Kazam – Provavelmente o melhor para Screencasts no Linux

8 Comentários

Para os utilizadores que gostam de registar aquilo que acontece no monitor da sua máquina, é importante que possua uma aplicação para criar screencasts. Basicamente os screencasts são vídeos do que se passa no monitor, o que é útil quando, por exemplo, queremos mostrar como se faz algo e é mais simples mostrar do que explicar.

Existem diversas aplicações, para todos os SO, mas hoje o destaque vai para o Kazam.

kazam_06

O Kazam é uma excelente aplicação para criar screencasts, e é considerado por muitos como a melhor aplicação para esse efeito.

Como instalar no Ubunu 10.04 e 10.10?

Para instalar o Kazam no Ubuntu basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:and471/kazam-daily-builds
 sudo apt-get update
 sudo apt-get upgrade #necessário para o Maverick
 sudo apt-get install kazam

Depois de instalado,  o Kazam fica disponível em Applications –> Sound & Video –> Kazam

O Kazam é uma aplicação bastante simples, mas que garante com qualidade as funcionalidades base de uma aplicação do tipo, como por exemplo a captura do screen e áudio em simultâneo.

kazam_00

Outra das funcionalidades desta aplicação, é a possibilidade de exportar de imediato o vídeo final para o Youtube ou VideoBin.

kazam_03

Toda a acção desta aplicação é controlada através de uma applet que fica disponível na barra superior.

kazam_04


O Kazam Screencaster permite também a integração com o editor de vídeo Pitivi (O PiTiVi um excelente editor de vídeo gratuito para Linux. É código aberto e baseado na framework multimedia GStreamer)

kazam_05

Considerações finais

Para quem necessita de gravar o que acontece no ecrã do seu PC, o Kazam é uma excelente aplicação para o efeito. Não é uma super aplicação mas possui as funcionalidades base para captura de screens e áudio. Para fazerem posteriormente e edição do vídeo podem usar por exemplo o Pitivi ou outra qualquer ferramenta para o efeito. Experimentem .

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gags
    Gags

    Aqui não está instalando (algum erro sobre python), mas quando instalou, não salvava nem exportava o vídeo. Isso ocorreu há 3 dias atrás…

    Estou usando o recordmyDesktop, é bom!

  2. Avatar de jpng81
    jpng81

    Acabei de testar e 5 estrelas.

  3. Avatar de gnu
    gnu

    funciona a 100% no ubuntu 10.10 64 bits !!
    excelente programa !!!

  4. Avatar de o_unico
    o_unico

    Estou instalado para testar. Mas o VLC não faz isso não?

  5. Avatar de racpxt

    Interessante! Apenas grava em FLV?

  6. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    A opção de mandar logo pro youtube é fixe

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    O meu screencast é feito assim:

    ffmpeg -f alsa -ac 2 -i pulse -f x11grab -r 30 -s 1680×1050 -i :0.0 -acodec pcm_s16le -vcodec libx264 -vpre lossless_ultrafast -threads 0 screencast.mkv