IOBit Unlocker – Remova ficheiros “teimosos”

20 Comentários

Para quem é utilizador do sistema operativo Windows, certamente que já lhe aconteceu querer apagar um ficheiro e ele teimosamente não se apaga. De seguida recebemos normalmente uma das  seguintes mensagens: “Cannot delete file: Access is denied”, “The file is in use by another program or user” e ” Cannot delete file: It is being used by another person or program”.

Para ultrapassar este tipo de situações, tentamos via gestor de tarefas verificar se o ficheiro está a ser usado por algum processo. No entanto, a tarefa de identificar a aplicação que está a usar o ficheiro nem sempre é fácil.

Para desbloquear e posteriormente apagar, renomear, mover ou copiar o ficheiro em causa,  recomendamos o IOBit Unlocker .

io_00

Ferramentas como o IOBit Unlocker ou o popular “Unlocker” são bastante úteis no momento em que um ficheiro “não deixa” ser eliminado. O IOBit Unlocker é uma aplicação gratuita que permite facilmente desbloquear ficheiros que se encontrar “presos” a processos. Para tal, basta arrastar o ficheiro em questão para dentro do IOBit Unlocker e escolher uma das seguintes opções:

  • Unlock & Delete
  • Unlock & Rename
  • Unlock & Move
  • Unlock & Copy

io_01

O IOBit Unlocker é daquelas ferramentas que devemos ter sempre na pasta das das nossas aplicações favoritas. É uma aplicação muito simples de usar e que dá muito jeito na hora de querer apagar um ficheiro que se encontra em uso.

Artigos relacionados

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: iobit-unlocker [1,44 MB]
Homepage: iobit

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Algarvio
  2. Avatar de Tony_tha_Mastha

    Sim! Vamos apagar o explorer! Esse programa manhoso está sempre a correr no meu pc e não serve para nada.

    É isso e a pasta system 32. Desde que a apaguei o pc ficou muito mais rápido!

    1. Avatar de aver
      aver

      O explorer.exe é o explorador do Windows. De facto há alternativas, mas no caso do Windows 7 não são melhores. Em http://www.fileinspect.com/ penso que está tudo o que há para saber sobre o explorer.exe.

      A pasta, de sistema, system 32 não é para apagar. O mais certo é, no caso de ser apagada, ser necessário uma reparação do Windows usando o CD/DVD de instalação.

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        Acho que o Tony estava apenas a ser sarcástico. 😉

        1. Avatar de aver
          aver

          Achas ? Então pesquisa por ” delete system32 faster “. e por “delete/remove explorer.exe “

  3. Avatar de Lucas
    Lucas

    Muito parecido com o Unlocker, até na aparencia

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, acho que foi inspirado no Unlocker. No entanto o modo de funcionamento é ligeiramente diferente.

  4. Avatar de cmtuga
  5. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    Bem, este parece interessante. Nos últimos 2 meses, aconteceu-me algo que nunca tinha acontecido: tenho 2 ficheiros em branco (sem extensão e supostamente 0 bytes) no ambiente de trabalho que não os consigo apagar, mesmo após usar o Unlocker e o Ereaser (reiniciando). Já me tinham acontecido situações parecidas mas que foram resolvidas, mas neste caso, ser impossível de qualquer maneira remove-los dali, é a primeira vez.

    Vamos lá testar este programa.

    1. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Bem, parece que ainda não foi desta. Mesmo seleccionando forcemode, o programa falha sempre na parte do apagar. Pelos vistos os ficheiros nem estão “locked” porque o programa faz unlock facilmente, mas se os tentar apagar ou fizer “unlock e delete”, simplesmente não dá.

      O que mais irrita é se tentar mudar o nome de um desses ficheiros, o que acontece é o seguinte: não dá para mudar o nome para outro diferente porque o ficheiro não existe e se tentar manter o mesmo nome (ou se apagar tudo no caso do win7 ele mantém o nome) diz que já existe um ficheiro com esse nome. Meio estúpido, mas pronto.

      Se alguém souber de algum programa que seja mesmo capaz de apagar os ficheiros à força, então agradeço.

      1. Avatar de SatoMew™
        SatoMew™

        Experimenta um Live CD do Ubuntu, por ex., e tenta remover os ficheiros por lá 😉

      2. Avatar de aver
        aver

        Experimenta o WinDirStat, versão Portable.
        Se não apagar ficas com um bom analisador da ocupação do espaço no disco.

        http://portableapps.com/apps/utilities/windirstat_portable

      3. Avatar de Filipedgb

        Aconteceu-me exactamente o mesmo! Perguntei aqui no pplware mas não me lembro de ter recebido resposta. Sei que nunca consegui tirá-lo de lá. Exactamente como descreveste: branco, sem extensão, e não conseguia apagar de todo, nem fazer o que quer que fosse com o ficheiro. Dava para ir buscar o ficheiro ao mail (que era onde o tinha ido buscar inicial) e substituir pelo ficheiro branco. Funcionava perfeitamente, apagava agora já o suposto ficheiro normal, e no lugar dele logo aparecia o ficheiro fantasma.

        Tentei muita coisa, ficou sempre lá. Já tenho o problema resolvido porque mudei de SO.

        Boa sorte nisso 😉

      4. Avatar de Fernando Jorge
        Fernando Jorge

        Experimenta o Unlocker original (http://unlocker.emptyloop.com/)…

        ….acho que foi com ele que eu apaguei um ficheiro semelhante ao que descreveste.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      O melhor mesmo é o que o amigo aqui disse e é certinho.

      Faz o download do ubuntu e depois grava o iso para um cd.
      Quando o pc arrancar com o cd lá dentro vais entrar para ubuntu linux.
      No ubuntu vai lá à partição do windows que te aparece em ->Locais e apaga os ficheiros.

      Se não der, certamente o linux te explicará certinho o porquê.

  6. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Funciona melhor que o ‘Unlocker’?

  7. Avatar de luminoso
    luminoso

    Este programa adiciona-me alto delay ao botao direito em pastas e ficheiros.

  8. Avatar de Yuy
    Yuy

    Uso o Unlocker 1.9.0 🙂
    Mudaram foi o site para: http://unlocker.emptyloop.com/

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Epah o artigo tá bom e o programa deve dar jeito a algums, mas já agora a minha opinião:

    -> instalar programas para remover ficheiros ? acho que o melhor é mesmo remover o vírus logo de raiz chamado microsoft 😛

    lol (just kidding)

    com um live cd de ubuntu apagam isso sem stress.