Joomla1.7 está disponível para Download

28 Comentários

O Joomla é provavelmente um dos  gestores de conteúdos web (ou CMS) mais utilizado para criação de sites a nível empresarial mas também muito usado para desenvolvimento de sites pessoais. É um software openSource desenvolvimento essencialmente em PHP, sob licença GNU/GPL, sendo actualizado por uma comunidade de programadores organizados numa estrutura não lucrativa (Joomla.org).

Recentemente foi disponibilizado o Joomla 1.7, que traz consigo muitas novidades.

joomla_00


O Joomla 1.7 inclui algumas novidades, sendo que a mais interessante é a possibilidade dos utilizadores actualizem os seus CMS Joomla para a última versão com apenas um simples click.
joomla_update Esta versão inclui várias actualizações de segurança e também melhorias para multi-idioma, sendo possível ter os itens dos menus em vários idiomas. É também possível criar um menu de pesquisa com código pré-definido e disponibilizar aos utilizadores várias opções de pesquisa. Veja a lista de novidades  e bugs corrigidos aqui.
Para quem pretender experimentar de imediato o Joomla 1.7 durante 30 dias gratuitamente, pode fazê-lo no próprio site, criando para isso uma simples conta no serviço CloudAcess (aceder aqui). Estão também aqui disponíveis vários vídeos para quem pretender iniciar-se no mundo do Joomla.

Artigos relacionados

Licença: GNU/GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: Joomla_1.7.0-Stable-Full_Package [7,85 MB]
Homepage: Joomla

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Charly

    bem eu fui utilizador de joomla durante 4 anos, sim posso dizer que ‘e simplesmente genial, o problema ‘e quando chegamos a um ponto que precisamos de mais e isso nao e possivel no joomla, ai fiquem com o meu conselho criem o vosso proprio site em php , ou asp e mysql … porque poderao abrir portas a um mundo fantastico.

    acho que o joomla esta a avançar demasiado depressa porque em menos de 1 ano saiu a versao 1.6 e agora 1.7, e durante mais de 4 anos o 1.5 foi sempre actualizado e era “uma bomba”

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      1.6 e 1.7 são versões de ciclo curto e mais destinadas a profissionais sem necessidade de apoio e com capacidade para programação. Sendo versões de duração curta conseguem estar a par de muitas novidades e por isso uma transforma-se na seguinte ao fim de 6 meses.
      A versão 1.5 continua a ser a versão principal (vai na actualização 23) e destina-se a todos os utilizadores e só será substituída em Janeiro do próximo ano.

      Dizeres que o Joomla é limitado e que é melhor criarem um site de raiz é algo caricato. Imagina as horas que terias de gastar para programar algo como o Joomla com as capacidades de algumas das suas mais importantes extensões Joomla (Sobi, K2, JCE, Virtuemart, Akeeba). Boa sorte a fazer contas!

    2. Avatar de Igor Pereira

      Uma coisa que o Joomla! não é, é limitado…

      Se calhar não é qualquer um que desenvolve sobre o joomla como deve de ser.

      Penso que o Joomla! é capaz de ser o CRM opensource mais extensível existente neste momento com provas dadas.

      Um dos principais objectivos do lançamento do Joomla! 1.7 é a separação da Framework Joomla! do CRM Joomla!, desta forma qualquer 1 vai poder pegar na framework joomla e desenvolver os seus próprios CRM’s.

      Neste momento existem já alguns forks do Joomla que prometem ter algum sucesso, como o Nooku.

    3. Avatar de Visitante
      Visitante

      Escrever o site todo é um caminho muito perigoso. Por muitos motivos. Mas refiro apenas um: segurança.

    4. Avatar de Charly

      Convido a todos os interessados a tentarem entrar no meu site, e entrar na conta de outro user, caso o consigam avisem … (duvido) mas se conseguirem tentarei melhorar o sistema.

      1. Avatar de YaBa

        Sr. Carlos, cuidado com a confiança.
        Nesse IP estão alojados mais 880 sites (amen.pt)
        Basta que um deles tenha um grave problema, e o seu vai por “arrasto”…
        Nem sempre é preciso ir directamente à “fonte” do “problema”… pode-se contornar 😉 😉 😉

        1. Avatar de Charly

          mas um outro site cair é uma coisa , outra é ter acesso aos dados privados de um utilizador no meu site, isso é muito mais diferente 😀 nao é so confiança , eu acredito nas minhas capacidades.

          1. Avatar de YaBa

            Os sites tipo “defaced gallery” estão cheios de pessoal com confiança nas suas capacidades e no seu novo recém-criado método de hashing de dados.
            Shared hosting, digo-te já, que não foi grande opção…é uma questão de tempo e paciência.
            AH… e de interesse, se disseres que tens lá números de cartão de crédito, vais ver os logs do apache a encher 😀

          2. Avatar de YaBa

            Segurança, e ideais sobre ela, à parte…
            Gostei do design. parabéns.

          3. Avatar de YaBa

            O problema de usar código caseiro, é mesmo este:
            http://nexusystem.com/about/
            um pormenor simples, mas que fica muito “feio” 😐
            tou a ver que isso é includes atrás de includes 😉

      2. Avatar de YaBa

        Assim que tiveres as ligações do MySQL a funcionar, podemos tirar a dúvida 😀

      3. Avatar de YaBa

        Eu não queria ser abusivo… mas custa-me a crer em tanta certeza depois de ver as entranhas do seu código PHP… um snipet já com algum tempo aqui:
        http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=50170.0

        1. Avatar de João Santos
          João Santos

          Exacto!!! Custa-me a crer que uma pessoa que não perceba o porquê de não conseguir modificar os Headers depois de fazer um output consiga ter um site 100% seguro. Nem os profissionais que andam nisto à anos e anos conseguem. Isso é demonstrativo de total ignorancia acerca do protocolo HTTP e de como funciona o esquema cliente – servidor e das diferenças entre o código que corre no cliente e o que corre no servidor, como é o caso do PHP.

          Ainda assim ainda bem que tens confiança no teu trabalho, se não tiveres ninguém terá! 😀

      4. Avatar de YaBa
        YaBa

        Colega… dito e feito 🙂 Tou como ADM a teu pedido (nada disto foi obtido por meios ilegais, mas sim com permissão do próprio)

  2. Avatar de Manuel Gamelas

    Eu também fiz algumas coisa em JOOMLA.
    Para quem quer fazer mais algumas coisas e quer continuar a usar um CRM/Framework,sem ter que partir do zero, que veja o DRUPAL.
    Gostava de propor ao PPLWARE, se não seria interessante criar um Tutotial sobre DRUPAL, apesar de ter um bom e dinâmico Grupo em Portugal. Mas é sempre mais um meio de comunicação/divulgação desta excelente ferramenta.
    Continuação do bom trabalhado que têm levado a cabo ao longo destes anos

  3. Avatar de zelig
    zelig

    Não percebi uma coisa «experimentar de imediato o Joomla 1.7 durante 30 dias gratuitamente».
    Mas que quiser utilizar o joomla 1.7 num site tem que pagar?
    Eu quero fazer uma site que dure.
    Que eu saiba a versões anteriores eram á borla.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Zelig,
      “experimentar de imediato o Joomla 1.7 durante 30 dias gratuitamente”, refiro-me ao serviço de alojamento que é disponibilizado no próprio site.

      Aqui: http://demo.joomla.org/

      1. Avatar de PTGamer
        PTGamer

        o que é pago é o alojamento…

        neste caso eles oferecem 30 dias de alojamento. pelo menos foi o que entendi.

        1. Avatar de PTGamer
          PTGamer

          lê isto aqui:
          what is a joomla demo?

          Sign up today to instantly launch your own fully functional Joomla! site where you can test and build your own Joomla! site, hosted free for 30 days by CloudAccess.net. Free support and training also provided. Yes, Joomla! is a free, open source content management system!

          e por fim

          what happens after 30 days?

          Since Joomla! is free, you are free to do what you choose at the end of your demo. Keep your site hosted with CloudAccess.net (30% of hosting fees go back to support Joomla!), take your site to another host, or download your site and use Joomla! locally.

  4. Avatar de Sky
    Sky

    Boas alguém sabe de algo para fazer uma loja online? Com carrinho de compras, artigos com descrição, etc…?
    Obrigado

    1. Avatar de Visitante
      Visitante

      Usando o Joomla!, vê o Virtuemart. Muito bom. Já experimentei e recomendo. Podes é querer um tema que permita apresentar tudo bem e “bonito” (não me ocorre a palavra certa).

    2. Avatar de YaBa

      ZenCart, entre outros.

  5. Avatar de Visitante
    Visitante

    Joomla! Muito bom 🙂

  6. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Já criei e vou gerindo alguns sites em joomla, e devo dizer que é do melhor. A segurança é um dos aspectos a melhorar mas de resto é sem sombra de duvidas o melhor CMS.

  7. Avatar de C.Oliveira
    C.Oliveira

    Fiquei a aguardar que saísse a versão 1.7 para iniciar-me no Joomla, e estou a gostar. Apliquei alguns templates, gostei de uns e outros não.
    Apliquei algumas extensões, mas infelizmente não funcionaram com a versão 1.7
    Algo simples, consgui criar menus, categorias, artigos, etc. ainda inserir uma linha de código em php para mostrar o ano no footer.
    Muito simples. Só falta fazer o upload para o share.

  8. Avatar de Anselmo

    Utilizei o Joomla durante vários anos, ainda na versão 1.0 e deixei de utilizar na 1.15, quando terminaram o “suporte” a esta versão para dar nas versões superiores.
    De facto o Joomla permite-nos colocar um site online out-of-the-box, mas e evolução e profundidade? Nunca consegui é possível? Talvez!
    A minha opção neste momento é Drupal. É claramente mais complexo, mas dá-nos total controlo sob o portal, tem uma API rica que podemos explorar, se tivermos conhecimentos para tal, ou podemos instalar módulos que comunicam entre eles. Podemos adicionar campos às nossas notícias, podemos enviar diferentes tipos conteúdos cada um com as suas características…podia continuar aqui o dia.
    Mas de facto o Drupal é para quem tem unhas, não me estou a gabar, mas já passei milhares de horas para o tentar compreender. Neste momento não o troco por nada.

    Divulgar blogs

  9. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Boas…em relaçao a instalaçao será que me podem dar uma ajuda? estava a seguir a instalaçao pelo site deles.. mas eles usam o xampp eu uso o wamp (a mesma coisa penso eu de que) extraio o conteudo do joomla para a pasta c:/wamp/www/joomla e ao escrever http://localhost/joomla no browser da me um erro de um include ” Warning: require_once(C:\wamp\www\joomla/includes/defines.php) [function.require-once]: failed to open stream: No such file or directory in C:\wamp\www\joomla\index.php on line 19″
    acho isto um bocado estranho.. será por nao estar a usar alguma coisa do xampp? obrigado