HWMonitor 1.0.6

6 Comentários

Já temos falado aqui na importância de manter o nosso PC à temperatura adequada. Por alguma razão os dispositivos incorporam sensores térmicos.

Volto a falar neste assunto pois a aplicação que vos apresento mede a temperatura não só do processador mas também de um variado leque de dispositivos que compõem o seu computador.

Como é uma ferramenta leve e não necessita de instalação, sugiro que após uma longa jornada de utilização do seu PC meça as diferentes temperaturas dos componentes, saberá se este está ou não a perder rendimento por “febre”.

Com o HWMonitor pode verificar a temperatura através dos sensores térmicos dos seguintes dispositivos:

Sensores térmicos do Processador

  • Intel Core Duo/Core 2 Duo Digital Thermal Sensor.
  • AMD Athlon 64 Thermal Sensor.

Sensores térmicos existentes na board

  • ITE IT8705, IT8712, IT8716 e IT8718.
  • Asus AS99127 e ASB100.
  • SMSC EMC6D102 e EMC6D103.
  • Dispositivo analógico ADM1030, AMD1031 e ADT7475.
  • Fintek F71805, F71862, F71872 e F71882.
  • Winbond W83781D, W83627HF, W83697HF, W83791D, W83627THF, W83627EHF e W83627DHG.

Sensores térmicos de equipamentos de alimentação e suporte

  • abit uGuru 2003 e uGuru 2005.
  • Sensor da fonte de energia Gigabyte ODIN.

Discos rígidos

Sensores nas Placas gráficas

  • GPUs nVIDIA e ATI.

Para que serve?
Bom, pelo facto de ser portátil, o utilizador poderá ter sempre à mão esta ferramenta de diagnóstico, ajudando a eliminar eventuais causa de falta de performances dos computadores, ou mesmo em caso de encerramentos forçados, analisar que dispositivo poderá estar em sobreaquecimento.

Vale a pena?
Se a sua máquina estiver dentro dos dispositivos suportados pela aplicação, poderá ter então uma ferramenta útil, caso não esteja então a informação será escassa, nesse caso esta ferramenta deixa de ser útil, onde poderíamos todo tirar partido.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
Download: HWMonitor 1.0.6 [306.87KB]
Homepage: CPUID

Partilhar:
Tags:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    ola

    mas pa k é k preciso d saber da temperatura?
    Pa comprar uma base ventilada?
    Dá pa controlar a potencia da ventoinha?
    Pa detectar problemas d sujidade na ventoinha?

    pq d resto, saber k o meu tátil akece mt, ja eu sei…e nao m adianta mt.

    abraço,
    manuel

  2. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    hardware sensors monitor 😉

    http://www.hmonitor.net/

  3. Avatar de *K*
    *K*

    Oh xô manel, mas k aquece muito ja nos sabemos tambem, mas o “muito” de que o xô fala é relativo, e acredita k dá bastante jeito.
    Olha por exemplo, tive kuase 1mes sem portatil agora em dezembro pk fo%& a grafica, e com a nova agora tou mais atento ah temp da bixinha, gosto muito de ver filmes de terror na cama e meto o pc p cima das pernas, e é claro k isso faz com k ele fique meio “estrangulado”, mas quanto? É demais? Nao akece mais k o “normal”? É aí k por exemplo interessa saber o quanto “muito” akece! E isto é só um exemplo…

  4. Avatar de aver
    aver

    Penso que todos sabem que a temperatura crítica dos processadores é bastante variável. Por exemplo, 60º C é uma temperatura perfeitamente aceitável para o meu processador, que pode atingir uma temperatura máxima de 90º C.

    Já não seria nada aceitável em alguns modelos de Pentium com temperatura máxima inferior a 64º, tendo em conta também que é precisa uma margem para erros de medição.

  5. Avatar de aver
    aver

    Por haver várias, hesitei em pôr cá uma tabela das temperaturas máximas que os processadores podem atingir sem arder, mas fica a título indicativo. Claro que quanto mais baixa for a temperatura melhor, mas também conta a diferença em relação a essa temperatura máxima.
    (NÃO CONFUNDAM OS MODELOS DE PROCESSADOR e tenham em conta que as medições podem não ser rigorosas).
    http://users.erols.com/chare/elec.htm

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    É verdade Manuel, o quão quente ele está pode ser algo muito útil. Não vamos aumentar a potencia da ventoinha nem comprar uma base ventilada na hora, mas podemos fechar programas que consumam muito CPU e, claro, desligar o computador.

    Na minha opinião, o melhor do programa nem é medir a Tº, é que nem precisa de instalação e mede uns meros kB. É clicar, ver e fechar.