Microsoft Visual Studio 2010 – Final

68 Comentários

No passado dia 12 foi lançada a nova suite de programação da Microsoft e a nova versão da Framework .NET. Estou a falar do Visual Studio 2010 e da Framework .NET 4.0.

Para podermos utilizar estas novas versões podemos fazer o download da versão final se tivermos uma conta MSDN ou sejamos membros do WebsiteSpark/BizSpark. Caso contrário podemos sempre fazer download de um trial ou das versões Express gratuitas.

Como é hábito em produtos Microsoft existem versões para todos os gostos, este link mostra um comparativo entre elas.

O que há de novo no Visual Studio 2010:

  • Suporte Multi-monitor
  • Zoom – fazendo “ctrl+scroll”
  • Melhorias no intellisense incluindo Javascript
  • Multi-Targeting – Podemos fazer aplicações em várias versões da Framework

  • ASP.NET 4 e ASP.NET MVC 2
  • Windows Communication Foundation (WCF)
  • Windows WorkFlow
  • Entity Framework 4
  • Novidades no C# versão 4.0
  • Novidades VB.NET versão 10
  • MEF
  • LINQ e PLINQ
  • Team Foundation Server
  • Maior rapidez
  • Sharepoint e Azure

São tantas as novidades que seria impossível enumerá-las num único post por isso deixo à vossa curiosidade explorar todos os segredos deste novo e IDE e das novas funcionalidades da versão 4.0 da Framework .NET.

Para ver em maior detalhe as funcionalidades deixo este link do criador e grande mestre de .NET Scott Guthrie

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MVP
    MVP

    Microsoft for the WIN!!

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas!
    Já estou a fazer down!
    Alguém já consegui-o “kitar” a versão ultimate?

    1. Avatar de L.Mata
      L.Mata

      Já. Comprando a licença ou sendo subscritor do MSDN. Há outra forma?

  3. Avatar de João Melo
    João Melo

    Muito bom, já cá canta desde ontem. Está brutal este VS e as novidades… tantas nem sei por onde começar.

    Henrique sabes quando disponibilizam o Windows Phone 7 developer tools para a versão RTM e o toolkit do silverlight?

    Já agora o regresso dos tutoriais de ASP.NET é que era, ou de ASP.NET MVC.

    Cumprimentos

    1. Avatar de L.Mata
      L.Mata

      O Toolkit para SL deve ser lançado dentro de pouco tempo. Estava previsto o lançamento do SL 4.0 para esta semana se não estou em erro. Logo acredito que pouco tempo depois saia o toolkit.

  4. Avatar de Rammy
    Rammy

    O Visual Studio é normalmente um programa muito bom, mas é uma dor de cabeça para aprender a mexer naquilo! E a Microsoft não faz um mínimo de esforço para mudar isso. É uma pena.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      concordo inteiramente contigo, aparte disso, não gosto da ideia de que temos um ambiente pesado para 150 milhoesd e coisas e eu so veu programar numa linguagem…algo estranho, mas para quem gosta do conceito dediquem umas horas a isso.

      cmps

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        ha as versoes express se n me engano

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        Tens a versão express. Escolhes a linguagem que desejas programar e ele so instala o necessa´rio em relação a essa linguagem…

    2. Avatar de Shogun
      Shogun

      Pois, também o eclipse e o vim 😀

      Já agora em que consiste o suporte a dual monitor no VS?

      1. Avatar de Henrique Graça
        Henrique Graça

        O suporte dual monitor permite separar as janelas que estão dentro do visual studio por diversos monitores. Por exemplo XAML num monitor e o designer no outro, as propriedades noutro monitor, etc.

        Cumprimentos.

    3. Avatar de Nuno Nogueira

      brutal este vs2010. Já tirei a versão express!

      Rammy, nao percebi o teu comentário. Não fez o mínimo de esforço?

      Já viste a quantidade de webCast, sessões ao vivo gratuitas, videos (channel9) existentes apenas para o vs2010? Que mais precisas para aprender? 🙂

  5. Avatar de luis
    luis

    Gostava de ter uma coisa destas para trabalhar !! :s

  6. Avatar de pdcc
    pdcc

    Poderiam fazer tutoriais de Visual Basic e ir postando as novidades da versão 2010 do Visual Studio…Era muit bom..

    1. Avatar de brunobola
      brunobola

      Google it…
      No entanto existem akguns relatórios sobre C# no pplware que é bem melhor que vb.net

      1. Avatar de L.Mata
        L.Mata

        Errr… isso é só desconhecimento ou é também efeito manada?

        Ler isto sff: http://blogs.msdn.com/scottwil/archive/2010/03/09/vb-and-c-coevolution.aspx

  7. Avatar de josé romão
    josé romão

    hoje quando chegar a casa vou ver se tiro a versao final e começo a explorar as novidades

  8. Avatar de Nuno Amaral

    Um brinquedo destes para PHP é que era fixe.

    1. Avatar de dockme
  9. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Offtopic

    Nova versão do ESET disponível para download. Versão 4.2.40.10 (PTB)

  10. Avatar de DockMe
    DockMe

    Vou exprimentar! Não gostei nada das ultimas versões, principalmente a versão 2008. Quero ver como esta o intellisense para C++/CLR/CLI e C#. Organização do código para C++ e WEB, principalmente este ultimo. Também quero testar o conversor do 2010, para importar projectos de versões anteriores… Entre outras funções. Alguém aqui utilisa o VS.NET a nível profissional? Gostava de ler uma opinião um pouco mais geek. Não vou com os comentarios dos masters da MS.xD

    1. Avatar de L.Mata
      L.Mata

      Trabalho com o VS.NET desde a primeira versão. Este VS2010 é o melhor e mais elaborado lançamento de que tenho memória. Vale a pena experimentar. Tens um trial de 90 dias.

  11. Avatar de Miguel Ascensão
    Miguel Ascensão

    Pena não ter link para sacar xD hihihi

    cumprimentos

    1. Avatar de João Melo
      João Melo

      Amigo tu leste o post?
      O que não falta são links para sacar logo no inicio.

  12. Avatar de bigkax
    bigkax

    Estive a ver a conferencia e tem boas novidades.

  13. Avatar de Carlos C
    Carlos C

    boas pessoal

    Podiam-me tirar uma duvida? já sei que nao vai sair a versão 64 bits do vs 2010, e que a de 32 bits corre através do wow64, o que não sei é as consequências disto.
    Será que se perderá muita performance nas aplicações que criarmos se o SO for um windows 7 de 64 bits? É que por um lado quero obviamente manter os 4 gb de RAM usável. Por outro quero performance máxima na execução dos programas.
    Alguém que já tenha testado gostaria do feedback (só não testei pq ainda não formatei, e se tivesse de continuar a 32 bits não formato)

    cumprimentos

    1. Avatar de L.Mata
      L.Mata

      O IDE é 32 bit mas faz target para 32 e 64 bits sem problemas. Corre em ambiente 64 bits também sem qualquer problema. Testado no Windows Vista 64 e Windows 7 64.

  14. Avatar de hugo
    hugo

    Isto é muito bom!
    Já rola a versão Final do Professional x86 pelos torrents… é só procurar no google…
    “Microsoft.Visual.Studio.2010.Professional.x86-KOPiE”

    Aguardo pelo resto: Windows Phone 7 developer tools, Office 2010 Final,…

    1. Avatar de hugo
      hugo

      E a versão Final do Ultimate x86 procurar por “Microsoft.Visual.Studio.2010.Ultimate.x86-TKiSO”

      Eu quero a X64…

      1. Avatar de L.Mata
        L.Mata

        Porque promover a pirataria se existem as versões express e se existem trials ?

        Francamente.

        PS: Se me vierem dizer que o torrent é legal, indiquem-me por favor onde é que esse torrent está disponibilidado na página da MS que eu estou interessado.

        1. Avatar de hugo
          hugo

          Deves um gajo muito sério…nem MP3 deves ter. Por acaso as versões Express são iguais às Professional(já nem falo nas outras)? No Visual Studio 2008 as versões Express não dava para desenvolver para Windows Mobile por exemplo. Achas que vou comprar esta ferramenta para colocar em casa? Mas tu que és um gajo muito sério acho que fazes bem, mas eu saco quer tu gostes ou não. Azarito.

          1. Avatar de hugo
            hugo

            E caso não saibas as versões Trial são para 90 dias neste caso, depois disso ficas a olhar para elas.

          2. Avatar de L.Mata
            L.Mata

            Para além de admitires novamente que estás a piratear, estás a assumir que sabes quem sou e o que eu faço. Não tenho nem um MP3 que não tenha comprado ou que não tenha ripado dos CD’s que comprei. Para ouvir musica de borla sem pagar existe o rádio. Não uso software pirata porque não há necessidade de o fazer nos dias que correm. Ha muitas ferramentas alternativas.

            Se me perguntares se já tive software pirata, obviamente que já tive. Mas a partir de uma certa altura deixei de ter. Não se justifica.

            Quando ao VS, se queres e precisas desenvolver para mobile compra. Se +es estudante tens o dreamspark que te oferece o software todo de borla. Se estudares ensino podes perguntar se a tua escola/faculdade têm algum acordo com a MS para te darem acesso as ferramentas de borla. Se nada disto funcionar podes sempre adequirir os produtos a preço mais baixo sendo estudante.

            Se não és estudante, pede na empresa.

            Se a empresa não te dá, ou justifica o investimento e compras, ou só queres dar uns toques e fazes o DL da trial, ou então arranja alternativas. Como o express. Se queres desenvolver para mobile, compra um Android e programa em Java. É tudo de borla.

            Quem foi ao Techdays o ano passado por exemplo ofereceram o VS.NET standard e o Windows Vista Ultimate. Vais à conferencia na semana que vem e pode ser que tenhas alguns freebies tb. Claro que a conferencia é cara, mas só pelo conteúdo vale a pena. Nao sei o que vai la ser oferecido.

            Quanto a qualquer outra argumentação que queiras ter, recomendo que leias as regras do site para rapidamente perceberes que incentivar a pirataria é algo que vai contra as mesmas.

          3. Avatar de hugo
            hugo

            @L.Mata – Falas, falas e não dizes nada de jeito. Por acaso lês o que escreves ou até tens medo de o fazer? Além de não me acreditar em metade do que dizes, se leres bem o que escrevi, não disse que uso uma versão pirata do Visual Studio, apenas disse que saco(pode ser qualquer coisa tipo MP3). Quanto às regras do site, tem bom remédio: retirem os comentários se não estão de acordo.

          4. Avatar de Pedro
            Pedro

            HUGO deixa-me dizer que te revelas-te um gajo mesmo triste, eu no teu lugar tinha vergonha do que aqui disse, Deves ser daqueles que das rios de dinheiros em outras coisas de muito menos importancia mas quando te pedem 800€ por uma versão pro do vs ai que já achas muito… Eu sou programador e CEO de uma empresa e deixa-me dizer-te que a capacidade intelectual tambem se paga… Se és profissional ou algum dia serás tambem vais querer ser pago pelo que fazes, se não pertences a classe, deixa-me dizer-te que não fazes cá falta nenhuma…

        2. Avatar de lmx
          lmx

          concordo se queres piratiar força, mas depois não tequeixes se tiveres consequencias com isso é que a malta primeiro “curte a grande” e depois quando são apanhados veem-se fazer de coitadinhos.
          por ter que comprar é que abdico de ms a fartazana, e dedico-me a linguagens/ideś livres que são muitoo bons.

          cmps

          1. Avatar de hugo
            hugo

            Ui que este país é só santinhos…parecem os padres…santos mas pedófilos! Só saca quem quer, só paga quem puder.

          2. Avatar de dockme
            dockme

            LOL, se for apanhado com o VS 2010 vai ser o minimo.

  15. Avatar de Sergio
    Sergio

    o multi-target já existia no 2008. A diferença será no suporte para a framework 4.0

    1. Avatar de L.Mata
      L.Mata

      Nao só.

      Agora o multitarget está mais evoluido podendo fazer target a sub-sets da .NET framework. Tens agora vários sabores da plataforma, podendo por exemplo instalar apenas a vertente de client profile em vez de instalares a framework inteira, e fazer o target a isso no VS.NET.

      Quem diz Client Profile diz a outros perfis que podem vir a aparecer.

      O Intellisense também se adapta ao target que fazes o que é uma mais valia.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        isso é porreiro. Já teria dado jeito, por questões retro-compatibilidade

  16. Avatar de Andre
    Andre

    Será que vão disponibilizar isso para quem tem aquelas contas pela universidade para produtos da Microsoft?

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Sim, até já deve estar disponível no msdn-aa a versão professional x86.

      1. Avatar de dockme
        dockme

        Hmm, não sabia disso! Altamente!

    2. Avatar de dockme
      dockme

      Nop, para isso tens a versão express que é gratuita. A versão 2005 e 2008 são gratuitas para desenvolvimento. Para

      1. Avatar de dockme
        dockme

        venda é preciso adquirir uma licensa. Corrijam-me se estiver enganado.

  17. Avatar de speedy
    speedy

    boas

    sabem se isto da para complicar C ? é que so ta no site a falar em C++ (ou entao tenho falta de vista xD)…

      1. Avatar de speedy
        speedy

        ta bom, obrigadao.

        o meu problema agora é o login da pagina que deram acima para os estudantes sacarem o programa. acabo de por os dados da uni e os bichos dizem-me que a pagina na existe. :S

    1. Avatar de kwimerA
      kwimerA

      Tudo o que fazes em C podes fazer em C++. Mas se só queres programar C mais vale utilizares o Dev.
      Sinceramente nunca gostei do Visual Studio nem mesmo quando utilizava Windows mas tenho de levar com ele nas aulas porque os profs só utilizam isto para programação orientada a objectos em C++

  18. Avatar de Hugo
    Hugo

    Curioso… O site do Winspark da Microsoft tem a mesma imagem que o pplware, ou será ao contrário ??

    http://winspark.net/2009/10/31/visual-studio-2010-version-comparison-chart/

  19. Avatar de António
    António

    Deixa ver se eu percebi…”Maior Rapidez” em que sentido?
    É que eu migrei do 2005 para 2008 e estou mto triste, é k isto arrasta-se, tudo bem k tenho um notebook com 1024Mb de RAM

    Requesitos minimos 1024Mb: tudo bem para quem começa a escrever 1 linha de codigo, mas depois, vai lá vai…que eu espero aqui.

    @docme
    Essas funcionalidades todas que mencionast e outras k já haviam existido estão micromizadas ou nem por isso?

    1. Avatar de Henrique Graça
      Henrique Graça

      Bom com 1 GB de memória nos dias de hoje quase só consegues ter o browser e o messenger aberto (ironia à parte), claro que com esses requisitos não podes nem consegues trabalhar com o grau de exigência que uma plataforma como esta requer. Este tipo de Software emterprise ( Visual Studio, Photoshop, etc) necessitam de máquinas “aceitáveis”.
      Claro que não podes comparar um software que corria numa máquina há 5 anos com um recente.

      Cumprimentos

      1. Avatar de António
        António

        Pois mas o que me faz confusão é que à 5 anos atrás já se desenvolviam aplicações 😐

        A questão é mais profunda do que aquela que aparenta…

        Mas uma licensa para esta aplicação não é propriamente barata e como se não bastasse agregado a ela vem outras emterprises como a componentart.

        Recordo-me do delphi e acreditem k aquilo dava gosto só por saber que não haviam receios em experimentar, usar e abuzar de componentes shareware.

    2. Avatar de Henrique Graça
      Henrique Graça

      Já agora se quiseres um exemplo de “Maior Rapidez”, adiciona uma referência 🙂

      1. Avatar de António
        António

        Com o item Master Page já me contento 😉

  20. Avatar de Hugo Cura

    Num simples projecto de consola win32 são criados 2 ficheiros de tamanho considerável na pasta do projecto. Um deles tem extensão .sdf (cerca de 30MB) e o outro encontra-se numa pasta ipch (com dimensão superior a 40MB).
    Como tenho a pasta dos projectos de VStudio sincronizada, no live mesh, é uma chatisse ter de fazer upload destes ficheiros. Tenho também impressão que não preciso deles para anda 😛
    Alguém os sabe desactivar?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Acabei por chegar lá sozinho. Já agora fica a dica:
      – Tools -> options -> text editor -> C/C++ -> Advanced
      – disable database: true

      1. Avatar de tff
        tff

        Alguem testou com so de 64bits???

        1. Avatar de Hugo Cura

          Sim. Não há qualquer problema, como seria de esperar…

  21. Avatar de André
    André

    O que são as versões Express?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Hugo Cura

      No texto, está um link na palavra “Express”. Usa-o.

      1. Avatar de André
        André

        Já o usei mas continuei sem perceber qual a diferença para outras versões. Consultei também uma tabela de comparação na qual não estava presente nenhuma versão ‘Express’.

  22. Avatar de César Faria

    No msdn-aa ainda só está disponível a versão beta1. alguém sabe quando estará a versão final?

    1. Avatar de Hugo Cura

      No meu msdn-aa nem essa está disponível… Pelo que tem acontecido anteriormente, talvez só daqui a 1 mesito.

  23. Avatar de add link
    add link

    A coisa mais importante em termos de noticia foi aqui esquecida.
    A introdução de uma linguagem mais aprumada senão NOVA na suite Visual Studio que se trata de F# .