Internet Explorer 8 Release Candidate 1

35 Comentários

IExplorer RC1 – Acabado de sair, ainda se sente o calor da forma 😉 . Esta versão foi recentemente disponibilizada para os beta testers (dia 10 creio), por motivos que desconheço, já se encontra passível de download.

O Internet Explorer 8 vem rechear a navegação na Internet de mais segurança e flexibilidade, agora também em português. Revisitamos o post original do José Gonçalves, onde mostra as novas funcionalidades do browser da Microsoft.

Com o Internet Explorer 7 a não ter o sucesso esperado por parte de empresa de Redmond e perdendo uma larga fatia de mercado no quesito de web browsers, este IE 8 será a derradeira aposta na tentativa de recuperar os utilizadores “migrados” para a concorrência (firefox, opera…).

De entre as inúmeras novidades, a maior parte delas já presentes nesta versão beta, destacam-se:

Barra de endereços melhorada: URL mais destacada (ex: www.pplware.com) de forma a evitar erros acidentais de endereçamento;

ie8_2.jpg

Gestão de separadores inteligente: a introdução de cores nos separadores tornam a navegação bastante mais intuitiva e organizada. Diferentes temas associam-se a diferentes cores;

ie8_3.jpg

Navegação InPrivate (também conhecida por modo porno 🙂 ): permite ao utilizador uma navegação completamente anónima, não deixando dados como cookies, endereços, histórico, senhas…

ie8_5.jpg

Barra de pesquisa optimizada: com a introdução da tecnologia visual search é possível ao utilizador inserir uma pesquisa e obter dados aderentes automaticamente. Por exemplo, ao introduzir o nome de um cantor,música ou livro visualiza instantaneamente um conjunto de imagens(capas, albúns, fotos…);

ie8_4.jpg

Novo sistema Webslice: ferramenta semelhante ao RSS que permite ao utilizador subscrever um item específico de um determinado site, sendo actualizado automaticamente. Por exemplo, acompanhar um leilão no ebay, acções de uma determinada empresa, notícias de desporto…

ie8_7.jpg

Barra de pesquisa por correspondência: semelhante à função CTRL+F do Firefox, permite uma pesquisa por palavras de forma a encontrar correspondência dentro de um determinado site;

ie8_6.jpg

Sistema de sugestão de sites: aconselhamento personalizado de sites sugeridos ao utilizador, de acordo com os seus hábitos de navegação;

ie8_9.jpg

A nível de segurança, esta versão do IE8 apresenta um sistema anti-phishing mais aprimorado, assim como diversas melhorias a nível de estabilidade (comparativamente com a versão beta 1).

Referência também a um melhor sistema de backup. É agora possível reabrir separadores fechados anteriormente. Em caso de crash, o separador com problemas é fechado individualmente mantendo as restantes páginas intactas.

Observação:
Para instalar esta versão, terá de remover a versão anterior, para isso poderá ver este artigo.

Sistemas Operativos: Windows 2003/XP/Vista
Download Windows Internet Explorer 8 Release Candidate 1 Win Vista 32-bit
Download Windows Internet Explorer 8 Release Candidate 1 Win Vista 64-bit
Download Windows Internet Explorer 8 Release Candidate 1 Win 2003 e XP 32-bit
Download Windows Internet Explorer 8 Release Candidate 1 Win 2003 e XP 64-bit
Homepage: Internet Explorer 8 Beta Homepage

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Bernardino

    E para Linux? 🙂 lol

    Agora a falar a sério, é chato ter de fazer boot no Windows só para ter de experimentar o IE7 (e quando sair, o IE8).

    Subiam na minha consideração (e na de muitos) se lançassem uma versão final para Linux também (não que me vá substituir o Firefox, teria de ser muito bom mesmo, mas sempre ficava mais uma alternativa 🙂 )

  2. Avatar de Pedro

    Se calhar é desta que volto ao IE. Quando sair a versão final experimento. Até ai, o firefox não sai daqui 😀

  3. Avatar de LENDRO
    LENDRO

    TESTE VALE APENA MUITO MAIS RAPIDO Q O FIREFOX.

  4. Avatar de Diniska
    Diniska

    “disponibilizada para os beta testers (dia 10 creio)”

    Um bocado estranho,pois eu já uso quase há 3 meses, mas de qualquer forma esta melhor que o IE7, mas depende do gosto de cada um, contudo ai têm que limar umas arestas.

  5. Avatar de tukermind
    tukermind

    Já há algum tempo que utilizo a versao IE 8 beta 2, na minha opiniao esta versão é muito boa apesar de ser uma versão beta!
    Mas se esta que falei é optima com certeza que esta nova versão vai sem dúvida surpreender muitos utilizadores;contudo muitos utilizadores com razão continuam a preferir o firefox, enfim esperemos pela versão final….
    Cumps 🙂

  6. Avatar de Thiago de Menezes
    Thiago de Menezes

    Um clone do Google Chrome! Até em relação à aparência!

  7. Avatar de luís

    Acho qe já não vem trazer nada de novo, temos alternativas bem superiores. O único factor qe joga a favor do IE8 é qe vai vir instalado em todas os PC’s vendidos nos próximos anos.

  8. Avatar de tukermind
    tukermind

    @ Diniska

    Verifca qual a tua versão beta!!!
    Pode não corresponder há q está aqui a ser mostrada…..

  9. Avatar de Vítor M.

    luis nada disso. Não vamos também ser assim distantes da realidade. O IE 8 está de facto melhor em muitos pontos importante na navegação, por exemplo, está mais seguro, está mais rápido e está a fazer um esforço para se adaptar às regras existentes, adoptando alguns standards importantes.

    O que eu tenho reparado é no abrandamento da evolução do Firefox, já o Opera…

    Mas vamos esperar, testar e criticar, é para isso que cá estamos.

  10. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Não percebo… o que estou a utilizar é o Beta 2

  11. Avatar de Everaldo
    Everaldo

    Firefox é uma porcaria mesmo. Uso qualquer versão do IE

  12. Avatar de racoq
    racoq

    Bruno Bernardino
    Espera lá por isso, lançar uma versão para linux é admitir para a microsoft que o linux existe, eu acho que ela só vai lançar qualquer software para linux quando as galinhas tiverem dentes 🙂

    Quanto a este IE promete, gosto de duas funcionalidades:

    – gestor inteligente de tabs, é ujma funcionalidade que já existe há bastante tempo numa extensão do firefox, mas o IE foi o unico browser com coragem para o implementar. Aqui está uma funcionalidade leve e que dá bastante jeito

    – a parte de pesquisa de sites está muito melhor e mais detalhada que a concorrência.

    Destaco ainda que é bom a microsoft finalmente admitir que há standards para cumprir que nã os dela própria.

    E claro, um browser mais rápido é sempre bem vindo 😉

  13. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    O IE vai sempre muito atrás dos outros… O que as novas versões trazem já todos os outros browsers tem mil anos antes…

    Ao menos que esteja mais leve que o IE7 porque no meu pc fixo que já é velhinho é uma lentidão e um sugadeiro de recursos meu deus… bem mais lento que os outros browsers

    O IE só tem mais fatia de mercado porque realmente vai instalado com o windows e a maior parte das pessoas que usa os computadores nem sabe o que é um browser e que existem alternativas apesar de o usarem diariamente

  14. Avatar de racoq
    racoq

    @Thiago de Menezes

    que comentário completamente absurdo se fosse o contrário ainda era mais logico, tas a comparar um browser completo, com um browser limitado a nivel de funcionalidades como o chrome?

  15. Avatar de M. Gomes
    M. Gomes

    Para que conste a versão que dizem ser para o Windows Server 2003/XP 32bits não instala no 2003, por isso é só para XP.

  16. Avatar de Ricardo Vieira

    Esta versão está em pt-pt?

  17. Avatar de DiogoR
    DiogoR

    Ainda não há uma versão em portugues?

  18. Avatar de tukermind
    tukermind

    @ Nelson N

    Quando digo estar a utilizar o IE8 beta 2 refiro me á 2ª versão beta que foi lançada do Internet Explorer 8 e que continuo a utilizar.

  19. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Para os fanáticos do Firefox que tal saberem que é considerado o MAIS INSEGURO BROWSER DE 2008? Boa notícia, né? 😉
    Diz-se que quando a esmola é grande até o pobre desconfia!

  20. Avatar de Bruno Bernardino

    @FNP.PT

    Até gostava de ver essa tua fonte…

    E o que se diz é “Quando a esmola é muita, o pobre desconfia”.

  21. Avatar de luís

    @Vítor M.
    Admito que fui um bocado curto e grosso.

    Uso Linux, mas instalei o IE8 numa VMWare para o testar. mas todas as “novas” funcionalidades já foram implementadas noutros browsers há muito.

    Em termos de segurança, tanto o Firefox, o Opera ou o Safari batem o IE7 aos pontos. Pelo que acho que o IE8 está a chegar atrasado.
    Já vi o conceito dos smart tabs implementados numa extensão do Firefox há uns meses atrás.
    E podia continuar a enumerar todas as funcionalidades, e todas, ou praticamente todas, já estão implementadas noutros browsers.

    @FNP.PT
    Realmente esse estudo foi publicado pela Bit9 há uns dias atrás, mas os critérios de selecção são um bocado duvidosos. Ora vejamos:

    “1) Corra no Windows;
    2) É conhecido no mercado e alvo de muitos downloads;
    3) Não é classificado como produto malicioso pelas organizações de TI e empresas de segurança;
    4) Contém no mínimo uma vulnerabilidade, descoberta a partir de Janeiro de 2008 e registada no NIST (instituto norte-americano de padrões) com severidade classificada entre 7 e 10 no sistema CVSS;
    5) Depende do utilizador final, e não de uma administração central, para ser actualizado. ”
    (fonte:Exame Informática)

    O IE não pode ser tido em conta, já que ele é actualizado juntamente com o sistema operativo. O que eu acho um bocado injusto, pois se for descoberta uma vulnerabilidade no IE, esta pode demorar até um mês a ser corrigida (na “Update Tuesday”). Nos outros browsers, cabe-nos a nós actualizar, mas esses updates estão, muitas vezes, disponíveis no dia seguinte.

    Não sou nenhum M$ ou IE hater, mas uso Linux e usava o Netscape antes do Firefox, apenas porque acredito que são alternativas melhores.

    Mas claro que em relação ao IE7 esta nova versão vem trazer mais segurança e novas funcionalidades. Contra factos não há argumentos!

  22. Avatar de Roberto
    Roberto

    Navegadores à parte, o problema quase sempre é de BIOS. (Bicho Ignorante Operando o Sistema)

  23. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    importante reaalçar que a versao dos arquios em download da RC1 é ainda em EN

  24. Avatar de aver
    aver

    Bruno Bernardino

    Penso que a fonte do @FNP.PT seja esta
    http://www.bit9.com/news-events/press-release-details.php?id=102

    Os cinco produtos mais vulneráveis ao longo dos últimos anos tendo em conta a sua popularidade
    – Mozilla Firefox, versions 2.x and 3.x
    – Adobe Acrobat, versions 8.1.2 and 8.1.1
    – Microsoft Windows Live (MSN) Messenger, versions 4.7 and 5.1
    – Apple iTunes, versions 3.2 and 3.1.2
    – Skype, version 3.5.0.248

    Se ficares admirado faz uma pesquisa no NIST

  25. Avatar de Bruno Bernardino

    Wow, ou vocês não sabem ler inglês ou deturpam as coisas propositadamente…

    1. O que o artigo refere é o TOP 5 das 12 aplicações MAIS USADAS COM VULNERABILIDADES CONHECIDAS (não é a mais vulneráveis nem piores nem algo do género)

    2. Grande parte das aplicações da Microsoft são excluídas à partida, pois não têm os pontos 2 e 5 (inclui-se o Internet Explorer)

    Tendo em conta todas as “restrições” ou “características” para o software que aparece nessa lista, parece-me uma notícia um pouco sensacionalista, principalmente porque coloca o Firefox em primeiro lugar.

    3. O facto de ter tido uma vulnerabilidade relatada não quer dizer que não tenha sido logo resolvida.

    4. Já tou a perder muito tempo, quem quiser ler o que quer e não o que está escrito, está à vontade. Não me atirem é areia para os olhos!

  26. Avatar de aver
    aver

    Ninguém te está a atirar poeira para os olhos. Penso até que podemos chegar a acordo.

    Vão sendo descobertas, durante o ano, vulnerabilidades graves no Firefox , que são “patchadas” através da instalação de uma nova versão. Isto não é um problema só do Firefox, acontece com muitos dos programas mais divulgados e utilizados, como o IE (aqui o patch não muda o número da versão).

    O problema principal é nas empresas. Aqui é que reside a grande diferença entre o IE e o Firefox em termos de segurança. Enquanto para o IE o administrador da rede pode lançar na rede o patch de actualização de segurança (actualização automática), não o consegue fazer para o Firefox – fica a depender de cada empregado fazer ou não a actualização.

    É isso que assinala o estudo – o Firefox é o produtos mais inseguro nas empresas, tendo em conta o número de utilizadores, o número de vulnerabilidades graves que aparecem todos os anos e o modo como são corrigidas.

    Para o utilizador doméstico, é uma questão de BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema), que já foi referido. Há quem não instale os patchs de segurança para o IE … há quem não faça a actualização das versões do Firefox que corrigem vulnerabilidades.

  27. Avatar de Roger carvalho
    Roger carvalho

    Gosto é gosto e não se discute por motivos infinitos…
    Mais uma coisa não se discute…
    Fire Fox é o programa mais vulnerável de toda a internet.

    quem se importa com segurança quando navega passa longe do mozila, e chrome…

    uma fonte de milhares:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u478390.shtml

  28. Avatar de Ricardo Ferreira

    @Roger carvalho

    “quem se importa com segurança quando navega passa longe do mozila, e chrome…”

    E usa o quê? O Internet Explorer? Deve ser a anedota do ano…

  29. Avatar de Bruno Bernardino

    @aver

    Concordo contigo na justificação do programa aparecer, e eu já tinha percebido isso.

    Mas o que disse o FNP.PT e agora o Roger carvalho é muito diferente!

    Dizem uma mentira de todo o tamanho, e o que me irrita é que muito boa gente lê aquilo e acredita! (é por afirmações de pseudo-inteligentes como eles, que não sabem interpretar as coisas, que muita gente pensa que o Linux é um bicho de sete cabeças, que Mac é só para ricos e fanboys, etc. etc.)

    Por isso é que me estavam a atirar areia para os olhos e a acreditar piamente no que dizem, sem sequer saberem ler!! É isso que me incomoda.

    Ao menos que sejam coerentes… se um programa é vulnerável porque depende do utilizador para fazer upgrade, então digam que o Windows (onde tem que fazer download de um qualquer link ilegal ou sacar com cracks do emule ou arranjar a um amigo – mas parece que aqui já é fácil e não tem problema) é a pior coisa do mundo, porque se ainda estivessem a user o Windows XP (sem SP’s) ou o Windows Millenium ou 98 SE ou 98 ou 95 ou 3.11, estavam perdidos com tanta virose e falhas de segurança.

    Também deves saber que se o Firefox teve/tem falhas de segurança, afectam no geral apenas o Windows.

    E acho que deves concordar quando digo que o post é sensacionalista, pois é a mesma coisa que eu, só para deixar a Microsoft ficar mal, começar a fazer um artigo dos piores programas que:

    1. Correm em Windows
    2. Vêm instalados com o SO (inclui OEM)
    3. Não seguem standards definidos pela web
    4. Demoram mais de 3 meses a serem libertadas resoluções para as falhas de segurança
    5. Susceptíveis a Vírus e Spy-ware (ou seja, é facilmente retirada ou danificada informação sensível dos programas)

    E aqui começo a enumerar Internet Explorer, Windows Messenger, Windows Mail, etc…

    @Roger carvalho

    Não estamos a falar de gosto! se fosse de gosto já me tinha calado há muito tempo!

    E esse link que falas perde a credibilidade quando dá a notícia de forma sensacionalista e nem segue a ordem dos programas que estão na verdadeira análise, em que o último é o Skype e nem está o Flash (é referido Adobe Acrobat, não Adobe Flash), novamente digo: aprende a ler.

  30. Avatar de Roberto
    Roberto

    Segundo a empresa Bit9, o Firefox é o mais vulnerável. Segue na matéria, que essa “empresa” é “parceira” da Microsoft.. Que coincidencia !!! .:) 🙂 🙂 🙂

  31. Avatar de aver
    aver

    Roberto

    Queres que traduza o que é uma empresa “Microsoft Certified Partner” ?
    Não quer dizer accionista, quer dizer especialista em produtos Microsoft.

  32. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Quanto à segurança não me posso pronunciar, pois não tenho conhecimento para tal. Mas como programador web, testo os sites que faço todos os dias nos diversos browsers e posso dizer que o IE é o browser que mais ignora as regras standard da web. É um browser muito inferior ao Firefox (e outros) a interpretar CSS e, é uma vergonha a ler javascript. Não lê direito grande parte do código Javascript e quando o faz , faz com uma enorme lentidão comparado com outros browsers.
    Para mim, o IE é muito fraco!

  33. Avatar de Roberto
    Roberto

    Quando estamos na internet nada é confiável, nenhum navegador nos dá segurança alguma. As falhas existem aos montes, e por vezes as correcções vem devagar demais. Já usei o Google Chrome (muito beta, lento), Safari (confuso, lento). Opera 9.6.2 (melhor, uso mas trava as vezes), IE 8 Beta 2 (razoável, por vezes rápido, ora lento, depende do sitio; o recurso InPrivate deixa a navegação quase impossível, todos querem gravar cookies, rastros. Muitas vezes trava, quando preciso reiniciar o arranque). Finalmente, Firefox 3.0.4 (nunca travou, leva uns segundos mais que o IE 8 para arrancar). Qual o melhor e mais seguro? Cada qual tem suas qualidades e defeitos, pena que não encontramos um com tudo de bom. É uma questão meramente de gosto pessoal. Ou de sorte.