Leve o seu projecto do Raspberry Pi ao próximo patamar

9 Comentários

Cayenne simplifica a interacção entre múltiplos Raspberry PI utilizando o novo painel Project Centric.

Desde o lançamento da plataforma Cayenne, em Janeiro passado, que o seu número de utilizadores tem crescido exponencialmente. Trata-se de uma plataforma gratuita e baseada em “drag-and-drop” para a construção de projectos, sendo que a equipa de desenvolvimento tem respondido ao feedback dos utilizadores e tem trabalhado em função das sugestões dos seus utilizadores.

Como resultado disso, foi implementada recentemente uma das suas funcionalidades mais inovadoras, o painel Project Centric.

cayenne-dashboard


Cayenne é a primeira plataforma de construção de projectos do mundo com interacção drag-and-drop, permitindo criar facilmente um ambiente IoT para Raspberry Pi.

Na plataforma Cayenne sempre foi possível controlar motores, sensores e actuadores ligados ao Raspberry Pi, utilizando para isso os Widgets no painel de instrumentos digital. Agora, na nova interface, é possível misturar e ligar os Widgets a partir de qualquer Raspberry Pi previamente ligado, independentemente da rede, mesmo que seja a partir de Wi-Fi no caso do Raspberry Pi 3.

cayenne-mobile

Para que o impacto desta nova funcionalidade seja compreendido mais facilmente, vamos imaginar que o dono de uma casa configurou um “Sala arrumos Pi” com sensores para detectar fugas de água e monitorizar outros dados recolhidos. Agora imaginemos que a mesma pessoa configurou o “Quarto Pi” no outro lado da casa para ajustar automaticamente a luminosidade ao amanhecer e anoitecer.

Com o painel Project Centric, os dois Raspberry Pi serão capazes de comunicar um com o outro, sem a necessidade de utilizar fios pela casa para os interligar. A informação recolhida por um RPi pode, sem fios, desencadear uma acção ou comando para um dispositivo ligado a outro RPi.

Assim, e considerando o exemplo anterior, se o sensor de água detectar uma fuga, o “Sala arrumos Pi” pode enviar imediatamente um sinal para o “Quarto Pi” para ligar as luzes do quarto e enviar uma notificação SMS ao dono da casa, informando-o da fuga de água.

cayenne-app

Com a introdução do painel Project Centric, os Raspberry Pi independentes podem agora comunicar entre si e controlar qualquer dispositivo nessa conta, independentemente de qual o Pi que o tem ligado. Combinando isso com funcionalidades já existentes, como desencadeamento automático de acções, agendamentos, e a conveniência do acesso online e móvel ao painel, a plataforma Cayenne está a tornar os projectos “smart home” ainda mais “smart”.

No vídeo seguinte pode ver mais acerca deste novo painel Project Centric e começar a dar vida às suas ideias. Para mais informação, pode registar-se gratuitamente em www.Cayenne-myDevices.com.

www.Cayenne-myDevices.com

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Já há algum tempo que tenho um Pi a controlar umas coisas aqui em casa, com o Cayenne, e só ainda não coloquei outro por causa da limitação da versão anterior do Cayenne.
    O próximo Pi já vem a caminho, espero tirar grande partido desta nova feature!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Daniel, o que é que tens a controlar?
      Tenho interesse neste tipo de coisas, mas depois nunca sei onde aplicar.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Tenho alguns relés a controlar luzes de presença (nocturas) e algumas tomadas que me dão jeito controlar remotamente. Depois tenho um sensor de temperatura + humidade, apenas para recolher dados por curiosidade, e um sensor numa porta, que monitoriza quando está aberta ou fechada. Sendo aberta em determinada hora, recebo um email.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Que sensores é que usaste para a porta? Fins de curso?
          Tens algum blog onde detalhes os teus projectos? Achei interessante as tuas ideias 🙂

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Não, usei dos que são tipicamente usados nos alarmes. Num lado está o íman e do outro está o “interruptor” que fecha o circuito com a presença do íman (semelhante a este). O princípio é o mesmo, mas mais disfarçado.

            Não tenho detalhe do projecto, se é que se lhe pode chamar assim, é apenas um hobbie.

  2. Avatar de ID-IOT
    ID-IOT

    A ideia é muito boa, mas fico reticente dlc a ideia de deixar os meus sensores todos à mercê de uma plataforma central e única a qual não conheço a segurança e logo não posso confiar, imaginem que tenho a fechadura de casa na plataforma 🙂 ou seja preferia que fosse disponibilizado o produto web para eu instalar onde quiser garantindo um pouco mais de segurança.

  3. Avatar de M3mn0t
    M3mn0t

    Já uso a algum tempo, e a verdade é que este ultimo “update” vem mesmo a calhar 😉 Como diz o @ID-IOT, e muito bem, a meu ver o grande senão do CAYENNE é a framework estar pendurada na Cloud. Devia existir um offline mode(LocalHost Server na maquina), assim o meu sistema ficaria “Menos vulnerável” ao exterior. Muito bom artigo PPLWARE! 😉

  4. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    @Daniel, qual e o hardware que usas para recolher a informacao de temperatura e humidade.