Linux: 5 aplicações essenciais que deve ter no computador

51 Comentários

O Mundo do Linux está cheio de alternativas ao nível de software. Para quase tudo aquilo que pode precisar existe algures uma boa aplicação que o vai ajudar.

Apesar de haver muita coisa por aí, escolher a aplicação certa pode ser um pouco confuso e tornar-se cansativo. Hoje vimos tornar a tarefa de escolher… um pouco mais fácil. Conheça 5 aplicações essenciais que não podem faltar no seu computador.

Linux utilizador aplicações

1 – Google Chrome (Grátis)

O Google Chrome é um browser extremamente completo. Se é de rapidez de pesquisa que precisa, o browser da Google pode ajudá-lo a alcançar a velocidade pretendida. Para além disso, tem boas capacidades de sincronização, ajudando-o a manter o seu histórico de pesquisa e marcadores em todos os seus dispositivos.

Chrome aplicações

O grande número de extensões que estão disponíveis para este browser também é um ponto a seu favor e se está acostumado ao ecossistema da Google ou usa um smartphone Android, o Google Chrome é uma excelente escolha.

A instalação do Google Chrome é fácil e pode fazê-la aqui.


2 – Transmission (Grátis)

Se é uma pessoa que costuma fazer download de ficheiros torrent e precisa de uma aplicação simples mas capaz, então a aplicação Transmission é para si.

Transmission aplicações

 

A Transmission segue um estilo de interface minimalista mas é bastante completa e, muito provavelmente, possui todas as funcionalidades que poderá precisar. Para além disso, é Open-Source e vem instalada em muitas distribuições de Linux.

Caso não tenha a aplicação instalada no seu computador pode fazer o download aqui.


3 – VLC (Grátis)

O VLC é um Media Player Open-Source, muito famoso e é a escolha de muita gente para desfrutar de filmes, ver vídeos em geral e ouvir música no computador.

VLC aplicações

É bastante simples para se trabalhar, leve e é capaz de ler a grande maioria formatos de vídeo que existe por aí. Outra grande vantagem desta aplicação é a presença de extensões que permitem executar diversas tarefas, como por exemplo, fazer o download de legendas a partir do próprio VLC.

O download e instalação desta aplicação também é bastante simples e pode ser realizado através deste website.


4 – GIMP (Grátis)

Se precisa de uma boa aplicação para editar fotografias então, o melhor é instalar o GIMP. Esta aplicação é a alternativa ao Photoshop para o Linux.

GIMP aplicações

O GIMP é Open-Source, tem imensas funcionalidades e é um excelente software para manipulação de imagens. Traz imensas ferramentas para tornar as suas imagens ou fotografias ainda melhores. Para além disso, existem imensos plugins de terceiros que permitem tornar a experiência de utilização ainda melhor.

Para fazer o download do GIMP siga este link.


5 – Sublime Text (Grátis para avaliação mas sem limites)

Se é um programador então esta próxima sugestão é para si. Sublime Text é um editor de código fonte rápido e muito flexível que suporta de forma nativa várias linguagens de programação.

Sublime Text aplicações

É uma aplicação gratuita para avaliação mas não impõe um tempo limite logo, pode utilizá-lo durante o tempo que quiser. Tem uma interface bastante simples e limpa que ajuda a manter a concentração enquanto está a trabalhar. Para além disso, é um dos editores mais famosos que existe por aí.

Pode fazer o download do Sublime Text aqui.


Conclusão

Estas foram apenas 5 aplicações essenciais que pode instalar no seu computador com Linux. Lembre-se que existem muitas alternativas e muito por onde escolher e essa é, sem dúvida, uma das grandes vantagem do Linux.

Quais são as suas aplicações essenciais no Linux?


Leia também:

Linux: duas boas apps para o ajudar a aprender

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Code Monkey
    Code Monkey

    Eu trocaría o Sublime Text pelo Visual Studio Code, é Open Source multiplataforma e funciona muito bem.

    1. Avatar de Hacker Gaucho
      Hacker Gaucho

      eu trocaria pelo Atom.

      1. Avatar de A.J.
        A.J.

        é tudo feito em electron, e todos são costumizaveis 🙂

  2. Avatar de Adriano
    Adriano

    Faltou o Libreoffice,

    1. Avatar de Adriano
      Adriano

      Sublime Text -> Lbreoffice
      Gimp -> Xtreme Download Manager, 4K Downloader
      Transmission -> Telegram

  3. Avatar de João
    João

    Para mim seria:

    1-Firefox
    2-qbittorrent
    3-smplayer
    4-krita
    5-notepadqq

    1. Avatar de Hacker Gaucho
      Hacker Gaucho

      verdade, firefox e smplayer são indispensávels.

  4. Avatar de Tiago Matos
    Tiago Matos

    O Chromium (versão Open-Source do Chrome) funciona melhor e pode usar a conta Google à mesma.

    1. Avatar de Tiago Matos
      Tiago Matos

      VLC e GIMP vêm pré-instalados em algumas distribuições como o Linux Mint.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Chromium não tem DRM, e falta alguns codecs. Quem curte assistir Netflix e usar Spotify no desktop irá ter problemas.

        1. Avatar de Tiago Matos
          Tiago Matos

          O spotify tem aplicação dedicada para o Linux.

        2. Avatar de D1s0rD3r
          D1s0rD3r

          Daniel, instalas o plugin chromium-widevine que se encontra nos repositórios e tens o problema resolvido.

        3. Avatar de D!s0rd3r
          D!s0rd3r

          Daniel, instalas o chromium-widevine que se encontra nos repositórios e ficas com o problema resolvido 😉

    2. Avatar de Crow-
      Crow-

      Funciona melhor em que sentido?

  5. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    – Libreoffice
    – Evolution: email/calendaring/contacts/todo com sync capacidades com: Google Mail account, Office 365 e Exchange etc.
    – Blender 3d
    – Steam: games.

  6. Avatar de carlos p
    carlos p

    porque quando falam sobre apps grátis metem aquelas que todos já sabem? deviam era dizer grátis e aquelas que ninguém conhece. uau chrome app grátis, vlc grátis uau. essas apps nem deviam ser faladas

  7. Avatar de arc
    arc

    Pois bem…eu lugar do Chrome, poderia optar, sendo mais aconselhável (questões de privacidade), por alguns spin-offs: Inox (https://github.com/gcarq/inox-patchset) ou até mesmo pelo Ungoogled Chromium (https://github.com/Eloston/ungoogled-chromium)…em alternativa spin-offs do Firefox: Cliqz (https://cliqz.com/)
    GIMP -> Pinta, para todos os que não necessitam do GIMP power.
    Sublime Text -> Atom, bem mais completo que o Sublime Text.

    Etc…

    1. Avatar de arc
      arc

      Corrigido “Pois bem…eu lugar do Chrome” -> Pois bem…eu em alternativa ao Chrome, …

  8. Avatar de rimelixeim
    rimelixeim

    Concordo com o Carlos, nada De novo…
    Google chrome? Maioria days distros baseadas em Debian vêm com Firefox instalado por defeito… Pesquisando browsers no net aparece logo o chrome…
    Transmission: principal alternativa ao utorrent que aparece logo em 99% dos sites…
    Vlc… Nem se fala…
    Gimp… Outro como o vlc… Todos conhecem…
    Sublime text… Quem programa sabe logo o que procurar… Para programadores nem é preciso dizer…

    É pa, gosto muito do pplware, mas ultimamente os posts andam a ser mais fofocas (como dizem os brasileiros) e cenas rebuscadas… E pa, baixem o ritmo de postagem e ao menos entreguem noticias no minimo novas, nao cenas reboscadas porque se eu for na net e pesquisar “programas essenciais para linux” o que nao há-de faltar é sites a dizerem exatamente o mesmo…

    1. Avatar de Cliente
      Cliente

      Tem toda a razão, não acrescenta nada, é apenas para manter vivo o feed de “noticias”.

      E gostei da ironia, eu entendi como tal, onde os programadores sabem logo o que procurar, e Sublime text não será a primeira escolha para uma carrada de linguagens certamente 😛

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      VLC é tão bom que até no Windows é bastante usado.

      1. Avatar de arc
        arc

        Tem toda a razão. É tão bom mesmo, que até é muito utilizado no Android, Chrome OS, Free BSD, NetBSD, OpenBSD, Solaris, QNX, MacOS, iOS, etc., etc.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        O meu LOL não foi irónico, foi porque achei piada ao comentário.

  9. Avatar de arc
    arc

    Caro Tomás Santiago, não me interprete mal, mas começa a ser “cansativo” a apresentação das mesmas opções de aplicações para o Linux.
    Existem centenas e centenas de outras alternativas, às mais conhecidas, e quem sabe, bem mais eficientes, apelativas e com tanto ou mais entropia no Open Source.

    Certamente, por algum desconhecimento da sua parte, mas no PPLware, existe massa crítica para apresentar novas opções.

    Penso que os novos utilizadores e não só, reclamam isso mesmo.

    A titulo de exemplo, noutro dia, foram dadas várias dicas sobre algumas características do VLC, que muitos desconhecem, ou possuem dúvidas. Poderiam iniciar uma série de artigos sobre as potencialidades do VLC, assim Windows, Mac e Linux users, ficariam com uma visão mais abrangente do VLC.

  10. Avatar de Amigo
    Amigo

    Torrent: – Deluge
    Browser: – Pale moon(bom para PC’s mais lentos)
    Video: – MPV
    Pintura/Edição Imagem: – Krita
    Chat de Voz/Texto: – Discord
    Limpeza Sistema: – Stacer

    1. Avatar de arc
      arc

      Atenção ao instalarem o Krita, na medida em que vai instalar mais componentes pertencentes ao KDE. Assim, utilizadores que não utilizam o KDE como DE, funciona é claro, mas o sistema vai ficar um molho de brócolos!

      Exempo: kcoreaddons, kconfig, kservice, kcodecs, etc etc.

      1. Avatar de Amigo
        Amigo

        Podem usar a .appimage

  11. Avatar de arc
    arc

    Ao que consta, todos os anos a SUSE, faz das suas “diabruras” para os utilizadores de Linux…

    https://www.youtube.com/watch?v=oHNKTlz1lps

    Não posso estar mais de acordo.

  12. Avatar de Marco
    Marco

    Visual Studio Code, com todos os seus defeitos é dos melhores para quem anda a programar em TypeScript e em Angular, em Python tb não se fica mal

  13. Avatar de arc
    arc

    A moderação, está a gozar o Domingo? eheh

  14. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Aqui vão mais alguns :
    ( para os instalar, ir à loja do sistema, usar o synaptic , ou no Terminal das “debian-based” :

    sudo apt-get install

    OS QUE, EM REGRA, JÁ SE ENCONTRAM PRÉ-INSTALADOS :

    gufw – front-end gráfico para o Unified Firewall

    libreoffice – com todos os pacotes PT relacionados e as extensões de dicionário PT mais recentes e demais em https://pt.libreoffice.org/descarregar/dicionarios/

    EM REGRA, NÃO SE ENCONTRAM PRÉ-INSTALADOS :

    midori – browser secundário, simplório, mas melhor em flash que firefox ;

    gDebi – .deb Debian Package instalador

    gkrellm – monitor de tudo para ficar colado ao canto desejado, c/ todos os pacotes interessantes e relacionados colocar em startup ; instalar também wmtemp para dar todas as temperaturas da máquina ;

    variety – desktok wallpaper em slideshow para evitar a monotonia, podendo adicionar todos os wallpapers que desejar, ;

    ttf-mscorefonts-installer – ttf fonts adicionais para processamento de texto e outros ;

    mediainfo-gui – – informação técnica sobre ficheiros Áudio / Vídeo ;

    goldendict – dicionários incluindo TTS ( de texto para fala );

    audacious – audio player com equalizador e cristalizador de frequências e toda a demais parafernália de melhoramento de som, pode não ser o mais “candy eye”, é sobretudo muito completo em termos técnicos e audiófilos.

    camorama – configura e faz uso da webcam ;

    qemu-kvm – virtualizador, com Hypervisor e PCI Passthrough, muito bom no Linux, deve instalar também o front-end virt-manager ;

    avidemux – converte, edita, intervala, insere e corta videos de uma forma muito intuitiva e completa. Cada vez melhor. Não se equivale aos profissionais, mas para o comum dos mortais serve e sobra. Vem dotado de toda uma panóplia de filtros difícil de igualar, dos quais destaco o filtro vídeo Colors -> Mplayer eq2, um “must have”

  15. Avatar de Luiz
    Luiz

    Para que só no Linux? Eu uso VLC, Chrome, Blender, transmition, GIMP, Inkscape, Audacity, ocenaudio, openshot, Lmms, krita. Resumindo: não é preciso ter Linux para usar todas essas aplicações. E mais, sendo o Windows 10 grátis e com uma compatibilidade com a maior parte dos computadores pode-se ainda contar com o Libre Office e ficar com um sistema mais barato e mantendo a usabilidade que todos estamos habituados.

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      O Windows 10 não é nem nunca foi gratuito. Foi sim gratuito o upgrade de Windows 7/8.1 para 10 para quem já tinha uma licença válida.

  16. Avatar de arc
    arc

    O … gkrellm, o famoso antecessor do Conky. Bons tempos passados com o gkrellm. Obrigado por me recordar.

    1. Avatar de George Orwell
      George Orwell

      LOL
      Também conheço o conky. Mas gosto mais do gkrellm.
      O gkrellm dá-me toda a informação que preciso num rectângulo vertical sem ocupar muito espaço, nomeadamente :
      – gráficos individualizados de actividades por cada “core” ;
      – processos em actividade com a discriminação “top” dos mais intensos ;
      – as temperaturas ( naturalmente por cores )
      – a actividade na rede e internet
      – a ram livre
      – o tempo
      – o calendário
      – mail
      – o nível de bateria (no caso do portátil)

      Não me serve conquilhas nem faz torradas !
      O Conky faz ?

      Cumps

      1. Avatar de arc
        arc

        Faz tudo isso e muito mais o Conky, simplesmente carece de configuração na “unha”. Pelo contrário o Gkrellm, é mais fácil, bastando para tal…instalar os Plugins e depois integrar no Gkrellm.

        Tudo o que o Conky faz (http://conky.sourceforge.net/docs.html)

        Mas tem razão, ambos não servem conquilhas nem fazem torradas!!

        Cumps

  17. Avatar de jedi
    jedi

    faltou um cliente de email. como por exemplo thunderbird 😉

    1. Avatar de arc
      arc

      Pois faltou, e uma extensão de segurança, que permite receber e enviar email encriptado, bem importante para o Thunderbid, como o Enigmail (https://enigmail.net/index.php/en/).

  18. Avatar de arc
    arc

    “Prantes”, penso que não vão faltar artigos novos, na secção de Linux, nos próximos meses!

  19. Avatar de JonnyKid
    JonnyKid

    Ninguem utiliza a suite office WPS? É a suite mais próxima ao MS Office. Bem mais agradável do que o Libreoffice, que parece que parou no tempo.
    http://wps-community.org/

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Descobri essa este fds e caso precisasse de uma alternativa ao Office, iria para essa.
      É praticamente um clone do Office.

    2. Avatar de rimelixeim
      rimelixeim

      Wps office é uma aberração…
      Ofereces resistencia à mudança, tas habituado ao ms office por isso o preferes…
      No wps se nao sao os ads constantes é a falta de opcoes… A interface é limpa e tal sim senhor… Queres usar uma cena mais avançada tipo ferramentas de desenvolvedor? Oops, foram esquecidas pela wps, nao existem…

      O wps nao passa de uma copia extremamente basica e barata do ms word, powerpoint e excel, nao adiciona nada de novo…

      E o libreoffice nao ficou parado no tempo, simplesmente é desemvolvido com calma e à vontade… Já existe uma nova interface em beta para o libreofice que o deixa muito mais organizado e já o deixa com um ar mais recente.
      Além disso podes instalar plugins para tudo, para fazer correçoes gramaticais, de sintaxe, etc, até para deixar o writter (ms word) apto para escreveres um livro ou um Presentation (ms powerpoint) apto a fazer publicações diganas do ms publisher…
      Até existe um addon que acho muito interessante (para ingles apenas) que corrige a pontuação, por exemplo, identifica complemento direto de indireto e coloca uma virgula automaticamente, ou entre sujeito e predicado, e isso sao coisas que nem o ms office faz, tornando o teu texto mais “profissional”…

      O libreoffice nao seria mais que o ms office ou o wps, é mais porque é o unico que suporta addons nativamente e há milhares deles isso é o que o destaca da concorrencia.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Sabes que o MS Office também recebe add-ins?

  20. Avatar de lui54lb3rt0
    lui54lb3rt0

    terminator => substituto do terminal nativo

  21. Avatar de informado
    informado

    A Principal e número 1 é o Guayadeque Player… Melhor que tudo . Simples .. é só abrir e ouvir música sem parar ….

  22. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Eu sou um novato em linux. Eu uso o elementary OS.
    A maioria dos softwares mencionados já conhecia, também porque são mais populares.
    Concordo com o que foi dito, em relação à não divulgação de programas menos populares.
    Nós queremos é novidades, acrescentou pouco ao mundo linux.

    Já agora aproveitando a onda, agradecia que me indicassem um software que dê para ler DVD, que não consigo ler DVD no meu linux.

  23. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Quando digo DVD quero dizer ver DVD de filmes…

  24. Avatar de fecha ed
    fecha ed

    Na minha humilde opinião, troco o Google Chrome pelo Opera 52, limpo, bonito, funcional, valeu.

  25. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    Por acaso até tinha-as todas. E o sublime até tenho licença 😀