Inkscape – Um dos melhores para imagens vectoriais

11 Comentários

Um editor para imagens vectoriais, com características semelhantes ao Illustrator, CorelDraw, ou Xara X.

Há uns anos, quando começou o frente a frente Windows, Linux, o que mais se viam eram trabalhos de comparação entre o que usar em ambos os sistemas para fazer determinados trabalhos. O Windows no ponto de edição gráfica sempre deu dez a zero… mas a vantagem está a estreitar, tudo graças a esta e outras fantásticas aplicações como por exemplo o Inkscape.

lin_01

Inkscape é um excelente editor de imagem vectorial de Código Aberto, com recursos e ferramentas similares ao Illustrator, Corel Draw ou Xara X. Ele utiliza o padrão da W3C: formato do ficheiro SVG – Scalable Vector Graphics. É possível importar uma série de formatos como Postscript, EPS, JPEG, PNG, TIFF, etc.

lin_00

Esta é uma ferramenta muito intuitiva, extremamente leve (consome poucos recursos do sistema e carrega com velocidade impressionante), potente e totalmente compatível com os padrões XML, SVG e CSS. Esta nova versão corrige alguns problemas da versão anterior As correcções podem ser consultadas aqui.

Inkscape_01

Como instalar o Inkscape 0.48.1 no Ubuntu Linux?

Para instalar o Inkscape basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:ricotz/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install inkscape

Em tempos de crise, as ferramentas gratuitas/open source podem ser uma boa ajuda para poupar algum dinheiro em licenças de software proprietário. O Inkscape é uma ferramenta que tem evoluído bastante nos últimos tempos, disponibilizando as principais funções necessárias para o tratamento de imagens vectoriais.

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Inkscape 0.48.1 [33.16MB] | Versão portable [34,40]
Download [mac]: Inkscape 0.48.1 [81.31MB]
Download [linux]: Inkscape 0.48.1 [25.03MB]
Homepage: Inkscape

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mad
    mad

    offtopic||

    vi hoje uma moticia acerca de em portugal ter-se criado um honeypot… mas nao vi nenhuma noticia aqui no pplware pareceu-me um assunto relevante para ser tratado aqui. Estranho tambem nao ter visto nenhuma divulgação na comunicação social deste tema.

    http://www.igac.pt/?cr=9203

    http://bitelia.com/2011/03/portugal-crea-un-honeypot-para-combatir-la-pirateria

  2. Avatar de Marco

    muito bom este programa

  3. Avatar de Guzz
    Guzz

    Eu uso o Inkscape desde 2005/2006, e uso CorelDraw desde o Corel 2, invejo pessoas que saibam fazer este tipo de arte demonstrada no post.
    O software pode ser bom, mas o usuário faz a diferença, tem ilustrações ótimas feitas no paint no windows, os recursos ajudam sim, mas quem manda bem é quem sabe desenhar.

  4. Avatar de Ricardo C.
    Ricardo C.

    “O Windows no ponto de edição gráfica sempre deu dez a zero… ” sei que é uma força de expressão mas a mensagem pode levar um pouco os leitores em erro, o Linux já tem há muito tempo o Gimp. Não tem a ver com o inkscape mas tem a ver com edição gráfica 😉

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      O sistema operativo nem sequer devia ser para aqui chamado, é normal que grandes empresas façam o software de edição de imagem onde há mais potênciais clientes e claro que linux não seria um deles á uns anitos atrás. Eu uso o inkscape profissionalmente para webdesign e dá 100 a zero a Corels e afins, só mesmo pela licença e saber que está em constante desenvolvimento.

      1. Avatar de Guzz
        Guzz

        Concordo, o sistema operacional não faz a mínima diferença aqui. A questão é o software para ilustração vetorial, mas eu acho que o Inkscape mais parecido com o Adobe Ilustrator do que com o CorelDraw.
        Porém volto a afirmar, quem manda é o ilustrador e não o software.

      2. Avatar de lmx
        lmx

        boas…

        jpng81:

        concordo plenamente contigo,eu não diria melhor..

        cmps

  5. Avatar de Jóni Oliveira

    Já tentei diversas vezes, mas não atino com a interface do programa.

  6. Avatar de jorge lemos
    jorge lemos

    Saudações!
    Companheiros trabalho com edição de fotos e vídeos faz algum tempo, como não tenho dinheiro para comprar o Corel muito menos o Photoshop e também sou contra ao uso do software pirata, por isso tive que aprender a utilizar as ferramentas que possuo. Para o INKSCAPE: http://www.screencaster.heathenx.org que dispõe de uma centena de videos tutoriais e para o GIMP: http://www.meetthegimp.org com mais de uma centena de videos tutoriais.

  7. Avatar de Tiago

    É realmente um excelente programa de gráficos vectoriais, e ainda a melhor alternativa ao Adobe Illustrator!

  8. Avatar de Íria R. M.
    Íria R. M.

    Caro Pedro,

    Através de outro artigo tive conhecimento deste e tenho ficado interessada no inkscape. No entanto não consigo instalá-lo no meu Mac OS (versão 10.7.4). Tenho até atualizada a última versão do X11, mesmo que isso não seja necessário, aparentemente, no meu sistema operativo, instalei o inkscape para mac, mas apesar deste abrir no me computador o único menu disponível é o ‘inkscape’, não me permitindo assim abrir ficheiros nem fazer absolutamente nada senão ‘sair’ do programa. Têm alguma solução? Tenho visto na internet que mais utilizadores têm tido este problema, mas ainda não percebi que algum tenha resolvido.

    Obrigada pela vossa atenção!