Messenger continua activo até final de Abril

55 Comentários

A Microsoft adquiriu o Skype em 2011 e desde aí se previa que iria existir uma fusão entre a rede MSN e rede Skype.

Em finais de 2012 começaram a aparecer os primeiros rumores da integração das duas plataformas e em Novembro de 2012 a Microsoft confirma tais rumores, informando que estava para  breve a integração das estas duas redes, mantendo o Skype como a principal aplicação de IM.

No entanto, apesar de estar previsto para 15 de Março o fim do Windows Live Messenger, a Microsoft, em comunicado oficial, vem agora apresentar novas datas que mantêm o MSN “vivo” até finais de Abril.

skype_01

O Skype conta actualmente com mais de 280 milhões de utilizadores em todo o mundo. A Microsoft Advertising anunciou recentemente que o Skype cresceu 25% nos últimos 6 meses e conta actualmente com cerca de 1 milhão de utilizadores em Portugal.

Devido à complexidade envolvida na integração das plataformas e dimensão de toda a rede, no que diz respeito a utilizadores, a Microsoft informou no site oficial do Skype que a actualização do MSN para o Skype (para ambiente de trabalho) terá inicio apenas a 8 de Abril, sendo que tal processo levará algumas semana até ser concluído.

A actualização começará pelos cliente de língua inglesa e terminará com a actualização para os utilizadores de idioma português do Brasil, a 30 de Abril ou até mais tarde – saber mais aqui

De salientar que o Skype oferece agora novas funcionalidades do Messenger como por exemplo;

  • Emoticons
  • Conversa em grupos
  • Partilha de ecrã
  • Historial das conversas
  • Autenticação com as credenciais do Facebook
  • Mensagens e vídeo com amigos do Facebook
  • ..etc, etc

Para quem pretender saber mais sobre estas novas funcionalidades, pode consultar aqui um tutorial partilhado pela própria Microsoft.

Criticas dos Utilizadores

Ao longo deste período de transição, que ainda não terminou, muitas têm sido as criticas e dificuldades dos utilizadores relativamente ao “novo” serviço da Microsoft.

Tais dificuldades têm levado inclusive a que muitos utilizadores tenham abandonado a rede de comunicação da Microsoft e adoptado o Google Talk ou até o Facebook Chat. Tal como nos têm informado, o suporte, nesta fase, não tem sido o melhor.

As “novas” funcionalidades , integradas já no Skype, e a disponibilização de vários clientes para as mais diversas plataformas, levam-nos a crer que este será certamente o cliente de IM mais completo e com melhor suporte. No entanto parece-nos que fica ainda a faltar um cliente oficial para a Web e talvez uma rede social associada.

Partilha da opinião que o Skype será o melhor IM ou a fusão levará a que os utilizadores abandonem este serviço?

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de WTF
    WTF

    O que já muitos fizeram é o que me vejo a fazer: Escolhe outro Messenger.
    Há muitas opções por ai, bastantes tendo opções moveis que será só uma questão de tentar escolher aquela que a maior parte dos meus contactos optem caso as ferramentas oferecidas sejam adequadas.

    Há que ser franco, o MSN tem funcionalidades (Ou pelo menos acesso as mesmas via Plus!) que não existem no Skype de momento e provavelmente nada cedo vão fazer parte da aplicação – E nada disto tem a haver com chamadas por voz ou video… se fosse isso que eu queria de facto até usava Skype, mas para a vertente de texto e sem funcionalidades que ofereçam apoio o Skype como substituto ao MSN não é nada mais que uma ferramenta exageradamente pesada, com uma interface atrofiada, metade das opções e com nenhuma novidade em retorno.

    Seria bom que esta decisão da Microsoft viesse em seguimento de uma analise que há muitos, mas muitos utilizadores a preferirem o velho Messenger em vez do Skype, mas infelizmente sei que não é essa a razão e isto é um barco a afundar, para o qual tenho de encontrar uma alternativa superior ao que a Microsoft oferece.

    1. Avatar de ( ͡° ͜ ʖ ͡°)
      ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

      “e isto é um barco a afundar”
      Se chamas a isto “O Skype conta actualmente com mais de 280 milhões de utilizadores em todo o mundo. A Microsoft Advertising anunciou recentemente que o Skype cresceu 25% nos últimos 6 meses e conta actualmente com cerca de 1 milhão de utilizadores em Portugal.” a afundar, rapaz, vai rapidamente a um medico. Nao sei que funçoes faltam ao Skype que no msn tenha, jogos? Realmente voces… teimosia, pergunto me usas win8, ou nao migras para ele porque nao tem tudo o que o 7 tem? Só desculpas a cair, mas no final vou sempre lá parar, em abril de certeza que vao lá muitos parar…
      Já agora, que funcionalidades tem o msn que o skype nao tenha? Pensa antes de mandar ao ar, se eles estao a juntar os 2 (skype+msn) claro que o que um nao tem o outro dá logo com essa funçao, vai ser a mesma coisa porque as funçoes deles os 2 vao estar lá sempre, agora nao me venham com a cena da “interface” ou que é “atrofiado de escrever” ou entres outros, que por amor de deus, o software é outro, o teclado é sempre o mesmo…
      ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

      1. Avatar de Vítor M.

        Diogo, troca de nick, este só dá problemas, Sff!

        1. Avatar de ThatFace
          ThatFace

          Já mudei, mas posso continuar a assinar com ela?
          ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Eu acho que devias tirar. Parece que temos sempre alguém a olhar para nós 🙂

          2. Avatar de ThatFace
            ThatFace

            Isso é porque ele esta mesmo a olhar para nós…
            ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

            Só meto se nao der mesmo confusao, mas realmente é pena deixar de assinar com ele, para intimidar!

      2. Avatar de Fred
        Fred

        O WTF deve sentir falta da p****** que o Plus! oferecia xD Ainda bem que não existe Plus! para Skype.

        1. Avatar de Ghost
          Ghost

          Por acaso existe plus para o skype!!! 😀

          1. Avatar de ThatFace
            ThatFace

            E o Ghost só confirma o que disse, as funçoes do Skype e do MSN estao juntos num só sitio.
            Nao á desculpas para se queixarem dele…
            ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

          2. Avatar de Fred
            Fred

            Pois não há desculpas

      3. Avatar de Zé ninguém
        Zé ninguém

        Falta letra colorida, emoticon personalizado e mensagem instantânea offline!

      4. Avatar de WTF
        WTF

        O barco que falava era o MSN, é esse que vai parar, certo?

        Anyway, se achas que a diferença no interface não incomoda, optimo para ti. Afecta outros, inclusive eu.

        Diferenças de funcionalidades?
        Plus e plugns. Tens o Plus no Skype? Novidade, não é a mesma coisa, mas quem não sabe utilizar a aplicação obviamente não percebe o que está a perder. Eu acho confortavel poder enviar ficheiros grandes via MSN com as vantagens de FTP; usar luzes do teclado por exemplo para indicar que recebi uma mensagem caso não me tenha apercebido do som, so on, so on.

        Emoticons customizados, avatares animados, etcetera.
        Provavelmente vais dizer é picuice.
        Mas o MSN tem e Skype não, certo?

        Um tem coisas que o outro não, ponto.
        Por favor, vai lá por o teu teclado onde o quiseres, mas se es cego às diferenças, há aqueles que não, e se o que eu quisesse fosse só o simples contacto por texto há N alternativas ali fora mais leves que o Skype e com um interface menos anormal.

    2. Avatar de César Araújo

      Pidgin.im uma alternativa simples (ao inicio feio) mas com o tempo atractivo e funcional. Pidign simplesmente funciona!

    3. Avatar de Joji
      Joji

      +1
      o skype é muito mau, pelo menos para mim que não faço videoconferencias. bah

      1. Avatar de ThatFace
        ThatFace

        Podes usar o Skype só para teclar, nao és obrigado a estar numa chamada com 4 pessoas, ate porque dá mais geito (jeito?) para jogos e nao estares sempre a fazer ALT+TAB para escrever, mas gostos sao gostos…
        ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

  2. Avatar de Hugo Monteiro
    Hugo Monteiro

    Toda a mudança tem o seu custo como opinião, aconteceu o mesmo com a entrada do Win8 muita critica mas no fim depois de umas horas de uso não se quer outra coisa. Somos assim criticadores de tudo e do nada no fim entra-se na rotina de uso e conclusão afinal até é melhor que se pensava. Na minha opinião vai suceder o mesmo com o msn.

    Não me parece que leve ao abandono por parte dos utilizadores do serviço Skype ou MSN, é uma ferramenta útil em amplos sentidos, pessoal, comercial, etc… que hoje em dia é impensável não usar.

    Por mim, já fiz a migração e uso o Skype com login de msn sem problemas.

    1. Avatar de ( ͡° ͜ ʖ ͡°)
      ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

      Bravo, +1 , alguem ainda sabe o que diz…
      ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

      1. Avatar de tavares
        tavares

        …+2!! Fiz a “migração” do MSN para o Skipe sem qualquer dificuldade ou problema.Acho um excelente serviço em todos os aspectos.

    2. Avatar de XXT
      XXT

      Apenas te posso garantir que deixei de utilizar este tipo de serviços com o desaparecimento do Messenger. Gostava de fazer uns jogos com os amigos e por isso o utilizava, para conversar por escrito qualquer porcaria serve e, na maior parte dos casos, basta mesmo sms, que também são grátis..

  3. Avatar de Rui Pt.
    Rui Pt.

    Por mim podiam acabar já com ele.
    Quando ví o primeiro anuncio do fim, liguei-me após meses de inactividade e assustei-me.
    Perfis de gernte supostamente online cheios de mensagens estranhas, avatares suspeitos, mensagens automáticas com links que despertaram o anti-virus… Verdadeira cidade fantasma.

    E eu que há 2 anos atrás dizia que dificilmente algo o ultrapassaria… Hi5, Myspace, Messenger,… Pode ser que haja esperança para o fakebook também.

    1. Avatar de Fred
      Fred

      É verdade que qualquer serviço chega um dia até seu fim. Acredito que o facebook será o primeiro daqueles que existem hoje em dia.

  4. Avatar de João Reis
    João Reis

    Skype foi acabar com o Messenger e deixar a fatia de IM passar para o Facebook que é o que as pessoas começaram a fazer já à muito.

    Skype não quer ser alternativa IM ao Messenger, nem sei muito bem o que eles querem, mas Skype é sinónimo de pesado e lento. Nada prático pelo menos. Come recursos imensos nas versões smart-phone.

    Microsoft estagnou o MSN e deu-o ao Facebook que já tem Messenger e é hoje em dia a forma mais prática de comunicar. Toda a gente tem a App Facebook no telemóvel portanto não precisam de usar mais apps apenas aquela que engloba tudo. Pessoalmente não uso facebook para chats mas vejo os mais novos todos a usarem. Ofereceram o ouro ao bandido.

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Skype sempre foi alternativa ao MSN desde que foi criado, na minha opinião sempre foi melhor, mas com compra do MS não fazia sentido nenhum deixar os dois serviços ativos. O melhor venceu. É verdade que Skype é pesado nos telemóveis, mas no PC não há nada melhor do que Skype. Claro se tiver máquina do século passado fica lento de mais.

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Quem venceu foi o Facebook, estás a confundir conceitos. Skype não compete com Messengers, Skype é uma coisa diferente para uso de chamadas de internet, poucos usavam para chat. Agora passaram a usar Facebook.
        Se há alguém que ganhou foi o Facebook e se alguém perdeu foi a Microsoft, tanto com o WLM como com o Skype.
        Podes ver pela pequenada que é a maioria dos utilizadores de IM, usa tudo o Facebook Messenger, ou o site do Facebook, MSN já tinha acabado e não foi pelo Skype lol foi pelo Facebook.

        1. Avatar de Fred
          Fred

          Há enorme diferença entre usar messenger do facebook e skype, não vais criar uma conta no facebook só para usar messenger não é? Portanto quem não tem conta no facebook nunca usará o messenger, aí está grande diferença. Por não falar de outras vantagens de usar skype em vez de facebook.

          1. Avatar de João Reis
            João Reis

            Claro que toda a gente usa Facebook hoje, estamos a falar de 90% dos utilizadores são conhecedores das redes sociais. Claro que para falar com familiares quando estamos fora do país o ideal é o Skype se queremos usar Video-Conferencia.
            Falaste que um ganhou ao outro mas tanto o MSN como o Skype pertencem à Microsoft que canibalizou o MSN e não acrescentou nada que faça as pessoas usarem o Skype como Messenger.
            Agora tudo envia mensagens pelo Facebook, alias as próprias SMS estão em vias de extinção, já reduziu em muito o tráfego de SMS Mundial muito devido ao Facebook e as suas Mensagens que vieram substituir de uma forma prática. Claro que ainda vamos ter 10 anos de SMS a funcionar mas já começou o declínio até à extinção.

          2. Avatar de Joji
            Joji

            dois erros.. nem toda a gente usa facebook porque nem toda a gente é “sociável” online.. e se as SMS diminuíram, muito contribuíram as aplicações tipo whatsapp e mesmo outro ex. falo com amigos que estão nos usa online no skype pelo chat do windows Phone..

  5. Avatar de Fred
    Fred

    “De salientar que o Skype oferece agora novas funcionalidades do Messenger como por exemplo;”

    As seguintes funções não são novas no Skype, já existiram muito antes de MS ter comprado Skype.

    1. Avatar de eu mesmo
      eu mesmo

      por acaso também reparei…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Talvez o termo “novo” não seja aplicável a todas as caracteristicas apresentadas:

        Skype offers many features Messenger users know and love such as emoticons, group instant messaging, and screen sharing, and we think you will discover many other advantages of using Skype:

        Instant message conversation history
        The ability to edit and remove instant messages
        Being able to share files and contact information
        Video calling and instant messaging with Facebook friends
        Group video calling

  6. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Embora seja daqueles que tenha o Skype mas pouco ou nada use, muita gente me pergunta como será que vão ser notificados dos emails que recebem no atual messenger. Será que o Skype terá notificador de emails também?

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Aposto que quando outlook.com tiver versão final MS vai adicionar essa opção para Skype. Embora na minha opinião é uma funcionalidade inútil.

      1. Avatar de Alexandre Amaral
        Alexandre Amaral

        Para mim o ideal era o contrario, ter o skype integrado no outlook.com (incluindo videochamada)

        1. Avatar de Fred
          Fred

          outlook.com já possui o Skype integrado (video chamadas)

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            No próprio site? Nunca vi. Está onde mesmo?

          2. Avatar de Fred
            Fred

            Sim, no chat

  7. Avatar de irlm
    irlm

    será que as alternativas como pidgin, vão ser afetadas com o protocolo msn?

    1. Avatar de nilton
      nilton

      eventualmente a microsoft vai acabar com o protocolo, portanto os softwares IM Multiprotocol irão deixa de se conectarem através do MSN, daí a microsoft estar de certa forma a fundir as contas MSN/Skype

  8. Avatar de Pedro Gameiro
    Pedro Gameiro

    Boas,

    Querem que o comum dos mortais use o skype, possibilitem de forma gratuita chamadas voip para números fixos e móveis…

    Abraço

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Boa, também acho, pelo menos dentro de uns países e com limite mas gratuito seria ótimo.

  9. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Eu uso e recomendo o Trillian. é Simples, rápido e leve. Para quem quiser as mariquices de cores, desenhos etc do MSN, também há, mas são secundárias. O Trillian ainda agrega contactos de vários protocolos, como Skype, Facebook, Google Talk e outros, mas ao contrario de outros clientes semelhantes, tem uma rede própria para falar entre utilizadores do Trillian que permite video chamada com facilidade. Eu estou vendido há uns 5 anos e não voltei mais atrás 🙂

  10. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Correndo o risco de me repetir de novo (pela milésima vez) sempre fui defensor de multimensageiros. Tanto é que usei durante muito tempo o Digsby (www.digsby.com) em casa. Já no emprego para muita pena minha só o Gtalk e o Skype é que funcionam…

    Outro tipo de programas como o Pidgin ou o Miranda (e outros tantos que testei) nunca funiconaram comigo e sem suporte ao Skype se bem que acho que havia um que tinha suporte mas precisa do Skype instalado (no emprego).

    Esperemos para ver o que acontece… :mrgreen:

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      *funcionaram desculpem. O PPLWARE não me permite “editar” o que escrevo…

    2. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Trillian suporta Skype ^^ Menos video chamada.

  11. Avatar de Daniel
    Daniel

    Porque é que o pessoal continua a falar como se o skype/msn/facebook fossem rivais? O msn vai passar a ser só skype e … caso não tenham reparado, o skype e o facebook estão interligados.

  12. Avatar de Ricardo Luis
    Ricardo Luis

    Vou deixar de usar. Uso o Miranda IM que é o cliente mais leve que conheço.

    Tem suporte para Gtalk, Facebook e MSN, vamos ver ate quando.

  13. Avatar de Fábio
    Fábio

    Há uma coisa que não vejo falar.. O serviço do msn tinha uma particularidade muito boa que era ter mensagens offline. As mensagens eram guardadas no servidor e entregues ao outro contacto assim que ele se ligasse. Com o skype, pelo menos para já, são necessários estarem os dois na conversa para as coisas chegarem ao outro lado… :\ espero sinceramente que venham a implementar essa funcionalidade, que dá muito jeito por vezes, numa versão posterior do skype.

    1. Avatar de Joji
      Joji

      sem dúvida uma particularidade muito útil.. quando é necessário deixar algum recado a quem não está offline, era como um centro de mensagens de caixa de correio..

    2. Avatar de Fred
      Fred

      Exato, ser necessário estar dois online ao mesmo tempo, mensagens offline do skype da maneira como está agora é ridículo.

    3. Avatar de Jorge Santos
      Jorge Santos

      Viva, mas isso sempre foi possível no Skype.

    4. Avatar de ThatFace
      ThatFace

      Nao é bem assim, se eu estiver on-line posso muito bem mandar mensagens para um contacto off-line que ele depois recebia todas, pelo menos nunca me ocorreu ter esse problema…
      ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        O problema está em recebermos as mensagens apenas quando os dois estão online.. têem de estar os dois online para as mensagens serem entregues, ou seja, as mensagens são enviadas ponto a ponto e não há nenhum suporte para mensagens offline do lado do servidor.. no skype.. no msn há!

    5. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Isto é uma dor de cabeça quando etás uns dias sem ir ao skype. Entras e recebes milhentas mensagens de uma vez. É o maior problema do skype, para mim.

  14. Avatar de RELEX
    RELEX

    A galera parece que adora se apavorar e criticar pro negativo! acham que perderam o email hotmail ao atualizar pro skype e por aí vai… entro no skype e no email hotmail ao mesmo tempo NA BOA SEM PROBLEMAS e pelo email ainda vejo quem ta online no Skype. Pensa q perdeu sua caixa de entrada hotmail? digita hotmail na pag de pesquisa e vai la em: msn brasil… lá ta ele, só clica no hotmail e entra normal. Quanto ao layout como sempre é obvio QUESTAO DE TEMPO COM CERTEZA LOGO A MICROSOFT resolve isso, aposto q só passar essa fase de transição e tudo ficara bem como os usuarios pedem, afinal a gigante não jogaria alto pra nada, concordam!