inSSIDer 2.1.6.1394 – redes Wireless sem interferências

14 Comentários

Uma das questões que me fazem com alguma frequência é se existe alguma ferramenta que permita detectar redes wireless e que apresente mais informações que a funcionalidade presente no Windows. Pessoalmente costumo usar esta ferramenta para efectuar “site-surveys avaliação no local” e considero-a como um das melhores no segmento das aplicações gratuitas.

inssid_00

Num primeiro momento, a ideia é tentar descobrir informações da rede do vizinho para depois tentar ‘crackar’ a mesma com as ferramentas adequadas. No entanto, este tipo de aplicações vai muito mais além e permite a qualquer geek, profissional ou outro tipo de utilizador avaliar e detectar a presença de outras redes ou outros equipamentos que operem nas mesmas gama Wifi da nossa rede, e que possa vir a interferir.

O InSSIDer permite mostrar a força de sinal, agrupar equipamentos wireless por SSID, canal, RSSI,  MacAddress, ritmo de transmissão, em redes que operem na gama dos 2.4 e 5Ghz.

inssid_01

Fica um pequeno vídeo de demonstração da aplicação a correr:

Artigos relacionados

Informações de Segurança

Truques e Dicas

Software

Guias Práticos

Routers

Curiosidades

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista / 7
Download: inSSIDer 2.1.6.1394 | Via KeroDownload [1.26MB]
altHomepage: metageek

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nnexuss
    nnexuss

    Expliquem-me esta parte sff
    “Poderá verificar e certificar-se que o seu vizinho não se está a aproveitar da sua rede como uma «carraça» roubando largura de banda para descarregar conteúdos que nada tem a ver consigo.”
    Obrigado.

    1. Avatar de Fail
      Fail

      Serve sim para verificar o(s) canal/canais em que as redes dos vizinhos estão a utilizar. Isto torna-se interessante para despistar possíveis problemas de alcance e lentidão da sua rede.

    2. Avatar de Deus
      Deus

      Eu concordo com nnexuss, podiam explicar melhor isso pois eu acho que alguém anda a fazer de carraça na rede dos meus sogros.

      Obrigado

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boas Pessoal,

        Basicamente esta aplicação serve para avaliar o espaço de comunicação e verificar se há outros equipamentos a operar na frequência que definimos também para o nosso router/AP Wireless.

        Um exemplo para se perceber melhor a coisa…imaginem que estão ao ouvir no carro, em movimento, a radio Limite que emite na frequência dos 89.0 e até vai a tocar Shakira. No, num determinado momento, vocês deram conta que outra radio sobrepôs-se a radio Limite…ora, isto que dizer que houve uma “interferência”. No mundo do wireless, o cenário é idêntico…se vocês têm um AP a transmitir no canal 6 e o vosso vizinho também tem o AP dele no canal 6…então a probabilidade de existirem interferências é grande.

        O que esta ferramenta faz é unica e exclusivamente avaliar o “espaço de comunicação” e informar em que canais (ou seja em que frequência especifica) os equipamentos presentes estão a transmitir. Olhando para o “mapa” de frequências, os canais ideais a serem usados são o 1,6 e 11 porque estes não são overlapping (ou seja, não se sobrepõem). De referir ainda que os canais usam um intervalo de 22 Mhz e o espaçamento na frequência entre os canais é de apenas 5 Mhz.

        1. Avatar de Zé

          Podes explicar melhor o facto de os canais 1, 6 e 11 não serem overlapping? Pensei que a questão das interferências fosse minimizada por questões de adjacência de canais (e nesse caso o 1 continuava a ser boa escolha).

        2. Avatar de pixar
          pixar

          Boas,

          “Um exemplo para se perceber melhor a coisa…imaginem que estão ao ouvir no carro, em movimento, a radio Limite que emite na frequência dos 89.0 e até vai a tocar Shakira. No, num determinado momento, vocês deram conta que outra radio sobrepôs-se a radio Limite…ora, isto que dizer que houve uma “interferência”. ”
          Estou de acordo, mas só em parte. Vamos por partes: não podemos comparar sinais analógicos com digitais. No caso do sinal analógico, é mais que certo que se for emitido outro sinal com a mesma frequência haverá interferência.
          No caso dos sinais digitais (não te estou a dar novidades) cada pacote de dados tem o endereço do remetente e destinatário, tanto no protocolo IP como UDP. Logo, cada dispositivo vai rejeitar todos os pacotes que não lhe sejam dirigidos.
          As interferências poderão existir quando os sinais têm fraca potência e, por falta de controlo de erros do protocolo UDP, haja sobreposição de dados.
          Em sinais fortes, existe sempre alguma perda de tempo (irrelevante) porque cada dispositivo irá verificar se cada pacote é dirigido a ele. Numa LAN por cabos, todos os sinais são emitidos na mesma frequência e nem por isso há interferências de relevo.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Este tema veio a calhar. Alguem pode aconselhar uma antena de alto ganho. Quando vou a terra o meu primo deixa-me usar a rede dele mas como a casa dele fica a coisa de 50 metros tenho dificuldade em ter sinal

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Queria dizer uma placa usb wireless de alto ganho para o portatil

    2. Avatar de Miguel_PT
      Miguel_PT

      Pesquisa por Wifi Sky tenho uma de 2000mW e estou muito safisfeito com a mesma

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Obrigado Miguel

  3. Avatar de noosphere
    noosphere

    A minha dúvida ainda está por tirar…. Como é que vejo se o meu vizinho não se está a aproveitar da minha rede…. Como é que vejo isso com este programa? É que não estou mesmo a ver como….

    1. Avatar de Mário Sousa

      noosphere, uma dessas possibilidades pode ser pela análise de trafego, ou seja, se não não estamos a usar a rede ou estamos em «serviços mínimos» e mesmo assim a actividade da mesma continua com picos ou movimentações anómalas, então algo de estranho se passa…

      1. Avatar de nnexuss
        nnexuss

        Boas Mario,
        Desde já obrigado pela ajuda.
        Diz-me só onde posso analisar o trafego neste prog?
        Não vejo nenhum sitio com contagem de pacotes.
        Thanks.
        noosphere

  4. Avatar de Gonzalez
    Gonzalez

    Amigo, gostei da matéria mas queria mesmo saber qual é o software que você utilizou para fazer o vídeo. Estou procurando algo assim há algum tempo e esse me pareceu interessante pela demonstração que você fez. Grato pela atenção. Abraços.