Luxand Blink 2.0 – Autentique-se no Windows usando a sua face

40 Comentários

O Windows tem evoluído consideravelmente ao longo de todas as suas versões. As novas versões trazem sempre novidades ao nível da interface, personalização do ambiente de trabalho, segurança, usabilidade, etc. No entanto, a forma como é realizada a autenticação no Windows mantêm-se inalterada. Os utilizadores necessitam de introduzir utilizador e password para se poderem autenticar perante o sistema.

Uma vez que a maioria dos computadores vêm já equipados com uma webcam, porque não usar a mesma para fazer autenticação, perante o sistema, através do reconhecimento facial?

Luxand-Blink_1

A autenticação através do reconhecimento facial é uma função que não é nativa em nenhuma versão do Windows. Esta funcionalidade pode ser conseguida, instalando uma aplicação que permita tirar partido da nossa webcam. Para isso, apresentamos o  Luxand Blink, uma aplicação simples e que permite autenticação do utilizador com baseno reconhecimento facial.

Após instalar a aplicação e proceder a algumas configurações, a mesma fica disponível quando o utilizador procede à introdução das credenciais para acesso ao sistema.

Como instalar/configurar?

Passo1 – Para começar, instalamos a aplicação e corremos a mesma.

blink_01

Passo2 – Em seguida, somos alertados que a aplicação irá proceder à captura e reconhecimento da nossa face e que os utilizadores deverão fazer breves movimentos com a cabeça, para a esquerda e direita.

blink_02

Passo3 – O processo de captura e reconhecimento da face vai começar.

blink_03

Passo4 – No final, é pedido para o utilizador inserir a password que normalmente usa para entrar no sistema.

blink_04

Após a execução dos passos anteriormente referidos, o nosso sistema está pronto para aceitar autenticações baseadas no reconhecimento facial.

blink_06

O  Luxand Blink disponibiliza ainda um pequeno menu para controlo da aplicação.

blink_05

Depois de realizar alguns testes a esta aplicação, cheguei a conclusão que é mais simples e versátil do que o software inserido no pacote de aplicações que vinha com a minha webcam para o mesmo efeito. Experimentem e dêem o vosso feedback relativamente ao funcionamento nas vossas máquinas.

Artigos relacionados

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Vista/Win7
Download: Luxand Blink 2.0 [8.56 MB]
Homepage: Luxand

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Veloso
    Tiago Veloso

    Do género deste, mas com bastantes mais funçoes (como login no facebook e twitter…) recomendo o KeyLemon (em portugues!!!). http://www.keylemon.com/
    Cumprimentos,
    Tiago Veloso

  2. Avatar de DoContra
    DoContra

    Óh Pedro, as fotos que apresentas no post não coincidem com a imagem que temos de ti… 😉

    Agora fora de gozo: excelente aplicativo! Há mais PC (e laptops) com webcams do que leitores de impressões digitais. Penso eu de que…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh…eu sou bem mais bonito 🙂

    2. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      LOL
      Mas disseste uma verdade… 😛

    3. Avatar de sj
      sj

      Eu já experimentei uma aplicação semelhante e o que fazia era gastar quase mais um minuto do arranque… nesse tempo prefiro escrever uma pass com 21 caracteres e ainda comer 2 bolachas.

      Não acontece com mais ninguém?

      1. Avatar de Hugo Alves
        Hugo Alves

        Comigo funcionou a primeira , nada de crash ou lentidão .. mesmo que me esteja a mover , paro e da perfeitamente!

  3. Avatar de killer
    killer

    Sinceramente, é fraquinho. Pelo menos comigo, não reconheceu a minha cara a 1ª, nem a 2ª…nem a 3ª. Ainda me crashou o spalsh de login uma vez. Compreendo perfeitamente que seja difícil fazer um programa deste tipo, mas enfim pela minha breve experiência leva nota negativa.

    1. Avatar de Rui Costa

      deves ser mesmo feio…vá lá enquanto não partiu… LOL.

      Brincadeirinha, cara. Não leves a mal.

      1. Avatar de killer
        killer

        Eh eh eh teve piada (=

        1. Avatar de Cueca
          Cueca

          Killer… com esse nick não há reconhecimento facial que resista… nem o da CIA!

  4. Avatar de Carlos Costa

    Não é seguro!!! Tentem ter uma foto do utilizador para se conseguir o login!!! Há tambem “sistemas que funcionam numa pen para se “recuperar” o user & pass

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      Tentei, não funcionou.

      1. Avatar de Carlos Costa

        Tenta novamente!!! Eu fiz várias vezes e só me falhou 1.

        1. Avatar de João Campos
          João Campos

          É provavel que seja por ser uma foto pequena (não tenho nenhuma foto em ponto grande lol).

  5. Avatar de Fontes
    Fontes

    Funcionou muito bem, experimentei ate com varias possiçoes do cabelo, a frente da cara e tudo e funcionou muito bem, agora vou tentar ver a questao da foto como Carlos mencionou aqui em cima

  6. Avatar de Tiago Costa
    Tiago Costa

    Boas tardes,

    Este soft torna-se muito mais seguro na versão 64 bits do windows 7…
    Ora tentem lá entrar (com a vossa cara ou com foto) …
    lol

    1. Avatar de Fátima a "lagoa"
      Fátima a “lagoa”

      Não funciona porque ainda não enviaste para o suporte.

  7. Avatar de João Azevedo

    Funciona no XP ? Já me tinhas dito ………………….

  8. Avatar de avocunha
    avocunha

    e já agora uma pergunta a quem saber responder e se por qualquer motivo a nossa webcam avariar como conseguimos entrar no PC.

    1. Avatar de Era uma vez..
      Era uma vez..

      Pergunta pertinente sim senhor… também gostava de saber.

      1. Avatar de killer
        killer

        Se o programa não reconhecer a vossa cara ele automaticamente pede a password que habitualmente inserem para aceder a vossa conta

      2. Avatar de Fontes
        Fontes

        tens sempre a possibilidade de entrar com a password :p

  9. Avatar de jpng81

    Funcionalidade nada útil é mais uma coisa a atrapalhar o login no pc…. o que é que é preferivel fazer??? um clique e meter password!!! ou fazer figura de ótario a espera que o programeca nos reconheça a cara e depois temos de por a password.
    Enfim é uma aplicação ridícula. :S

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      essa e a tua opinião… embora na minha,devesse ser um pouco mais construtiva

  10. Avatar de Inot
    Inot

    Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 (32 e 64 bits)

    Esta informação é falsa… Só funciona no Vista e no Win7.

    “Luxand Blink! 2.0, released on 02/09/2010
    File size: 8.3 MB
    Supported OS: Windows Vista and Seven 32bit only”

    Esta é a informação no site oficial.
    Testei no meu XP e não funcionou.

    Cumps.

  11. Avatar de cmcl
    cmcl

    Boas

    Funciona muito bem no local onde fizemos o reconhecimento facial, basta que mudemos de local e a luminosidade não seja a mesma para que deixe de funcionar. Não deixa de ser um programa interessante, mas até estar verdadeiramente funcional ainda falta muito…

    cumps

  12. Avatar de Telmo
    Telmo

    Uso há já bastante tempo e estou muito contente… reconhece com e sem óculos(para ver claro), qualquer estilo de cabelo e não, não inicia sessão quando o resto do pessoal que trabalha comigo mete lá a cara 🙂
    Dá muito jeito quando se tem as mãos ocupadas a arranjar um computador e se quer ver se entretanto entraram mais alguns tickets, assim basta olhar para o pc e não obriga a teclar nada… Aconselho…

  13. Avatar de João Campos
    João Campos

    Fiquei surpreendido, já que os restantes programas do género que experimentei deixavam muito a desejar, e em vez de tornarem o login mais rápido, tornavam-no mais lento. E sim, parece que só me reconhece mesmo a mim. Resta saber se me reconhece sem barba e cabelo maior xD

  14. Avatar de Pedro Varela
    Pedro Varela

    não uso password !

  15. Avatar de Ipap7
    Ipap7

    Não o consigo por a funcionar no meu windows 7, não arranca no login, existe alguma configuração no windows que se possa fazer para que ele funcione? Obrigado.

  16. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Não funciona no Win 7 x64.
    Instalei mas não arranca. O falado no 1º post keylemon é fixe mas não encontro vitamina para a versão 2.2 que funciona no 7.
    Alguma ajuda agradecia-se.

  17. Avatar de Olly

    Pessoalmente nunca utilizei. Sempre achei prático até ver um laptop a funcionar com login com reconhecimento facial.
    Era uma aula e esse meu colega passou (sem exageros) mais de 45 minutos a tentar entrar, até que se fartou e fez login com password.

    O mais caricato eram as figuras que fazia para tentar que o software o reconhecesse… quem não achou piada foi o prof.

    Resumindo: A ideia é boa e acho que se pode tornar extremamente útil mas ainda precisa de melhoramentos. Qualquer alteração de luminosidade, por exemplo, pode influenciar o bom funcionamento deste programa.

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      Testei hoje o dia todo, confesso que algumas vezes demorava mais alguns segundos do que seria ideal para reconhecer em certas iluminações, mas o contrário também aconteceu, ser quase instantâneo. Quem tiver passes grandes, com letras e números, é útil.

      Mas essa de tar 45 minutos a tentar soa-me a absurdo de mais.

  18. Avatar de Paiva
    Paiva

    Testei várias vezes e funcionou sempre, em sítios diferentes, á noite com a luz apagada (demorou uma imensidão de tempo, mas resultou), etc…
    E também é preciso notar que é freeware, por isso não podemos esperar por um programa super-hiper-mega-seguro-sem-falhas……….
    Eu continuo a preferir clicar e meter a minha password, do que estar a espera que o programa me reconheça a cara, mas tirando isso, uma boa aplicação, que não deve ser nada fácil de programar e de por a funcionar.

    Paiva

    1. Avatar de Paiva
      Paiva

      E não vejo por que não num futuro muito próximo (se é que não existe já) utilizar software como este mas para sítios diferentes (como por exemplo, fazer login, num computador de bordo de um carro, onde escrever se torna mais difícil).

      Há que se começar por algum lado

      Paiva

  19. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Não funciona com Windows 7 x64…

  20. Avatar de Rui Nogueira

    So tenho uma palavra para este software…

    MER…a da grande.

    imprimes uma foto, pões há frente da web e ele aceita.

    que triste…

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      E isso acontece com todos?

  21. Avatar de joao pedro
    joao pedro

    instalei agora nao consigo entrar no win7 64bits de jeito nenhum , nao reconhece a face e nem entra com senha, o q faço?
    alguem ajuda ai por favor