Jolicloud – SO para netbooks

16 Comentários

Jolicloud é um novo projecto liderado pelo fundador da Netvibes Tariq Krim, que deixou a empresa e decidiu dedicar-se a tempo inteiro a este sistema operativo baseado em Linux e que promete tornar mais agradável a experiência do utilizador nos netbooks.

jolicloud_1.jpg


Actualmente os netbooks estão limitados ao Windows XP, com bastantes tweaks, para o tornar o mais leve possível, ou versões de Linux também bastante personalizadas e que utilizem interfaces mais leves como por exemplo o XFCE. Mas de facto, não existe nenhum sistema operativo construído propositadamente para os ultra-portáteis.

Segundo o líder deste projecto, Tariq Krim, comunica no site oficial:

“Adoramos netbooks: são baratos, compactos, leves e sempre conectados via 3G. Só não gostamos da experiência do utilizador e por isso, decidimos construir uma nós mesmos.

Usámos Linux e tornámos o arranque mais rápido e optimizámos-lo para navegar na web e para computação em nuvem (cloud computing). Redesenhámos a interface e integrámos algumas coisas interessantes.

Foi assim que o projecto Jolicloud começou. O próximo passo é deixá-lo experimentar e ter a sua opinião para que possamos construir a melhor experiência com netbooks.”

 jolicloud_2.jpg

A interface de utilizador faz lembrar o iPhone, primando pela sua simplicidade, e suporta touchscreen, sendo utilizada uma navegação por meio de ícones. Está prometida também uma plataforma de aplicações para developers terceiros.

Espera-se a versão Beta algures em 2009. Enquanto isso, poderá seguir o projecto pelo seu Twitter oficial. O Peopleware ficará atento ao desenvolvimento deste sistema operativo.

Homepage: Jolicloud
Twitter: Jolicoud

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de racoq
    racoq

    Era para submeter esta notícia, mas depois desisti por ainda nao poder testar este pequeno grande SO 😉 Ainda bem que o fizeste por mim Ana. magnifica review.

    Penso o jolicloud pelo que li é baseado em Ubuntu (mas não tenho a certeza)

  2. Avatar de janielton
    janielton

    sao os novos rumos..legal!

  3. Avatar de A friend
    A friend

    Já tinha lido esta noticia num site Americano, parece ser um OS promissor…
    e o look está espetacular… 😉

  4. Avatar de Filipe Lourenço
    Filipe Lourenço

    Parece interessante, para atribuir a função de simplicidade que os pequenos notebooks tanto tentam introduzir.

  5. Avatar de Sérgio Gomes
    Sérgio Gomes

    Este SO, embora extremamente interessante, não é o primeiro.

    De facto, já existe um sistema operativo construído especificamente para netbooks, o Ubuntu EEE, agora conhecido como Easy Peasy: http://www.ubuntu-eee.com/wiki/index.php5?title=Main_Page

    Vai ser interessante ver o impacto da competição amigável entre estas duas distribuições.

  6. Avatar de Spulva
    Spulva

    Axo eu mt bem o desenvolvimento deste SO, vai ser um que vou testar imediatamente mal saia, esse SO vai cair la que é um mimo… penso eu de quê…

    keep going

  7. Avatar de mmick
    mmick

    Eu por acaso enviei mail sobre esta noticia para o PPLWARE bem antes dela sair (ontem ou anteontem), nao gostei de ver que nem sequer me agradeceram por ter alertado sobre este SO!

  8. Avatar de Ricardo Rosa
    Ricardo Rosa

    Se o desempenho desse SO for bom, será que o portariam para smartphones?

  9. Avatar de marco
    marco

    e download!?

  10. Avatar de Ana Narciso

    @ marco

    Tal como foi referido no post, ainda nem foi lançada uma versão beta. Logo, não existe download disponível.

  11. Avatar de CS
    CS

    O SO e de facto bom, ja o instalei e gostei, no entanto ainda tem problemas de compatibilidade com periféricos, no meu caso, estou com problema com uma pen USB da D-Link.
    enfim, nada que não se resolve.

  12. Avatar de marco
    marco

    …. afinal, sempre ha download…

  13. Avatar de Ana Narciso

    @ marco
    Não, não há. Pelo menos de acordo com o site official. Se me arranjares o link que o prove, agradecia.

    @ CS
    Como o instalaste, se não existe disponível em lado nenhum?

  14. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Elah… parece muito bom!!!

    Deve ficar muito melhor que o XP nos netbooks sem duvida

  15. Avatar de irlm
    irlm

    é ir a pagina do jolicloud, registar por email, e depois é só fazer download, tambem há 1 maneira atraves do site linux.softpedia.com e procurar por jolicloud
    eu já tenho instalado, e posso dizer que é excelente, tanto a nivel visual, como em desempenho. ( Kernel 2.6.30.4 )