IA PrintScreen – De volta ao básico

14 Comentários

Já vos apresentamos aqui dezenas de ferramentas que prometiam (e cumpriram a maioria delas) melhorar a captura de printscreens dos nossos PC’s. Algumas trazem editores de imagem incorporados, outras trazem filtros para optimizar as imagens. Existem ainda aquelas que trazem réguas e modos de captura especiais. Não se esqueçam das que gravam automaticamente ou que mandam por FTP para um servidor remoto.

Mas e como fica quem não precisa de nada disso? Quem apenas precisa de capturar imagens e enviar por email, sem complicações? E quem quer apenas capturar e armazenar? Para todos aqueles que confiam no velhinho printscreen do Windows eis a solução!

Para esses trago-vos o IA PrintScreen. Esta ferramenta não promete revolucionar a captura de printscreens, apenas e só ajudar a dar um destino à vossa captura, se assim o desejarem.

iaprintscreen_1

Este pequena pequena aplicação, depois de lançada fica quietinha à espera que carreguem na tecla PRTSC (PtrintScreen) e ao detectar que ela foi pressionada mostra-se para que possamos decidir o que fazer.

E as hipóteses não são muitas, mas chegam perfeitamente. Podemos criar uma nova mensagem de correio electrónico com a imagem capturada em anexo, podemos aceder à imagem que capturamos no visualizador de imagens do Windows ou podemos aceder à pasta onde estão guardadas as imagens.

iaprintscreen_2_small

É apenas e só isto que faz. Mas digam lá se precisam de mais alguma coisa? Não existem menus extensos de opções, definição de nomes complicadas para guardar as imagens capturadas. Nada mais que o mínimo que seria desejável.

Assim já sabe, se acha que as ferramentas de captura de imagens começam a ser softwares demasiado complexos e que (por acaso) até permitem a captura de printscreens esta pode ser uma excelente alternativa.

Licença: MS-PL
Sistemas Operativos: Windows
Download: IA PrintScreen 10.0.0 [421.45 KB]
Homepage: IA PrintScreen

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morgana
    Morgana

    perfeito…

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Eu aconselharia antes o screen capturer (http://www.screencapturer.com/)
    que além de ser free, tem imensas utilidades, muitas vezes só encontradas em softwares pagos.

    printscreen de janelas.
    printscreen de um dada area do ecra
    gravação em video de uma dada area do ecra, ou do ecra inteiro, ou umas das outras opções possiveis

    etc…

    além disso ainda permite fazer o mesmo que o programa acima apresentado, gravar em ficheiro, colocar no clipboard, enviar por email, ou imprimir

    PS: Não tou a fazer publicidade, apenas a dar-vos info de um programa excelente e livre que já uso á muito tempo e me tem sido muito util para mim

    1. Avatar de Tiago Carvalho
      Tiago Carvalho

      Muito bom esse screencapturer. Boa Info!

  3. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Sem querer criar polêmica, acho que o ‘PrtScr’ é melhor. Para testar:
    http://www.fiastarta.com/PrtScr/PrtScrSetup.exe

  4. Avatar de moedinha
    moedinha

    Algum destes tem a parte de “gravam automaticamente ou que mandam por FTP para um servidor remoto.” ?

  5. Avatar de Pedro Simões

    Caros,

    Devem entender que este software não faz captura de ecrã. Ele apenas se coloca após o pressionar do printscreen e dá-nos a hipótese de “agir” sobre a imagem capturada.

    Para fazer capturas mais “precisas” e “afinadas” existem muitos outros softwares. E muitos deles já falados no Pplware.

    Este é para ser usado por quem apenas precisa do printscreen do Windows.

  6. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Que tal experimentarem microsoft office one note, guarda todas as imagens que retiramos do ecrã, podemos selecionar uma àra especifica (através de [tecla de widows]+s) fica também na área de transferência, para criar manuais e walktroughts para mim parece-me a melhor.

    Já agora Microsoft one note faz parte do microsoft office 2007 enterprise (pelo menos) e é uma ferramenta de ‘brainstorming’ e traalho colabotrativo. Permite adicionar apontamentos escritos a computador ou à mão, imagens, prints etc arrumados +/- como se desejar, como n uma secretária real.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Mas é paga e temos alternativas gratuitas.

      Na linha do OneNote podes sempre optar pelo EverNote.

  7. Avatar de Gilmar Coimbra
    Gilmar Coimbra

    Outra opção é o SnagIt 8.2.
    Uso-o faz tempo!
    É o “canivete suiço” das capturas. Nunca vi melhor!!!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Outro que é pago!

      Existem soluções quase tão boas e gratuitas. Atentem ao quase.

      1. Avatar de Gilmar Coimbra
        Gilmar Coimbra

        Decerto que sim estimado Pedro.
        Mas, pela facilidade e praticidade deste programa, vale tê-lo em nossas máquinas.
        Claro que não sou adepto das “tramóias” de se obter programas úteis para uso pessoal, e nem jamais apoiei tais atitudes, mas será que “todos” tem em suas máquinas, somente programas “pagos”? Sei não!
        Um ou outro programa importante para o nosso dia-a-dia, sim, devemos mesmo pagar por ele; e sabemos bem das razões. Mas, é uma prática comum no mundo informático, e seria infâmia afirmar que exista quem não exerça tal “atividade” vez ou outra. Concorda?

  8. Avatar de Fernando
    Fernando

    Alguém conhece algum que faça a captura do scrool interno, como nesta página? ( http://www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/data/method4/tcoef2010.html )

    Já tentei com o Snagit e nem esse consegue…

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      O FastStone Capture faz-lo na perfeição.

  9. Avatar de Fernando
    Fernando

    Obrigado Hugo. Vou testar com esse que sugeres.

    Entretanto experimentei fazer no IE com o Snagit e funciona perfeitamente. Com o Firefox não conseguia.