Microsoft apresentou o Office 2013

68 Comentários

Tal como anunciámos ontem, a Microsoft tinha tudo pronto para a apresentação da mais recente versão do Office e que o iria fazer em poucas horas. Essa apresentação aconteceu poucas horas depois do lançamento do nosso artigo e o Office 13 está disponível para todos o testarem.

Esta nova versão traz novidades muito interessantes à suite de produtividade mais utilizada no mundo da informática, e não só, e vai estar, provavelmente, pronta a tempo de do lançamento do Windows 8.

Para além das novidades que existem nas aplicações, também os modelos de licenciamento foram alterados e tornaram-se mais simples e compensadores para os utilizadores.



Ontem, durante a apresentação que teve lugar em São Francisco, a Microsoft apresentou ao mundo a mais recente versão da sua suite de produtividade. O Office 13, antes conhecido como office 15, traz novidades muito grandes e integra ainda mais este com o seu serviço de Cloud, quer para o armazenamento de ficheiro ou para a edição de documentos.

Nesta mesma apresentação foram dados a conhece as novas versões do Office servers (Exchange, SharePoint e Lync) e uma actualização grande do serviço Office 365.

Claro que todos os utilizadores estão com grande interesse em ver de que forma a Microsoft fez evoluir o Office, tentando integrá-lo com o futuro Windows 8 e com os serviços web que tem lançado.

Para esta versão do Office foi seguido o mesmo modelo do Windows 8 e está já disponível para download uma preview completamente funcional, que não interfere em nada com outras versões que tenham instaladas.

Os esquemas de licenciamento do Office estão também mudados. Continuam a haver os tradicionais meios de instalação em DVD, mas a Microsoft, tal como outras empresas, está a tentar que os utilizadores comprem as suas aplicações nas sua store.

Durante a apresentação que teve lugar ontem, foram apresentados três novos modelos de licenciamento para o Office 365 e que são os seguintes:

  • Office 365 Home Premium – Dirigido para famílias e para o consumidor final. Para além do acesso ao serviço garante 20 GB de alojamento adicional SkyDrive.
  • Office 365 Small Business Premium – Dirigidos a pequenas empresas e inclui ferramentas adicionais e não presentes nos modelos actuais.
  • Office 365 ProPlus – O pacote mais profissional do Office 365.

Estes modelos de licenciamento vão ainda ter direito às versões instaláveis do Office 13, bem como a futuros upgrades. Cada licença vai ter direito a instalação em cinco dispositivos (PC’s, Mac’s ou dispositivos móveis).

Word

O Word está mais limpo, suave, agradável aos olhos. Os novos modelos e ferramentas de design ajudam a dar o toque final nos documentos, e você encontrará maneiras novas e actualizadas de compartilhar e trabalhar em equipe.

Com o novo Word, você tem mais foco e menos distracção, e uma experiência aprimorada de leitura de tela.

  • Novo modo de Leitura – O texto reflui automaticamente nas colunas para facilitar a leitura.
  • Zoom do objecto – Ao visualizar tabelas, gráficos, imagens e vídeos online, veja detalhes com um simples toque do dedo ou clique do rato. Ao terminar, toque ou clique novamente para voltar ao tamanho original.
  • Retomar leitura – O Word marca automaticamente onde você interrompeu a leitura. Desfrute sua leitura, pare para descansar e retome do ponto em que parou, mesmo que seja em outro computador ou tablet.

Compartilhar documentos com revisores e outros colegas ficou ainda mais simples e eficiente.

  • Comentários de resposta – Posicione comentários próximos ao texto que está discutindo para facilitar o acompanhamento da conversa.
  • Compartilhamento simplificado – Seus documentos são salvos online no SkyDrive ou no SharePoint por padrão. Envie a todos um link para o mesmo arquivo, junto com as permissões de visualização e edição, e tenha a certeza de que todos vão ver a versão mais recente.
  • Apresentar Online – Compartilhe seus documentos com outras pessoas, mesmo que elas não tenham o Word. Envie um link e elas poderão acompanhar em seus próprios navegadores enquanto você lê o documento na sua tela.

Acrescente o toque final aos vídeos e fotos online. Faça layouts profissionais com as novas guias de alinhamento. E veja a suavidade com que o Word manipula os conteúdos PDF.

  • Guias de alinhamento – Alinhe gráficos, fotos e diagramas com o texto para criar uma aparência caprichada e profissional. Guias convenientes aparecem quando você mais precisa e desaparecem assim que você termina.
  • Layout dinâmico – O texto reflui instantaneamente conforme você arrasta a foto, o vídeo ou a forma para a nova posição. Solte o botão do rato e o objecto e o texto ao redor dele ficarão exactamente onde você quer.
  • Refluxo de PDF – Abra um PDF no Word e os parágrafos, listas, tabelas e outros conteúdos vão agir como conteúdos do Word.
Outlook

O Outlook ajuda a gerenciar com mais facilidade e eficiência a vida agitada que você leva. Ele oferece maneiras novas e aprimoradas de encontrar informações, manipular emails, coordenar agendas, ficar em dia com contactos e redes sociais e administrar listas de tarefas inconciliáveis.

Conecte-se e compartilhe arquivos rapidamente com as pessoas e os grupos que mais importam para você.

  • Suporte ao Exchange ActiveSync – Conecte o Outlook ao Exchange ActiveSync e receba compromissos, contactos e emails baseados em push através dos serviços e servidores de email mais populares.
  • Barra de navegação – Continue usufruindo as formas rápidas e convenientes de abrir emails, calendários, contactos e tarefas.
  • Conectores sociais – Receba automaticamente as últimas actualizações das pessoas com as quais você se relaciona nas principais redes sociais — LinkedIn, Facebook, entre outras.

Organize e controle o fluxo de emails e os horários das reuniões com as novas ferramentas do Outlook, que ajudam a conciliar tudo sem esforço algum.

  • Peeks – Dê uma olhada rápida na agenda, em um compromisso ou nos detalhes do destinatário do email — sem ter que reorganizar janelas ou perder a linha de pensamento.
  • Cartão de pessoas (“people card”) – Integre múltiplos contactos em uma única exibição, com contexto social e sem duplicações desnecessárias.
  • Compartilhe seu calendário – Disponibilize seu calendário para outras pessoas e torne o agendamento de reuniões e as respostas aos convites mais fáceis e convenientes para todos.

O Outlook permite localizar informações importantes rapidamente, ajudando-o a comunicar ideias e decisões às pessoas certas, imediatamente.

  • Barra do tempo – Veja a previsão do tempo dentro do Outlook e planeje sua agenda ou viagem com base no clima dos próximos dias.
  • Pesquisa – Encontre emails, anexos, compromissos no calendário e contactos mais rápido com a pesquisa aperfeiçoada.
  • Filtros Rápidos e Comandos de Contexto – Com um único clique, veja instantaneamente o seu calendário de hoje, da próxima semana ou do próximo mês. Filtre, organize e trabalhe com seu email de várias formas intuitivas.
Excel

Conheça formas mais intuitivas de explorar seus dados. Visualize, analise e exiba os resultados com um único clique. E quando estiver pronto, compartilhe com facilidade as informações que acaba de descobrir.

Revele as ideias ocultas em seus dados. Extraia o que precisa das informações importadas com o Preenchimento Relâmpago e realize análises complexas rapidamente com a Tabela Dinâmica Recomendada.

  • Tabela Dinâmica Recomendada – O Excel resume os seus dados em visualizações de várias opções de tabela dinâmica e você selecciona a mais adequada.
  • Preenchimento Relâmpago – Uma forma simples de reformatar e reorganizar os dados. O Excel aprende e reconhece o seu padrão para preencher automaticamente os dados restantes sem precisar de fórmulas ou macros.

Com as novas ferramentas de análise, você visualiza os dados com um único clique.

  • Visualize – Com as novas ferramentas de análise, você visualiza os dados com um único clique.
  • Gráficos Recomendados – Deixe o Excel recomendar os gráficos que ilustram melhor os padrões dos seus dados. Visualize rapidamente as opções de gráfico e escolha o mais apropriado.
  • Lente de Análise Rápida – Descubra uma variedade de formas de representar os dados visualmente. Basta um clique para aplicar os gráficos, minigráficos, formatações e tabelas que você preferir.
  • Controle de Formatação de Gráfico – Ajuste seus gráficos com rapidez e facilidade. Altere o título, o layout e outros elementos do gráfico — tudo em uma interface nova e mais interactiva.

É fácil trabalhar em conjunto e compartilhar com outras pessoas. Envie um link para os colegas, poste-o em uma rede social ou apresente-o online.

  • Compartilhamento Simplificado – Suas pastas de trabalho são salvas online no SkyDrive ou no SharePoint por padrão. Envie a todos um link para o mesmo arquivo, junto com as permissões de visualização e edição, e tenha a certeza de que todos vão ver a versão mais recente.
  • Postar em Rede Social – Compartilhe partes seleccionadas das folha de calculo na web incorporando-as às suas páginas nas redes sociais.
  • Apresentar Online – Compartilhe suas pastas de trabalho e colabore com outras pessoas através de uma reunião ou conversa no Lync. Você também pode permitir que outros assumam o controle da sua pasta de trabalho.
OneNote

Desenhe, digite, clique ou passe o dedo — o OneNote foi reimaginado para o Windows 8. Suas anotações são salvas, tornam-se pesquisáveis e são sincronizadas nos aplicativos do OneNote nos seus outros dispositivos.

  • Nos seus dispositivos – Você pode usar os aplicativos OneNote Mobile no Windows Phone, no iOS e nos telefones Android. E se estiver usando um navegador, basta abrir o OneNote Web App.
  • Em sincronia – O OneNote sincroniza com o SkyDrive e o SharePoint, portanto suas anotações estão sempre actualizadas em todos os seus dispositivos. Basta entrar para encontrar suas anotações — não é necessário usar pen drives ou enviá-las para o seu próprio email.

Transforme o OneNote 2013 no seu ponto central de anotações, links, páginas web e esboços — todas as ideias e informações que quiser manter à mão.

  • Incorpore arquivos – Insira imagens, documentos, vídeos e muito mais em suas anotações, e tenha todas as informações necessárias a um clique de distância. Se inserir uma folha do Excel, você pode visualizar gráficos e diagramas próximos às suas anotações. Quando você actualizar o arquivo do Excel, a visualização também será actualizada automaticamente.
  • Escrita a tinta – Desenhe, apague e edite com o dedo, a caneta ou o rato. Se prefere escrever a digitar, o OneNote pode converter a sua letra em texto.
  • Tabelas – As ferramentas de tabela aprimoradas permitem criar cabeçalhos e se mover pelas linhas e colunas com mais rapidez. Quer criar gráficos ou fazer cálculos avançados? Com um só clique, você converte as tabelas das suas anotações em folhas incorporadas do Excel.

O conteúdo do OneNote 2013 é automaticamente pesquisável. Você pode até encontrar nas imagens as palavras que está procurando. Não precisa lembrar-se de onde colocou as coisas — o OneNote faz isso por você.

  • Pesquisa – É fácil pesquisar nas anotações e nos arquivos e encontrar o que você capturou — seja um termo específico em uma anotação, um texto numa figura ou o título de um arquivo.
  • Gravação automática – O OneNote salva automaticamente conforme você trabalha — uma coisa a menos para se preocupar. Você pode exportar blocos de anotações, secções ou páginas se quiser ter uma cópia separada.
  • Partilha simplificada – Como as anotações são salvas online no SkyDrive ou no SharePoint, você pode enviar aos amigos um link para o arquivo e ter a certeza de que todos vão ver a versão mais recente.
PowerPoint

Pronto para criar apresentações mais surpreendentes? Você pode seleccionar temas, adicionar variantes de tema, alinhar textos e imagens, e muito mais. Trabalhe na mesma versão com outras pessoas ao mesmo tempo, e apresente com mais confiança e controle.

Aplique novos temas e variantes do tipo “wide screen” (tela panorâmica), adicione vídeos, figuras e formas e crie ícones customizados usando ferramentas poderosas.
Tela inicial A nova experiência de Início ajuda a começar o processo criativo mais rápido com uma coleção de temas novos.

  • Variantes de temas – Escolha um dos esquemas alternativos de cores e aplique com um só clique a aparência que preferir.
  • Guias de alinhamento – Dê um toque de designer à apresentação alinhando formas, caixas de texto e outros elementos gráficos com o texto.
  • Mesclar formas – Use as ferramentas Unir, Agrupar, Fragmentar, Cruzar e Subtrair para mesclar duas ou mais formas e criar a que você quer.

Com o novo Modo de Exibição do Apresentador, é mais fácil se organizar e se concentrar na apresentação, além de manter o interesse do público.

  • Zoom de slide – Direccione a atenção do público para o ponto mais importante. Amplie diagramas, gráficos e figuras com apenas alguns cliques e reduza com a mesma facilidade.
  • Grade de navegação – Alterne os slides facilmente — dentro ou fora da sequência — a partir de uma grade que só você vê; o público vê apenas o que você seleccionou.
  • Extensão automática – Quando você projecta em uma segunda tela, as configurações garantem a projecção da apresentação na tela correcta.

As ferramentas de colaboração aperfeiçoadas facilitam o trabalho em equipe na mesma apresentação, ao mesmo tempo, em computadores diferentes. E se um dos usuários não tiver o PowerPoint? Sem problema. Basta projectar a apresentação directo no navegador desse usuário.

  • Comentários de resposta – Posicione e acompanhe os comentários próximos ao texto que está discutindo para que todos vejam prontamente quem respondeu para quem e quando.
  • Compartilhamento simplificado – Suas apresentações são salvas online no SkyDrive ou no SharePoint por padrão. Envie a todos um link para o mesmo arquivo, junto com as permissões de visualização e edição, e tenha a certeza de que todos vão ver a versão mais recente.
  • Co-autoria do PowerPoint Web App – Você e sua equipe podem trabalhar juntos na mesma apresentação ao mesmo tempo, seja na área de trabalho ou no navegador, usando o PowerPoint Web App.

O novo Office foi criado para ser adaptado a todas as novas plataformas que começam a estar disponíveis, não se limitando aos tradicionais meios de acesso. Os novos dispositivos para os quais o Windows 8 é suportado vão também ter a sua versão do Office.

Para isso, as versões Office Home e Student 2013 RT vão estar disponíveis juntamente com a versão do Windows 8 para processadores ARM.

Também as formas de interacção com o Office foram mudadas e a capacidade de toque é agora uma realidade. Para além dessa forma, podem também usar canetas específicas para introduzirem conteúdos ou para controlarem apresentações.

Todos os que quiserem testar o Office 2013 e conhecer um pouco melhor cada uma destas novidades agora apresentadas podem descarregá-lo do site que a Microsoft disponibiliza para este efeito.

O acesso a esta versão é gratuito e podem usá-lo para testes, sem que esta versão colida ou se sobreponha a qualquer outra que tenham instalada no vosso Windows.

Homepage: Office 2013 Customer Preview

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael

    Microsoft sempre inovando.

    Gostei

    1. Avatar de Texugoelectrico
      Texugoelectrico

      Desculpe usar a resposta neste comentário para colocar a minha dúvida mas estava com medo que ao colocar lá em baixo ninguém respondesse à minha questão. Já agora, a MS realmente está a inovar, tem que ser para combater a Apple e acho que estão no caminho certo.

      Em 1º lugar, gosto do novo look, esta coisa do metro apresenta um look simplista mas bonito que nem imaginávamos que estávamos a precisar.

      Em 2º lugar a pergunta. Apesar de gostar do aspecto geral não morro de amores pelo “demasiado” branco da barra de título e separadores, alguém sabe como mudar isso (a cor)? A única coisa que encontro é como alterar o Background mas nada mais do que isso…

      1. Avatar de pjlsantos
        pjlsantos

        Indo a File -> Account -> Office theme tens três temas à escolha (white, light gray, dark gray).

  2. Avatar de antonio
    antonio

    qd é que sai a versão final?

  3. Avatar de João Silva
    João Silva

    Há alguma maneira de por este office a reconhecer o idioma pt-pt?

    1. Avatar de Conimbrigae
      Conimbrigae

      Há… assim que abres um documento com texto em português aparecerá um aviso para descarregar o idioma.

    2. Avatar de Conimbrigae
      Conimbrigae

      Se não te aparecer a opção, aqui tens onde descarregar http://www.microsoft.com/pt-pt/download/details.aspx?id=30340

      1. Avatar de João Silva
        João Silva

        obrigado 🙂

  4. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Algumas novidades parecem ser bem interessantes…

    Gostei 😉

  5. Avatar de BallmerGenio
    BallmerGenio

    ainda bem temos este grande software , imaginem utilizar aquela coisa do libreOffice , libre lol em nada . parabéns Microsoft

    1. Avatar de Fábio André Antunes
      Fábio André Antunes

      Estava a pensar em responder a este sábio comentário, mas depois vi o nome do autor.

      1. Avatar de Hard Nipples
        Hard Nipples

        Louvado seja o teu comentário.

      2. Avatar de Prodígio
        Prodígio

        lol…Realmente o nick…enfim.

        Mas, qualquer um que recomende o LibreOffice, na realidade, nunca o usa intensivamente.

        Gostava de vos ver a trabalhar a sério, a exportar dados e mais dados de bases SQL para o excell e dp para as folhas do LibreOffice…

        Enquanto que no Office, tens excells que não coupam mais de 7Mb, no LibreOffice chegam aos 150Mb, que rebenta qq processamento…

        Às vezes, o software tem um preço por alguma razão…

        1. Avatar de Linuxiano
          Linuxiano

          Concordo, e essa questão do processamento não é só com o Calc, com o Writer acontece o mesmo, a partir do momento que o ficheiro começa a ter alguma informação. Sendo a suite LibreOffice a mais completa alternativa gratuita ao MSOffice, infelizmente serve para desenrascar e até se consegue fazer um trabalho do início ao fim nele mas a qualidade no desempenho ainda não está à altura do MSOffice, contudo há que continuar a apoiar o projecto livre porque tem potencial se evoluir na direcção certa e forem resolvidos os problemas mais incómodos como este, entre outros.

          1. Avatar de BallmerGenio
            BallmerGenio

            libreOffice potencial ? lol , em que ? a Microsoft é melhor , pois todos o nossos impostos são gastos com o Office da Microsft , porque eu iria gastar tempo aprender um software quem miguem utiliza. não venha com essa da crise , gastar com a Microsoft é bom investimento.

          2. Avatar de Serva
            Serva

            Penso que isso nunca ninguém nega a suite de produtividade da Microsoft é de longe o melhor software que se produz para aquelas bandas , mas dizer que desenrasca , acho exagerado , na verdade se estivermos a falar de um uso domestico não precisamos de mais nada , a última versão ainda em beta a 3.6 traz muitas novidades , e a evolução é de tal forma rápida no open source que quando dás conta já existem mais não sei quantas versões novas do software que teos instalado , no caso do Libreoffice vai ser difícil não só para o software livre mas para qualquer outro pado superar esta suite da Microsoft .

            Cumprimentos

            Serva

    2. Avatar de arkan
      arkan

      ninguem merece o libreoffice, broffice…

      das empresas que puseram, todas me pediram para remover e por o office nem que fosse o 2003.

      1. Avatar de Henrique C.
        Henrique C.

        A nível de produtos deste género não há melhor que o office da microsoft PONTO FINAL

  6. Avatar de Ricardo

    Mais uma vez a pplware a infomar bem e actual.
    Já testei e agrada-me, não mudou muito a forma de utilização, pelo menos parece uma especie de theme que colocaram no office 2010. O excel a interactividade parece melhorada e os templates vão dar imenso jeito. O word, de facto as reguas estão muito melhor.

    vou continuar a testar.

  7. Avatar de Ricardo

    Já agora um off-topic mas que dava jeito ter a certeza se alguém aqui já teve a experiencia. Eu se sincornizar a minha conta gmail com o live-id vou ter algum problema? Continua tudo normalmente?

  8. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Já tive ontém a testar, dá sempre um erro….

  9. Avatar de iLike Apple PT

    Também vai estar disponível para iPad? ou é só para tablets com o Windows 8?

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Julgo ter já sido noticiado que haverá uma versão do Office para iOS, no entanto não creio que seja igual aos que vão funcionar no windows 8, é uma questão de aguardar e ver… pelo que fui lendo creio que no final deste ano haverá novidade qt à versão para iOS… Contudo se houver alguma alma mais informada =) que se acuse.

      Sobre o office, cada vez mais vejo mais longe a hipótese de adquirir 1, ainda estarei para ver os preços dos ditos cujos…
      eu ainda uso o office 2007 e não tenciono trocar… no dia que trocar é para o libreoffice… não estou para pagar licenças caras por um word powerpoint e excel, quando para o que utilizo o libre chega.

      1. Avatar de João
        João

        libreoffice?? Vê-se perfeitamente que não utilizas diariamente as ferramentas office. Se utilizasses, saberias que o libreoffice é ineficaz e incompleto.

        1. Avatar de Carlos André
          Carlos André

          Concordo plenamente, o libreoffice não serve de nada. O office da microsoft bate todos sem margem para duvidas.

        2. Avatar de Ricardo Santos
          Ricardo Santos

          Criar um documento, com capa cabeçalho e rodapé, fazer um índice automático são funções que o libreoffice não me proporciona? fazer uma apresentação tb não? criar uma folha de calculo? o.O?
          não percebo o pq de dizeres que é ineficaz -.-..

          O teu comentário é espectacular… deduzo que estaras disposto a pagar + de 500 por um software então. Enquanto que tens outro que te resolve o problema de graça-

          Eu digo isto do ponto de vista de uso pessoal, pq do ponto de vista empresarial nao sou eu que gasto o dinheiro, se a empresa quiser comprar compra. Agora para casa ?-.- tanta solução.

          eu se quiser inclusive ter algo mais completo e personalidade para isso escrevo os documentos em latex.

          1. Avatar de kekes
            kekes

            Chegas as aulas abres a tua apresentação e sai tudo desconfigurado usando o formato de origem do OpenOffice… Quando isso te passe milhoes de vezes e estejas finalmente farto de trabalhos e mais trabalhos vais ver que sentes falta do office da MS, voltas até a instalar o Windows no PC mesmo que nao adores.

    2. Avatar de Joel Ribeiro
      Joel Ribeiro

      Não entendo quem pode ter o Keynote, Pages e Number e pretende comprar por uma fortuna o office, que cada vez esta mais gordo e cada vez dá mais problemas. Todas as supostas inovações que estão aqui referidas, já funcionam no iWorks 09.

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        Não discordo, no entanto ai ja estamos a falar de uma outra plataforma. Ai quem nao usa um Mac se quer usar ao mudar de plataforma “so para usar esse software mais barato e muito bom” vai pagar mais pelo equipamento.. mas isso já é outra história.

      2. Avatar de Relvas
        Relvas

        Talvez porque…. o Excel dá a “abada” ao numbers.. até de olhos vendados.. Eu gosto muito do Keynote e do Pages, a meu ver até superiores.. (o keynote pelas animações.. o Pages pela facilidade de arrastar tabelas, imagens, caixas de texto livremente, coisa que o Word peca.. agora o numbers.. é um recém-nasido ao lado do excel)

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        Hombre, tás a comparar o iWorks com o Office?

        O iWorks está mais para o… o Microsoft Works, que já foi descontinuado há que tempos.

        1. Avatar de Joel Ribeiro
          Joel Ribeiro

          Carlos, nunca usou o Keynote ou o Pages?

      4. Avatar de Carlos
        Carlos

        Além disso, eu acho que já disse isto umas poucas de vezes, o OS X funciona no meu laptop Toshiba? Também me parecia que não, daí que a tua alternativa não o é.

        O Linux e o LibreOffice ainda talvez sejam, o iWorks não.

    3. Avatar de Relvas
      Relvas

      vai, a microsoft confirmou ontem, deve sair no fim do ano… 😉

  10. Avatar de m4nr_
    m4nr_

    Já estive a experimentar o Windows 8, e já decidi que me vou ficar pelo Windows 7.

    Só de olhar para este Office 2013, já decidi que me vou ficar pelo Office 2010.

  11. Avatar de jesus
    jesus

    E quanto ao access, será que ainda faz parte da suite?

  12. Avatar de StormRider
    StormRider

    Nao percebo para que é que querem essa trapagem…..OpenOffice e/ou LibreOffice sao mais que adequados para 99,99% dos utilizadores….

    1. Avatar de Texugoelectrico
      Texugoelectrico

      Mas como é que alguém consegue dizer uma coisa destas!? Experimenta receber um ficheiro feito no MS Office e abri-lo no Libre ou Open e depois diz que é mais que suficiente. É curioso que esse é provavelmente o software livre mais falado (sem contar com SO’s e assim) mas consegue ao mesmo tempo ser dos piores. É preciso um exercício muito grande de fanatismo para dizer que é uma excelente alternativa quando os problemas de compatibilidade são enormes, já para não falar da dificuldade em realizar algumas acções mais avançadas se estiver-mos habituados ao MS Office, em comparação fica a anos luz do seu rival.

      Eu tenho-o instalado mas apenas uso o Draw para editar pdf’s, sendo que ainda é o melhorzito no que toca a compatibilidade, claro que não se pode comparar com o Corel mas é bastante melhor que muitos pagos que por aí andam.

      Ainda na questão das compatibilidades é curioso que mesmo com as restrições dos softwares pagos existem óptimas alternativas livres em quase todas as áreas, desde edição de fotos, vídeo, desenho, CAD, etc, todos com grande compatibilidade. No entanto o que não faltam são fãs do Libre Office a querer comparar o incomparável.

      Já agora, para uma REAL alternativa podem usar sim o Office Starter (Excel + Word), só não dá é para algumas acções mais avançadas, e mesmo assim dá para muita coisa já um bocadinho “à frente”.

      1. Avatar de SatoMew
        SatoMew

        O LibreOffice está perfeitamente à altura das necessidades do utilizador doméstico.

        Quanto a problemas de compatibilidade com documentos de texto, por ex., entre Microsoft Office Word e LibreOffice Writer, é assim tão difícil gravar os documentos em PDF?

        E respondendo ao teu «desafio», os documentos Word 97-2003 (.doc) que tenho aberto no LibreOffice não mostram problemas. O mesmo com apresentações PowerPoint 97-2003 (.ppt). Quanto aos formatos Open Office XML introduzidos no Office 2007, o suporte continua a ser alargado e os problemas cada vez menos.

        Fanatismo? Talvez. Eficácia, produtividade e custo reduzido? Sem dúvida. 😉

  13. Avatar de StormRider
    StormRider

    …e a proposito , agora que a Valve vai lançar um cliente Linux and fazer o porting dos seus jogos (e de seguida possivelmente os jogos dos seus “partners” serao tambem “portados”)para Linux acho que vou tambem largar o Windows definitivamente….

    1. Avatar de Linuxiano
      Linuxiano

      De facto é verdade que as funcionalidades oferecidas pelos programas da suite LibreOffice são satisfatórias e muitas pessoas têm ali uma alternativa para evitar pagar uma licença do MSOffice de forma desnecessária, mas de acordo com a experiência que tenho tido ao usar ambos, para quem faz uso algo exigente e até para quem trabalha em colaboração nos documentos, o desempenho do LibreOffice ainda deixa algo a desejar, precisa tornar-se mais estável e dar mais garantias de qualidade, contudo como já disse mais acima, há que continuar a apoiar o projecto pois é o concorrente livre mais completo que há e se melhorar nos aspectos mais problemáticos, será uma óptima opção.

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Sabes que já está a aí a 3.6.01 Beta , eu já instalei , para beta pareceu-me muito solida e vem com algumas inovações para além da rapidez de arranque quase instantâneo , claro para macros e etc ainda não estamos no ponto , mas a verdade é que quem necessita de macros provavelmente precisa mesmo de gastar os € 500,00 pela suit da Microsoft , mas sem dúvida que é uma pequena minoria que explora essas capacidades do excell , e quanto ao Word , o Write do Libreoffice está muito competente .

        Cumprimentos

        Serva

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Claro.

      E olha ali o Pai Natal!

      Portar jogos Win32+Direct X para Linux é um esforço grande demais para o tamanho do mercado.

      Isso partindo do príncipio que sequer há mercado, porque basta ver a guerra que há por causa dos drivers da NVidia (entre outros) não terem o código fonte disponível para se ter uma amostra do que seria haver jogos inteiros completamente fachados.

      Ainda dava uma macacoa ao sr. Stallman!

      1. Avatar de Serva
        Serva

        No dia que existir uma grande empresa de jogos que decida portar o seu portfolio de jogos nesse mesmo momento as drives da Nvidia para Linux estarão disponíveis , apesar que eu tenho as drives da nvidia instaladas sem problemas e vejo filmes no formato MKV sem nenhum problema , por vezes nem percebo muito bem certos comentários sobre o Linux , dá a sensação que alguns de vocês vêm este SO como sendo algo de outro planeta .

        Cumprimentos

        Serva

      2. Avatar de StormRider
        StormRider

        Vai a http://www.phoronix.com para a ultimas novidades do que a Valve esta’ a planear e a fazer para o Linux….nao e’ um “what if”….VAI mesmo ser feito.

        ….e a Valve nao planeia somente portar o seu cliente Steam e o seu catalogo de jogos….os jogos feitos pelos outros devs que usam o engine da Valve vao poder ser portados tambem….

        Isso para nao falar de muito jogos Indie que ja’ teem versoes Linux que nao correm por enquanto no Steam mas ao mesmo tempo esses jogos ja’ teem versao Windows para Steam….sera’ extremamente facil de ser portada a versao Linux tambem para Steam….

        Linux nao precisa da treta do DirectX para NADA…temos o OpenGL….que curiosamente e’ o que a PS3 usa….e possivelmente a PS4.

  14. Avatar de Joe Fagundes
    Joe Fagundes

    Publicidade disfarçada de artigo jornalístico…

    1. Avatar de StormRider
      StormRider

      Eheheh, podes crer 🙂
      O estilo de escrita do “artigo” nao podia ser mais bem feito se fosse publicidade da propria MS :))

  15. Avatar de Nelson N.
    Nelson N.

    Gostei do “look” do Office.

    Afinal o “Metro” look .. é agradavél quando bem aplicado.

  16. Avatar de Linuxiano
    Linuxiano

    A questão aqui é mesmo os €€€… eu até leria o artigo do início ao fim e ficaria interessado nas novidades mas o utilizador tuga como eu, no meio desta crise, não tem rendimentos suficientes para andar a actualizar tudo e mais alguma coisa, nunca tive hipótese sequer de adquirir o Office 2010 e também não há muita margem para adquirir o Office 2013, pois ainda faço uso de algum hardware mais atrasado que é preciso actualizar, ainda tenho o XP a correr nele, que também é preciso actualizar com uma licença do Windows, serei forçado a adquirir um dispositivo portátil, seja ultrabook ou tablet surface para conseguir aumentar a minha produtividade fora de casa, só depois me posso dar ao luxo sequer de pensar em desembolsar para o Office, os €€€ não esticam para tudo e a Microsoft deveria pensar bem nisto quando decide não integrar o Office junto com a licença do seu SO (pelo menos o básico Word, Excel, PowerPoint e porventura OneNote), portanto enquanto for possível, irei utilizar o Office 2007 e esperar que alguns problemas ainda por resolver no LibreOffice sejam ultrapassados até que o Office2007 deixe de ser suportado.

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Boa tarde e posso perguntar porque que usas o XP que considero um SO já muito ultrapassado , já experimentaste algum SO Linux ? …

      Cumprimentos

      Serva

  17. Avatar de João Mateus

    Sabe-se alguma coisa em relação ao Office estar disponível em dispositivos Android, ou não foi anunciado nada?

  18. Avatar de Relvas
    Relvas

    Gostei do que vi.. o metro dá-lhe um aspecto mais suáve… Pena que o ribbon continue lá.. e pareça um “travesti” com este novo metro ui… é só o que peca a meu ver.. isso e alguns icones continuarem pequenos demais para tablet.. mas até ao fim deve ser alterado 😉

    1. Avatar de Ricardo

      Eu acho que o ribbon despacha muito serviço.

  19. Avatar de andre
    andre

    mais do mesmo, desde o 2007 k é sempre a mesma coisa, gasta se tanto dinheiro qnd há gratuitos k servem perfeitamente para utilizadores basicos e medios… lavagem cerebral é lixada

  20. Avatar de Dlencastre
    Dlencastre

    Já estou a ver o filme da dos colaboradores da empresa onde trabalho como IT…
    Trrimmmmm – Está? Fulano? olha onde está o botão imprmir?…
    Trimmmmmm – Sim? – Fulano? olha onde é que estão as pastas publicas?
    Trimmmmm – SIM? – Fulano? olha, onde é que está o outlook?

    A mudança que poderia ter sido gradual, foi o tanas. Andaram a complicar com o office, a queimar o outlook para o express por ser simplista, nem comento o salto do 10 onde a maior parte dos twain dos scanners não trabalham… efim.

  21. Avatar de Marco Albuquerque
    Marco Albuquerque

    Boas.
    Gostei do visual e das novas funcionalidades dos vários aplicativos. Fiquei muito agradado acerca da grande integração que existe com a Cloud (um serviço com 25GB e com office integrado é bom).
    No entanto, quando vi o gestor de tarefas, reparei que o Office 2013 usa 10x mais recursos (Memória física) que o Office 2010 – Comparei páginas em branco nos dois aplicativos.
    Para quem possua uma máquina com pouca memória torna-se impossível ter Word, Powerpoint e Chrome abertos.
    Obrigado.

  22. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Alguém sabe se é possível ter este Office instalado, mas, ainda assim, manter como pré-definido o Office 2010?

  23. Avatar de Não quero divulgar o nome
    Não quero divulgar o nome

    LibreOffice funciona.
    O resto é só aparência com custos.

  24. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Adoro interfaces recto, planos

    Acho que vou gostar do Office 2013 y Win8.

  25. Avatar de Sr.Antiquado
    Sr.Antiquado

    Uuuuui, penso que esse Office não vai ser para quem quer, vai ser para quem tem um pc muito potente! Eu ainda continuo com o Ofifce’97 instalado no meu Windows 7 ultimate.
    Antes que venham dizer que sou maluco, digo-vos já que as funcionalidades são praticamente iguais ao 2010 apenas muda o facto de que não precisa de senha para instalar a ativação, e tem uma barra lateral com muita utilidade para mim

  26. Avatar de Sr.Antiquado
    Sr.Antiquado

    Olhem essa versão pode ser instalada sem que perca o office’97? Mais uma pergunta: esse office só existe em inglês, certo?

  27. Avatar de vasco marques

    O que há de novo no Excel 2013?
    Flash fill, Powerview, Gráficos sugeridos e formatação, Timeline, Relationship, Recommended pivot tales, Quick Analysis e Cloud. Descubra neste artigo, de forma simples e ilustrada com um vídeo exemplificativo, as principais novidades do Excel 2013.
    http://www.vascomarques.net/vm/TIC-Empresas/excel-2013.html

  28. Avatar de ezequias oliveira
    ezequias oliveira

    como faço para mudar a cor da barra de ferramentas que é branco,e contrasrar com a página de edição.

  29. Avatar de Miguel Rodrigues
    Miguel Rodrigues

    Boas, sabem-me dizer se vai haver a versão PT-PT ou apenas a PT-BR. Onde posso verificar.

    Abraço

  30. Avatar de JP Moreira
    JP Moreira

    pois Miguel, eu também vinha a procura do mesmo e sai este reme´reme todo…
    mas isto não é o site da Microsoft? e não é para fins informativos do produto MS?
    perde um gajo tempo a ler esta “m####a” toda para chegar ao fim e não ter utilidade alguma.
    se outros são assim tão bons e melhores que este, perde
    esta gente tempo a vir aqui largar a sua bitola para que??
    no mundo da tecnologia e falo por experiencia, a gente recebe o que paga e acabou, não há melhor nem há pior. há o que pagas!!! agora temos de saber é de facto para que precisamos, usamos ou pretendemos o programa em questão. fora deste contexto, é conversa da treta.

    resumindo, o Office 2013 em Português/Portugal? para quando?
    se houver alguém que me possa informar desta questão, eu agradeço desde já.
    JP

    1. Avatar de aP
      aP

      na technet ainda nao ta disponivel, é esperar mais umas semanas que deve de tar quase a sair.

      1. Avatar de JP Moreira
        JP Moreira

        Obrigado aP…
        de qualquer maneira so regresso a Portugal finais de dezembro, vamos la ver se ate lá “ele” aparece.Boa semana ai desse lado.

  31. Avatar de Jonathan
    Jonathan

    Pessoal boa tarde,

    alguém sabe me dizer como faço para sumir o assunto da conversa quando iniciada? Por exemplo alguém me manda uma msg instantânea, no meu Lync 2010 aparecia a janela da pessoa e escrevia, “fulano is inviting you to conversation” isso era ótimo, ninguém sabia o assunto, agora quando atualizei para o 2013 quando alguém me manda msg sai na “janelinha” que sobe, sai o que a pessoa está escrevendo, como se fosse uma espécie de Preview, isso é totalmente desnecessário e desagradável, podem me ajudar por favor?