MediaPortal 1.0 RC 4

18 Comentários

MediaPortal é uma aplicação Open Source ideal para converter o PC num centro Multimédia avançado. Com o MediaPortal pode ouvir as suas músicas, rádio, ver os seus filmes gravados no PC, DVD’s bem como ver, gravar e até agendar gravações de programas televisivos. Basta que para isso tenha uma placa Tv instalada.

Este software suporta ainda um sem número de plugins e skins que permitem estender as suas funcionalidades. Excelente alternativa aos Media Center do Windows XP Media Center Edition ou do Windows Vista, e que, na minha opinião, em muitos aspectos vai bem mais longe, quer a nível de funcionalidades, quer a nível de usabilidade e estabilidade.

Depois de efectuar o download e a instalação, este programa divide-se em duas categorias essenciais: a aplicação de “setup”, que é utilizada sempre que queremos modificar um parâmetro, acrescentar um plugin ou skin, nomear os directórios com músicas ou filmes, etc e por outro lado, temos a aplicação propriamente dita.

As opções de configuração são imensas, mas uma que achei bastante curiosa e útil, é a integração directa do Daemon Tools no programa, podendo assim definir aqui directamente discos virtuais.

O ecrã principal (bem como no fundo todo o programa) é bastante semelhante ao Media Center, quer do XP MCE ou do Vista. Assim, quem já os conhece, num minuto estará familiarizado com esta aplicação.

Existem também algumas opções de configuração dentro da aplicação principal, principalmente no que diz respeito ao ecrã em si, codecs a utilizar, etc.

Mesmo a partir da instalação de raiz, o Mediaportal já traz algumas utilidades, que podemos usufruir, como é o caso da previsão do tempo

ou até mesmo jogos.

Tetris

Soduko

Na interface, aparecem os ficheiros áudio / vídeo por listagem ou por ícones, mediante o que tivermos definido previamente a nível de directórios na aplicação de “setup”.

Uma curiosidade, que penso não ter visto ainda noutro programa de visionamento de vídeos (pelo menos nos que conheço, embora não sejam muitos) e certamente não existe no Media Center do Windows, é a capacidade de resumir um filme (avi, mpeg, etc) que previamente estamos a ver e paramos, mesmo que entretanto tenhamos fechado a aplicação ou até desligado o PC.

Normalmente, esta função era exclusiva dos DVD’s.

A partir do site, podemos fazer o download de vários módulos para “aprimorar” o Mediaportal, e muitos deles (pelo menos todos os que testei, não tendo sido exaustivo) incluem uma rotina de instalação,

evitando assim aqueles “truques” e “voltas” que é preciso dar para instalar um extra, comum a muitos outros programas.

Podia dizer muita coisa sobre esta aplicação, mas as opções e funcionalidades são tão vastas que só isso dava para um site dedicado.

Assim, se tiverem uma ligação do PC à vossa televisão, preferencialmente por DVI / HDMI, onde a imagem é muito melhor, não hesitem em experimentar este programa. Tenho o Vista instalado em casa e uso o MediaPortal, em detrimento do Media Center.

Obviamente, podem utilizar um comando multimédia, pelo que a experiência de centro multimédia ficará mais completa. Esta aplicação suporta vários tipos de comandos, pelo que a escolha não está assim condicionada.

Para terminar, só é pena que não haja uma versão para Linux. Vale bem a pena.

NOTA: Artigo escrito por Eduardo Sousa para o Pplware.

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista
Download: MediaPortal 1.0 RC4 [28.04MB]
Homepage: MediaPortal

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Campos
    Joao Campos

    Muito bem, congratulo-vos por uma review de uma app para ter um sistema multimédia em casa já que muita gente está interessada em fazer um HTPC ou algo parecido.
    Eu tenho no meu HTPC uma versão mais antiga desta coisa instalada, tenho a dizer que gosto bastante e que tem algumas opções que não encontrei noutros lados, por exemplo só ler ficheiros de DVD só a 2x speed para impedir o barulho de turbina de avião. Também tem um aspecto todo jeitoso.
    O meu favorito continua a ser o XBMC, que aliás serviu de fonte de inspiração para este projecto, mas dá-me ideia do Media Portal ser mais flexível. Still, out-of-the-box, o XBMC rula (eh pá desculpem pela linguagem mas as palavras falham-me quando tento dizer bem de um software que amo há tanto tempo).

  2. Avatar de BESTCINE

    Este programa está à altura do Windows Media Center???

    ———-

    http://www.best-cine.com

  3. Avatar de AntunesN
    AntunesN

    XBMC continua a ser o melhor sem duvida… para windows, linux, mac os ou xbox 😉

  4. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Isto não é muito pesado para a máquina?
    Assim tipo 300 kgs?
    ______________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  5. Avatar de Sérgio Dias
    Sérgio Dias

    Quilos? Fogo, no meu só pesa 300 MB, se no teu pesa 300 Kg, é melhor desinstalares… 😀

  6. Avatar de AreosaMan
    AreosaMan

    Uso este programa à já uns largos meses e é fantástico e muito, muito personalizável. E as especificações mínimas passam apenas por um CPU 1.4Ghz e 256 de RAM. O plugin das séries permite ter a biblioteca com uma apresentação excelente e muito vistosa.

    Cumps

  7. Avatar de J.C
    J.C

    Eu tenho usado o Media Center do Vista Ultimate e devo dizer que estou bastante contente com o sistema. E para quem não sabe com este sistema e quem tenha uma xbox360, a xbox funciona como um extender ao media center.

    Este nao testei mas parece-me ser uma alternativa interessante. Agora para quem tem uma xbox eu recomendo sem duvida o MCE em vez deste ou qq outro que não tenha a possibilidade de usar a dita como extender.

  8. Avatar de running_wild
    running_wild

    E ainda para linux

    Elisa – http://elisa.fluendo.com/

  9. Avatar de André Pereira

    Muito bom, diria mesmo que será melhor que o Windows Media Center incluído no nosso “amigo” Windows:)

  10. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Ele poderá executar automaticamente sempre que o PC é ligado sem entrar no ambiente de trabalho ou será necessário fazer sempre login e depois executar manualmente???
    A intenção é ter um computador na sala a fazer o serviço de leitor de dvd, playstation e etc…

  11. Avatar de Nastase

    Mais um pergunta para o pessoal entendido: isto dá para fazer stream de filmes com legendas para a PS3? Tipo isto dá para ser um gênero de TVersity mas sem os problemas de gaguez 😀 ? Ainda estou para encontrar um media server que permite incluir as legendas on the fly e que não faça com que os filmes reproduzidos estejam sempre a empancar…

    (e o problema não vem da minha máquina pq um QuadCore com 4Gb de RAM chega perfeitamente para fazer encoding em tempo real – o processador nunca passa dos 30% de uso 😉 )

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  12. Avatar de Handtokeyboard

    Nastase, eu uso o TVersity e o FFshow e vejo legendas na minha playstation 3 apartir do meu computador de mesa! Tive uns grandes problemas até descobrir como o fazer mas descobri é simples de mais.

  13. Avatar de Nastase

    Eu também consigo ver… O problema é que o vídeo tá sempre aos soluços. Pára uns segundos e depois continua. Também te aconteceu o mesmo? Conseguiste resolver?

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  14. Avatar de Paulo Sobral
    Paulo Sobral

    Aconselho a todos os que pretendem um Mediacenter na vossa sala, instalar esta preciosidade…uso o MP desde 2004 e todos os dias existem novidades fantasticas para este programa.
    O plugin que mais destaco é sem duvida o já referido My TV Series…nunca mais vão querer outra coisa…:)

  15. Avatar de JRodrigues

    Olá pessoal, desejo um feliz 2009!
    Estive a ler algumas opiniões e acrescento algo mais.
    O MediaPortal é excelente, para quem quer ver filmes, fotos, etc. Se quiserem utilizar uma placa de TV é melhor desistir. Recomendo este media center.
    Para quem não quer ter qualquer tipo de problema c/ placas de TV e afins, então aconselho vivamente o uso do Windows Media Center, programação de gravações funciona mesmo que o PC esteja suspenso. Existe mais estabilidade no WMC, que no MediaPortal. Asseio a chegada da versão 2 deste último, que já tem versão beta, mas cheia de bugs.
    Espero ter dado um contributo, um abraço aos frequentadores do PPLWARE.

    Cumprimentos
    JRodrigues

  16. Avatar de Leandro
    Leandro

    Alguem conseguiu baixar o Skin Xface, nao sei porque mas nao estou conseguindo parece estar quebrado o link.Se alguem tiver teria como colocar um outro link para download.(Rapidshare…….)

    Valeu