Immersive Explorer, um explorador com estilo

19 Comentários

O lançamento do Windows 8 trouxe o visual metro a uma nova geração de aplicações para o novo sistema operativo da Microsoft. Muitas das aplicações que decidiram adoptar este estilo parecem bem diferentes do ambiente que até agora todos os utilizadores de Windows estavam habituados acabando por apresentar, de alguma forma, algo inovador e com um visual na grande maioria dos casos mais apelativo. Esta ferramenta é exactamente o espelho disso mesmo, o Immersive Explorer é um severo candidato à substituição do explorador do Windows mas com estilo do Windows 8 Metro. Talvez seja caso para dizer aqueles e aquelas que ainda não estão convencidos para mudar de sistema operativo: Primeiro estranha-se, depois entranha-se, já o dizia Fernando Pessoa!




Ao contrário da maioria dos exploradores de ficheiros, o inovador Immersive Explorer permite-nos concentrar no que queremos fazer com os nossos ficheiros ao invés ter de pensar como vamos fazê-lo. O programa adopta o mesmo olhar e estilo com o menu de arranque do Windows 8, tornando-se fácil de navegar através das suas pastas e icones com uma interface lisa, elegante e acessível.

O nome da aplicação vem do facto que não sermos obrigados a usar outras ferramentas para concluir tarefas diferentes. Disso mesmo é exemplo quando desejamos exibir uma imagem, filme, etc, não existindo a necessidade de usar o nosso navegador de arquivos para navegar para o arquivo e carrega-lo num programa separado. Com o Immersive Explorer podemos, por exemplo, ver a imagem directamente na janela do aplicativo.

Apesar de ainda se encontrar numa fase algo embrionária, merece alguma atenção especialmente por não ser necessário instalar absolutamente nada. Para facilitar somos contemplados com um pack de linguagem em Português. Na minha opinião pessoal penso que, caso tenham 5 minutos, devem no mínimo testar e analisar, em particular os utilizadores que ainda não tiveram qualquer contacto com o novo Windows 8.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7 / 8
Download: Immersive Explorer 0.3.0 Alpha | Via KeroDownload [572 KB]
Homepage: Julien Manici

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KnoKer
    KnoKer

    Até arrepia….

  2. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Fantástico conceito, e a interface está muito boa mesmo. Mas tal como indicado no artigo, ainda está um pouco incompleto.

    Por exemplo eu tenho os meus dados média (música, imagens etc.) numa partição separada e configurei o Windows para ir buscar esses dados à partição e apresenta-los normalmente nas bibliotecas… o immersive explorer não detecta isso e mostra as bibliotecas vazias.

    1. Avatar de Eder
      Eder

      Caro amigo tbm tenho os arquivos pessoais em outra partição, fotos, videos e musicas, pela configuração que fiz aparece cerinho no immersive explorer… Windows 8 aqui e 7. 😛

    2. Avatar de Eder
      Eder

      Caro amigo tbm tenho os arquivos pessoais em outra partição, fotos, videos e musicas, pela configuração que fiz aparece cerinho no immersive explorer… Windows 8

  3. Avatar de Anderson Araujo
    Anderson Araujo

    Incomoda-me o fato dele não ver thumbnails para extensões .mkv de vídeo que atualmente são bem populares na web.

    Bom… Se bem que nem o Explorer nativo do Windows 7 ou 8 o faz também.

    1. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Instala o K-Lite Mega Codec Pack Full e já tens as tumbnails todas no Explorer do 7/8.

  4. Avatar de João Azevedo
    João Azevedo

    Tal e qual Mário Sousa, “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”.
    E eu sou um desses casos, quando começaram a sair as primeiras versões do Windows 8, estranhei tanto que me limitava a criticar e a fazer troça, erro meu. Algum tempo depois, quando saiu a Developer Preview, resolvi dar uma segunda oportunidade ao novo S.O. da Microsoft e de facto, a pouco e poucos comecei a adorá-lo. Conforme foram saindo novas versões fui sempre acompanhado e fiquei totalmente convencido e habituado à nova interface.
    Neste momento é o meu sistema operativo de preferência.

    A todos aqueles que continuam a criticar, cada um com as suas razões, julgo que deviam fazer como eu e experimentá-lo, com mente aberta e fundamentar bem a opinião que tem sobre este novo Windows 8. Com certeza, muitos mudaram de opinião 😉

    1. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      A maioria dos utilizadores do Windows está rapidamente a chegar à mesma conclusão que tu. No inicio o Windows 8 e a sua interface são estranhos, confusos e muito diferentes do que era habitual, mas após umas horas de volta daquilo, qualquer um acaba por perceber que até não é assim tão difícil e alienígena como parecia no inicio.

      Eu mesmo – que me considero demasiado open-mind – tive um mau bocado com o sistema com a developer e consumer preview… não me conseguia adaptar e não gostava de como as coisas estavam implementadas, mas felizmente a Microsoft “escutou” os utilizadores e o feedback e mudou/limou muitos dos problemas que existiam. Hoje, não quero outro sistema operativo.

  5. Avatar de Miguel Cristo
    Miguel Cristo

    Só tretas para tornar o pc mais lento…

    1. Avatar de arkan
      arkan

      so se for seu pc que é lento, no meu x6 amd, roda normal, e vejo thumbs de imagens e videos mkv, avi xvid.

      so queria q ele tivesse a opção de tray!

    2. Avatar de Mário Sousa

      Miguel, não precisas de instalar absolutamente nada…pode servir como pré-experiência W8

  6. Avatar de Luis Andrade
    Luis Andrade

    Não consigo ver os videos no explorador. O que pode ser este problema?

  7. Avatar de Chromo
    Chromo

    Eu até era gajo para experimentar caso as inicias não fossem IE….

  8. Avatar de nuno f
    nuno f

    Pois eu estou com dificuldade em entranhar, decididamente não gosto nada do metro e tenho trabalhado com o windows 8 à mais de um mês.

  9. Avatar de Ricardo Paz
    Ricardo Paz

    Muito bom mesmo.
    Como foi referido, ainda falta limar algumas arestas mas a tendência metro está sem dúvida para ficar.

  10. Avatar de Abílio
    Abílio

    Fiquei impaciente para ter isto no “metro”. Isto sim é o explorer futuro.

  11. Avatar de André
    André

    olá. gosto muito deste explorer. não consigo editar, nem adicionar pastas. alguem me pode ajudar?