Linux: Actualize os drivers da placa gráfica NVIDIA ou AMD

34 Comentários

Quando comecei a usar Linux, lembro-me que um dos maiores problemas era o suporte a nível de placas gráficas. Hoje em dia as distribuições Linux estão também fortemente direccionadas para o utilizador doméstico e os fabricantes de hardware disponibilizam normalmente suporte para essas plataformas…ou não fosse o Linux um dos sistemas operativos mais usados em todo o mundo e para os mais diversos fins.

Hoje em dia (felizmente) as grandes marcas  “olham” para o Linux como uma oportunidade de negócio e nos últimos tempos as novidades têm sido muitas, especialmente no segmento das placas gráficas. Recentemente houve novidades por parte da Intel e AMD relativamente a drivers. Aqui fica um pequeno guia a ensinar como podem actualizar os vossos drivers no Ubuntu e derivados.

graph_linux

Como sabemos, a maioria das distribuição Linux trazem por norma uma versão mais antiga, mas testada, dos drivers proprietários das gráficas mais recentes. Hoje deixo-vos os passos necessários para que os utilizadores que possuam  placas gráficas NVIDIA e AMD Catalyst  possam ter as ultimas versões do drivers respectivos.

NVIDIA

Para instalar os últimos drivers da Nvidia (313.09 (BETA)) basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-current nvidia-settings
AMD Catalyst

Para instalar os últimos drivers da AMD Catalyst (versão 12.12 basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install fglrx-installer

Remover PPA xorg-edgers

Para ambos os casos, no final da instalação e antes de reiniciarem o sistema é recomendado que removam o PPA xorg-edgers, usando os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository --remove ppa:xorg-edgers/ppa 
sudo apt-get update
sudo reboot

Alguma duvida ou dificuldade na instalação, não hesitem em deixar as vossas questões nos comentários.

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dércio Gaspar
    Dércio Gaspar

    Mais um preginho para o caixão do Windows

  2. Avatar de ze tavares
    ze tavares

    Para ATI ao executar “sudo apt-get install fglrx-installer” aparece: “Não foi possível encontrar o pacote fglrx-installer”

    1. Avatar de asferreira
      asferreira

      Também me aconteceu o mesmo…

        1. Avatar de Breno
          Breno

          Eu faço e download, mas depois, qual o procedimento para instalar?

  3. Avatar de André Viana
    André Viana

    Diz intel na secçao do nvidia? 😉
    eu ja tentei actualizar no meu ubuntu 12.10, mas como tenho uma placa AMD 3XXX nao funciona… (legacy)

  4. Avatar de noosphere
    noosphere

    Impek.. como sempre 😀
    Bom bom era darem uma dicas para placas híbridas… pelo que tenho lido tem sido uma valente dor de cabeça para muito pessoal.
    Bem hajam.
    noosphere

    1. Avatar de Tony Silva

      Existe o Bumblebee.

      http://bumblebee-project.org/
      https://wiki.ubuntu.com/Bumblebee

      Entrar no mundo linux é isto mesmo. Aprender a procura na net como resolver os problemas. Paciência e teimosia são outras virtudes.

      Em português
      http://ubuntued.info/tem-uma-placa-de-video-nvidia-optimus-instale-o-bumblebee

      1. Avatar de noosphere
        noosphere

        Thanks, mas para mim não serve… ATI/Intel…. uma verdadeira dor de cabeça.
        Acredita que já tentei dezenas de vezes e acabo sempre por ter que voltar ao Windows… por mais que eu queria, não está fácil! :[

        1. Avatar de Claudio Duarte
          Claudio Duarte

          A opção mais viável é usares a Intel apenas. Para isso, supondo que usas ubuntu, abre o nautilus com privilégios de administrador (sudo nautilus), vai a /etc e abre o ficheiro rc.local

          No fim, antes do exit 0, na linha acima escreve:

          echo OFF > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

          Pronto, reinicia e a Intel vai estar em funcionamento e a ATI vai estar desligada 🙂

          1. Avatar de Rui Mesquita
            Rui Mesquita

            Obrigado pela dica! Mas por exemplo se só tiveres HDMI pela ATI é tramado, dá para por a dar as duas, mas é muito complicado mesmo, tem que se andar a fazer o kamasutra com os drivers (os novos não sei) A melhor maneira que arranjei, foi arranjar uma bios modificada que dá para escolher a placa com que inicio o PC, Intel ou Ati, mas é pouco cómodo, e acaba por ser um factor significativo na escolha do SO para o dia a dia :/

    2. Avatar de Paulo SG
      Paulo SG

      Depois de ter comprado um novo pc com a tecnologia Optimus bastou-me seguir este tutorial:
      http://askubuntu.com/questions/36930/how-well-do-laptops-with-nvidia-optimus-work

      PS: Estou a falar de Ubuntu e seus derivados (no meu caso o LM14)

    3. Avatar de vasconde
      vasconde

      Eu comprei recentemente um portatil com tecnologia hibrida ATI/Intel. Uso o arch linux e como já estou tão dependente deste sistema operativo (GNU/Linux), é impensável para mim retornar ao windows.
      A minha opção passou por desativar a ATI para só usar a Intel até que alguma solução surja para este problema. Como não jogo, apenas programo, escrevo e navego não tenho problemas de maior, até porque isto até tem suporte para 1080p.

  5. Avatar de João Ramiro

    Sempre usei estes:

    Nvidia
    sudo apt-add-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install nvidia-current nvidia-settings

    Nvidia Optimus
    sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable
    sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia

    AMD
    sudo apt-get install fglrx-installer
    sudo aticonfig –initial -f

    🙂

    1. Avatar de Belmira Dimas
      Belmira Dimas

      A instalação pode até ser fácil, mas depois de atualizar os drivers p/ a versão mais recente, depois de reiniciar o PC sempre tenho problemas com resolução gráfica. por isso deixo os drivers genéricos . Alguém pode me ajudar a resolver o problema de resolução depois da instalação?

  6. Avatar de Joaquim Silva
    Joaquim Silva

    Este tutorial não está mau, mas podiam por também uma parte mais avançada para quem não usa ubuntu, explicando como se consegue instalar os drivers sacados diretamente da nvidia/amd

      1. Avatar de rand
        rand

        Eu só acho que em vez de porem no titulo “Linux: Actualize os drivers da placa gráfica NVIDIA ou AMD” deviam por “Actualize os drivers da placa gráfica NVIDIA ou AMD em distros baseadas no debian” 😉

  7. Avatar de Américo Santos
    Américo Santos

    Para placas NVidia híbridas (optimus) existe um projecto muito competente – Bumblebee. Podem consultar neste site: http://bumblebee-project.org/

    Tenho usado num portátil com a placa NVIDIA GeForce GT 540M.

  8. Avatar de lp_felix
    lp_felix

    É válido para o Mint 14 Cinnamon certo?

    Pelo menos os comandos correrão, mas agora o cinnamon deu a sola e esta tudo um bocado diferente.. hehehe

    1. Avatar de k3bra
      k3bra

      Também já me aconteceu isso, tive de desinstalar os drivers para voltar ao normal

      1. Avatar de lp_felix
        lp_felix

        e como fizeste isso? Manda ai uma ajuda sff

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          Deu a mesma coisa aqui, consegui fazer a primeira parte (nvidia), mas na hora de remover houve um erro, reiniciei e o cinnamon travou, e mudou bastante, se resolveu posta ai pff

  9. Avatar de Vin
    Vin

    Cuidado com o repositório do xorg-edgers, ele contém muito software instável e experimental. O meu conselho é que instalem os drivers da nvidia e eliminem o repositório logo de seguida

  10. Avatar de bruno_v
    bruno_v

    Porque é recomendado remover o PPA?

    Cumps

  11. Avatar de eu
    eu

    Seems legite post! Diz assim “Linux: Actualize os drivers da placa gráfica NVIDIA ou AMD”

    Vou ver o post, update dos driveres no UBUNTU, pelo menos mudem o titulo e coloquem Ubuntu em vez de linux.

  12. Avatar de monux
    monux

    – Boa Matéria,
    – Tenho uma 9400GT 1gb-LinuxMint14-Gnome3,
    – Segui o tutorial citado, e o driver 313.09 está rodando perfeitamente.
    – Cumps

    1. Avatar de monux
      monux

      glxinfo | grep ‘version’
      OpenGL version string: 3.3.0 NVIDIA 313.09
      OpenGL shading language version string: 3.30 NVIDIA via Cg compiler
      monux@monux

  13. Avatar de Mario
    Mario

    A AMD é um lixo tão grande, que lançam um driver para o Linux “Catalixo 12.12”, que quando você vai instalar, simplesmente diz que o seu dispositivo não é suportado. Isso é tanto para quem tem a série 7xxx, como a 6xxx e 5xxx.

  14. Avatar de Maxrunner
    Maxrunner

    Esse comando instala-me o nvidia 304 e não o 313 porquê?

  15. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    É assim pessoal. Sei que sou um bocado burro mas tenho uma Nvidia GeForce 5600 fx instalada, já tentei dezenas de formas que fui encontrando em forums para instalar os drives mas nepia… o melhor que consegui foi antes de tentar o que quer que fosse uma resolução de 1024×768 para depois da instalação tudo ficar na mesma ou pior.É assim tão complicado instalar umas drives antigas? É que já encontrei pelo menos duas duzias de formas para as instalar e nenhuma funciona.
    Uso o Linuz Mint 14.
    Há por aqui alguém que já tenha passado por esta situação?

  16. Avatar de Vitor Silva
    Vitor Silva

    Preciso de ajuda se for possivel, sou novo nestas andanças do linux, já fiz a instalação do Linux Mint 14 e configurei a placa gráfica de uma forma rápida e sem problemas. O meu problema é que instalei o xubuntu num desktop com uma placa grafica radeon 9550, e quando sigo os passos para fazer a instalção dos drivers da ATI a quando do comando sudo apt-get install fglrx-installer, aparece me este erro:

    user@user-P4VM8:~$ sudo apt-get install fglrx-installer
    A ler as listas de pacotes… Pronto
    A construir árvore de dependências
    A ler a informação de estado… Pronto
    E: Não foi possível encontrar o pacote fglrx-installer

    Alguem me pode dar alguma dica?

  17. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Uma dúvida… Estou a usar o Ubuntu 12.04 e queria atualizar os drivers mas parece que tanto o xorg:edgers como o x-swat instalam a versão 304. será este a mais atual nos repositórios do 12.04? Já tentei instalar através do “aditional drivers” mas depois de ativar a versão 319 depois de reiniciar nem sequer entre no SO :S

    1. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      Graças a este tópico já tenho o meu problema resolvido xD

      sudo apt-add-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
      sudo apt-get update
      sudo apt-get install nvidia-319

      e aqui fica a prova 🙂
      http://i.imgur.com/EojcO3c.png