Libreoffice 4.2 acaba de ser disponibilizado

37 Comentários

O Libreoffice é uma suite de produtividade Open Source que advém do código fonte do OpenOffice.  A Document Foundation disponibilizou esta quinta-feira o Libreoffice 4.2, que traz melhorias significativas na performance e interoperabilidade e e também uma melhor integração com o Windows.

libreoffice_42_1

A Document Foundation anunciou o LibreOffice 4.2 que inclui um conjunto de actualizações significativas comparativamente à versão 4.0, especialmente destinadas a utilizadores avançados.

O LibreOffice Calc sofreu a maior reestruturação, ao nível do código, desde a sua história, possibilitando agora um melhor desempenho para big data  (especialmente ao calcular valores de células, assim como na importação de grandes e complexas folhas de cálculo XLSX)e, enquanto um novo interpretador de fórmulas permite cálculos massivos, usando a placa gráfica do computador (GPU) com a biblioteca OpenCL. Este último funciona melhor com uma arquitectura de sistema heterogénea (HSA), como o novo chip AMD Kaveri APU.

libreoffice_42_2

Como referido, o Libreoffice 4.2 melhorou também no suporte de documentos produzidos através do Microsoft Office, especificamente no formato Microsoft OOXML usado nos DOCX e RTF. Foi também acrescentado um novo filtro de importação para documentos AbiWord e Apple Keynote.

Licença: LGPLv3
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download: Escolha aqui o seu sistemas operativo
Homepage: LibreOffice

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Existe algo para deixar ele com a cara do Ribbon da MS? Não tem como comparar a produtividade das duas interfaces.

    1. Avatar de Daniel San
      Daniel San

      Existe uma outra alterantiva chinesa que copia na cara dura essa interface da MicroSoft.

    2. Avatar de Daniel San
      Daniel San

      Existe uma outra alterantiva chinesa que copia na cara dura essa interface da MicroSoft. É o Kingsoft Office.

  2. Avatar de DD
    DD

    Para mim o Office open source de eleição é o Kingsoft Office, muito bom!

    Também andei muito tempo com o Libre.

    1. Avatar de Alexandre Martins
      Alexandre Martins

      Kingston Office é proprietário e não em código aberto.
      E já agora, testou o Kingston Office em que sistemas operativos? Como se dá com ele? Gosta?

    2. Avatar de Alexandre Martins
      Alexandre Martins

      Depois de uma breve pesquisa pude ver que o Kingston Office abandonou o Ribbon-Like UI e adoptou a sidebar (tal como no Libreoffice). Se muita gente mudava para o Kingston por esta mesma razão, acho que vão perder fôlego.

      1. Avatar de jedi
        jedi

        no momento de instalação do kingsoft office pode escolher. vê aqui:
        http://www.youtube.com/watch?v=piPetElDBW0

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      Não digas uma barbaridade dessas…

    4. Avatar de jrgaugusto
      jrgaugusto

      …mas o Libre permite por exemplo pivot tables e import/export docs com o msOffice…e o Koffice free tem limitações…

    5. Avatar de Paulo Seichinha
      Paulo Seichinha

      Tenho experiência com o OpenOffice, Libre e KingSoft. Estou de acordo que o melhor me parece este último, embora ainda existem pequenos pormenores a melhorar que vão surgindo com a experiência. Mas de facto estou a gostar muito deste software.

  3. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Consideram melhor libreoffice ou openoffice?

    1. Avatar de Carlos André
      Carlos André

      São iguais, agora o openoffice chama-se libreoffice.

      1. Avatar de diogo
        diogo

        a sun tinha o openoffice, só que há uns tempos a sun foi comprada pela oracle, neste momento o openoffice ainda existe e é da oracle só que esta não se importa muito com o dito, o libreoffice é como um sucessor do openoffice original (da sun), é mantido pelos criadores do openoffice

        1. Avatar de Daniel San
          Daniel San

          Correção, o OpenOffice agora é da fundação Apache e já faz um ano ou mais.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            e antes de ser da sum…salvo erro era o star office Alemão…mas foi comprado pela sun…

      2. Avatar de Daniel San
        Daniel San

        Não são iguais não cara… Já existem várias diferenças.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Atualmente o Libre tem melhor suporte para documentos do MSOffice que o Apache. O Libre trata melhor documentos pesados do MSOffice que o Apache (este ultimo é mais demorado e atrapalha-se mais um pouco).

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Também me parece e o openoffice não distingue em termos de icons tão bem o tipo de ficheiros, além do libreoffice permitir melhor integração com DOCX

      2. Avatar de diogo
        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          lol
          Apache OpenOffice

    3. Avatar de Ifernando
      Ifernando

      O que “funciona” melhor é o LibreOffice. O Openoffice terá(?) futuro pela nova entrada da IBM. O Kingoffice é o mais “bonito” mas pouco compatível.

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Os anos 90 passaram por aqui e pediram o design de volta.

    Caramba, quando o pessoal reclama do aspeto do Office 2013 (eu também acho desenxabido…) isso não era um desafio para fazer ainda pior!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Preferia 1000x a ui do office 2003 que o novo…

      Ainda bem que no Mac,ainda temos os menu’s como deve de ser…

      Mas a cena dos gráficos no excel, era a melhor arma, agora ficou um lixo, não consigo ser produtivo

  5. Avatar de Melo
    Melo

    LibreOffice para iPhone ou iPad existe?
    Cumps.

    1. Avatar de irlm
      irlm

      futuramente haverá uma Versão, ainda não se sabe da data.

  6. Avatar de lmx
    lmx

    adoro a feature do opencl 😉

    Mas o que gosto mesmo é de ver o HSA a bombar ao mais alto nivel…pelos demos que existem…esta feature reduz em pelo menos 7 vezes o tempo de processamento…brutal!

    E não esta optimizada…imagino de estivesse 😉 no entanto não sei se é possivel tirar proveito desta nova tecnologia, em todo o libre office, se apenas em parte do mesmo…

  7. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Bolas! Ainda ontem criei uma imagem padrão com o 4.1.x para replicar noutras máquinas…!!!

  8. Avatar de okapi
    okapi

    Eu atualmente uso o Apache Open Office, emudei porque anterior versão do Libre Office tinha falhas na abertura de DOC da MS. Com esta versão já não encontrei estes problemas e uma função interessante que encontrei foi para abrir um doc basta arrastar o ficheiro.
    Nem aproposito para quando o mesmo em Portugal.
    http://ow.ly/t4aDr #openoffice

    1. Avatar de lmx
      lmx

      toda a gente está a mudar…

      parece que a malta já se começa a questionar, o porquê de usar coisas tão caras e de estar tão dependente de uma empresa estrangeira 😉

      So Portugal é que é Rico…

  9. Avatar de JCLopes
    JCLopes

    E quanto à Base de Dados do LibreOffice Ou do OpenOffice, O que acham?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      É identico ao Access…embora , eu acho que tem mais features, mas ja não uso o da M$ a long time ago…

      há…a aplicação chama-se LibreOffice Base

      1. Avatar de JCLopes
        JCLopes

        “É identico ao Access”
        Bom. Já não mexo muito, ou nada, no access da MS mas há uns anos fiz muita coisa em access e há pouco tempo atrás, por curiosidade, experimentei o OpenOffice Base e aquilo vai para lá do horrível, aquilo está a anos luz do access de há 10 ou 15 anos. Na minha opinião, é claro!

  10. Avatar de hilario
    hilario

    Fiz a instalação e da-me sempre como sendo a versão anterior 4.1.4.2 !!!! não entendo

    1. Avatar de hilario
      hilario

      Bem por engano instalei só o language pack.solved.