Instale Windows XP/2kX através de uma Pen USB

25 Comentários

Muito se tem falado, na complicação que se torna a instalação do Windows em netbooks sem drive óptica. É o caso dos Magalhães que se tivermos de instalar o Windows XP, sem a ajuda do suporte de recuperação, está o caldo entornado. Já aqui tínhamos um guia muito interessante de como colocar instalar o Windows XP a partir de uma pen USB. Hoje mostro-vos uma ideia diferente que testei ontem com sucesso num Acer Aspire One.

Para instalar o Windows XP através de uma Drive USB, necessitamos dos seguintes ingredientes:

  • CD de Instalação do Windows XP
  • WinSetupFromUSB disponível na secção de downloads
  • Uma Drive USB com no mínimo 1GB.

1. Colocar a Drive USB.

2. Instalar e correr o WinSetupFromUSB.

winsetup

3. Seleccionar o caminho para o CD do Windows XP no campo “Windows 2000/XP/2003 Source”.

4. Seleccionar a Drive USB no campo “USB Disk select and format”.

Nota: CUIDADO, é necessário escolher a Drive USB correcta.

5. Carregar no botão “GO”.

6. Após ter esperado, necessita de ir a BIOS do computador que vai receber a drive, e activar o boot pela drive.

7. Após fazer o boot pela drive, seleccionar a opção “Windows Xp … Setup”.

8. Depois seleccionar a “First Part of Windows XP setup”.

9. E quando o computador reiniciar, seleccionar “Windows XP Second Part + Start Windows for first time.”

Parabéns conseguiu instalar com sucesso o Windows XP a partir da sua Drive USB.

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: WinSetupFromUSB-1.0-beta6 [4,09 MB]

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos
    carlos

    nao funcionou comigo!
    mas fiz assim:
    Abri a prompt de comando em Iniciar , Executar, cmd
    escrevi os seguintes comandos
    1. Diskpart
    2. List Disk
    3. Select Disk X (o X será para substituir pela letra da drive da PenUSB)
    4. Clean
    5. Create partition primary
    6. Active
    7. Format fs=fat32 quick
    8. Assign
    9. Exit

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Também utilizo o diskpart para criar o arranque… mas para o Windows 7. (No final é só copiar todos os ficheiros do CD de instalação para a raiz da pen.)

      Nunca usei com o XP… 😉

    2. Avatar de Ivo
      Ivo

      Carlos,
      no programa referido tens uma opção que diz: “advanced options” selecionas a check box e apareçe um quadrozinho onde deves selecionar a opção que diz que a instalação vai ser efectuada para uma drive USB.
      Cumprimentos

  2. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Tenho 2 perguntas:

    Qual a diferença entre esta maneira e a outra? Vantagens, desvantagens, etc.

    O passo 9 diz para repetir o passo 9. Isto fica num “loop” infinito!!

    1. Avatar de Maria Ernesto
      Maria Ernesto

      O passo 9 diz para repetir o passo 9 mas na primeira vez seleccionas a primeira parte e na segunda seleccionas a segunda parte e o arranque do Windows.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        O processo é feito em 2 partes:
        1 – São copiados os ficheiros do Windows
        2 – É feita a instalação propriamente dita

        Logo escolhem first e second time respectivamente aquando do boot

  3. Avatar de PedroR
    PedroR

    e o Leopard OSX no PC?

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Isso é que podia ser divertido. Farto do Windows estou eu, só problemas.

      Mas o Ubuntu já dá para divertir pena os jogos :b

      Mas com o Leopard OSX a história é outra, suporta vários jogos :b

  4. Avatar de Mauro
    Mauro

    Oi. O link não está funcionando.

    1. Avatar de avlisrotiv
      avlisrotiv

      Também não consegui.
      Pelo sim pelo não, aqui fica. 😉

      1. Avatar de Vítor M.

        Boa avlisrotiv, sempre tento 😉

  5. Avatar de andrius
    andrius

    Ou então usam o UltraISO portable que não dá trabalho nenhum e faz tudo por nós.. uso para qualquer SO nunca tive problemas… =)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @andrius, queres fazer um tutorial sobre esse?

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Onde encontro um tutorial para instalar o win xp num sd card para EEE PC?

    1. Avatar de Luis Miguel
      Luis Miguel

      muito provavelmente funcionará este. Já experimentaste ?
      Deixo aqui uma sugestão de partilha para quem o tiver feito.

    2. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Em principio só deves que ter que seleccionar a drive certa.
      Cumprimentos

  7. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Boa tarde pessoal,muitas vezes gostamos de experimentar coisas novas e de tanto experimentar esquecemos que podemos tornar tudo mais simples,depois de criar um ficheiro ISO de qualquer SO,é só utilizar por exemplo,o 7zip,para extrair tudo para uma pen (formatada)…
    É simples…não foi?!!

  8. Avatar de Cognitivo

    É mais um método, quem sabe poderei usar no futuro.

    Por enquanto o programa “Win to Flash” tem dado conta do recado, para todas versões do Windows 😉

  9. Avatar de Diogo Lemos

    aew nao conseguir nao tem como colocar o o winxp no pen drive e bootar o pen drive ao invez de colocar o cd no drive no caso quem nao tem drive ou queimou ou estragou levo o pen drive e intalo xD GZgzGZ !!!

  10. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    cara, eu estava utilizando a versão 0.1.1, do programa em questão, achei esta versão e funfou tranquilo, mas quando chega na tela solicitando em que partição instalar o windows, apenas aparece o pen drive, como partição U:\…

    Com a versão anterior, era erro com a hal.dll, agora com essa só comigo tá dando nisso.

    ah, estou tentanto instalar em um netbok acer aspire one 532h…

    preciso urgente de resposta.

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Verifica se o computador tem o disco rigido sem erros, se não estiver com erros, é necessário colocar os drivers sata no cd do windows xp, usando o nlite.

      cumprimentos

      1. Avatar de Alfredo
        Alfredo

        não está não, pois o netbook é super hiper mega novo, comprado em loja.
        Obrigado pela resposta

        Mais alguém?

      2. Avatar de Alfredo
        Alfredo

        Descobri o erro.

        Como este netbook está habilitado a opção sata mode, lá na BIOS, o xp, mesmo sendo service pack 3, não está reconhecendo o HD, então mudei para IDE MODE, e assim quando dei boot, finalmente apareceu as partições linux.

        Consegui isso procurando como desinstalar o Linux Satux, e tem uma opção quase parecida, que é mudar isto que expliquei acima.

        Agora sim estou feliz. Consegui e estou agora formatando e instalando o Win XP.

        Espero que esta informação ajude aos futuros visitantes, e também aos veteranos é claro.

  11. Avatar de bruno
    bruno

    nossa eu passei os ultimos dois dias atras de um metodo que desse certo para formatar meu pc com pendrive e finalmente vc apareceu. é muito dificil achar programas e/ou configurações que sejam aceitas no w7. de qualquer forma acertei de primeira, enquanto escrevo o windows termina de configurar a instalação vlw