KMess – “O” cliente MSN para Linux

41 Comentários

Hoje, após tentar descobrir o porque dos sucessivos encerramentos do Pidgin sem razão aparente, ia pesquisar por algum cliente MSN para Linux, além dos conhecidíssimos aMSN, Kopete, Mercury Messenger, Emesene e outros, eis que descubro o KMess.

Pensei… “Uma aplicação KDE? Não me parece…”. Mas estava enganada. Dei-lhe o benefício da dúvida e decidi experimentar a sua versão mais recente, a 2.0 Beta 1. Não se deixem enganar pelo “Beta”, é realmente muito estável.

kmess_01


kmess_02

Compatibilidade com o protocolo MSN:

  • Suporte total a emoticons personalizados, incluindo gifs animados.
  • Conversações em grupo.
  • Transferência de ficheiros rápida e fiável com pré-visualizações.
  • Tipos de letra personalizáveis e formatação similar ao Plus!
  • Mensagens pessoais.
  • Estados personalizáveis, com auto-reply tal como no Plus!
  • Suporte “Now Playing” para mostrar o que se está a ouvir e o que os outros contactos ouvem.
  • Integração com o Live Mail, notificação de novo email e link directo para a caixa de entrada.
  • Ligação direta para os perfis dos contactos, incluindo Live Spaces.
  • Toques (nudges) e piscadelas (winks).
  • Convites entre NetMeeting-GnomeMeeting, e GnomeMeeting-GnomeMeeting.

Interface agradável:

  • Tradução em 20 línguas.
  • Contactos que não o têm na sua lista, aparecem a itálico.
  • Quando o contacto escreve, a sua imagem fica brillhante.
  • Organização total de contacto Mostrar/esconder contactos offline, organizar por estado, grupo, etc.
  • Janela de conversação similares ao WLM.

Extras

  • Mostra hora de recepção/envio de mensagens.
  • Agrupa mensagens enviadas/recebidas tal como o WLM 9.
  • Formata texto em itálico, sublinhado e negrito.
  • Balões pop-up para eventos, com som e totalmente personalizáveis, até para contactos específicos.
  • Logs de conversação podem ser guardados em texto simples ou até em HTML, com emoticons e cores incluídas, subidivididos por ano, mês ou dia, à semelhança do Plus!
  • Suporta múltiplas contas MSN ao mesmo tempo (poligamia).
  • Temas de emoticons.

Mais uma vez, vamos tomar o Ubuntu como referência, no meu caso o 8.10 Intrepid Ibex. O procedimento é análogo para outras distribuições.

Se pretende a versão estável, e não se importa com algumas funcionalidades a menos, clique aqui, e siga as instruções no ecrã.

Para os mais audazes, vamos proceder à importação do repositório da versão em desenvolvimento.

Abra a consola em Aplicações > Acessórios > Consola.Digite sudo -s e a consola pedirá a sua password. Depois de introduzida, terá acesso total ao sistema. Dependendo da sua versão do Ubuntu, cole os dois comandos um a um, para adicionar o repositório.

8.10 Intrepid Ibex / 9.04 Jaunty Jackalope

echo 'deb http://ppa.launchpad.net/monoxide0184/ppa/ubuntu intrepid main
deb-src http://ppa.launchpad.net/monoxide0184/ppa/ubuntu intrepid main' >> /etc/apt/sources.list.d/kmess.list

8.04 Hardy Heron

echo 'deb http://ppa.launchpad.net/monoxide0184/ppa/ubuntu hardy main
deb-src http://ppa.launchpad.net/monoxide0184/ppa/ubuntu hardy main' >> /etc/apt/sources.list.d/kmess.list

Ainda na mesma consola, vamos importar a chave de autenticação com o seguinte comando:

apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com 6C74298A32E2984BECA95CD539D1BF435DC11304

E finalmente, podemos actualizar e instalar a aplicação:

  • apt-get update && apt-get install kmess2-svn

Agora já pode experimentar o seu novo cliente MSN, bastando para isso aceder ao menu Aplicações > Internet e seleccionar KMess!

Prós:

Como sou uma pessoa que adora reviver conversas passadas e manter uma espécie de arquivo de logs antigos, fiquei agradavelmente surpreendida com a forma de armazenamento dos logs do KMess.

Também adoro enviar alguns emoticons animados, e irritava-me o Pidgin não permitir isso. E continuo a achar o aMSN demasiado “lento”.

Estados personalizáveis, mensagens auto-reply, mensagens pessoais e mostrar o que se está a ouvir, não dispenso!

Contras:

Ainda sem suporte áudio/vídeo, se precisa mesmo disto, opte como eu pelo o Skype à parte, ou então por clientes MSN como o aMSN ou o Mercury Messenger.

Para quem usa Gnome e não quer instalar as bibliotecas do KDE, torna-se chato. Mas vale bem a pena! E continua a ser rápido.

Veredicto final:

Uma óptima aplicação para mostrar aos amantes do Windows Live Messenger, se pretende ter tudo o que o anterior oferece, prescindir do suporte vídeo e áudio, mas obter uma experiência fantástica. Experimente!

Licença: GPL
Sistemas operativos: Linux
Download [Ubuntu]: KMess 2.0 Beta 1 (ver artigo)
Download [Ubuntu/Debian]: KMess 1.5.2
Download [Outros]: KMess 1.5.2
Homepage: KMess

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Russo
    Russo

    Parece ser um excelente programa,pena mesmo ser para KDE.

  2. Avatar de Ana Narciso

    @ Morbus

    Pois, na versão 2.0 existem tabs, dá muito jeito.
    Uso essa versão, mesmo Beta, nada de queixas! Rápido e estável. Recomendo.

  3. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Parece-me bem… vou experimentar!

  4. Avatar de Ana Narciso

    @ Russo

    É para KDE, mas podes instalá-lo em qualquer Gestor de Janelas, sabes disso não é?

  5. Avatar de traga2whiskys
    traga2whiskys

    @Morbus
    Experimente o emesene também funciona com tabs, ou sem tabs, e é preferível a este.

  6. Avatar de Mikhail Miguel

    Eu utilizava o Kopete há muitos anos, nem sei como ele está agora. Mas para mim, programas com interfaces pequenas “ficam” bem melhor em “K” do que em “G”, a interface consegue ficar mais compacta e ainda assim organizada. Nos programas que começam com “G”, os comunicadores tem as janelas muito grandes e os ícones ficam espaçados demais… Mas é claro, isto é uma questão de gosto pessoal e intransferível! 😉

  7. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Maldito suporte video, senão era já.

  8. Avatar de Nastase

    @traga2whiskys

    Porque é que acha o emesene preferível a este Kmess? Alguma razão específica?

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  9. Avatar de nome
  10. Avatar de CFERNANDES
    CFERNANDES

    porque é que nunca falam do Empathy é nativo do gnome

  11. Avatar de Rui Oliveira

    @russo
    Acrescentando ao que a Ana disse, a integração das aplicações KDE4 no Gnome é boa, dado que usa o sistema QT-gtk, que permite que as aplicações KDE se integrem de uma forma quase perfeito a GNOME, por exemplo!

    @CFERNANDES
    O empathy tem potencial, mas é muito fraquinho actualmente, não chegando ao ponto de suportar transferencias de ficheiros no protocolo MSN, essa e outras funcionalidades impedem por exemplo que eu ainda não o tenha analisado aqui no pplware. Simplesmente ainda não está preparado para o uso comum de qualquer utilizador, ficando a anos luz a nivel de usabilidade quando comparado com o Pidgin.

  12. Avatar de Morbus

    As tabs é o mais importante para mim, mas só uso o 2.0 quando for final mesmo…

  13. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Eu uso o Galaxium Messenger. Muito bom também.

  14. Avatar de Russo
    Russo

    @Ana Narciso

    Sim sei que pode-se instalar no gnome ou em qualquer outro, mas prefiro q seja “nativo” do ambiente que eu estou a utilizar.
    Mas nem tudo pode ser para gnome pois há muita malta que utiliza KDE

  15. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    Por acaso agora ando a usar o KDE 4.2 e não desgosto mesmo nada!!! É pena é ter imensos bugs. O Gnome é à prova de tudo e o KDE nem tanto.. porém, o KDE, visualmente está muito, mas muito bom mesmo…

    Não entendo os arrepios que a malta do Gnome tem contra o KDE. É apenas um interface com as suas virtudes e defeitos… mais uma alternativa, tal como o linux é na sua essência.

  16. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Bem fico-me pelo emesene no ubuntu…para o uso que eu lhe dou está mais que bom 😉

  17. Avatar de Russo
    Russo

    @KaiserSoze
    No meu caso não é nada contra o KDE, pois acho que cada um utiliza o que quer,apenas prefiro procurar alternativas escritas em gtk para não andar a subcarregar o sistema com bibliotecas que só preciso para um programa

  18. Avatar de traga2whiskys
    traga2whiskys

    @Nastase

    Posso apresentar-te várias, mas para mim basta um. É PORTUGUÊS

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Onde foste buscar essa ideia?
      Não é, é desenvolvido por um argentino.

  19. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    @Russo: Fair enough! 🙂
    No mês passado cometi a burrice de instalar o Gnome com o KDE em simultaneo. Tudo correu bem e o Opensuse aguentou na boa.. porém os programas ficaram todos misturados na taskbar e as definições de ficheiros ficaram cruzadas etc.. resolvi reformartar o meu pc e agora estou só com K

    Aproveitei e livrei-me de duas partições Windows que tinha: uma com o Vista (que não arrancava pois dava um blue screen no arranque) e outra com os docs (usava uma particao NTFS entre a Vista e a Linux para partilhar os meus docs em ambos os SO – porem so usava vista em 5% do tempo)

    Agora estou so com KDE e ext3! 🙂

  20. Avatar de Ana Narciso

    Porque não uso o:

    – aMSN: a interface é lenta e feia.

    – emesene: não tem nenhum visualizador de logs. Os logs são guardados sob bases de dados SQLite, sendo preciso um visualizador à parte para o efeito.

    – Pidgin: a razão principal, é ele fechar-se assim do nada, por falha de segmentação… versão 2.5.5.

    – Empathy: demasiado básico.

    – Galaxium: muito bom MAS não tem visualizador de logs.

    Visualizador de logs decentes, emoticons personalizados mensagens pessoais, now playing, é essencial para mim. E aqui ficam as minhas razões. É por isso que simpatizei bastante com o KMess, mesmo sendo utilizadora de Gnome. A integração é perfeita.

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      mas o aMSN dá sempre para personalizar um bocadinho..
      tentaste-o fazer?

  21. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    testei e gostei. Vou passar a usar em alternativa ao Kopete que, por vezes, teima em ligar-se

  22. Avatar de esfolome
    esfolome

    uma boa alternativa também é o aMsn que tem tudo e mais alguma coisa…

    cumps malta

  23. Avatar de traga2whiskys
    traga2whiskys

    @Ana Narciso

    O emesene não tem nenhum visualizador de logs?? Clica com o botão direito em cima de um “amigo” … Surpresa tem sim um visualizador de logs, mesmo por baixo do “visualizar perfil”. Completamente ordenado por datas, até te permite gravá-los para uma outra em outra localização.

  24. Avatar de Ana Narciso

    @ traga2whiskys

    Peço desculpa pela confusão, tens toda a razão, estava a confundir com o Galaxium. Mas o que eu queria dizer mesmo, é que estás dependente do emesene para ver os logs, dependente do tal visualizador.

    O emesene não produz ficheiros concretos, facilmente visualizáveis, pelo menos em .txt ou .html.
    Se quero enviar determinada conversa a um contacto, tenho de andar à base do copy paste do visualizador de logs.

    Outra coisa que me irrita, e cheguei inclusivé a sugerir no fórum de desenvolvimento do emesene, foi a fraca organização de logs. Os logs deveriam estar agrupados em meses por exemplo, mas às tanta obtemos milhentas fracções de conversas, referentes a um mesmo dia.

    Espero que tenha sido clara. Peço desculpa pelo equívoco, do log viewer. Já são tantas alternativas ao WLM que uma pessoa baralha-se. 🙂

  25. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Ana, tanto o emesene como o pidgin metem os logs no meso sitio

    /home/user/.purple/…… tá lá prara dentro os txt são partilhados por ambos

  26. Avatar de UKN
    UKN

    Bom post, não é que use, mas é assim que vou aprendendo a remexer no linux.

  27. Avatar de traga2whiskys
    traga2whiskys

    @Ana Narciso

    Não tens que pedir desculpa … 😀

  28. Avatar de sight
    sight

    uhm acho que vou experimentar. para ja tenho o emesene e admito que tem umas quantas falhas:

    -transferencia de ficheiros horrivel raramente conseguem me mandar ficheiros e as vezes quando os aceito o download nunca começa.
    -empanca muito.
    -log de conversacao muito pobre.
    -se nao fossem pelos temas que instalei, o aspecto visual tambem deixava algo a desejar.
    -se ja tiver um emesene aberto e clicar no icone de iniciar emesene, ele abre me outro emesene em vez de restaurar o ja existente.

  29. Avatar de Ele DIZ

    Eu utilizo mercury em MAC, se em linux for semelhante é uma optima opção, neste momento estou a utilizar a versão 2.0 alpha, e digo que estão no bom caminho muito estável.
    ——————————————————————-
    http://elediz.blogspot.com/

  30. Avatar de Asylum
    Asylum

    Boas!!

    Ao instalar o K-Mess aparece-me a seguinte situação:

    root@Asylum:~# apt-get install kmess2-svn
    A ler as listas de pacotes… Pronto
    A construir árvore de dependências
    A ler a informação de estado… Pronto
    Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isso pode significar que
    você solicitou uma situação impossível ou se você está a usar a
    distribuição unstable em que alguns pacotes pedidos ainda não foram
    criados ou foram movidos do Incoming.

    Já que você requisitou uma única operação é extremamente provável que o
    pacote esteja simplesmente não instalável e deve ser enviado um
    relatório de bug contra esse pacote.
    A seguinte informação pode ajudar a resolver a situação:

    Os pacotes a seguir têm dependências não satisfeitas:
    kmess2-svn: Depende: kdebase-runtime (>= 4:4.1.96) mas 4:4.1.4-0ubuntu1~intrepid1.1 está para ser instalado
    Depende: kdelibs5 (>= 4:4.1.96) mas 4:4.1.4-0ubuntu1~intrepid1.1 está para ser instalado
    Depende: libphonon4 (> 4:4.3.0) mas 4:4.2.0-0ubuntu1 está para ser instalado
    Depende: phonon (> 4:4.3.0) mas 4:4.2.0-0ubuntu1 está para ser instalado
    E: Pacotes estragados

    Em principio, tenho tudo actualizado como deve ser… mas continuo a não conseguir utilizar o KMess… Será que alguém me dá uma ajuda??

    Cumprimentos,

    Asylum

  31. Avatar de Ana Narciso

    @ Nuno José

    Fiz a experiência de falar um pouco no emesene, saí da aplicação, voltei a entrar, fui à pasta oculta .purple, logs e assim sucessivamente… e não encontrei nada do que tinha escrito no emesene gravado nos logs em .txt!

    Estarei a fazer algo mal?

  32. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @Ana Narciso

    Estava convencido que era ali entretanto encontrei esta pasta

    /home/utilizador/.config/emesene1.0/

    mas parece que também não é……

  33. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Afinal é nesta pasta mas guarda em sqlite

    http://penguinenclave.blogspot.com/2008/12/dumping-emesene-chat-logs-to-html.html

    realmente para logs o plus do live messenger é que é mesmo bom.

  34. Avatar de Tadeu

    Comigo o KMess 1.5 ou 2 nunca funcionou, seja no Ubuntu como no Kubuntu. Insiro e-mail e senha corretamente, porém ele dá timeout na autenticação, não consegue realizar a verificação do usuário junto ao servidor. Alguém já conseguiu corrigir isso?

  35. Avatar de Heylouiz

    Ola, muito bom post e muito bom programa, descobri ele por aqui e instalei e gostei MUITO. O problema é que uso ubuntu com gnome e instalei o kmess 2.0 beta
    Tudo roda legal exeto por um problema, os acentos.
    Quando tento escrever algo do tipo olá sai ol’a ow intao não e sai n~ao, vc teve esse problema?
    Obrigado, muito bom o post 😀

  36. Avatar de InforDeal

    So experimentando
    infordeal.net

    1. Avatar de Ana Narciso

      Agradeço que pare com comentários vazios de conteúdo, colocando apenas um link auto-promocional.

      Não serão tolerados mais comentários do género.

      A administração.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Qual desses programas tem suporte à vídeo conferencia?? Parece que o K mess não tem… alguém poderia me indicar algum que tenha?