LibreOffice 5.3 – Ainda há razões para usar o Office da Microsoft?

117 Comentários

O Libreoffice é uma suite de produtividade que tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores. Esta tem ganho muitas novas funcionalidades e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio.

Recentemente, a The Document Foundation lançou o LibreOffice 5.3. Vamos conhecer as novidades.

LIBRE_06


LibreOffice Online

Cada vez mais a Cloud é um trunfo para muitos serviços uma vez que conseguem atrair e trazer inúmeras vantagens para os utilizadores.

No campo da produtividade a Google e a Microsoft já têm as suas suites disponíveis online e a Document Foundation já tinha anunciado que, brevemente, o Libreoffice estaria também disponível nesse “formato”. Esse dia chegou e já é possível realizar algumas operações básicas online. Quem quiser experimentar já, basta que aceda aqui.

libre_01

De acordo com o comunicado, esta nova versão do LibreOffice é a mais completa de sempre em toda a história desta suite que está disponível gratuitamente para Windows, Mac e Linux.

Além da componente na cloud, esta nova versão tem disponíveis algumas funcionalidades experimentais que estão desactivas, como por exemplo a nova interface.


Leia ainda: Google Docs – 5 Alternativas que devia conhecer

Como ativar as funcionalidades experimentais?

Par ativar as novas funcionalidades do LibreOffice basta ir a Ferramentas > LibreOffice e depois Avançado. Em seguida basta selecionar “Ativar funcionalidades experimentais”.

libre_02

Para ativar a nova interface Ribbon devem ir a Ver > Disposição da barra de ferramentas > Barra notebook.

libre_04

O aspecto deverá ficar idêntico ao apresentado na seguinte imagem (pessoalmente não gosto e parece-me ainda há algum trabalho pela frente).

libre_05

Em Ficheiro > Assinaturas Digitais os utilizadores podem agora também assinar digitalmente documentos.

libre_07

Para quem gosta de atalhos, agora tem uma ajuda extra pois os mesmos passam a estar disponíveis nos menus.

libre_08

Todas as novidades da suite do LibreOffice 5.3 podem ser vistas em vídeo.

Novidades em Geral

LibreOffice 5.3 Writer

LibreOffice 5.3 Calc

LibreOffice 5.3 Impress

Todas as novidades do aqui

Comentários

117

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Muito bom!
    Parabéns a toda a equipa do Libre Office.

    1. Avatar de paulo
      paulo

      +1 (Embora eu prefira o Google Docs & Co., mas estão de parabéns sim sr!)

    2. Avatar de jorge couto
      jorge couto

      Microsoft Office o melhor, o resto n se usa empresarialmente logo esquece

      1. Avatar de VaGNaroK
        VaGNaroK

        Só o preço que não é nada convidativo.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        O libre office é usado profissionalmente.

      3. Avatar de David
        David

        A tua resposta só mostra uma profunda ignorancia. Tenta abrir no teu office aquele documento criado no ano de 2003. Depois pesquisa empresas, paises e instituições que usam o libreoffice e tenta perceber a razao. Garanto te que a gratuitidade é o que pesa menos.

        1. Avatar de DoContra
          DoContra

          É verdade, já nem me lembrava disso! Ter de usar o LibreOffice para abrir ficheiros antigos do MS Office porque a versão mais recente não confiava neles. Algumas vezes tive de usar o Calc para abrir .xls do MS Office criados nos anos 80 e 90 e depois guarda-los na versão mais recente .xlsx. Ridículo mas verdade!

        2. Avatar de jgt
          jgt

          O marketing e a corrupção da microsoft são o mais importante

        3. Avatar de Matheus
          Matheus

          Putz, quer dizer que até arquivos do Office 2003 não podem ser abertos perfeitamente pelos Offices mais novos?

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Depois envias um ficheiro para as finanças e os cromos não sabem como abrir, pois são officers.

    1. Avatar de paulo
      paulo

      Mentalidade Microsoftiana! Ser forçado a usar só porque os outros usam! Há sempre maneira de “dar a volta” como gravar em PDF ou mesmo em .docx, por exemplo!

      1. Avatar de Paulo Trindade
        Paulo Trindade

        O formato oficial dos documentos são os de código aberto, não os da Microsoft.

        https://m6.ama.pt/docs/Lei362011-NormasAbertas.pdf

        1. Avatar de AJ
          AJ

          mas pode ser alterado para guardar em formatos MS… não critiquem sem se informarem primeiro 🙂

          1. Avatar de Paulo Trindade
            Paulo Trindade

            Pode ser gravado em formato MS. E a compatibilidade está cada vez melhor mas ainda longe de estar perfeita.

            Mas eu gravo sempre em formato aberto. É o oficial por isso não sou obrigado a ter formato MS.

        2. Avatar de Carlos Gomes
          Carlos Gomes

          Os formatos da microsoft também são oficiais.

          1. Avatar de P
            P

            Não são nada, os formatos oficiais da AP são oformato open document ou open office

          2. Avatar de Poet
            Poet

            Os formatos docx são open document. Transforma em zip e vê os XML lá dentro 😛

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Não sei qual é mas há um decreto de lei qualquer em que o estado é obrigado a aceitar e conseguir ler os formatos abertos. Se não aceitam pede livro de reclamações, provedor o que for.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Diz isso ao tipo das finanças… só quem não sabe como o estado funciona é que diz uma barbaridade dessas:
        1º Pagas a multa e não bufas, se não pagares ficas com o cadastro no site das finanças como és devedor e já nem uma certidão divida/não divida consegues emitir.
        2º Recorrer vai para os tribunais, precisas de pagar um advogado e perder tempo com processo.
        3º Quando sair a sentença, daqui a uns 2anos, repetir o processo dos outros 2 anos em que não aceitaram os ficheiros…

        1. Avatar de Paulo Trindade
          Paulo Trindade

          Isso é um script para um argumento? Qual vai ser o nome do filme?

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Infelizmente é a realidade, antes fosse um filme.

    3. Avatar de Sérgio Meneses
      Sérgio Meneses

      tem uma opcção que permite que todos os ficheiros que ficheiros sejam guardados como Ofice 2013, no menu ferramente , opcções , vais á secção guardar e escolhes guardar sempre como xml microsoft office 2013

    4. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Nada como enviar em vários formatos. Algum há-de abrir.

    5. Avatar de DoContra
      DoContra

      O LibreOffice permite gravar em formatos MS Office (.docx, .xlsx, .pptx, etc…).

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Há vários programas que o fazem mas ainda não houve um único programa que abra/grave mantendo em tabelas e gráficos compatibilidade completa

        1. Avatar de N'uno
          N’uno

          Isso é porque os formatos da Micro$oft são proprietários, pelo menos parcialmente.

      2. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Há vários programas que o fazem mas ainda não houve um único programa que abra/grave mantendo em tabelas e gráficos compatibilidade completa

  3. Avatar de BM
    BM

    Também gosto muito do WPS

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    SIM.
    Há razões para usar o Office da Microsoft e muitas!!

    Ainda no dia 30/1/2017 fiz o inventário para entregar nas finanças no meu Linux em casa e como é obrigatório gravei o ficheiro em .cvs após várias horas a trabalhar nele! Enviei o ficheiro para a empresa – que tem MS Office – e o ficheiro não importa correctamente!!! Aliás as finanças nem me aceitavam o ficheiro feito pelo LibreOffice!!

    Perdi mais de 10 horas de trabalho e noitada frenética para refazer o ficheiro para entregar no dia 31/1/2017 – data limite!!!!!

    Ide pastar com esta treta de office!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Peço desculpa pela última frase, se quiserem podem remover. Obrigado.

      1. Avatar de Marques
        Marques

        A sério. Alguém não sabe trabalhar com o libreoffice!!
        Enviei mais de 50 inventários de vários clientes, gerados no libreoffice e não tive qualquer problema com nenhum.
        Aliás, na minha opinião, é muito mais fácil, maleavel e intuitivo, gerar um csv no LibreOffice do que no MS Office

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Ao abrir o ficheiro .csv no word (não possuímos outra solução) feito no LIbreoffice do Linux Mint simplesmente o ficheiro encontrava-se com as celulas TODAS na primeira coluna…

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            *excel (enganei-me)

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Isso é porque o formato proprietário da Microsoft desformata os ficheiros.

          3. Avatar de N'uno
            N’uno

            Se abriste no excel e ficou tudo na primeira coluna, então é porque utilizaste a conversão automática e não tinhas o separador standard do excel, o “;”. Aliás, um csv é por definição separado por vírgulas. Se abrires num editor de texto podes confirmar, e se alterares as vírgulas para ponto e vírgulas, vais ver que é um csv limpinho e sem problemas. Também podes abrir no excel, usando o assistente de importação de ficheiros de texto, especificando o separador correcto.

    2. Avatar de jAugusto
      jAugusto

      Quem não sabe é assim má educação…comigo ainda ninguém deu por ela.

    3. Avatar de Sérgio Meneses
      Sérgio Meneses

      Como disse antes já foi publicado aqui que se pode por a opção de gravar sempre como estivesse como xml microsoft office 2013 , assim de certeza não tinha passado horas em vão

    4. Avatar de paulo
      paulo

      Eu também gosto muito de inventar histórias 🙂 Quanto é que a MS te paga?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Paga-me em descanso… se tivesse utilizado o MS Office no portátil tinha-me poupado horas que podia ter gasto em família!

        1. Avatar de N'uno
          N’uno

          Miguel, desculpa a correcção, mas o problema não foi o Libre. Foi, sim, o desconhecimento em excel da forma como se lêem ficheiros csv standard. E nota que, para além do problema básico dos separadores, tens outras variáveis como o encoding do texto, que podem dar um pouco mais de trabalho. Mas tudo funciona, sem ser necessário investir essas horas que referes.

    5. Avatar de Kekes
      Kekes

      Eu tenho sempre problemas com oas apresentações, mudam sempre quando chega o momento de apresentar. Agora uso o office MS e acabou esse problema. É sim, mesmo a usar o libre office para abrir o ficheiro isso acontece.

    6. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      De facto isso pode acontecer.

      Se souber o que é um CSV, certamente saberá que não passa de um ficheiro de texto (que pode ser aberto no notepad) onde as colunas são separadas por um caracter especial que geralmente é uma vírgula, mas pode ser um ponto e vírgula ou outro qualquer
      Além disso neste formato não são guardadas fórmulas ou formatação de células.

      O Office da Microsoft utiliza por omissão o ponto e vírgula para delimitar enquanto o LibreOffice utiliza a vírgula ( ; e , ).
      Bastava-lhe abrir com o bloco de notas e fazer uma substituição de todas as ‘ , ‘ por ‘ ; ‘ e tinha o problema resolvido.

      Mas este não é um problema do LibreOffice, mas sim da microsoft que não aplica standards. Tente por exemplo fazer o mesmo com uma folha de cálculo exportada em CSV do Google Docs. Vai-lhe acontecer o mesmo.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Sim, sei o que é o ficheiro .csv, mas o que aconteceu é que o editei no Libre Office e guardei. Quanto tentei abrir abrir novamente do Excel estava tudo indexado na primeira celula.

        Tive que levar o meu portátil, criei o ficheiro no Excel e tanto passava do Portatil para o PC da empresa que não tinha problemas de compatibilidade!

        Assim é para esquecer.

        1. Avatar de N'uno
          N’uno

          Tomara, se ambos tinham Windows, ambos usaram o encoding ANSI (versão M$, não esquecer) e o separador “;” (assumindo que ambos tinham os regional settings configurados com o padrão de Portugal).

        2. Avatar de Adriano Rogério Trentini
          Adriano Rogério Trentini

          CSV não tem como ter incompatibilidade, porque é um formato de texto. Agora, na hora de abrir no Windows, deve-se observar as configurações corretas dos separadores, porque o Windows não reconhece automaticamente separador de vírgula. Essa opção tem de ser feita no momento da abertura do arquivo. No meu caso, eu importo extratos bancários em csv, o libreoffice lê automaticamente, porque ele tem por “default” vários separadores. No caso do MSExcell, eu tenho de selecionar o separador correto para abrir. Veja-se, trata-se de um arquivo do banco, não de um criado no LibreOffice. Logo, o problema não é de compatibilidade, mas de que para qualquer arquivo csv a ser aberto no Excell que não tenha por separador a virgula terá de ser feita a opção correta de separador.

  5. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Eu diria que cada vez há mais razões para usar o Microsoft Office, colaboração em tempo real, onedrive, onenote, outlook, excel.
    Agora se for para fazer uns rabiscos no word e no powerpoint qualquer solução do mercado serve.

    1. Avatar de J. C. Lopes
      J. C. Lopes

      +1
      Só acha que já não há razões para usar o MS Office que apenas faz isso mesmo, rabiscos.
      Para que necessita de fazer algo mais que rabiscos sabe muito bem que não há alternativa ao MS Office.

    2. Avatar de N'uno
      N’uno

      Quem vive e respira Micro$oft não avalia, normalmente, outras soluções. Eu uso tudo isso num meio empresarial, mas na minha empresa não há sistemas Windows nem Office, e não sinto falta. E não faço só rabiscos, claro, mas isso nem precisava de dizer. 🙂
      Contudo, reconheço que a conjunção das várias ferramentas Micro$oft é bastante potente, e que não é fácil substituir alguns “vícios” de produtividade num curto espaço de tempo.

    3. Avatar de Gilberto
      Gilberto

      Por favor, tire esse One Note daí. Ele é um lixo. Tive problemas com ele e nunca mais quero ver essa droga na minha frente. E uma obs: Softwares da Microsoft como Windows e Office são sim muito bons, porém, a Microsoft é extremamente capitalista e mercenária, o que ela puder fazer para ganhar mais dinheiro e barrar os concorrentes, ela fará. Mas não que isso seja um demônio, mas é chato. Bem que poderia haver uma colaboração maior entre a Microsoft e software GNU, só acho.

  6. Avatar de Raposao
    Raposao

    Office não se resume a word, excel e powerpoint

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      E o LibreOffice também não se resume ao Writer, Calc e Impress…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Tem algo como o OneNote?
          Faz-me MUITA falta!!!!

          1. Avatar de N'uno
            N’uno

            Já experimentaste o Evernote?

          2. Avatar de Gilberto
            Gilberto

            Um milhão de vezes o Jeep, sei que não faz parte do Libre, mas eu odeio esse One Note, me fez muita raiva e me fez perder um lembrete muito importante que eu jamais deveria ter perdido. Mas fui confiar nessa merda de One Note, que na época era a única porcaria que podia usar, pois usava um Lumia 930, que é um Windows Phone. Simplesmente no momento que fui gravar, a maldita operadora ficou fora do ar e quando voltou, e fui procurar o lembrete importante, quem disse que está salvo, só aparecia um documento todo em branco dizendo: esperando… E não saia disso. Por raiva, comprei Android e nunca mais usei o One Note. Eu apago todo o One Note do meu notebook e PC. Odeio ele. Jeep é infinitamente superior.

          3. Avatar de Gilberto
            Gilberto

            Onde tem Jeep era para ser Keep. O Keep da Google maldito corretor.

      1. Avatar de Raposao
        Raposao

        E eu falei que se resume? Eu comentei ao que foi apresentado ao post.

        1. Avatar de Alexandre Cunha
          Alexandre Cunha

          O seu comentário (“não se resume”) apenas foi devidamente complementado e exatamente sobe o assunto do artigo.

  7. Avatar de SubZ
    SubZ

    Boas PPLWARE, infelizmente o base ainda não consegue abrir bds do acess, tirando isso o Libreoffice está bem porreiro, contudo, prefiro a nível visual o wps.

  8. Avatar de Dope
    Dope

    Office é Office, e o resto é imitação….

    1. Avatar de paulo
      paulo

      Preferências, meu caro.

    2. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      É… Ariano é Ariano, e o resto elimina-se… Este tipo de pensamento deu no deu…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        ??? Então porque é que você quer eliminar o MS Office?

  9. Avatar de EC
    EC

    “LibreOffice 5.3 – Ainda há razões para usar o Office da Microsoft?”
    Em poucas palavras:
    – Se é para brincar ou fazer o essencial: NÃO
    – Para produzir a sério, principalmente em ambiente empresarial: SIM (infelizmente)

    1. Avatar de João
      João

      A sua empresa deve ser muito hi-tech!!!

      Na minha já usamos funções extremamente avançadas e funcionamos lindamente com LibreOffice. Suponho que trabalhe no CERN ou parecido…

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Faz lá um excel com mais de 10 mil linhas, superior a 50 MB e com algumas dezenas de vlookups.. Pois..

        1. Avatar de N'uno
          N’uno

          Não percebi se este comentário é para o João ou para o EC. De qualquer modo, o excel suporta bem mais do que 10 mil linhas. Temos que nos socorrer de muitos truques para que ele se mexa, mas a verdade é que ainda há pouco tempo trabalhei com um de 100M, onde a sheet de dados tinha mais de 400k linhas.
          Nunca experimentei um Calc com tantos dados, mas acredito que seja bem superior, dado que a memória é gerida como deve ser…

          1. Avatar de Gilberto
            Gilberto

            Verdade. No Libre abre mais fácil arquivos grandes e pesados pois gerência melhor a memória. A única questão realmente são alguns formatos não compatíveis, pois a Microsoft é cheia de trancas e frescuras. De resto, dá sim para usar só o Libre Office, inclusive em Enio profissional.

  10. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Diz que o LibreOffice já trás o Ribbon, é verdade?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, Ribbon Interface, designada de MUFFIN. Mais ainda precisa de uns bons retoques.

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Sim, precisa. 🙂

  11. Avatar de Zé Neto
    Zé Neto

    Para texto a sério uso LaTeX, mas para textos mais simples o LibreOffice é perfeito. Raramente abro o Word.
    Já com folhas de cálculo mais complexas (formatação condicional, células com listas, vba, gráficos)… Aí o Excel é imbatível. Nisto o LibreOffice ainda tem um longo caminho a percorrer.

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      O Libre também tem formatação condicional, e suporta macros avançadas. São é programadas em linguagens (sim, mais que uma) mais recentes e eficazes que VBA.

  12. Avatar de censo
    censo

    Eu continuo com o MS Office. Não há outro.

  13. Avatar de As13
    As13

    Esses Sr.(s) que defendem o Office, se tiverem de o comprar já não falavam da mesma forma.
    Até nas escolas secundarias se usa o Pi…. Coisas sem explicação com tanto opensurce.

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      No dia em que tiverem que o comprar sim, vão olhar como deve ser para as alternativas, e esta suite é muito boa. Eu uso tanto esta como o WPS.

    2. Avatar de Alex M.
      Alex M.

      É por causa das escolas que no PC na minha filha tem o Microsoft Office versão “gratuita”, os PowerPoint do livre office como do wps não ficam com a configuração correcta, para o meu uso o wps é mais do que suficiente.

    3. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      A ideia é nunca mais ninguém ter de pagar pelo office, vês praticamente todas as empresas implementarem office365 onde cada utilizador pode instalar o office até 5 devices, eu tenho 3 devices em casa + o pc do trabalho com office que a minha empresa me dá.

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Isso são as empresas que compram licenças com essa “feature”. Nem todas investem assim, e garantidamente nem todas necessitam de investir tanto em licenciamento e suporte.

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      Pagar 80€ por ano pelo Office365 não é de todo dinheiro mal gasto, não consigo ver o teu ponto.

    5. Avatar de P Oliveira
      P Oliveira

      Já pago há muitos anos e não estou arrependido. 5 PC’s + Unidades Móveis + OneDrive que pode ser para 5 pessoas diferentes… Não entendo o motivo de existirem pagamentos para boas aplicações.
      Em tempos, usei o Quattro Pro e,nessa altura, gostava mais do que o Excel. Mas agora partilho a opinião que não existe melhor do que o Office MS.
      Mas ainda bem que existem várias opções no mercado e consumidores para todas elas.

      1. Avatar de P Oliveira
        P Oliveira

        E mais, dentro do Onedrive, tenho software de faturação Gratuito e Homologado, acessível a 3 PC´s

    6. Avatar de censo
      censo

      Já há muitos anos que pago pelo Office. Não pago muito porque tenho acesso a condições especiais, tão especiais que não uso outra suite que não o MSOffice.

  14. Avatar de António Paulo
    António Paulo

    Boa tarde,
    Sem entrar em comparações (porque devido ao meu fraco poder económico tenho mesmo que optar pelo Libreoffice), gostava de saber como fazer o upgrade do mesmo visto que eu tenho a versão 5.1

    1. Avatar de P
      P

      É só ir ao site (https://www.libreoffice.org/) e fazer o download.
      Ao instalar, ele remove a versão 5.1 e instala a que fizeste download.

      1. Avatar de António Paulo
        António Paulo

        Agradecido P, como sou iniciante no mundo linux tenho destas dúvidas.

        1. Avatar de P
          P

          No linux talvez seja um bocadinho mais complicado.
          Dá uma olhada neste guia aqui (http://libre-software.net/how-to-install-libreoffice-on-ubuntu-linux-mint/)

          1. Avatar de António Paulo
            António Paulo

            Boa tarde P,
            Por acaso segui aquelas instruções e não conseguia instalar porque aparecia sempre uma msg. de erro a dizer “don’t find files or directory”. Resolvi o problema fazendo de um modo mais simples, fui á ultima pasta “DEBS” depois de ter descompactado obviamente e com clique direito abre o menu de contexto, escolher a opção “abrir na consola”, depois de aberta a consola foi só acrescentar o comando “sudo dpkg -i *.deb” carregar em “enter” e pronto ficou instalado num instante, é aconselhável desinstalar primeiro a versão antiga. Isto no meu sisema “Versão Linux Mint 18.1 Serena 32-bit”. De qualquer modo obrigado pela atenção.

  15. Avatar de Domingos
    Domingos

    Quando se tem latex, markdown, pandoc, etc, para que precisamos do Microsoft Office ou do LibreOffice?

  16. Avatar de Antonio
    Antonio

    Em tempos, não muito remotos, li que, em média, a grande maioria dos utilizadores do MS Office não utilizam mais do que 20% das suas potencialidades. Então para quê gastar uma exorbitância quando podemos ter grátis uma suite que atende as necessidades comuns e correntes ?
    Urge que a Administração Pública passe a aceitar files do libre e/ou do OpenOffice.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E depois faz-se como na Alemanha… passado 5 anos voltaram ao MS Office porque não era tão rentável assim.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Não não voltam, continuam com o OpenSource. Essa noticia é um boato sem fundamento (não acreditem em tudo que se lê na net). Munique continua a usar o linux, atualmente sem qualquer perspectiva de voltar software Microsoft.

        Esse boato resulta de uma entrevista dada por um politico alemão de Munique, que criticou a escolha do linux, sem qualquer fundamento técnico. A entrevista original em alemão, foi mal traduzida em inglês, e deu origem ao boato que circula na net. Esse senhor é conhecido por ser um apoiante da Microsoft e por ter feito negócios anteriores com a Microsoft.

      2. Avatar de N'uno
        N’uno

        Não estou a ver o caso a que te referes. Se for o de Munique, falamos de 10 anos, e tudo não passou de um boato muito conveniente para a Micro$oft.

  17. Avatar de Alexandre Alves
    Alexandre Alves

    Estou curioso, existe algo parecido com o PowerQuery do Excel para LibreOffice?
    Algo que faço com bastante frequência é gerar relatórios onde o source são vário ficheiros Excel cada um com cerca de 50k Linhas. Existe a possibilidade de fazer o mesmo em LibreOffice?

    1. Avatar de Paulo Trindade
      Paulo Trindade

      Infelizmente não. Podes ver aqui o comparativo de funcionalidades das duas suites https://wiki.documentfoundation.org/Feature_Comparison:_LibreOffice_-_Microsoft_Office

      1. Avatar de Alexandre Alves
        Alexandre Alves

        Obrigado

    2. Avatar de N'uno
      N’uno

      Com 50k linhas não experimentei, mas normalmente é mais rápido carregar os dados num servidor SQL e trabalhá-los lá, ou pelo menos “penteá-los de feição” lá, remetendo para o excel apenas as análises e bonecadas finais. A power pivot é tão ou mais lenta quanto as pivots normais quando o volume de dados é grande. Tentei com dois exceis de pouco mais de 400k linhas e a coisa não foi bonita de se ver. Se usares a power pivot com outras fontes, como servidores de BD, a história já será outra, mas sempre limitada pela péssima gestão de memória do excel.

    3. Avatar de Radamel
      Radamel

      Nop. O excel esta a anos luz dos demais. Powerpivot, ligacoes a cubos olap, etc. Para pros tem de ser.

  18. Avatar de nephrops
    nephrops

    @Alexandre Alves
    Power Query em Libreoffice https://help.libreoffice.org/Common/Query_Design

    1. Avatar de Alexandre Alves
      Alexandre Alves

      Obrigado, mas pela descrição o Query Design é equivalente ao Power Pivot.

  19. Avatar de jYkA
    jYkA

    Ao ler todos estes comentários devo concluir que 100% dos utilizadores de suites office precisam de fazer calculos balísticos avançados!

    Nota: 90% dos utilizadores usa 10% das funcionalidades do software!

    1. Avatar de Tropatodos
      Tropatodos

      Presumo que faço parte dos 10%…
      Adquiri o Office 365 porque o meu Office 2007 criava erros e levantava-me dificuldades no word…

      1. Avatar de jYkA
        jYkA

        E que tal experimentar o LibreOffice… tipo só experimentar sem compromisso

        Comecei a usar OpenOffice em 2004 em ambiente empresarial… sim senti algumas dificuldades… mas desde 2006 que usei em exclusividade e em 2010 passei para o LibreOffice… Arrependimento 0%

        E mesmo quando o Estado Portugues nos obriga a preencher formularios estupidos em Word nao baixo os braços e faço tudo para que siga elaborado em LibreOffice… e hoje nunca me foi recusado um unico ficheiro!

        Quanto aos Inventarios de mercadorias elaborados no LibreOffice Calc seguiram 100% sem uma unica recusa!

        Como trabalho com 3 sistemas operativos diferentes (Linux, OS X e windows) é uma vantagem ter uma unica suite office que nunca me falhou… e pagava por ela se fosse paga!

  20. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    @Pedro Pinto
    (pessoalmente não gosto e parece-me ainda há algum trabalho pela frente).

    Experimentaste em “contextual Groups” para mim é a que faz mais sentido.

  21. Avatar de donkeykid
    donkeykid

    Curiosamente os executáveis para instalação local ou portátil têm menos Mb de tamanho…

  22. Avatar de djofight
    djofight

    wps office, compatibilidade completa, gratuito (word excel e ppt), mto leve, mto rapido d instalar, multilanguage, pdf to word integrado, falar em libreoffice pra q?

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      A versão gratuita não suporta bem os formatos portugueses. A introdução de datas nas células tem que seguir o formato americano mês-dia.

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Há também 3 funções que não têm equivalência no WPS: INFO, GETPIVOTDATA e HYPERLINK. A GetPivotData é a única que me faz alguma falta.

  23. Avatar de jgt
    jgt

    Comprar para 5 computadores e só poder utilizar num é o máximo.

    1. Avatar de jgt
      jgt

      Refiro-me obviamente ao office 365

  24. Avatar de Celio
    Celio

    Instalei o LibreOffice 5.3.1.2 em substituição ao MSOffice trial, contudo não consigo acessar meus arquivos no OneDrive.
    A configuração de “Arquivos Remotos” é interrompida por msg de erro “O dispositivo especificado é inválido”. ainda não consegui encontrar solução

  25. Avatar de luizlmarins
    luizlmarins

    Sim, ainda há …

    Abrir pdf no word, sem perder a formatação e com suporte à edição de texto … no libreoffice abre como imagem, sem suporte à edição.

  26. Avatar de juliana
    juliana

    cara, se eu conseguisse fazer o programa abrir eu poderia dizer se ainda ha razoes para usar o office da microsoft ou nao….mas desde que baixei o libreoffice nao consigo abri-lo. ele fica dando mensagem que nao esta respondendo.

  27. Avatar de MAURÍCIO DE CARVALHO LOPES
    MAURÍCIO DE CARVALHO LOPES

    Sim. Existem razões para usar o office da microsoft.
    Uma delas é o código VBA.