Midori 0.1.1

19 Comentários

Quem já se habitou a trabalhar em linux, sabe que tudo se resume a liberdade. Liberdade de usar qualquer aplicação, ou as aplicações que vêm já no sistema operativo. Recentemente tenho observado ao longo de vários fóruns e mesmo nalguns comentários nos artigos do Pplware, um certo descontentamento pela versão de Linux do Google Chrome, tardar em chegar. Como nós no Pplware já habituámos os nossos leitores a apresentar alternativas às aplicações mais usadas, eu faço a minha parte e apresento-vos o Midori.


O Midori é um navegador de Internet baseado na toolkit GTK+, que é a base gráfica utilizada nalgumas das principais distribuições de Linux.

Mas afinal qual é a semelhança entre o Midori e o Google Chrome? Ambos usam o mesmo motor de renderização o Webkit. É aliás omitindo a sua arquitectura, uma das principais razões de o Google Chrome ser tão rápido.

As principais características do Midori são
:

  • Leveza e rapidez
  • Utiliza uma das ultimas versões do Webkit certificada 100/100 no teste de Acid3
  • Suporte a extensões
  • Bastante configurável para um navegador tão leve
  • Tem as funcionalidades base de uma navegação moderna como, múltiplas páginas em abas, ou caixa de pesquisa web.

A instalação, usando como base o Ubuntu 8.10, é bastante simples. Isto porque a equipa do Ubuntu responsável pela manutenção do WebKit, disponibilizou a qualquer utilizador um repositório com as últimas versões do WebKit e do Midori.

O sítio habitual no Ubuntu para proceder a uma instalação, é através do Gestor de Pacotes Synaptic (Sistema > Administração). Depois de lançado o Synaptic tem que se adicionar os repositórios do Midori, indo ao menu Configurações > Repositórios.

Na caixa de diálogo Fontes de Aplicações, seleccionando o separador Aplicações de Terceiros, existe um botão Adicionar onde devem ser adicionadas as seguintes endereços apt. (um de cada vez)

deb http://ppa.launchpad.net/webkit-team/ubuntu intrepid main
deb-src http://ppa.launchpad.net/webkit-team/ubuntu intrepid main

Finalizada a adição de endereços apt, o Synaptic necessita de refrescar a sua lista de pacotes, logo tem que se seccionar a opção Recarregar. Depois da lista de pacotes estar devidamente descarregada, à que procurar pela palavra chave midori.

Depois de aplicadas as alterações e de o Synaptic descarregar e instalar por nós o Midori, podemos aceder ao nosso novo navegador através do menu Aplicações > Internet > Midori

Para o utilizador mais habituado a uma navegação moderna, assim que lança o Midori, estranha alguns pormenores tais como uma ausência de uma caixa de pesquisa web. Isso pode ser resolvido indo a Edit > Preferences, separador “Interface”, e na opção “Toolbar Items”, adicionar a palavra chave Search (Eu removi a opção por defeito Trash e adicionei esta opção).

Assim que a anterior opção ou outras estejam ao vosso gosto, é altura de começar a navegar. É natural que alguns sites não abram a 100%, mas isso é devido à compatibilidade do Webkit com a maioria dos sites que ainda não é perfeita.

O midori apesar de estar a dar os seus primeiros passos é um navegador de bastante potencial, e já com um grau aceitável de estabilidade. Deixo apenas algumas imagens de sites mais usados carregados no Midori, como Gmail, ou Youtube.


No Gmail


No Youtube

NOTA: Este artigo foi escrito por Rui Oliveira para o Pplware

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Linux
Homepage: Midori

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de racoq
    racoq

    ò Vitor, esqueceste-te da referência aqui a Je 🙂

  2. Avatar de Vítor M.

    Xiii de facto. Peço desculpa meu caro, reposta a normalidade.

  3. Avatar de racoq
    racoq

    Não tem problema, só me interressava que colocasses a referência, para verem que apesar de preferir um browser com o motor gecko (e todos saberem isso), verem que sou parcial a fazer uma análise a um browser webkit 😉

  4. Avatar de racoq
    racoq

    imparcial digo

  5. Avatar de amarante
    amarante

    …em que é que ficamos?!?!

  6. Avatar de racoq
    racoq

    @amarante
    se era para mim já corrgi antes de ti, sou imparcial, se fazes essa pergunta é porque não leste o artigo do início ao fim:D

  7. Avatar de Bruno Bernardino

    Eu estou com um problema “interessante”… não consigo abrir páginas com SSL, ie. https://

  8. Avatar de racoq
    racoq

    @Bruno,
    Precisas de ter o pacote ca-certificates, penso que o o firefox já instala isso por defeito. Se não tiveres instalado procura por isso no Synaptic. Eu não tive problemas em SSL até porque o gmail usa https://

  9. Avatar de racoq
    racoq

    Descobri agora uma coisa, parece que certos browsers ssl não dão da forma convencional.

    Para passarem a dar metam o comando corram o seguinte comando na consola:

    WEBKIT_IGNORE_SSL_ERRORS=”1″ midori %u

    Erro meu… Que não dei por isso na analise.

  10. Avatar de racoq
    racoq

    Bem, ando embriegado :D, a pressa só dá asneira, o problema dos sites ssl, é resolvido sim através do seguinte comando (esqueçam o %u)

    WEBKIT_IGNORE_SSL_ERRORS=”1″ midori

  11. Avatar de Francisco Costa

    Muito interessante.
    Obrigado pela partilha!

  12. Avatar de racoq
    racoq

    @Francisco Costa
    Sempre às ordens

    Para o pessoal que não gosta de tar sempre a ir à consola, pdem criar um ficheiro de nome midori, na vossa pasta pessoal, e meter o seguinte código

    #! /bin/sh
    WEBKIT_IGNORE_SSL_ERRORS=”1″ midori

    nas propriedades do ficheiro, no separador permissões,selecionem “Permitir executar o ficheiro como aplicação”

    Depois no ambiente de trabalho basta criar um iniciardor a apontar para este ficheiro criado, e têm um Atalho directo.

    Mais uma vez as minhas desculpas por esse pormenor do ssl me ter passado.

  13. Avatar de Nuno Peralta

    Desculpem, mas Midori não ia ser o próximo “Windows” da microsoft baseado na internet, e que significava “verde” em japonês?

  14. Avatar de maurycio
    maurycio

    e para Ubuntu Hardy? :'(

  15. Avatar de Bruno Bernardino

    Também não abre links com target=”_blank” … ou sou só eu?

  16. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Já o povo que é sábio, diz: “quem ri por ultimo, ri melhor”, daí ainda não ter saido para nenhum sistema Unix ( e digo isto, porque para Mac OS ainda também não saiu ainda)…. Esperem que não tarda, tá quentinho quentinho a sair! 😛

  17. Avatar de mauricio
    mauricio

    @racoq
    muchas gracias 😀