HmailServer – O seu servidor de email gratuito!

40 Comentários

Para quem quer o seu próprio servidor de email gratuito, sem restrições de espaço ou de tamanho máximo dos anexos.

Este servidor de email tem como principais funcionalidades:

  • Vários domínios virtuais

  • Cópias de segurança

  • Suporte para Bases de dados – “Microsoft SQL Server”, “PostgreSQL” e “MySQL”, não sendo esta necessária estar instalada, pois o servidor cria um ficheiro para armazenamento dos dados com o Microsoft SQL Compact.

  • Anti-spam

  • Anti-vírus

  • Regras do servidor – diversas regras de aplicação aos emails.

  • Encaminhamento

  • “MX backup”

  • Administração remota – Por interface web ou normal.

Interface web:

Interface normal:

Contras:

  • Não suporta outros sistemas operativos.

Pré- requisitos:

  • Ter um domínio.

Nota 1: Para quem não tem e quer um, aqui fica o tutorial.

Passando agora à configuração do servidor:

  1. Instalar o servidor.
    1. Escolher, qual a base de dados que pretende.
    2. Escolher a password.
  2. Depois da instalação estar completa iniciar o “HmailServer Administrator”
    1. Carregar na tecla “Add domain” no menu “Welcome”
    2. Colocar no campo “Domain” o domínio do computador ou seja o que vem a seguir ao símbolo @.
    3. Carregar para expandir o domínio agora criado e seleccionar “Accounts”
    4. Carregar no botão “Add”
    5. Introduzir o nome de utilizador e password nos respectivos campos.
    6. Na caixa “Administration level” colocar o nível de privilégios do utilizador.
    7. Carregar na tecla “Save” para guardar o utilizador.

Nota 2 : Quando for necessário adicionar mais utlizadores, basta seguir os passos do 2.3 ao 2.7.

3. Seleccionar o menu “Settings”

3.1 Seleccionar o sub-menu “protocols” e escolher aqueles que o servidor vai tratar. No caso de configuração normal o servidor ira tratar de todos os protocolos, por isso é necessário escolher todos.

4 Seleccionar o menu “Advanced”

4.1 No campo “Default domain” escreves o domínio principal no caso de um só escrever o mesmo do ponto 2.2.

4.2 Se quiserem configurar o SSL basta adicionar o certificado no sub-menu “SSL certificates” e depois configurar os portos no sub-menu “TCP/IP ports”.

Nota importante: Não esquecer de abrir os respectivos portos no router.

Uma vez configurado o servidor, é necessário configurar um cliente de email para poder ler e enviar emails através do seu servidor de email.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: HmailServer 5.3 B1617 [3.0 MB]
Homepage: HmailServer

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fábio Rocha
    Fábio Rocha

    Parabéns!
    Só tenho pena que seja obrigatório ter um dominio :s

    1. Avatar de Alex

      Podes sempre tentar o no-ip. Instalas um pequeno programinha na tua maquina e já esta.

    2. Avatar de Tiago Carvalho
      Tiago Carvalho

      Um domínio custa 5euros por ano, certamente isso não será um impedimento 😉 São menos uns cafés e tá feito.

      1. Avatar de nuno cunha
        nuno cunha

        onde encontras dominios a 5 5 euros ano
        responde para aqui se souberes por favor
        crandrde99@gmail.com

      2. Avatar de nuno cunha
        nuno cunha

        5 euros enganei-me

        1. Avatar de Tiago Carvalho
          Tiago Carvalho

          5 a 5 euros era ainda melhor 😛 e até que deve ser possível, mas terias que comprar um bundle com muitos domínios.. de qq forma já te enviei um email a explicar tudo.

    3. Avatar de Igor
      Igor

      Hoje temos domínio de graça via Freenom

  2. Avatar de YCSM
    YCSM

    epa nao tou a conseguir configurar isto alguem k ja tenha conseguido me pode ajudar??
    cumps

  3. Avatar de Francisco
    Francisco

    http://www.dyndns.org – gratuito também

    Eu uso este e o router actualiza automaticamente o IP.

    1. Avatar de n3XXuS
      n3XXuS

      Sim mas tens de concordar que é muito pouco profissional ter um email do género:

      suporte@n3xxus.kicks-ass.net

      LOL!

    2. Avatar de Pablo

      http://www.dyndns.org – nao oferece mais o serviço gratuito.

  4. Avatar de M. Lobo
    M. Lobo

    Uma boa solução para o email! Só tenho pena que não suporte outros S.O.

  5. Avatar de Nuno Amaral

    Isto para spammers deve ser bom!!!

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      hummmm bem visto junta se isto com os serviços no-ip…. e mete se esta porra num warez qualquer…. e temos um zombie mail server….

      hummmmmm….. vou ver se crio um projecto no sourceforge ou no google code para arranjar ajuda…

      🙂

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Viva Diego.
        Já chegaste a conseguir alguma ajuda ou sequer a iniciar algum projeto neste sentido?
        Por favor, envia resposta para
        http://www.redin.com.pt/contacts/
        Obrigado.

    2. Avatar de Redin
      Redin

      Não serviria de nada com a aplicação do projecto anti-spam de que falo nestes links.
      SPAM – O Fim – Parte 1: http://videos.sapo.pt/mLFjwqFg9wMzfncpjPDt
      SPAM – O Fim – Parte 2: http://videos.sapo.pt/Drkdf5iNTLJBA6dBzoQO

      1. Avatar de Yuy
        Yuy

        Só a parte da palavra P2T parece original.
        De resto a ideia não é assim tão original como isso, a Servage já tem desde (pelo menos) 2008 (ou talvez muito antes) um sistema semelhante ao descrito em que basicamente uma das camadas de segurança é exactamente a mensagem fica retida (na última camada de protecção que pode ser activada opcionalmente pelo cliente) para que o remetente valide que enviou a mensagem, através do clique num link que abre uma página que confirma ao servidor que o cliente de facto tem aquele e-mail como válido… ou então o cliente do serviço pode ir à zona anti-spam e validar/bloquear manualmente mensagens retidas… e simultâneamente pode bloquear ou permitir definitivamente aquele e-mail. De resto o sistema da Servage tem ainda a vantagem que quem envia pode provar que o e-mail é valido e a mensagem segue directamente para a caixa de correio… e caso seja um spammer a validar cada e-mail, o cliente pode bloquear esse endereço específico na lista negra removendo-o da lista de permitidos (e sim muitos idiotas enviam spam sempre do mesmo endereço que já vi isso). Nessa empresa, essa é a última camada de protecção, porque há mais coisas que protegem o endereço de receber o spam antes sequer de chegar a essa verificação “manual”… e só chegam a essa verificação manual talvez 1% do spam. E até hoje com os três níveis de segurança nunca perdi nenhum e-mail legítimo, e devo ter recebido umas 2 a 15 mensagens de spam (porque o sistema de retenção ficou temporariamente desactivado por algum erro do servidor). E sem recorrer sequer às tais listas e filtros por palavras chave e tal… embora também tenha essa opção de usar o “SpamAssassin”.
        Soluções já existem e essa não parece assim tão original… com excepção para o facto de escrever P2T… vejamos info.p2t@mail.tld humm… é só de mim ou isto não me soa a sucesso, nem facilidade em memorizar?

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Estive a consultar o site em referencia e não consegui ver mais do que aquilo que eu já previa. Filtros e mais filtros. A solução de retenção caso exista (não vi explicado) só serve para comprovar a saída do email e não se protege da entrada, pois se eu quiser enviar correio sem a autorização deles, eu consigo que lá chegue.
          Temos de olhar para o SPAM não só para o conceito de correio não solicitado mas também para correio que apesar de vir com endereços legais e texto dentro do aceitável, podermos evitar que o mesmo circule sem a autorização do destinatário.
          Mas vou continuar atento. Obrigado.

          1. Avatar de Yuy
            Yuy

            Se alugar nem que seja por 3 meses, pode ver do que falo…
            Não falo de filtro de spam tipo SpamAssassin que é baseado em padrões, estou a falar de certo tipo de alterações que se faz aos servidores de recepção de e-mail que evitam mensagens indesejadas consigam chegar ao servidor sequer… evitando milhões de mensagens não legítimas, e depois dessas duas camadas ultrapassadas ainda existe a terceira e última camada que essa sim é semelhante a esse p2t em que ou o remetente valida como sendo um remetente válido (um humano de facto) ou o utilizador valida como sendo um e-mail válido… se começar a receber e-mail ilegítimos a qualquer momento o utilizador pode adicionar à lista negra e o remetente não se pode desbloquear. Mas o utilizador não recebe nada de facto até validar (ou o remetente) a mensagem (de forma individual, ou todas as provenientes daquele remetente). Por isso, é uma solução bastante melhor do que aquela que sugeriu… quanto mais não seja porque não altera em nada o que já existe.

          2. Avatar de Redin

            Os meios tradicionais de combate ao correio electrónico não solicitado, estão cheios de falhas e centram-se exclusivamente em métodos de filtragem onde a complexidade impera. Apesar dos 99,5% de taxa de filtragem existirem em alguns métodos, é certo saber-se que os spammers apenas precisam de 0,005% para conseguir obter sucesso no seu negócio o que explica os consecutivos avanços técnicos exigidos para conseguir nestes 40 anos tentar sem sucesso acabar com esta praga informática.
            O método que eu criei coloca o ónus do encargo no remetente e a segurança do lado do destinatário com aquilo que ele deseja unicamente receber na sua caixa de correio através da criação de um servidor de correio electrónico inovador e de um método que eu chamo de “Controlo de fluxo por selecção”
            As 11 vantagens encontradas em relação ao método tradicional estão descritas numa tabela que poderá ser consultada em:
            https://docs.google.com/document/d/1LyJDTg_pWbMkeH59aJhIKeMwOP9QyGfEDOD_P_WhaB0/edit?usp=sharing

  6. Avatar de ArtD
    ArtD

    isto é útil para receber emails, para enviar, vai ser bloqueado por grande parte dos servidores de mail gratuitos ou não.

    Boa dica

    Feliz Natal

  7. Avatar de zl
    zl

    Já trabalho com este soft a mais de 2 anos e não tenho nada a dizer

    esta em cima de um W2003 com o PostgreSQL

    1. Avatar de Everton
      Everton

      nem a dizer se ele é ruim ou bom?

  8. Avatar de Apaxe
    Apaxe

    Tenho o Serviços de Certificados do Active Directory instalado no Windows 2008 Server e quero criar um Certificado para usar no HmailServer só que não estou conseguir.
    Alguém pode indicar-me se é possível criar um Certificado para usar no HmailServer? Se sim, a melhor forma de o fazer?
    obrigados

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Podes criar um certificado usando o seguinte tutorial: https://pplware.sitedev.pt/2009/03/22/ssl-secure-socket-layer/

      Cumprimentos

      1. Avatar de Apaxe
        Apaxe

        Obrigado Francisco Aragão pela atenção, mas não estou conseguindo seguir o tutorial para criar o certificado SSL, pois após executar o ficheiro “openssl” para abrir a consola é indicado logo o seguinte erro: “WARNING: can’t open config file: /usr/local/ssl/openssl.cnf
        OpenSSL>”, depois tento digitar o comando “vars” diz que o comando é invalido!!??
        Estou a usar o windows XP e o 7 ambos sem sucesso.
        Help

        1. Avatar de Francisco Aragão
          Francisco Aragão

          Funciona sim, tem é que seguir o tutorial SSL a partir da linha “Passando agora a parte prática do protocolo.”

          Cumprimentos

          1. Avatar de Apaxe
            Apaxe

            Francisco Aragão, pedi a um colega para experimentar também num pc dele e ele também não consegue. No tutorial quando diz:
            “2 – Abrir uma consola e executar os seguintes comandos por ordem:” pode explicar melhor este paço?
            Obrigado.

          2. Avatar de Francisco Aragão
            Francisco Aragão

            realmente não está lá muito explicado…

            Start -> run -> cmd

            depois ir a pasta do ssl-pack e executar os comandos.

            cumprimentos

          3. Avatar de Apaxe
            Apaxe

            Mais uma vez obrigado pela ajuda.
            Criei um Certificado Auto-Assinado com o “Win32 OpenSSL” e está a funcionar. Aproveitava a oportunidade para perguntar qual a melhor forma para guardar a chave privada em segurança?

  9. Avatar de Joao
    Joao

    Só é pena não dar para enviar mails para gmail e hotmail, só usando um smtp externo, ou IP fixo.

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Nem por isso, apenas tive que me retirar das listas de spam, que eles põem por defeito.

      Depois de fazer isso, já consegui não ser considerado SPAM! LOL

      Cumprimentos

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Boas Francisco, desculpa desenterrar o tópico mas como fizeste para que o hotmail por exemplo aceita-se o teu ip?

        1. Avatar de Francisco Aragão

          Viva,

          Para fazer isso, consulta este artigo:

          https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/email-eu-nao-sou-spam/

          foi testado com o gmail.

          Cumprimentos

  10. Avatar de Oscar
    Oscar

    Pessoal tenho uma duvida…É ou não possivel enviar emails atraves de um form, num ficheiro html???
    Do tipo de um simples registo(Nome, Email e Contacto), sendo estes enviados para um email xpto@email.pt.

    Abraços.

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Sim, é possível. http://www.tizag.com/htmlT/forms.php

      cumprimentos

  11. Avatar de Miguel Batista
    Miguel Batista

    Desculpem lá desenterrar este tópico, mas precisava de mailserver para a empresa. Isto funciona com contas internas e externas (telepac)?

  12. Avatar de Boa
    Boa

    E isso tudo que tas a dizer

  13. Avatar de Juanito cacos
    Juanito cacos

    Epá eis um excelente artigo

    TEM É 10 ANOS… não podem ATUALIZAR ESTA CENA?

    Ou é para ficar no museu das d elviras?

    Muito bom carago