Inkscape 0.48 – Um dos melhores para imagens vectoriais

12 Comentários

O Inkscape 0.48 chegou recentemente ao público, depois de 9 longos mêses de desenvolvimento.

Há uns anos, quando começou o frente a frente Windows, Linux, o que mais se viam eram trabalhos de comparação entre o que usar em ambos os sistemas para fazer determinados trabalhos. O Windows no ponto de edição gráfica sempre deu dez a zero… mas a vantagem está a estreitar, tudo graças a esta e outras fantásticas aplicações como por exemplo o Inkscape.

Inkscape_01

Inkscape é um excelente editor de imagem vectorial de Código Aberto, com recursos e ferramentas similares ao Illustrator, Corel Draw ou Xara X. Ele utiliza o padrão da W3C: formato do ficheiro SVG – Scalable Vector Graphics. É possível importar uma série de formatos como Postscript, EPS, JPEG, PNG, TIFF, etc.

Esta nova versão (Inkscape 0.48) traz muitas novidades das quais se destacam a inclusão da nova ferramenta Spray, edição multipath, rotação de objectos e uma interface bastante melhorada e intuítiva. Pode conferir todas as novidades aqui.

Inkscape_00Esta é uma ferramenta muito intuitiva, extremamente leve (consome poucos recursos do sistema e carrega com velocidade impressionante), potente e totalmente compatível com os padrões XML, SVG e CSS.

Use-a seja sobre Windows, Linux ou MAC e poupará muitos euros em licenças de ferramentas proprietárias.

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Inkscape 0.48 [33.05MB] | Versão portable [34,40]
Download [mac]: Inkscape 0.48 [25.23MB]
Download [linux]: Inkscape 0.48 [24.67MB]
Homepage: Inkscape

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Barbosa

    É um software de evidente destaque! Uso e aconselho!

    Esta versão é uma boa noticia;)

  2. Avatar de Luis Matoso
    Luis Matoso

    Para lá da avaliação do software, começar essa avaliaçao com a seguinte frase e cito: “Há uns anos, quando começou o frente a frente Windows, Linux…” merece-me o seguinte comentário.
    Qual frente a frente, Snº jornalista? Como é que se pode tomar por independente um artigo escrito por alguem que dá por verdadeiro que determinado SO com uma taxa de mercado de 1,6% está a fazer frente a um outro SO cuja mesma taxa é de 92%? Se isso é um frente a frente deve ser só para “super iluminados”. Da maneiro como o artigo começa tirou-me toda a vontade de o ler e ficar a conhecer a sua avaliação sobre o “Inkscape”.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      sr luis matoso o sr é que deve ser o iluminado da informática..se soubesse ler o que lá esta escrito iria verificar que diz “Há uns anos, quando começou o frente a frente Windows, Linux”..eu repito “Há uns anos”, ou seja não é actualmente.. o mundo ta mesmo perdido..enfim

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas,
      lamento que o sr ainda não tenha visto a luz…
      mas SO´s a parte, não percebo o porque do seu post, visto que a mim não me parece nada tendencioso, alias acho que fazer uma breve introdução de “historia” sobre determinado assunto é muito bom do meu ponto de vista, pois enriquece-nos afinal é esse o motivo pela qual a internet e não só são coisas fantásticas.
      se quiser pode usar em windows também, ou macosx, mas estaria a repetir algo que o autor já tinha dito.

      1. Avatar de lmx
        lmx


        e sim é um frente a frente, assim como o é com macosx,solaris entre outros, concorrem todos logo é um frente a frente correcto?
        e a taxa de utilização de linux que mostrou está um pouco distorcida.
        não se esqueça que quase tudo o que corre na net corre linux,bsd,solaris …etc e claro windows.
        a taxa que o sr. mostrou deve referir-se a uso desktop, ai sim está mais perto, mas mesmo assim, com empresas aos magotes a usar linux…
        google,peugeot…nas indias,africas,etc o uso de linux é brutal,então nos paises da europa e america mais desenvolvidos o uso de linux é muito grande, basta ver o caso da espanha.
        Até o próprio Bill Gates ja reconheceu.
        coisas desse genero mete-me um bocado de confusão essas taxas de utilização.
        Para mim talvez exista alguém que está a ser tendencioso, mas não me parece de todo que seja o artigo.

        cmps

        cmps

  3. Avatar de Kayn
    Kayn

    Independentemente de isso ser ou não verdade, é irrelevante para o caso. O que está em questão não são as quotas de mercado dos vários sistemas operativos (o que eu considero irrelevante, cada um usa o que gosta), mas sim a informação sobre um software de imagem, novo para mim. No entanto, se vais argumentar com números, deverias incluir a fonte deles, de outra forma, a credibilidade da tua afirmação é nula. Não que me faça diferença, não me iriam dizer nada de qualquer maneira, mas se pedes rigor, começa por dar o exemplo. Ainda que o motivo pelo qual peças rigor seja ao lado do objectivo da noticia e se isso é motivo para desmotivar a leitura de meia dúzia de linhas, paciência, provavelmente quem perde és tu, mas cada um usa o que gosta, ninguém quer saber.

    Adiante.

    A multitude de plataformas é um grande ponto a favor e o programa parece ter muito bom aspecto. Ser leve é definitivamente um ponto a favor, eu recusei-me a actualizar/mudar o paint shop pro 7 durante MUITO tempo exactamente por esse motivo. Tanto o photoshop como o gimp demoram montes de tempo a abrir. Irritava-me ter que perder uns 30 segundos ou mais só para visualizar ou editar qualquer coisa ligeira numa imagem.
    Não conhecia e sem dúvida vou experimentar é sempre bom haver alternativas, nem toda a gente tem necessidade de investir num photoshop.

    Obrigado!

  4. Avatar de lmx
    lmx

    Boas,
    não sou utilizador assíduo desta ferramenta, mas claro que ja a usei.
    Tenho lido bastante sobre ela, em revistas e na net e pelo que os profissionais dizem…
    grande ferramenta!!
    Mais uma vez parabéns pela publicação de uma ferramenta tão boa e grátis, promovendo a diversidade entre aplicativos, com tudo o que de bom se faz a nível de software.

    cmps

  5. Avatar de gpr.ppg.br

    eu uso o software e recomendo. para quem envia artes para graficas off-set é só enviar arquivos fechados em imagem ou em pdf/X-1a.

    e para quem trabalha com plotter recorte é melhor que corel draw, mais leve, mais rapido e não trava.

    abraços,
    gpr.

    1. Avatar de leticia
      leticia

      Boa tarde amigo!

      Uso o inkscape para fazer meus trabalhos e vi que vc colocou que consegue salvar em pdf/x-1a como vc faz isso?
      ´pODE ME AJUDAR.

      OBRIGADA

  6. Avatar de Dinis
    Dinis

    Digam-me se é fácil vetorizar imagens com este programa?

  7. Avatar de point
    point

    Boas,

    exclarecam-me uma duvida, qual é a diferença entre um editor de imagens vectoriais e um editor normal, tipo photoshop??

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      o vectorial como o proprio indica, trabalha a imagem segundo vectores, isto é:

      imaginando que tens desenhas uma linha de forma vectorial, a informaçao que fica é de dois pontos que estao unidos (o principio e o fim). Já quando utilizas pixels, a informaçao é de pixel a pixel (ponto a ponto portanto).
      Ao visualizares uma imagem em forma de pixel esta é menos exigente, já que é so preencher os pontos, enquanto que a vectorial requer mais calculos, e ao fazeres um zoom por exemplo nao tera perda de qualidade.
      Uma das vantagens do trabalho vectorial é de ao desenhares qualquer coisa, o poderes arrastar normalmente ao longo da imagem.

      Espero nao ter dito nenhuma asneira.

      Cumps