Microsoft Fix It Center – Uma Aspirina para o Windows

12 Comentários

Há dias um colega deixou um computador, com Windows XP, para ver se lhe resolvia um problema: a drive de DVD’s da sua máquina simplesmente não era detectada. Ele já pensava em formatar, com todos os prejuízos inerentes a essa acção, seriam imensas horas de trabalho que poderiam ser dispensadas. Já tinha removido o componente, re-instalado o driver e nada.

Eu recorri em primeira mão a uma ferramenta que a Microsoft lançou há coisa de um ano. Esta aplicação corrige de uma forma “saudável” uma série de problemas que um computador possa padecer.

Microsoft Fix It Center é uma fantástica ferramenta para resolver problemas, mas acima de tudo actua de forma pro-activa, evitando que o sistema venha a sofrer com problemas em fase de incubação.

O Windows 7 já traz embutida uma extraordinária ferramenta que detecta o problema existente na máquina – onde está instalado – e procura online por soluções que viabilizem a resolução do tal problema reportado.

Mas o Windows XP, o Windows Server 2003 e o Windows Vista não trazem esta ferramenta embutida (embora o Vista fosse o precursor de uma rudimentar solução deste tipo, nunca conseguiu contudo resultados satisfatórios), logo e porque mesmo o Windows 7 ainda não obedecia à meta de incompatibilidade ZERO, conforme prometia a Microsoft, esta ferramenta cai que nem uma luva.

Começamos por instalar a aplicação que faz uma análise à nossa máquina.

É solicitado que tenhamos uma conta Live ID para que possamos, mais tarde, reportar problemas não resolvidos por esta ferramenta, à equipa da Microsoft. Se não tem uma conta Live ID pode criar uma a partir da instalação.

Faça o login para que a ferramenta possa conectar-se e sincronizar-se com o serviço online.

Feito isto, a aplicação abre-se e apresenta-lhe uma lista de problemas efectivos (falta de drivers, drivers errados, drivers desactualizados) e erros ocasionais que derivaram em relatórios de ocorrência do sistema operativo e que estavam apontados no Centro de acção para resolver.

A ferramenta debruça-se sobre tudo, desde o Aero que pode ter dado algum problema, à resolução gráfica que poderá não estar a ser a melhor em utilização. Mas vai muito mais longe, até aspectos relacionados com o visionamento de vídeos são apontados, entre todos os outros aspectos ligados aos componentes.

Após clicarmos no botão Run, damos inicio á reparação do problema apontado. Seremos direccionados para esta primeira janela que nos pergunta se queremos identificar a solução e tratar de imediato de resolver o problema, ou se o deixamos para mais tarde resolver.

Se acedermos para que a aplicação entre em acção, esta vai fazer uma análise detalhada ao sistema, parta detectar problemas e de seguida irá tratar de os resolver.

Problemas resolvidos, partimos para a resolução do próximo, isto se detectarmos que realmente ficou resolvido. Se no quadro seguinte dissermos que o problema ficou resolvido reportamos o sucesso da operação, mas se reportarmos que a intervenção não teve sucesso, somos enviados para o serviço online onde iremos subir um nível na cadeia se assistência técnica.

Já dentro do serviço, vemos o que não foi concluído com sucesso na nossa máquina e podemos reportar aos serviços técnicos da Microsoft que irão trabalhar na possível solução do problema e seremos notificados na próxima vez que a ferramenta seja utilizada. Já haverá novos desenvolvimentos para este problema reportado.

Achei muito interessante o facto da ferramenta se antecipar a futuros problemas. Usei a ferramenta e os resultados foram os esperados. O software fez alterações no registo da máquina, de forma segura, corrigiu caminhos, removeu drivers conflituosos, instalou novos drivers e tudo ficou impecável na máquina do meu colega. Está aprovada esta aplicação e sugiro-vos que a conheçam, a corram nos vossos sistemas e a guardem para situações futuras.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Server 2003/Vista/Win7/Server 2008/R2
Download: Microsoft Fix It Center Beta 2010 (1.0.0090.0) [439.29KB]
Homepage: Microsoft Fix Center

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nome Fixe
    Nome Fixe

    Ferramenta altamente interessante e ainda para mais para XP =)

    Keep on the good work!!

  2. Avatar de silva
    silva

    Gosto do pplware dá-nos informação geral e ainda certos programas que desconhecemos e ajudam imenso.

  3. Avatar de Barão da Praia
    Barão da Praia

    ´”Descobri” esta ferramenta à cerca de 7/8 meses…e cumpre com eficácia tudo que promete.Neste momento é um dos programas que não dispenso nos PCs.

  4. Avatar de André Sousa
    André Sousa

    Boas, já à algum tempo que tenho um problema no meu windows 7 e não tenho conseguido resolver. O windows não grava os ultimos items abertos, nos items da super bar, apenas apresenta os que estão fixos. Alguém sabe como resolver este problema?

  5. Avatar de Paulo Ribeiro

    Estou a testar agora mesmo e já me resolveu um pequeno problema. muito bom! E o autorun com 500kb não é desculpa para não a meter numa pen

  6. Avatar de Shikai
    Shikai

    Conheci esta ferramenta a mais ou menos 2 semanas e tem dado provas de qualidade.

    Para mim que trabalho em suporte informatico a falta de ferramentas de reparação para produtos Microsoft por parte da mesma sempre foi incompreensível.

    Esta ferramenta aliada ao DriverPackSolution e o Hirens, fazem milagres

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    A Microsoft disponibiliza gratuitamente uma série de programas porreiros ao utilizador comum. No entanto, não são muito divulgados… Por exemplo, conhecem o “Enhanced Mitigation Experience Toolkit”? Link: https://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?FamilyID=c6f0a6ee-05ac-4eb6-acd0-362559fd2f04

    🙂

  8. Avatar de thejoker

    Muito boa Aplicação.. Recomendo!

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estou com um problema no meu computador e não me está nada a apetecer formatar. Se isto conseguir resolver é perfeito 🙂

    Continuem o excelente trabalho 😉

  10. Avatar de jose
    jose

    altamente, e funciona mesmo, tinha aqui um problema com o leitor de cds/dvd e resolvido, muito obrigado

  11. Avatar de Rui Natário

    Boa ferramenta, já utilizei algumas vezes e parece produzir bons resultados.

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Existe algum offline installer?