Microsoft Security Essentials 2.0 Final – O melhor dos gratuitos?

118 Comentários

A Microsoft, nos últimos anos, tem dado uma especial atenção à segurança. Começou por estudar a forma de travar a execução automática de “programas” sem autorização do utilizador, de forma a travar o modus operandi de algum malware, principalmente daquele malware que chegava via email. Apareceu também a Firewall, no service pack do Windows XP e aparece posteriormente o Windows Defender, uma ferramenta anti-spyware que tentava travar a chegada de spyware ao Windows.

Com a impermeabilidade conseguida nos últimos sistemas operativos, principalmente no Windows 7, era de esperar que a empresa de Redmond tomasse em mão toda a despesa da segurança. Com isso começaram a ser preparadas alternativas aos tradicionais sistema antivírus e suites de segurança: aparece o  Microsoft Security Essentials. Hoje está disponível a versão 2.0 final.

O Microsoft Security Essentials fornece uma protecção em tempo real e foi desenhado para máquinas não comerciais, logo é distribuído gratuitamente e tem uma acção preventiva contra vírus, spyware e outro software malicioso que povoa a Internet e os muitos canais de propagação (como por exemplos as pensUSB).

Uma das características que é largamente apreciada pelos utilizadores é o seu modo silencioso de actuar, correndo em segundo plano para que o sistema permita uma utilização da máquina sem interrupções.

É extremamente intuitivo o seu modo de aviso. Para saber saber se o seu PC está seguro apenas terá de confirmar que a interface do Microsoft Security Essentials está verde. É tão simples quanto isso.

Para que esteja de facto confiante e descansado com este sistema, o utilizador poderá obter informações, definições e análises de todas as ameaças mais recentes, contra as quais o Microsoft Security Essentials pode ajudar a protegê-lo, no Centro Microsoft de Protecção Contra Software Maligno (disponível apenas em inglês).

Microsoft Security Essentials fornece protecção contra viroses, spyware, rootkits e trojans. Este malware pode facilmente ser limpo do Windows XP, Vista e Windows 7. Esta suite está bem cotada nos testes da especialidade pois é uma vantagem ter sido desenhada por quem conhece as profundezas do Windows.

Nas configurações o utilizador poderá antes de mais, programar as verificações automáticas, acções predefinidas dos níveis de alerta e outras áreas de rotinas personalizadas.

Esta versão traz a vantagem de interagir e integrar na sua acção de segurança a Firewall do Windows, o que confere ao serviço sinergias constantes e totalmente integradas no sistema operativo.

A Microsoft tem apostado severamente nesta aplicação. Em termos de mercado, esta será certamente uma forte concorrente a suites que hoje estão no topo da preferência e,nesta última versão, já se nota uma melhoria na própria dinâmica de monitorização do sistema, aspecto que havia sido apontado como detalhe penalizador.

Alterações na versão:

  • Melhoria na detecção de malware
  • Melhor integração com o Internet Explorer
  • Melhoria da protecção contra malware web based

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Microsoft Security Essentials 2.0 Final 32 bits [7.5MB]
Download: Microsoft Security Essentials 2.0 Final 64 bits [9.5MB]
Homepage: Microsoft Security Essentials

Partilhar:
Tags:

Comentários

118

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Coelho
    André Coelho

    O MSE parece-me ser muito levezinho. Não sei até que ponto consegue ser eficaz em relação à concorrência. Inclusivamente concorrência freeware.

    Vou instalar esta versão e explorar um bocado 🙂

  2. Avatar de Carlos Florêncio
    Carlos Florêncio

    Substitui o meu ESET?

    Bom artigo :).

    1. Avatar de luminoso
      luminoso

      Segundo o AV-comparatives, sim, substitui.

      1. Avatar de Carlos Florêncio
        Carlos Florêncio

        Onde viste isso? hum.

      2. Avatar de Raicuparta
        Raicuparta

        Quando ele diz ESET deve estar a falar da suite completa e não do NOD32, por isso aí já não substitui, pois é só um anti-vírus.
        Mas eu já troquei o NOD32 pelo MSE há muito e não quero outra coisa.

  3. Avatar de Freitas

    o melhor dos gratuitos? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    1. Avatar de Vítor M.

      Não achas? qual a tua opinião?

      1. Avatar de Freitas

        não, não acho, o avira FREE está bem acima 😉

        1. Avatar de João Campos
          João Campos

          Oh tempo que isso já lá vai lol. O Avira agora é pesado como tudo, o impacto no sistema é enorme.

          Segundo estes testes, a Microsoft parece levar o troféu para casa desta vez.

        2. Avatar de marco miranda
          marco miranda

          O Avira é, como se diz, muito lento, deixa passar muita coisa. Isso sei eu pois tive esse antivírus muito tempo até que fartei. Tenho o Panda Cloud “Pago”, também existe free, muito bom nunca mais tive problemas de segurança. Quando o Cloud diz que é vírus, é mesmo vírus, muito discreto, 100% funcional. Por vezes introduzo Pen Drives de outros amigos que por norma vem minados de Vírus e gajo ataca logo, fazendo um scan à pen eliminando de uma forma directa vírus. Vou experimentar o MSE em conjunto com Cloud a ver o que ele me diz! Mas o Avira “Jamais”.

      2. Avatar de Freitas

        não, não acho, o Avira FREE é bem superior.
        (não tirando mérito ao artigo claro.)

        1. Avatar de Vítor M.

          Bem superior?… olha que não acho. Há um factor importante: a integração. Ainda não tive muito tempo com esta nova versão, mas olha que o scan está bem rápido, a atitude perante malware é muito mais simples que o Avira. Penso que o Avira, como mais maduro, pode ter ainda alguma vantagem, mas a interoperatividade com a Firewall… é um grande trunfo desta MSE.

          1. Avatar de Helder Coelho

            Vítor M., na tua experiência e opinião que complemento devo utilizar junto com MSE?

        2. Avatar de Luís Dias
          Luís Dias

          Olha faz uma coisa.
          Experimenta tirar o teu Avira e mete lá o Microsoft Security Essentials e fazes scan ao PC.
          Se o Microsoft Security Essentials apanhar vírus podes bem dizer adeus ao teu amigo Avira.

          1. Avatar de zp
            zp

            Eu já experimentei quase tudo ao nível de antivirus…o pior é o mcafee, o melhor é sem dúvida este MS Essentials. Leve e muito fiável!!! Uso desde o início do projecto e não troco! Não entendi o que esta 2.0 traz de novo :S

          2. Avatar de PSA
            PSA

            zp ,não sei onde foste buscar a ideia de que o mcafee é pior do que este da microsoft??? porque está errada. o facto de ser leve não quer dizer que seja bom, pois um bom antivirus tem de estar constantemente a verificar os conteudos dos sites e afins, nãoé só quando executas um programa os virus tambem vem directamente da internet. e tudo isto requer que o processador fique mais carega e consequente torna o pc mas lento.

        3. Avatar de eu mesmo
          eu mesmo

          lol o avira, tás mto outdated “LOOOOOOOOOOOL” fanboi

          1. Avatar de pcmaluco
            pcmaluco

            Na minha opinião eu acho k o melhor é o Kaspersky Iternet Security 2010 ou 2011 que é o k estou a usar neste momento.Mas isso é a minha opinião e cada pessoa é livre de escolher qual acha melhor.

        4. Avatar de Ice
          Ice

          Estes putos fazem-me rir!

          Vêm para aqui, lançam uma preferência e nem conseguem (nem sabem) explicar porquê…

          Apresenta argumentos, não fales sem saber! Se achas que o Avira é melhor que o MSE, apresenta argumentos!

          1. Avatar de Gilmar Coimbra
            Gilmar Coimbra

            Com tantos argumentos postados aqui, queres mais o quê?
            Como disse o Vitor M., impossível agradar a todos; cada um tem a sua preferência!
            Talvez não saibamos “tanto” quanto você, mas participamos com nossas opiniões e procuramos aprender mais!
            E se você é tão fera assim, como deixa transparecer (talvez seja um Hacker), prove para todos qual é o melhor e porquê!
            Os ‘leigos’ como eu, agradecem!

    2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Tudo manda a sua posta, e usarem relatórios a confirmar os vossos pareceres?

  4. Avatar de Dr. Orly
    Dr. Orly

    lol porquê Sr. Freitas? É alguma mentira? Ah, espera, o AVG é que é o melhor… haja paciência com os anti-microsoft. Para mim, o melhor Antivírus que anda por ai, sem duvida nenhuma.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      comodo internet security e bem melhor que este (apesar deste ser mais leve na minha opinião) alem disso tem a componente firewall que e fundamental nos dias de hoje

      1. Avatar de Vítor M.

        Por acaso o Comodo em termos de AV é mais fraco. A Firewall… ok é muito boa, mas o AV… deixa um pouco a desejar.

        Na minha opinião claro.

        1. Avatar de bruno martins
          bruno martins

          por isso é que uso o av da microsoft e a firewall+defense plus do comodo..

        2. Avatar de LeonelF

          O CIS da Comodo não é apenas Antivirus e Firewall, a parte Defense+ é um verdadeiro batalhão de defesa do nosso computador, o que se podem queixar do CIS é que não seja muito user friendly pois é necessário ter um bocadinho mais de conhecimentos para saber como agir em relação aos alertas desta Suite. É apenas nisso peca (que a meu ver é melhor assim, temos mais controlo sobre o que o CIS faz no nosso computador).

          1. Avatar de Vítor M.

            Certo, mas o AV não é tão tão pró-activo como outros gratuitos. O Avira é substancialmente melhor. Em termos de peso na máquina, o CIS é pesado ou é mais pesado do que ter a Firewall do Windows, o Defender activo e o MSE 2 instalado.

            Ma minha questão é: será que necessitamos de um CIS para uso corrente da máquina?

            Será que com um comportamento negligente e de risco o CIS chega?

            Será que ao nível profissional, com uma máquina inserida numa determinada infraestrutura e com necessidades em “tempo real” o CIS responde, tendo em conta o facto de ser gratuito?

            Respondendo a essas questões, provavelmente escolhemos outras soluções, quer ao nível “caseiro”, quer ao nível profissional.

            Mas e volto a repetir, é a minha opinião.

    2. Avatar de Freitas

      e anti-microsoft? epa poupa-me, não se pode dizer que não se gosta de um produto que é-se logo ou Anti ou Fanboy de outra coisa qualquer …

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim essa treta deveria acabar… fanboys e não sei o k… é de facto uma treta.

        1. Avatar de Rui Costa

          Para boy’s já chegam os do governo luso…

  5. Avatar de Jonas
    Jonas

    Sem duvida, embora continue com o meu Eset, recomendo o MSE 2.0 para quem nao quer ter muito trabalho e quer algo leve e eficaz

    1. Avatar de Guzzman

      São precisamente essas as razões que me levam a utilizar este AV.

  6. Avatar de João Reis
    João Reis

    Aconselho AVIRA é Grátis também, nos testes fica sempre nos 3 primeiros mesmo contra os “a pagar”.

    Este MSE também tem bons resultados, contudo prefiro este AVIRA, super leve também.

    Cumpts

    1. Avatar de So7t
      So7t

      Aqui vao 2!! 😉

      1. Avatar de Gilmar
        Gilmar

        Aqui vão 3!

    2. Avatar de João Campos
      João Campos

      Super leve? Experimenta desinstalar o Avira e vê a diferença na performance do PC, é que com ele instalado nem te apercebes do impacto que o Avira agora tem no sistema.

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Deve ter tido algum problema de instalação.
        Lhe garanto que é rápido, é assumido.

        Eu usava Kaspersky e deixei a 1 ano para cá, e a nivel de performance em portateis este Avira é TOP, nem se nota.

        Experimente limpar o sistema e instalar a versao FREE direitinha.

        Cumpts

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Ja foi rapido na minha opinião agora é… Dos melhores gratuitos, mas gosto mais deste, é muito mais simples, limpa super bem, faz um scan super bem, detecta muito bem as coisas e afins. Eu agora que ando sempre a passar pens e afins de outros, tenho de ter antivirus, e este tem funcionado 5*. O Avira ja me estava a levar ao limite. Têm sido gananciosos e o AV está a ficar pesado.

    3. Avatar de canelas
      canelas

      O Avira usado no av-comparatives (por exemplo) é o premium e não o free. Logo, não fica há frente dos outros a pagar.

  7. Avatar de Fernando Couto
    Fernando Couto

    Amigos para mim o MSE nesta ultima e recente versão deixa a desejar deveria ter tido mais cuidado todo o mundo estava á espera de uma grande revolução e afinal o seu desempenho
    Frente aos mais recente e variados agentes nocivos teve uma má participação como no teste realizado pelo meu amigo Victor2007
    Deixo aqui o link para verificarem o desempenho face aos agentes nocivos que foi exposto
    http://www.youtube.com/victorh2007#p/u/0/tNY94-9xbzM
    http://seumicroseguro.com/
    Um abraço Fernando

    1. Avatar de Gilmar
      Gilmar

      Depois deste vídeo, quem mais tem dúvidas?

    2. Avatar de Fábio Palma

      Essa lista é ínfima….para o mundo global de Internet.

    3. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Canal nice. BR power lol

      Bem falta agora é ver os outros vídeos para ver qual deles se safa melhor…

  8. Avatar de Blackberry Bold 9000

    Já tenho esta versão instalada, parece-me muito bom!
    Nunca tive problemas com a versão anterior.

  9. Avatar de bismarques
    bismarques

    Já há na versão de Camões?

    abraço

    bismarques

    1. Avatar de Vítor M.

      Acho que ainda não. Acho….

      1. Avatar de bruno martins
        bruno martins

        eu tenho a nova versão em português pt, por isso confirmo que existe..

      2. Avatar de bruno martins
        bruno martins

        hum, vitor m. podes fazer o updates aos links, já que existe a versão pt –> http://www.microsoft.com/downloads/pt-pt/details.aspx?FamilyID=e1605e70-9649-4a87-8532-33d813687a7f

  10. Avatar de carlos
    carlos

    eu ca prefiro o avast 5. simples e até agora não tenho nada contra. faz acualizações sozinho e sem chatices. isso do melhor antivirus depende de cada pessoa. cada um tem que ver o que realmente gosta

  11. Avatar de Pedro

    De todos os que experimentei até agora o que melhor me tem servido tem sido o Comodo

    1. Avatar de kekes
      kekes

      A firewall é muito boa, mas tem criado problemas comigo com o Win7, alem de ter ter tornado muito chato devido a esses problemas que tive. Com o actual uso que dou ao meu PC a firewall basica serve bem e o MSE está muito bom, mas tenho ainda de testar esta versão… Vamos ver se mantem.

      1. Avatar de Pedro

        a firewall sem dúvida que consegue ser chata de vez em quando, mas eu consegui configurá-la a gosto e não sou o mais expert dos experts do que toca a pc’s, o que acaba por demonstrar a facilidade de utilização xD

  12. Avatar de Nuno Monteiro
    Nuno Monteiro

    Eu é mais bolos… Avast; AVG; MSE; Avira:…Hummm… Eu é mais bolos…lol Bom Natal pessoal ;P

  13. Avatar de Unable
    Unable

    Tenho o nod… recomendam mudar ou mantenho?

    1. Avatar de carlos
      carlos

      se tens o nod fica-te por ele

  14. Avatar de TigTex
    TigTex

    Eu utilizo o avast5 com apenas 1 modulo de segurança (os ficheiros do disco). Nunca apanhei virus nem tretas semelhantes e apenas me gasta 5mb de ram. Tendo em conta que o meu pc é um velho pentium4, é o melhor que se arranja. E mesmo os novos acho isto dos antivirus um assunto muito exagerado…
    O computador duma pessoa, so por estar ligado a net nao vai milagrosamente apanhar virus (temos as firewalls do router por exemplo). So se andarem em sites infectados (provavelmente relacionados com pornografia ou downloads)é que a situaçao muda.
    Vejamos, o meu antivirus nunca se queixou que apanhou um objecto, se eu nao tivesse antivirus nao apanharia nenhum virus na mesma…
    O melhor “antivirus” que existe é ter-se cuidado. (claro, temos os sistemas unix tambem que nao requerem antivirus). Depois o resto é escolher um antivirus leve e gratis com o minimo de segurança.

    Quanto ao MSE, instalei, testei, desinstalei, meti o avast, segui em frente. Muito pesado comparado ao setup minimo do avast. Ja fui utilizador do nod32 e do norton. AVG nem o testo sequer…

    Isto é a minha ideia. Para utilizadores mais descuidados é importante um bom antivirus, e o MSE é um bom antivirus!

    1. Avatar de Nuno P
      Nuno P

      Concordo! O melhor antivírus somos nós! Ou pelo menos deveria ser assim!
      Quem está à espera que por ter um bom antivírus não vai ficar infectado e pode fazer o que bem lhe apetece, em breve vai ficar com o PC infectado!
      Li um artigo uma vez que o seu autor aconselhava a não utilizarem antivírus porque transmitia uma falsa sensação de protecção…

      Não sou tão extremista, acho que é necessário ter antivírus, porque nunca se sabe se a pen ou o ficheiro que o colega enviou se terá uma virose ou não… podem estar camuflados em macros por exemplo…

      Mas nunca tive problemas de vírus nos meus PCs e já experimentei vários antivírus (Mcafee, Norton, AVG, Avast, Comodo)…

      Quando me decido a escolher um antivírus, escolho um que não gaste muitos recursos de sistema quer em standbye quer durante os scans…

      Cumps,

  15. Avatar de K1llerHell

    dos q eu eu já usei no trabalho o melhor que vi foi o mcafee ao menos ele na maioria das vezes removeu o vírus dos arquivos infectados e não o próprio arquivo do que adiante um antivirus que acusa mas não consegue remover

    nos PCs mais fracos eu instalo esse MSE ele realmente é bem leve ao contrario do Avast a versão 5 melhorou muito mas ainda é pesado para maquinas fracas

    agora se o MSE é bom ou não , não sei dizer depois q eu ensino as pessoas como se comportar na internet dificilmente alguém volta por causa de virus

  16. Avatar de UKN
    UKN

    Pois eu acho que anda muita gente aí ao tiro aos patos em tempo de tempestade a mandar bitaites … sem nunca ter testado grande coisa.

    Infelizmente já testei o MSE numa ocasião e a impressão com que fiquei foi muito muito boa.

    O Avira free já me deixou pessoalmente muito mal em 2 ou 3 situações e bani-o (isto já vai mais de 2 anos). Nunca testei a versão paga.

    O Avast free também já deixou entrar o que não devia num pc velho que tinha e não apanhava nada, mas haviam alterações feitas.

    O AVG Free já me salvou aqui à uns 2 anos, quando apanhei um trojan que nem ESETs nem KASPERSKYS o apanhavam. Aliás lembro-me que na altura já estava a ficar desesperado pois eu sabia que tinha um trojan à solta, sabia que tinha ficheiros infectados mas nenhum dos antivirus que testei em recuperação me detectava o virus, até usar o avg-free que na altura apesar de detectar um virus desconhecido … detectava-o … 1 semana depois sairam os remédios pelos quais ansiava …

    De modos que … foi remédio santo a usar o ad-block, o no-flash e o no-script junto ao RemoveItPermanently no firefox.

    Também já me servi do MSE para desinfectar pcs e os resultados foram sempre muito bons. Sem duvida que é um bom produto. A Bitdefender já quiz meter a Microsoft em tribunal por monopólio à custa disto.

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Desde que usei pela primeira vez que fiquei maravilhado e tenho instalado nos pc’s de amigos e familia!
    Nao tem tretas q ninguem precisa na verdade, mal da-mos pela sua existência, não nos chateia por tudo e por nada, não torna o arranque do computador x vezes mais lento, e ate ver ta tudo a funcionar a 100%

    Recomendo vivamente!

  18. Avatar de luminoso
    luminoso

    Vou enumerar porque é melhor (pelo menos dos free):

    – Nunca, mas nunca perde a validade: o avira perde quando há saltos de versao (9 para a 10 por exemplo)

    – Os updates vêm pelo windows update: basta meter no win update automatico no pc de alguem e JAMAIS há preocupacoes
    – Em Portugues

    – 4º melhor em impacto de sistema (a frente ficou: K7, Kingsoft, Sophos e Avast atrás ficou: Symantec, AVG, Avira, Panda, Eset, etc) – AV-comparatives Dec2010

    – Não tem ponta de publicidade

    – Estupidamente simples

    – Poucos falsos positivos: os users acreditam mais nas deteccoes

    1. Avatar de SamC
      SamC

      Boa análise, concordo plenamente contigo. É por isso que continuo a utilizar este AV. Não me preciso de chatear mais com AV piratas ou versões free com avisos irritantes para fazer o update pra uma versão paga.

      RECOMENDO para quem não é demasiado exigente!

    2. Avatar de Antonio Ferreira

      Ora boas tardes a todos,

      bem, mt li, e mt se escreveu. Eu sou apenas a mais um a dar a opinião.

      Tenho uma loja de informatica, e desde q saiu o MSE, ja mts pcs infectados me passaram pelas maos. O ultimo, um portatil c 1 mes de vida, q tinha instalado o Norton Internet Security 2011, o coitado ja nem trabalhava. Desinstalei o dito norton, e instalei o MSE 1.0. Foram só 792 ficheiros infectados q o MSE encontrou. Como é costume meu, apos a matança dos 792 ficheiros, voltei a correr o MSE, nada encontrado. Haaa, esqueci-me de referir que, depois do MSE ter tratado dos 792 ficheiros, fez restart, e quem viu o portatil antes, e depois do MSE, n imaginava q seria o mesmo pc.

      Muitos pcs me aparecem aqui infestados. Desde AVG’s, AVAST’s, é certo certinho, qd removo esses av’s e coloco o MSE, pimba, paletes de ficheiros infectados.

      De todos os pcs por mim analisados, apenas um, q tinha Panda, n tinha um unico virus, de resto, pcs q mais parecem um jardim zoologico.

      Independentemente de analises, de videos, de testes, o que conta é o dia a dia, a experiencia q temos, n apenas num pc, mas sim, em varios.

      Sou fa incondicional de Panda, tenho os meus servidores protegidos com Panda, e n quero outra coisa. Na loja, tenho um pc com o MSE por forma a explicar as pessoas a sua forma super simples de trabalhar.

      Espero q tenha ajudado em algo

      Abraço a todos

      Antonio Ferreira

      1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        Um comentário realmente útil…

      2. Avatar de Jorge Salvador

        Actualmente utilizo o KIS 11.0.1.400, mas já utilizei o MSE, o problema mesmo é que a firewall do Windows não me convence. Só isso.
        1 abraço.

        Jorge Salvador.

        P.S. Boas festas para todos.

  19. Avatar de Mestre
    Mestre

    devo trocar o avast 5 por este?

    1. Avatar de Fernando Couto
      Fernando Couto

      penso que deves esperar que o mse melhore a versão
      um abraço
      Fernando

  20. Avatar de Fernando Couto
    Fernando Couto

    Uso o comodo internet security2011
    após de testar maior parte dos antivírus e suites
    até agora me considero muito bem protegido
    mas é tudo também uma questão de gosto pessoal
    procurem no youtube os testes que a malta faz por lá e tirem as vossas conclusões
    um abraço e Festas Felizes
    Fernando

  21. Avatar de eheh
    eheh

    Conversa da treta:

    “A minha pilinha é maior!”
    “Não a minha é que é!”

    Cada um usa o que quer e gosta, eu usava AVG e não tinha problemas, mas por conhecimento através de um amigo comecei a usar o MSE2 e não tenho razão de queixas até ver.

    Os garotos deviam ir para a cama ás 21h

    Cumprimentos

    1. Avatar de Vítor M.

      Realmente… mas estas cenas dão-se porque o povo tem a necessidade de dizer que o deles é que é bom.

      Em mais do que um cenário, já referi que o melhor é o que temos, pois é o que nos serve e não existe um único tamanho que sirva a todos. O que me serve não serve necessariamente ao vizinho ou a outra dúzia de utilizadores.

      Mas não 😀 há que defender com unhas e dentes o que achamos ser o melhor para todos. 😀

      Deixei logo no título uma interrogação. Cada um que interprete como entender… e não há nada como testar!

  22. Avatar de SonicReducer
    SonicReducer

    tenho de concordar, é bom , gosto muito, e o meu p4 com 1 gb de ram agradece a leveza e eficácia, ainda ah uns dias apanhei um daqueles chatos que esta constantemente a abrir janelas de IE com publicidade, fiz um full scan, limpou tudo, neste momento o meu AV de eleição

  23. Avatar de joao
    joao

    IOBIT 360 SECURITY o melhor de TODOS………….

  24. Avatar de paulo
    paulo

    o melhor antivírus é mesmo o ubuntu. Para prová-lo estão os recordes de patches da micro$oft um ano depois de descobertos os buracos. este antivírus não é grátis, se o fosso podia usá-lo na empresa.

    1. Avatar de SamC
      SamC

      Geek alert! Geek alert!!!

      Faltava cá o utilizador num post a falar de antivírus para Windows vir dizer que o Linux é que é bom e tal. Estás satisfeito com o Linux, parabéns! Não precisas de usar lá um antivírus, também eu não!

      No entanto, quem utiliza ou tem de usar o mundo Microsoft, sabe que um AV é uma realidade. Mas posso acrescentar uma nota pessoal que cada vez menos os AV dão alertas. Pessoalmente dantes era comum ter problemas ao abrir PENs de pessoas amigas (o ficheiro AUTORUN.INI lá estava bem presente), agora há muito tempo que não vejo um desses vírus.

      1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        Q gd lol essa do Geek Alert xD

  25. Avatar de SamC
    SamC

    Falta acrescentar, que o que o paulo disse é verdade. Não é totalmente gratuito este AV se formos ao pormenor da questão.

    1. Avatar de Cruz
      Cruz

      Não ? Quer dizer que não se pode usar em pcs empresariais ? É chato.

  26. Avatar de rui
    rui

    tenho instalado a versão 1.0.2498.0, tenho de desinstalar este e instalar o 2.0?
    Obrigado

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Sacas este e abres e ele actualiza, depois é so reiniciar.

  27. Avatar de maxim
    maxim

    gosto do avast! leve, modo silenciado, eficaz e não diz que tudo é vírus, quando ele encontra algo é porque é mesmo vírus, amigos meus tem o avira(péssimo) e a quando meto lá um crack qualquer ele diz que é vírus kkkkk

    1. Avatar de Tiago Lopes
      Tiago Lopes

      Concordo contigo, “quando ele encontra algo é porque é mesmo vírus” isso é facilmente comprovado pelos ultimos testes divulgados pela AV-comparatives Dec2010.
      Já o uso à cerca de um ano e não me queixo!
      Não é um anti-virus “chato”, é rápido, a meu ver fiável, mas como o Vitor referiu “a interoperatividade com a Firewall… é um grande trunfo desta MSE”.

  28. Avatar de Kayn
    Kayn

    Sempre usei o ESET ou o AVG em várias maquinas. Um dia lembrei-me de o trocar pelo MSE (este pc tinha o eset) e fazer um scan. Apanhou-me 2 vírus. Tá ganho. Não vale a pena perder tempo com os outros.

  29. Avatar de JQMS
    JQMS

    O melhor dos gratuitos, Linux(Ubunto/Mandriva/Fedora/Suse…) acabam logo com estes problemas, e com a chupice da micro$oft… para alem de ser mais rapido, robusto e facil de usar!

    1. Avatar de Paulo Cesar
      Paulo Cesar

      Linux eu uso e acho excelente seu mecanismo de permissões e defesas do kernel. Eu uso não apenas pela segurança, mas ainda é sempre ter boas práticas computacionais.

  30. Avatar de Paulo Cesar
    Paulo Cesar

    O melhor antivírus sou eu, tanto no Windows quanto no Linux ou Mac.
    Mas tenho visto o MSE com muito agrado. Na minha humilde opinião, ninguém melhor que a própria MS para criar a defesa do sistema. Os demais são mercenários e oferecem o nível de defesa que queremos pagar.

    1. Avatar de mushi
      mushi

      heheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh

      arranja aí o anti para as viroses q andam prai entao

      1. Avatar de Paulo Cesar
        Paulo Cesar

        Não é preciso muito para conseguir. Apenas reúna vários artigos de segurança excelentes do pplware e outros blogs e aplique tudo na prática. Vai funcionar que é uma beleza.

  31. Avatar de Ricardo Praça
    Ricardo Praça

    Já lá vão 3 anos desde que ando sem anti-vírus em qualquer dos meus computadores e coloquei em mim a responsabilidade de proteger o computador…tenho cuidado por onde “navego” e o que ligo ao pc e nada…impecável…
    já testei AVG, Avast, Avira, McAfee, Panda e NOD e nenhum me agradou…vou testar este a ver o que dá =) obg pela review!

    1. Avatar de mushi
      mushi

      bota o panda cloud.

  32. Avatar de João Xará
    João Xará

    Qual é o melhor? Este ou o ESET Smart Security?

  33. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Olha que giro, eu uso o linux acho que esse é mesmo o melhor de todos :P, ou sempre podem optar pelo MacOS.
    Grande parte dos utilizadores é que nem sequer conhece(atenção não é ter ouvido falar bem/mal das plataformas) estes dois sistemas e por isso não os usa.
    Acho que uma das coisas que tem fazendo “crescer” os vírus são as inúmeras aplicações piratas que o pessoal mete no computador, tipo versões piratas dos antivírus… Quer dizer metem um crack(que muitos antivírus detectam como vírus) num antivírus.
    É sempre bom ter um antivírus/antispyware/antibicharada… e se querem algo extra grande parte do software pago tem melhores soluções(tudo em um) que os gratuitos, mas nenhum, mesmo nenhum antivírus poderá eliminar o W32.BadUser!

  34. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    É leve e cumpre muito bem,mas á cerca de 12 dias estou a usar a suite
    outpost 7 free e até agora tudo bem por aqui,e recomendo esta ultima.

  35. Avatar de Trambulhao
    Trambulhao

    Dos gratuitos o Avast é um dos melhores.. aprovado em vários testes realizado por empresas, revistas e sites sobre segurança

  36. Avatar de dc
    dc

    Aconselho vivamente o MSE, embora use o AVAST Free, a verdade é que controlo tudo através de uma Firewall, e mesmo que o Anti-virus falhe, a firewall irá sempre interceptar alguma coisa tentando ligar-se ao exterior, e ai sim investiga-se o problema.

    Até á data ainda não tive qualquer problemas de segurança, mas visto estar num computador partilhado, mesmo com múltiplas contas, a verdade é que um AV dá sempre jeito para apanhar aquele “lixo” conhecido na Web.

    Agora quando nos metemos por zonas mais obscuras e lidamos com material mais duvidoso, ai não à AV que nos salve, só com uma firewall é que sabemos o que se está a passar com o nosso sistema, isto se o malware não fizer modificações extremas no nosso sistema, ao ponto de o corromper, embora o objectivo actualmente seja extorquir informação e não destruir a mesma, por isso a questão da firewall.

    Mas concluindo, aconselho ao pessoal o MSE por experiência em computadores de clientes (nunca mais cá apareceram com problemas de vírus), e aquela gente carrega em tudo o que mexe e pisca nos sites! FREE PR0N! Além de ser leve e discreto, faz o seu trabalho e com uma ou outra configuração, o utilizador nem chega a ser incomodado casa exista algum problema de segurança, o MSE trata de tudo!

    Da minha parte, uso o AVAST Free nos computadores cá de casa, com umas tweaks pessoais, só para ficar mais descansado.

    CUMPS

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      DC, pode-se saber que Firewall é esse tão bom. Já agora.

      Thks.

  37. Avatar de Navyseal

    Para mim só me interessa o que diz aqui: http://www.av-comparatives.org/images/stories/test/ondret/avc_retro_nov2010.pdf .
    Fico-me pelo avira premium + comodo firewall, nunca tive problemas.

  38. Avatar de Flecha64
    Flecha64

    Utilizo o Spyware Terminator com AV incluido e não tenho razão de queixa.
    Será que vale a pena mudar para o MSE ?

  39. Avatar de Edumed
    Edumed

    Se não tivesse o Norton 2010, instalava o MSE da Microsoft. Já uma vez o instalei e fiquei bastante satisfeito com o seu desempenho. Contudo, nestas coisas da segurança ainda prefiro investir algum dinheiro num ‘antivirus pago’, até ver algum teste que me dê garantias sólidas de que os gratuítos são tão eficazes.

    Achei apenas curioso, pelos comentários que já li, que o Norton AV não parece ser muito utilizado. Na verdade, desde a versão 2010 que está bem mais leve e, no meu ponto de vista, cumpre bem a sua missão.

    Não me atrevo, contudo, a comparar com os demais, dado que não os conheço, a não ser os outros gratuítos, que também já instalei (Avira, AVG), mas que não me agradaram muito. Para gratuíto, prefiro mesmo o MSE. Aqui fica a minha opinião.

  40. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    E já agora o que acham do bit defender? Tenho um amigo que é técnico que diz maravilhas deste antivírus!

    Bem hajam!

  41. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Já agora devo dizer que também tive alguns problemas com o Avira e neste momento uso o MSE. Para já estou muito satisfeito.

    Bem hajam!

  42. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    Sou muito céptico no que toca a antivírus..não acredito neles.
    Acredito que se instalarmos 5 antivírus diferentes, todos eles vão acusar coisas diferentes.
    Muita gente fica contente só porque o AVG ou o Norton acusaram 1000 ficheiros infectados, e fica-se com a ideia que são muito eficazes porque detectaram coisas que os outros antivirus não.

    A primeira coisa a desconfiar quando temos vírus é se o nosso computador está, de facto, a ter algum comportamento estranho.
    A lentidão não conta, porque os antivirus é que são responsáveis por isso.

    Não percebo de programação, mas penso que estou certo ao dizer que um vírus é simplesmente uma aplicação ou documento com macros/códigos de compilação que não são reconhecidos pelo sistema.
    Regra geral, são inofensivos mas a aplicação na dúvida bloqueia-os e alerta o utilizador para vírus.
    Um bom exemplo são os KeyGenerators.

    Acredito num anti-virus se controlar a estabilidade do sistema operativo, e a maior parte não o faz..alerta para coisas inutéis e infrutíferas. Obviamente têm que acusar algo, porque se as pessoas pagam 50 e 60 euros por uma licença e não acusa nada..começam a suspeitar da aplicação.

    A meu ver, esta aplicação da Microsoft peca por chegar tarde. Espero que acabe com a “guerra” dos antivirus. Afinal, quem melhor que a Microsoft para controlar o que é bom ou mau para o seu sistema operativo?

  43. Avatar de Yuy
    Yuy

    Por cá roda o Avira… mas a versão completa (Premium Security).

    O grande problema do Avira é as configurações, aquilo detecta tanto ou tão pouco quanto se quiser.

    Eu cá neste momento tenho um pc pouco potente e tive de aliviar um pouco as definições mais apertadas ou começava-se a notar… mas com dois processadores 2.40 GHz (ou mais) e pelo menos 2 Gb de memória acho que podem ter tudo nas definições no máximo que irá proteger bem sem quase não se notar.

    Falsos positivos é um problema? Desactivar as heurísticas, ou reduzir o nível de sensibilidade.

    Problemas com o Avira? Desactivar o módulo ProActivo do mesmo, também já tive de o fazer ou simplesmente não funcionava bem (só em alguns computadores).

    Não detecta software fraudulento? Tem de activar essa opção durante a instalação ou depois indo às opções avançadas… porque tecnicamente não é bem vírus… sem bem que é chato para caraças… e devia vir activado por omissão, mas não vêm.

    … mas não é gratuito.

    Gratuitos: Avira, Panda e este (da Microsoft) aconselho e instalo-os quando não querem pagar nada de nada.

  44. Avatar de mGo
    mGo

    Eh pá… deixem-se de tretas e apresentem respostas fundamentadas! Ôs fanatismos só ajudam a confundir quem não está tão à vontade com estes softwares. Não faltam por aí AV, IS gratuitos e de grande qualidade: eu uso o CIS (Comodo) e estou satisfeitíssimo, porém reconheço que a poderão haver outros mais fáceis para ‘leigos’.

    A Microsoft pensou um software simplista, foi por alguma razão… não é por ser Microsoft que faz dele bom ou mau (já nos habituou a ambos), já o testei e, acho que se todos o tivessem, já era um bom princípio…

    Podemos concluir que, embora gostos não se discutam, que com um comportamento responsável, gastar dinheiro em AV é disparate.

    O comportamento responsável é o melhor parceiro de qualquer AV.

  45. Avatar de Fernando
    Fernando

    COMODO Internet Security é gratuito e desafia qualquer antivírus e firewall existente no mercado.
    Testem-no não irão querer outra coisa.
    Com a função Defence+ ele emula primeiro o programa para ver se existe acção nociva no sistema.
    Mesmo que o antivírus ainda não esteja actualizado pelos novos vírus, o defence+ evita que ele se instala no SO e no registo.
    Não existe nada melhor.

  46. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    Avira é muito pesado. Experimentei o Avast.

    Cada vez que faz um update irrita. Para já não noto muitas direnças. Talvez seja pouco mais leve.

  47. Avatar de PedroR
    PedroR

    eu uso o AVG free. Vi que nao aparece nas estatisticas que o pessoal apresentou nos vários posts, o que me fez levantar algumas suspeitas da sua suspeitas da sua eficácia. Assim decidi instalar o MSE. Pus a fazer o scan e verifiquei que demora imenso tempo. Demorou-me tres horas a fazer o scan do meu portatil.
    É susposto demorar tanto tempo??

  48. Avatar de JLM
    JLM

    Apos ter instalado a versão 2, MSE, azar … desapareceu-me o icone na barra de tarefas e não consigo, por ex, fazer scan a uma pasta ???? 🙁 …. alguem me pode ajudar ??

    No entanto a 1.ª versão para mim, funcionou sempre 5 * ….

  49. Avatar de L. Mata
    L. Mata

    Já faz scan de emails em real time? O 1.0 nao faz.

  50. Avatar de Ricardo ROsário
    Ricardo ROsário

    Uso o GData 2010 (pago) no pc da empresa e não tenho conhecimento de constipaçoes… É leve quase não dou por ele, mas la esta tudo depende da maquina onde está instalado! para já estou satisfeito!

    Bom Natal e Bom Ano!

  51. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Para evitar vírus… Eu uso LINUX… 😀

    1. Avatar de Trambulhao
      Trambulhao

      Pura verdade!

      Os que existem não são ameaçadores. Só precisa de seguir duas ou três regras de precaução.

  52. Avatar de Tigas
    Tigas

    Este antivírus é uma brincadeira! Uso o NOD32 desde há 4 anos e nunca me desiludiu.

    Eu disposto a uma mudança lá o desinstalei e instalei este MSE. Deixei-o a correr e fiz scans completas diárias durante uma semana e a cada dia que passava notava que o meu PC (que por acaso é bem rápido) estava cada vez mais lento.

    Após alguma desfragmentação e limpeza com Diskeeper, CCleaner e Tuneup Utilities o PC ficou mais rápido mas mesmo assim, nada que se comparasse quando tinha o ESET. Logo aí desinstalei o MSE e instalei o NOD32 de novo e adivinhem. Apenas numa scan o ESET detectou e limpou 12 vírus que o MSE não conseguiu detectar durante uma semana.

    A Microsoft falhou, ainda bem que o sinal de lentidão apareceu porque se não continuava a usar esta porcaria até o meu PC dar o berro.

    Aconselho a todos a largarem este antivírus, não vos vou dizer para usar o NOD32 (se bem que é uma excelente opção) mas pela saúde dos vossos PCs, não usem o MSE.

    1. Avatar de luminoso
      luminoso

      Como é que se apanha 12 virus numa semana? lol

      1. Avatar de Tigas
        Tigas

        Não me perguntes como. É que o NOD nem deixa eles entrarem, este deixou-os entrar e nem os limpou.
        Como é que isto é o melhor dos gratuitos?

  53. Avatar de Jota
    Jota

    Boas,

    Digam o que disserem, para mim Norton ou Kasperky, os gratuitos fiquem com eles.

    Quem não quiser ou não tiver disponibilidade para pagar, use o sistema Linux.

  54. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não detectou nenhum dos 12 vírus… Estava num dia mau lol