Imagens VMware, prontas a usar

26 Comentários

A virtualização de sistemas operativos é uma tarefa comum nos dias de hoje pois permite executar vários sistemas operativos num único computador. Além disso é possível “levar” todo o nosso SO para uma máquina fisica diferente do que a que estamos a usar. Sei por exemplo, que em algumas empresas quando recebem um novo trabalhador, além de fornecerem uma máquina física para trabalharem disponibilizam ainda máquina virtuais já com todo o software e configurações necessárias. Desta forma o trabalhador é só começar a exercer o seu trabalho sem ter de se preocupar com a instalação e configuração da sua máquina.

slide1

Usando software de virtualização como o VMware é possível correr um ou mais sistemas operativos simultaneamente num ambiente isolado emulando computadores completos (virtuais), a correr dentro de um computador físico. Com a virtualização é possível por exemplo correr um Linux dentro de um Windows e vice versa.

Uma vez que para virtualizarmos um determinado SO, necessitamos por exemplo do VMWare e do CD/DVD de instalação desse SO, o site Thought Police disponibiliza máquinas virtuais prontas a serem usadas. As máquinas virtuais disponibilizadas são baseadas em sistemas operativos livres.

A própria empresa VMWARE também disponibiliza através do site Virtual Appliance Marketplace, uma série de máquinas virtuais prontas a usar. Além do próprio SO, as maquinas virtuais disponibilizadas pela VMWARE trazem ainda servidores de Base de Dados, Wikis, entre outros.

Homepage: Thought Police

Homepage: Virtual Appliance Marketplace

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Simplesmente Bestial!!!!

    Qual o mais simples e mais leve.Este ou o Virtual Box.

    O Virtual Box é bem fixe e simples

  2. Avatar de Pedro Pinto

    @José Gaspar

    Eu considero o VMWARE mais completo.. Já usei o VirtualBox mas não o achei muito amigável na parte de networking. No entanto é também um excelente programa para virtualização…e é gratis.

    PPinto

  3. Avatar de jardim
    jardim

    Nada melhor que o virtual pc 2007

  4. Avatar de aver
    aver

    Se a máquina virtual (VM) já está pronta bastará usar o VMware Player – reproduz as VM criadas pelo VMware Server (freeware) ou pelo VMware Workstation (shareware).

    Penei um bocado para criar uma VM Ubuntu 8.04 (guest) no Vista (host) com a VMware Wokstation. As questões são:
    – Instalar as Virtual Tools
    – Depois de instalar as Virtual Tools o scroll do rato deixa de funcionar, pelo que é preciso acrescentar uma linhas ao Xorg.
    Se alguém estiver interessado ponho aqui os links e algumas explicações.

    P.S. Para windows/windows (guest/host) o Virtual PC funciona às mil maravilhas (excepto quanto a usb).

  5. Avatar de aver
    aver

    … acima, não é Virtual Tools é VMware Tools.

  6. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    o VMware é pago, certo?

  7. Avatar de lulzzz
    lulzzz

    VirtualBox é mais leve que VMware, e a rede e internet não tem nada de complicado. Sò le falta o drag and drop, de resto ganha aos pontos ao VMware, IMO.

  8. Avatar de lulzzz
    lulzzz

    e sim VMware é pago. V.Box é grátis.

  9. Avatar de Pedro Pinto

    @lulzzzz

    Para quem pretender Internet dentro da máquina virtual o VirtualBox é fantástico e simples, pois usa NAT. O problema é quando tens serviços la dentro a correr como SSH ou um apache e queres la chegar…eu já vi uns truques na pagina do virtualbox mas não consegui por aquilo a funcionar…pois uma vez que estamos a usar NAT tem de haver um mapeamento entre portos.

    PPinto

  10. Avatar de aver
    aver

    VMware Player e VMware Server são freeware, VMware Server é shareware.

  11. Avatar de aver
    aver

    … shareware é o VMware Wokstation (grande confusão de “wares”)

  12. Avatar de Pedro Pinto

    Noutro dia descobri tb o Openvz: http://openvz.org/

    OpenVZ is an open source container-based virtualization solution built on Linux. OpenVZ creates isolated, secure containers (otherwise known as VEs or VPSs) on a single physical server enabling better server utilization and ensuring that applications do not conflict. Each container performs and executes exactly like a stand-alone server; containers can be rebooted independently and have root access, users, IP addresses, memory, processes, files, applications, system libraries and configuration files.

    PPinto

  13. Avatar de Joaquim Almeida
    Joaquim Almeida

    Esse OpenVZ é um grande projecto que desconhecia… logo que possa vou investir algum tempo com ele. Muito interessante mesmo. Já agora na “guerra” VMWare/VirtualBox vou mais para o VirtualBox, pois além de ser mais rápido – pelo menos na minha máquina foi – e de permitir a ligação a outras redes através de Wireless sem ser por NAT de uma forma que toda a gente entende (criação de portas virtuais + bridge + routing enquanto que o VMWare consegue mas através de um patch manhoso ao próprio código e que obviamente necessita de recompilação cada vez que o kernel muda) é OpenSource e tem uns efeitos engraçados que permitem esconder o ambiente de trabalho do SO guest de modo que parece estar tudo no mesmo sistema operativo.

  14. Avatar de Pires
    Pires

    Perdoem a ignorância. Já ando para perguntar isto há muito. O que é isto do VM e do Virtual box propriamente? Quias as vantagens? Para que serve?

    Muito Obrigado

  15. Avatar de Jopabasa

    Se o microsoft Virtual PC 2007 suportasse USB, seria uma boa opção, agora conforme está… nem pensar!
    O VirtualBox peca nas funções de rede. Pelo menos eu não consigo integrar-me num domínio de rede. Se alguem souber, agradeço uma dica.

  16. Avatar de aver
    aver

    Pires

    VM é “virtual machine”, um sistema operativo, designado por “guest” (hóspede), com todos os programas que se queira instalar, num computador que já tem sistema operativo, designado por “host” (hospedeiro).

    Visto a patir do host, a VM é apenas uma pasta, que se copia, apaga, etc.

    São possíveis quase todas as combinações de guest/host: XP/XP, Vista/XP, Vista/Ubuntu, Ubuntu/XP, etc.

    As VM são criadas, por exemplo pelo VMWare Wokstaion (ou o Server), VirtualBox e Virtual PC. Por vezes é possível correr uma VM criada por um dos programas noutro programa. Cada programa para criar VMs tem chatices e limitações próprias: o Virtual PC não tem USB para o guest, o Virtual Box não tem o arrastar entre guest/host (que nas outras corresponde a copiar e colar), e segundo alguns, é difícil configurar a rede para acesso à internet etc.

    As VM usam-se para muita coisa e oferecem uma grande facilidade de utilização – minimiza-se uma VM está-se no host. Como a VM corre, em regra, isolada do host, se nela se apanhar vírus não se transmite ao host. Se uma experiência correu mal na VM (o sistema operativo crashou) apaga-se a VM e usa-se uma cópia criada anteriormente.

    Com algum trabalho pode-se criar uma rede de VMs. Talvez o mais engraçado seja levar num dispositivo USB (ou disponibilizar num servidor) uma VM com o sistema sistema operativo e os programas totalmente personalizados, chegar a outro computador e está-se pronto a trabalhar. Para quê andar com o computador às costas ?

  17. Avatar de Pires
    Pires

    aver

    Muito obrigado pela explicação. Fantástico. Tenho de experimentar. Dizes então que posso ter uma VM numa pen e quando conectar tenho o meu pc a correr é isso? Ainda por cima sem problemas de virus? Porreiro.

    Obrigado mais uma vez

  18. Avatar de Pires
    Pires

    aver

    não sei como será possível mas gostaria de trocar uns mails consigo, pode ser?

  19. Avatar de aver
    aver

    Pires

    Quando escrevi “dispositivo USB” e não uma “pen (USB)” havia um motivo – é que uma VM (na prática uma pasta, com o sistema operativo guest e programas instalados) tende a ultrapassar 5GB. Numa pen, formatada em FAT 32, 5GB é o tamanho máximo de um ficheiro.

    Em princípio, com as limitações quanto à correspondência entre o tamanho da VM e a capacidade da pen, não há nada que impeça andar com um sistema operativo + aplicações numa pen, prontos a usar, desde que se instale no host do novo computador o programa adequado (VMware Workstation ou Player, Virtual PC, VirtualBox).

    Já agora fica uma nota que pode interessar a quem queira transportar uma VM, acima dos 5GB, numa pen ou em vários DVDs de 4,7 GB . Para transportar uma VM, à volta de 10 GB, numa pen comprimi a pasta VM com o Winrar e dividi-a (split) em vários ficheiros à volta de 2,5 GB. O que posso dizer é que o processo de dividir a VM em vários ficheiros e voltar a juntá-los com o Winrar nem sempre corre bem. Não confiem neste processo (comprimir/dividir) para transportar uma VM. Depois experimentei só comprimir (sem dividir) e não tive problemas.

    Vou experimentar com o VMware Player e uma VM Ubuntu da VMware e ponho cá os links, se der para transportar numa pen pronta a usar.
    Cumps.

  20. Avatar de aver
    aver

    Fiz o download do VMware Player (free). Inesperadamente é incompatível com a VMware Wokstation que tenho instalado, pelo que não concluí a instalação. De facto não faz sentido ter as duas aplicações instaladas, mas em tempos não eram incompatíveis (já
    o VMWare Player e o Virtual PC sabia que criavam conflito).

    Fiz o download de três VM Ubuntu prontas da VMware que corri no VMware Workstation e todas deram problemas, umas mais outras menos, mas a causa foi sempre as VMware Tools. Assim não posso recomendar nenhuma. Talvez com o VMware Player funcionassem bem.

    Assim só posso repetir o que disse no comentário 4. Se alguém, com o VMware Workstation, quiser criar uma VM Ubuntu 8.04, posso dar algumas indicações sobre as VMware Tools.
    Cumps

    (Escrito em Firefox, numa VM com as características do parágrafo anterior, pelo que posso grarantir que funciona bem)

    Cumps.

  21. Avatar de Pires
    Pires

    Já experimentei o Virtual Box. Parece-me bem e uma óptima solução para trabalhar numa máquina diferente com o nosso próprio leque de programas. No Virtual depois tem de se trabalhar em janela de tamanho reduzido?

    aver

    Gostaria de trocar uns mails. Pode ser?

  22. Avatar de dinei
    dinei

    Bom u tenho um Note com em compartilhamento de Rede com meu Servidor Windows….meu note ta com o RuWindows vista ultimate tenho 2 Gb rocessador AMD Turion 64×2 2.5Mhz to doido para mudar para Linux quero muito o Ubuntu mas antes disto Resolvi fazer algums teste ak e Instalei a VMware Player criei 4 S.O Diferente da linux Todos com 256 de Ram.. eu Uso em VM Ubuntu, Kurumin, Fedora, Debian e RuWindows Xp….logo mais vou mudar meu note para UBUNTU so O sitema do Ubuntu mas por enquanto to pesquisando na Internet como devo fazer Tudo para pode criar as VM no ubuntu apesar que não é dificio ja aprende em um tutorial…..Ja usei no RuWindows A vmware workstation, vmware server, Virtual Pc 2007 e Virtual Box o unico que me convem ate hoje Foi o VMware Workstation ja vem com VMware player e torna muito mais facil criar S.O sem diser que da para si conectar a internet tranquilo sem nem uma complicasão quando ligo o note conecto na internet é so ligar a vm que ela ja ta na rede tbm…por isso ecomendo a qual pessoa ate mesmo os iniciantes que usarem a VMware workstation…agradecido

  23. Avatar de Digo
    Digo

    Bom ja usei o virtual pc 2007 sp1, virtual box 2.0.2 e 2.0.4 que é da sun, e o vmware player. Dos 3 sem dúvida o vmware é o melhor, e não é a toa que é lider do mercado mundial, pois trabalho na area de T.I. e não tenha quem trabalhe nesta area que nunca ouviu falar em vmware, e nunca assistiu as palestras de seus produtos, que são os melhores do segmento.
    No Virtual box achei algumas limitações que por sinal não são muito legais para quem trabalha com transferencia de arquivos, pois a conexão com o guest se da atraves de um pendrive ou uma pasta compartilhada (onde é meio dificil cria-la, pois o software tem alguns bugs e as vezes não opera corretamente). Não Há como montar uma rede com ele, para administrar outras.
    No Virtual PC, tem as mesmas limitações, mas não aceita pen drive, em compensação, para transferir arquivos basta arrastar do host para o guest. Mas é bem mais leve que o virtual pc.
    No vmware tem todas estas opções de rede, compartilhamento, que alguem que queira testar softwares que compilou ou testar novos S.O. pode usar e testar ao máximo.

    Em todos os casos ha desvantagem para quem quer jogar um game dentro do guest, pois não há suporte, e para roadr legal alguns destes softwares, digo para quem trabalha com eles, precisa de uma máquina consideravelmente parruda, que de conta da memoria ram e espaço em disco, dependendo do espaço que pré determinou na criação do guest.

    Testem o vmware com todos os recursos vcs vão gostar….

  24. Avatar de Buzz
    Buzz

    Pessoal alguem ja fez alguma imagem virtual do ubuntu 8.10 no virtual pc.

    Estou a ter serias dificuldades.

    Gostava de recolher algumas dicas do pessoal.

    Obrigada

    1. Avatar de Thiago
      Thiago

      Já usei tanto o vmware quanto o virtual box,
      a única vantagem que vi no virtual box é que
      dá pra configurar a memória de vídeo, então
      se for jogar é melhor usar ele, mas se não
      precisar disso o vmware pra mim é o melhor
      e mais completo.

  25. Avatar de Thiago
    Thiago

    Malz ai sem querer postei como resposta do Buzz