
        É por isso que referi isso no meu outro post, podia ser que alguém tivesse alguma coisa a dizer.

        Este artigo, se não me engano, foi criado 1 mês depois do lançamento oficial do Windows 7.

        Se alguém tiver informações sobre este assunto, acho que seria um assunto do interesse global, seja para sentido negativo ou sentido positivo.

        1. Avatar de eu
          eu

          ainda vai na volta e ve-se a m$ a usar o kernel do linux

          1. Avatar de Hélder Ferreira
            Hélder Ferreira

            Não precisa de usar o kernel do Linux para usar Unix.
            O Mac OS não usa kernel Linux (usa o OpenDarwin) e usa Unix.

            O Windows até 2010 usava parte do código do OpenBSD (cujo é pertencente à família Unix e na sua totalidade baseado em Unix), e não é por isso que o Windows é também baseado em Unix, pelo contrário é baseado em DOS e até ao Windows 7 usou dois kernels, o Windows 9x (95, 98 e ME) e o Windows NT (todos os sistemas NT incluindo o XP, Vista e 7), as versões anteriores eram somente baseadas em MS-DOS-

            O Linux é, de igual forma, baseado em Unix, apesar de este ter um kernel já com estruturas diferentes do kernel original Unix.

            Na realidade, a Microsoft, disse e voltou a dizer várias vezes que o Kernel do Windows 8 e sucessores, seria um kernel novo (deixando de vez a família NT) totalmente feito de raiz. Logo não vejo a palavra “impossível” na ideia de a Microsoft poder vir a adaptar o Windows em Unix e deixar de lado o MS-DOS.

  11. Avatar de Gt
    Gt

    WinSCP + Putty via SSH, para mim chega (:

    1. Avatar de GreenTuxer

      E abres localmente apps X remotas? Sem Xming ou MobaXterm à mistura, não…

      Para mim também me chega essa combinação, ou Putty ou SSH da máquina em que estou, tanto faz, mas aceder remotamente a máquinas com X, além de abrir apps X remotas, são features que dão algum jeito.

      1. Avatar de Gt
        Gt

        Só preciso de um explorador e de um terminal, apenas faço acesso em rede local. Como faço a maior parte da gestão em servidores via webgui, não preciso de apps X.

        Mas esta aplicação não deixa útil.

  12. Avatar de Gt
    Gt

    * de ser útil.

    Lamento, o erro 😀

  13. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Na realidade gostaria de fazer uma pergunta a quem possa me ajudar: 1- tenho um texto world (é a origem), 2- a partir deste texto preciso transferir alguns itens para outro modelo (converter) outro formato. 3- como inserir essas informaçoes no Moba para que eu possa rodar sem precisar ficar copiando e colando. aguardo uma resposta

  14. Avatar de Fabio Ricardo Pereira
    Fabio Ricardo Pereira

    Excelente alternativa para acesso Ao linux. É possivel com ele acessar graficamente uma determinada aplicacao rodando em um servidor linux como o xming?Ele consegue emular um ambiente grafico do linux no windows?