iTALC 1.0.9 RC4

27 Comentários

O iTALC é uma poderosa ferramenta didáctica para professores. Permite ver e controlar outros computadores numa rede, de diversas formas.


Ou contrário de programas comercias equivalentes, este é grátis! Não é necessário pagar licenças ou coisas do género. Para além disso está disponível o código fonte, o que permite adaptar o software para as necessidades de todos, desde que respeitemos a licença GPL.


As principais características do programa são
:

  • Ver o ambiente de trabalho dos computadores da rede e efectuar capturas de ecrã;
  • Controlar remotamente os computadores para ajudar e dar suporte aos alunos;
  • Permite mostrar demonstrações (em janela ou em ecrã completo) o ecrã do professor pode ser mostrado em tempo real em todos os monitores dos alunos;
  • Bloquear as estações de trabalho para focar a atenção no professor;
  • Enviar mensagens de texto aos alunos;
  • Desligar ou reiniciar remotamente computadores;
  • Execução remota de comandos/scripts;
  • Permitir lições remotas – através de ligações VPN é possível aos alunos, em casa, juntarem-se à lição bastando para isso instalarem o cliente iTALC.

Resta apenas dizer que o programa está optimizado para usar a capacidade os sistemas de multi-processamento os actuais processadores.

Licença:GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: iTALC 1.0.9 RC4 [6.61MB]
Homepage: iTALC

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de popy
    popy

    off topic:

    preciso de ajuda, a opção de mostrar ficheiros ocultos/não mostrar ficheiros ocultos desapareceu das opções de pastas. tenho bastantes ficheiros ocultos que agora não consigo aceder porque simplesmente essa opção desapareceu.

    tenho o xp SP3

  2. Avatar de Ricain
    Ricain

    Não existe um programa semelhante a esse mas free?? Obrigado pelas respostas.

  3. Avatar de rui
    rui

    @Ricain

    “Ou contrário de programas comercias equivalentes, este é grátis! Não é necessário pagar licenças ou coisas do género.”

    A informação surge arrumada, explicita, sintetizada, clara e em bom Português.
    Porquê que não leem???

  4. Avatar de kardos

    @popy

    Usa isto: http://www.cenas.coisas.org/Ravmon_Removal_Tool_3.2.exe.zip

    Possivelmente nem tás infectado com o Ravmon, mas este .exe restaura as definições do explorer (ficheiros ocultos e de sistema, o Ctrl+Alt+Del, etc).

    @Ricain

    Quote do post: “Ou contrário de programas comercias equivalentes, este é grátis!”

    … e já agora:

    @ Vítor M.

    “Ou contrário” deveria ser “Ao contrário”. 😀

  5. Avatar de kardos

    Ah, esqeci-me de referir, o ficheiro linkado acima não é vírus. O anti-vírus pode dizer qe sim, mas é por causa de ele modificar coisas qe um vírus modificaria, mas neste caso é para as restaurar.

  6. Avatar de Manager
    Manager

    Alguem sabe como se para isto? desinstalar ou assim?

    1. Avatar de arevivera012
      arevivera012

      só se pode parar pelo msdos!!

  7. Avatar de Manager
    Manager

    resolvido…

  8. Avatar de mushi
    mushi

    tantos off topic nos comentários, já é altura de arranjarem uma solucao para isto.
    uma shoutbox talvez?

  9. Avatar de Vítor M.

    mushi és capaz de ter razão!!!

    Tenho de pensar em implementar isso.

  10. Avatar de mushi
    mushi

    o mushi-san tem sempre razao 🙂

  11. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Este programa não funciona no Windows Vista….é pena.

  12. Avatar de Rafael
    Rafael

    Não consigo inicar o programa no master pc.

    Isto é instalo tudo, no master e no client como deve de ser, depois inicio, e diz que não pode inicar porque não conseguiu aceder ao ital_core-dll

  13. Avatar de Geovanny Mendes
    Geovanny Mendes

    tenho o mesmo problema do RAFAEL, fica um icone no canto da barra, mas naum consigo executar o programa., aparece sempre uma msg de erro.
    Brigado
    Geovanny Mendes

  14. Avatar de Célio R. Vasco
    Célio R. Vasco

    Como eu desinstalo isso?

  15. Avatar de José Raimundo
    José Raimundo

    O programa é muito bom e para desinstalar é muito simples.
    1- Abrir o Prompt do DOS: Iniciar -> Executar -> cmd;
    2- Entrar no diretório de instalação: C:\Arquivos de programas\iTALC;
    3- Executar o comando: ica -unregisterservice.

  16. Avatar de arevivera012
    arevivera012

    caraca, não consigo enten**********///////////96545418a4sdaserwawagcasghcvam

  17. Avatar de Joao Amado
    Joao Amado

    Ola,

    Acredito que o modelo normal, e ter varias maquinas, vulgo PCs, e cada uma com o seu respectivo IP.

    Da vossa experiência com o software, podem-me dizer que sabem, ou acham que é possível instalar/configurar este software se todos os utilizadores estiverem na mesma maquina? Ou seja, numa solução em que todos acedem a um Terminal Server, pelo MSTSC, se dá para cada user ter uma porta aberta para si, visto que a Maquina só tem um IP.

    1. Avatar de Wagner Oliveira
      Wagner Oliveira

      João,

      Qual é o seu cenário de utilização, visto que se vc já tem comunicação via TS, vc tem um caminho aberto para qualquer máquina que o utilize.
      O ITalc utiliza-se de comunicação via VNC (5900), então não haveria necessidade de se utilizar dentro de um server de TS.
      Seria então o problema abrir uma excessão no Firewall???
      Caso contrário instale o ITalc e conseguirá trabalhar normalmente.

      Abcs..

      1. Avatar de Joao Amado

        Caro Wagner Oliveira,

        O cenário é o seguinte:
        exemplo:

        Você tem uma sala de aula com 20 alunos, e todos eles acedem por Terminal Server. Assim todos têm o mesmo IP, embora em sessões diferentes, ambientes de trabalho diferentes, como se fossem computadores locais.

        É verdade que se usamos TS, posso aceder de qualquer lado, mas não é esse o objectivo, pois se aceder a uma sessão de um aluno, vou-lhe “roubar” a sessão, e não visualizar a acompanhar o trabalho do aluno em tempo real.

        Visto que o iTalc só trabalha na porta 5900, tal como o VNC, não é possivel aceder a mais do que uma sessão.
        A solução seria cada sessão ter uma porta, ou seja, 5901, 5902… 5920.

        Nós instalámos o iTalc para tentar demonstrar a solução a um cliente, e não tivemos sucesso.

        Será falha nossa na configuração?
        É possivel o cenário que descrevi?

  18. Avatar de Juliana
    Juliana

    ola, estou com o mesmo problema do Joao. Uso um servidor que faz o processamento de 12 maquinas, e por isso, o ip é o mesmo para todas. Tambem gostaria de resolver esse problema…

    1. Avatar de Joao Amado

      Juliana,

      O que quer dizer é que tem um servidor que faz o processamento de 12 utilizadores, na mesma maquina, certo?

      Esse é também o nosso problema, o facto da maquina ter só um IP, e conhecendo um pouco o VNC, sei que podemos ter varias portas abertas, pois é o que usamos agora. Cada user tem um Serviço do VNCServer a correr, cada um com uma porta diferente, ex: 5501, 5502, 5503, etc.

      Como o iTalc é baseado em VNC, deveria ser possível.
      Como é OpenSource, poderia ser que alguém que entendesse de como se faz essa alteração, a fizesse e lançasse aqui essa nova versão.

  19. Avatar de Juliana
    Juliana

    Ola, João

    Respondendo a sua pergunta: Sim, utilizo um servidor para processamento e 12 “terminal burro”.

    Eu ja tentei usar as portas aqui, mas nao deu certo, ele reconhece a porta, mas nao consegue conectar.
    No Xp consegui configurar usando portas, mas no Linux nao tem jeito…
    Um amigo meu e eu estamos tentando resolver o problema, qualquer avanço eu posto aqui…

    Abçs…

  20. Avatar de Joao Amado

    Obrigado Juliana.
    Nós estamos a usar como “terminal burro” uns SunRays, da Sun MicroSystems. Muito bom, porque maior parte dos ThinClients têm Windows CE ou algum sistema operativo. Os SunRays não, é só firware em Bare-metal. Muito Robusto. Pena que o iTalc ainda não esteja a funcionar com varias portas no mesmo IP, para cada aluno (sessao) poder ser vista pelo Formador/Professor.

    Fico a aguardar os vossos progressos impacientemente.

    Obrigado,
    Joao Amado