Itália prepara-se para banir do sector público o Kaspersky, o antivírus da Rússia

51 Comentários

O conflito que coloca frente a frente a Ucrânia e a Rússia tem levado a comunidade internacional a reagir de forma única. Muitos países e empresas abandonaram o país de Vladimir Putin e querem obrigar a mudança de posição.

Algo que não tinha ainda sido abordado é a posição das empresas da Rússia que fornecem software. As dúvidas existem e agora o governo italiano quer assumir uma posição de força. Prepara-se para remover do setor público o antivírus da Kaspersky.

italiana Kaspersky Rússia Ucrânia antivírus

Outra ação da guerra da Rússia na Ucrânia

Não existe até agora nenhum caso identificado de problemas na Kaspersky. Este sistema foi criado e mantido pela empresa com o mesmo nome, originária da Rússia há muitos e onde não parece existir qualquer controlo do estado ou de outra força qualquer no país.

As provas de independência têm surgido ao longo dos últimos anos, mas isso não parece suficiente. O próximo a reagir será o governo italiano, que se prepara conter o uso de software antivírus russo no setor público.

italiana Kaspersky Rússia Ucrânia antivírus

Kaspersky vai ficar fora do sector público

Segundo Franco Gabrielli, subsecretário estatal de segurança, o governo italiano está a trabalhar na criação de novas regras para a sua área. Estas vão permitir que os órgãos estatais e administrações públicas desliguem o software desenvolvido pela Kaspersky, com sede na Rússia. Este é o mais conhecido, mas podem existir outros visados.

Existe o receio de que Moscovo possa sequestrar os programas para invadir sites importantes. Será possível aos organismos públicos e administrações públicas substituir todo o software considerado potencialmente perigoso, sem enfrentarem sanções ou problemas legais.

italiana Kaspersky Rússia Ucrânia antivírus

Itália não é o único nesta situação do antivírus

Esta medida surge apenas alguns dias depois de um parecer das equipas de segurança do governo italiano. Neste, era revelado que o software da Kaspersky não estaria comprometido, mas que era importante reavaliar periodicamente estas propostas.

Curiosamente, a nova medida do governo italiano parece seguir a de outro país da União Europeia. A agência alemã de segurança cibernética alertou os utilizadores que o software da Kaspersky representava um sério risco de um ataque de hackers. Esta situação deverá manter-se e até piorar com o escalar da situação na Ucrânia.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ze
    ze

    Desconfianca Legitima…

    Mas sejam coerentes e facam o mesmo para o restante software “Nao Made in Italy” …

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      “Desconfianca Legitima…

      Mas sejam coerentes e facam o mesmo para o restante software “Nao Made in Italy” …”

      És uma anedota. Vai pra Russia se não gostas, sempre podes saltar a fronteira. Kaspersky? Há melhor, quem te garante que não esteja ao serviço do Putin.

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        nao admira que portugal esteja num buraco,… loolll
        O sr informe-se antes de dizer barbaridades,… Deixa de ver a cnn e muda de canal de vez. Vou-lhe dar uma ajudinha depois depende de si.

        Clinton, Bush e Obama so estes 3 invadiram 9 paises e mataram milhoes de pessoas e os Russos e que sao maos?!

        Na Ucrania existem 25 laboratorios biologios financiados por quem?! siiimm pelos Americanos e estes laboratorios biologios nao sao para fazer uma vacina anti covid,..

        Para finalizar diga-me um pais ocidental que procure apaziguar este conflicto?!
        Eu ajudo nenhum!

        Eu sei que so ves cnn e sera muit dificil para o sr compreender!

        1. Avatar de Tiago Ferreira
          Tiago Ferreira

          Tu calado também eras um poeta!

        2. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Tens provas que sustentem essa afirmação? Se a Rússia não tem como é que tu tens? Se defendes a Rússia que tal ires para lá e já agora não voltes mais.

          1. Avatar de jorgeg
            jorgeg

            pois,.. pois,…

            https://www.youtube.com/watch?v=Y39veTO7kF4

            Clinton, Bush e Obama so estes 3 invadiram 9 paises e mataram milhoes de pessoas e o ultimo recebeu um nobel da paz,… demais!

            Eu nao defendo a Russia nem a Ucrania quero sim a verdade e paz algo que a cnn diz-te para tu nao quereres! Liberta-te da cnn e pensa por ti proprio!

          2. Avatar de Vítor M.

            Como podes tu dizer aos outros para pensarem por si próprios se tu não o estás a fazer? Liberta-te da propaganda russa, comunista e pensa, usa a cabeça, vê as imagens desta matança e tira a cabeça da areia.

            Os outros não sendo exemplos, nenhum dos seus atos servem de consentimento para esta barbárie. É absolutamente criminoso pensar que se uns fizeram algo no passado, logo os russos também o podem fazer no presente. É criminoso. Eu tinha vergonha de ser um humano com essa argumentação.

            Defender a paz sem culpar a Rússia? Isso é triste por ser tão falso.

          3. Avatar de jorgeg
            jorgeg

            @sr vitor looolll o video que postei e propgaganda Russa?!
            diga-me la o sr no que escrevi que seja mentira?! As mentiras e propaganda sao dos seus amigos da cnn!

            E este que vou postar agora Tb propaganda Russa?!
            https://www.bitchute.com/video/CceWuP8joMsw/

            Da para ver perfeitamente que o sr foi facilmente indoctrinado pela cnn e que a sua frustracao, indignacao e revolta concide com frustracao, idignacao e revolta da cnn,… meus Deus cnn lolll eu teria imensa vergonha sem duvidas de ser manipulado dessa maneira!

            “Eu tinha vergonha de ser um humano com essa argumentação.”
            O sr e humano?! nao me parece pq eu desejo a resolucao deste conflicto, o sr e o ocidente, NAO!

            E mais uma vez diga-me o sr do que escrevi que mentira.

            PS: deixe de ver a cnn e o show “reliable sources” :D:D:D
            Eu sei que nao vais permitir este post mas no minimo vais ler-lo.

          4. Avatar de Vítor M.

            Com esse comentário disse muito do seu caráter. Mas não surpreende. Afinal a propaganda de Putin consegue arrastar muita febre. Como se viu no estádio esta semana.

          5. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            “propaganda russa, comunista”
            Não me digas que também estiveste a hibernar durante mais de 20 anos! A URSS foi dissolvida em 1991 e a Rússia abandonou o socialismo pelo liberalismo.

        3. Avatar de Louro
          Louro

          @jorgeg,

          Eu confesso que nao vejo outra coisa a nao ser RT, agora só quero propaganda russa.

          Nada melhor.

          Agora tenho é de ir falar com o meu dealer, acho que esta ultima remessa nao era tao boa como a anterior.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      As vezes convem a gente ler o que escreve antes de carregar no botão publicar

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Sim Kaspersky e Dr.Web devem ser imediatamente removidos.

    É um vector de ataque do Estado Russo óbvio.

    Pela sua natureza não dá propriamente para confiar, já que a forma como funciona implica que o programa tenha de ter acesso à Internet para ser eficaz.

    Mesmo que digam que o centro de processamento de informação está na Suíça, tal não interessa, até poderia ser na Alemanha, na prática se é desenvolvido por Russos, ou pró-Rússia, o perigo de ser usado de forma dissimulada (ou abertamente) para atacar é mais que muita.

    A Rússia não é nenhuma democracia, fazem de conta que sim, para agradar às potências ocidentais, mas a realidade é que é mais uma autocracia… nada contra autocracias, podem funcionar perfeitamente, mas depende do monarca e daqueles que têm influência próxima a qualidade de tal regime.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Melhor é remover o WinRAR e o 7-Zip, ambos são russos…

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Tens a certeza que o 7-zip é russo? No site não aparece a língua Russa.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Vê o autor: Igor Pavlov (programmer), Russian freelance programmer, creator of 7-Zip

      2. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Sim, o 7-Zip é Russo, a única diferença é que não pede e não precisa de acesso à Internet para funcionar. Mas sim, é boa ideia removê-lo à mesma.

        O WinRar é alemão.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          O WinRAR é russo. O autor do WinRAR chama-se Eugene Roshal e é russo, tal como o do 7-Zip, Igor Pavlov.

          1. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            Tem razão, retiro o que escrevi em relação à nacionalidade, estive a ver melhor, e realmente é assim como escreve.

            Só mantenho que não é tão grave porque estes programas de compactar/ descompactar não necessitam de acesso à Internet para funcionar, ao contrário dos anti-malware que pela sua natureza têm de ter acesso à Internet para funcionar correctamente.
            E pelo menos o 7-Zip tem o código fonte publicado: https://sourceforge.net/projects/sevenzip/files/7-Zip/21.07/
            O mesmo não se pode dizer do WinRar.

            Como alternativa talvez utilizar o Peazip: https://github.com/peazip/PeaZip

  3. Avatar de Carlos Braga
    Carlos Braga

    Absolutamente natural. Em tempo de guerra é racional esta atitude. O software é russo.

  4. Avatar de Luís Damas
    Luís Damas

    Eu já desinstalei esse antivirus de todos os meus dispositivos.É um excelente antivirus, no entanto as suas potenciais ligações ao governo russo ou por outro lado, o facto de poderem ser alvo de sanções que possam comprometer os clientes são duas boas razões para o desinstalar, tenho pena muita pena desta situação.

    1. Avatar de AM
      AM

      Também o tenho em várias máquinas mas penso que não vai haver problema porque os servidores para o Ocidente estão na Alemanha e na Suíça.

    2. Avatar de Duarte
      Duarte

      A AVTEST que é só uma das empresas mais independentes na Alemanha no que toca a testes de segurança, considera o Kasperky como a melhor solução com 100% de eficacia contra rasonware, virus.
      https://www.av-test.org/

  5. Avatar de Duarte
    Duarte

    Prefiro 1000x o kaspersky do que antivirus da Microsoft.
    A kasperky não é controlada pela russia, os seus servidores de tratamento de dados estão na suiça e alemanha.

    Não comam tudo que a imprensa vos vende…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Nunca pensaria fazê-lo; as fibras dos jornais causam-me indigestão…

  6. Avatar de joanaboaboa
    joanaboaboa

    Faç aí um apanhado das soluções que usam o motor do kaspersky, tipo checkpoint… Ficamos com poucas alternativas.

  7. Avatar de Kostya
    Kostya

    Para isso também teriam de impedir o excelente Adguard.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Claro que sim. Mas pouca gente usa o Adguard.
      Cheguei a testar, mas dava problemas com frequência e por isso deixei de usar.

  8. Avatar de Mike
    Mike

    Só para acrescentar, a equipa de Fórmula 1 da Ferrari, que tinha o Kaspersky, não só como patrocínio no carro, mas também era um parceiro em termos de segurança, apagou tudo do site oficial e dos carros.
    Não sei ainda se terminaram a colaboração, mas não há vestígios da marca russo em nada relacionado com a Ferrari. Bom para eles!

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Também eu já desinstalei o Kaspersky.
    Segundo me contaram uns amigos aqui da zona, de repente começaram a entrar nos quarto deles hordas de Russas loiras todas nuas.
    Quando eles lá finalmente lhes perguntaram por onde elas tinham entrado, disseram que vieram pelos cabos da Internet e como as roupas não passam, limitação física, tipo exterminador, têm que vir assim mesmo, ao léu.
    Eu não posso sofrer um ataque desses porque senão a minha esposa diz logo que lá ando eu outra vez ao ataque.
    Já estão avisados…
    Depois não se queixem.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    O Meu Kaspersky continua a Bombar mas pelo sim pelo não desliguei-lhe as as actualizações automaticas e passaram a ser manuais para o caso de haver algum problema. Faço atualizações semanalmente agora

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Qual a diferença? Se eles quiserem “cheirar” algo podem fazê-lo ao abrigo da KSN. Se realmente queres evitar que os teus dados sejam acedidos, é desligar a KSN (assumindo que eles cumprem isso).

      1. Avatar de TiagoC
        TiagoC

        Deixa lá que a Microsoft “não faz o mesmo”… LOL!!!

  11. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu tive anti-vírus da Kaspersky muitos anos, mas no ano passado comecei a ver um queda na qualidade. Reportava-se algo como links de phishing, ou até falsos positivos e era ignorado ou demoravam uma eternidade. Alterei para uma solução da ESET e fiquei muito satisfeito, além de que a ESET é infinitamente mais rápida a responder a novas ameaças. Às vezes enviava um link de phishing, em menos de 1h o software já bloqueava.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      A AVTEST que é só uma das empresas mais independentes na Alemanha no que toca a testes de segurança, considera o Kasperky como a melhor solução com 100% de eficacia contra rasonware, virus.
      https://www.av-test.org/

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Não discordo disso, como disse, eu usei o Kaspersky muitos anos. E não coloco em causa as suas capacidades. Mas noto muita falta de rapidez na resposta a novas ameaças.

  12. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Eu já desinstalei Bitdefender muito melhor os Russos que se fo#@m

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Calma, em teoria qualquer país pode utilizar esse tipo de software para espiar.

      Então qual é o problema de ser Russo? É que a Rússia considera Portugal um país hostil, logo podem, em teoria, utilizar qualquer meio, incluindo software anti-malware para provocar danos/ fazer espionagem.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Oh João Ptt, mas que segredos tem Portugal a esconder do mundo?
        O único segredo que temos é como cultivar corruptos e bandidos em barda.
        A fazer isso ninguém se nos compara na Europa.
        Ou como espetar um país 3 vezes na bancarrota em 40 anos, para totós.
        De resto, não vejo que segredos possamos ter que interessem aos Russos ou a quem quer que seja.

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Portugal é um país membro da UE e da OTAN.

          Putin já disse que Portugal é um país hostil, e como tal é um alvo válido para ataque tanto oficialmente como não oficialmente.

          Imagine os atacantes Russos (pró-Russos) a entrar nos sistemas de gestão de stocks dos super e hipermercados e a baralhar/ apagar aquilo tudo, ou entrar nos sistemas dos bancos e mudar os saldos/ apagar informação/ transferir o dinheiro todo do banco para um banco controlado por eles, ou a entrar no sistema de controlo da energia eléctrica/ gás/ combustíveis dos postos de abastecimento e a estragar aquilo tudo. Sem falar em entrarem nos sistemas de gestão de água e meterem aquilo a largar mais cloro do que o recomendado.

          Enfim, o potencial para prejudicar Portugal, só com ataques remotos, é enorme, e nem de longe falei tudo o que podem fazer… a Vodafone foi só um exemplo, nada os impede de repetir a façanha, pois estas redes têm mais buracos que o queijo suíço para quem as saiba explorar… e não digo que seja possível solucionar, são simplesmente complexas de mais, e a complexidade é inimiga da perfeição.

          E claro, existe muitos militares em Portugal, que estão associados à OTAN, pelo que os Russos estão certamente interessados em obter informações onde quer que as possam obter.

          Remover qualquer programa Russo é só um dos muitos passos… de longe o único! Existem listas infindáveis de recomendações pela Internet fora, para quem quer manter sistemas digitais seguros… seguir a lista apropriada ao(s) sistema(s) que utiliza/ depende, é capaz de ser boa ideia.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Putin disse que Portugal é hostil e vc nem imagina o ar de preocupado dele.
            Fazer essas coisas todas a Portugal não lhe traria benefícios nenhuns.
            Somos demasiado pequenos para alguém se interessar em nós, pelo menos a nível de estado contra estado.

            Aliás, temos cá gente que lhe manda relatórios com os nomes das pessoas que participam nas manifestações anti Rússia.
            Ele só disse que éramos hostis mas era na brincadeira, não podia dizer que somos amigos, não é?

            Há países muito mais apetecíveis para atacar do que nós.
            Nós até deixamos que nos roubem as armas dos paióis.
            Acha que vale a pena espiar isto?
            Só se for para o Big Brother lá do sítio…

          2. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            Não se deixe enganar, para os Russos Portugal é estratégico, porque em conjunto com Espanha podemos fazer parte de uma força da OTAN que bloqueia as entradas e saídas do Mar Mediterrâneo… por isso irrelevante só é na sua cabeça.

            Sim, Portugal em termos militares é risível para a Rússia, mas mesmo isso não é totalmente verdade, porque se Portugal mobilizar toda a gente, são cerca de 600 mil militares, sendo por isso a terceira maior força da OTAN… não diria exactamente irrelevante, em especial se a malta receber formação e equipamento adequado de outros países.

    2. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Tanta asneira junta… O Bitdefender é ROMENO!!!
      Dr WEB e Kaspersky são russos.

  13. Avatar de None
    None

    Antes de falar, deveria ser pelo menos consultado o seguinte site;

    https://www.kaspersky.com/transparency-center

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Não faz qualquer diferença onde é processada a informação.
      É uma empresa Russa, tem de obedecer às ordens do estado Russo.
      Se o estado Russo obrigar a empresa, ou utilizar os seus agentes secretos na organização, pode perfeitamente alterar o software para fazer o que quer que lhes apeteça, seja espionagem, danificar sistemas informáticos, etc.
      E o mesmo é válido para qualquer outra empresa no planeta, onde o estado decida intervir, por vezes abertamente, por vezes de forma secreta (seja com conhecimento da chefia, ou com algum programador comprometido que faz as alterações desejadas sem prestar contas a ninguém) e por vezes sob chantagem ou pior.

  14. Avatar de iSad
    iSad

    Não uso nenhum 3rd party. Alem do que existe no sistema operativo. Zero problemas. O melhor antivírus e o utilizador.

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tb deixei de usar o Kaspersky. Não confio nada no software com origem na Rússia, apenas dou oportunidade para soluções opensource.

  16. Avatar de Douglas
    Douglas

    O nome disso é “RUSSOFOBIA”. Enfim, a Europa sendo Europa.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Quando a Rússia ataca a Ucrânia toda, de forma não provocada… é natural que os outros países fiquem preocupados e reajam fazendo de tudo para cortar a influência Russa, e se preparem para uma guerra com a mesma, pois nada impede a Rússia de a seguir decidir invadir os restantes países da Europa se lhes apetecer… pois têm capacidade real para isso.

    2. Avatar de Zé

      Russofobia não.
      A Rússia violou o direito internacional e invadiu outro estado soberano. Estado esse que, segundo acordo assinado pelos 2 lados a Rússia não atacaria. Logo, nem com os seus acordos cumpre. Em boa prática, a Rússia reconheceu a independência da Ucrânia várias vezes e oficialmente.
      A Rússia financiou e invadiu (a coberto) partes da Ucrânia há quase 10 anos. Como aliás fez na Chechnya e até na Bielorrússsia.
      A Rússia andou durante meses a dizer que não iria invadir a Ucrânia e que estavam só a fazer exercícios militares.
      A Rússia ameaçou vários países além da Ucrânia. Aliás, quando países com a Suíça, Finlândia e outros se mostram vincadamente contra a Rússia, por alguma razão é.
      A Rússia tem vindo a fazer ameaças mais ou menos vagas (ou até quase concretas) da utilização de armas nucleares. E não é um mito, dito pelo próprio filho de uma grande putin.
      A Rússia vinha preparando esta guerra há anos e meses. Muitos países já o sabiam, mas foram esperando que não acontecesse.
      A Rússia acusa a Ucrânia de ser geria por nazis. Curioso quando o presidente é Judeu e foi eleito democraticamente com 75% dos votos.
      A Rússia fala muito dos nazis e que os Ucranianos são “todos” nazis.
      Em primeiro lugar, neo nazis há em todo o lado, até em Portugal. Será isso razão para deixar a Rússia invadir o nosso País?
      Em segundo lugar, o filho de uma grande putin fala muito da segunda guerra mundial e de como os Ucranianos ajudaram os nazis. Isso não é exatamente verdade. O que realmente aconteceu ( e de uma forma simplista) foi que algumas fações Ucranianas aproveitaram a invasão nazi para tentarem ver-se livres dos Estalinistas e da guarda vermelha. Sabiam bem como eram os nazis. Mas depois de 20 anos a morrerem aos milhões nas mãos da Rússia, até os nazis pareciam melhores. Quando o regime Estalinista parece pior aos Ucranianos que os nazis, é obra. É preciso ser muito, muito, muito ( já disse muito?) mau. Quando a Ucrânia era território anexado pelo “império russo” morreram muito mais Ucranianos do que às mãos dos nazis. Paralelamente também morreram muitos russos e de outros territórios anexados à volta.
      Russofobia? Xiça pá, quando até os nazis parecem melhores que os russos, então vai lá vai… O regime de Estalin perpetrou, durante anos, um genocídio na Ucrânia, mas não só. Esse regime foi responsável por muito mais mortes do que o regime nazi. Mas ainda assim achar que são maus é Russofobia? Hitler fez limpeza étnica. Estalin fez limpeza étnica e o filho de uma grande putin está a fazer o mesmo. Quando russos foram presos por discordarem? Aliás, andam a prender milhares que só dizem que querem paz. Velhotas de 80 anos. Até crianças prendem!! Mas depois é Russofobia?
      Bem sei que há muitos, mas mesmo muitos Russos que não se identificam com este regime. Infelizmente também são vítimas desta guerra de um louco e seus lacaios. Mas que também há muitos apoiantes do regime, há. Hitler foi eleito. Foi aclamado como salvador da pátria pelos alemães. Os russos fizeram o mesmo ao filho de uma grande putin. E já agora ao estalin.
      Mas volto a dizer. Quem invadiu foi a rússia.

  17. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    É desinstalar tudo o que seja de origem Russa ou Chinesa, não pela qualidade dos seus produtos, mas pela possibilidade de sofrerem, pressões diretas dos governos em causa. Sim, E.U.A. e Israel também não são flores que se devem cheirar, assim optar por open source e obrigar a U.E. a disponibilizar programas para o efeito.