Gravit Designer – O Software de edição de imagem perfeito

39 Comentários

Há anos que utilizo o Adobe Photoshop, o Adobe Illustrator, o Adobe Fireworks e mais um ou outro software gratuito que arrasto de lado para lado, de instalação em instalação. Além de caros, são pesados e obrigam-nos a estar dependentes das manias das empresas que tutelam as licenças e o seu desenvolvimento.

Farto de certos tiques da Adobe, há muito que já tinha começado a testar alternativas para aqueles trabalhos simplistas de edição de imagem vetorial, os que realmente mais faço. Há uns tempos encontrei o Gravit Designer que, além de ser fácil, é muito completo, gratuito e “trata o desenho vetorial por tu”.

Gravit Designer que trata o desenho vetorial por tu


Esta ferramenta já existe há alguns anos, contudo nos últimos tempos tem recebido mais atenção e, com isso, mais qualidade nas atualizações, pelo menos assim me pareceu. O Gravit Designer é uma ferramenta versátil e muito intuitiva para edição de imagem sobretudo para criar imagens vetoriais.

Gratuita e multiplataforma, como já referimos, está disponível para Windows, macOS e Linux (através de AppImage), além de disponibilizar uma versão Web que corre via Google Chrome e, com isso, a empresa refere que tem compatibilidade com o ChromeOS.

Este software é moderno, o que se verifica através da sua versatilidade de plataformas e está pejado de funcionalidades gratuitas vetoriais. Estas funcionalidades, aliadas a todas as outras tradicionais nos programas de edição de imagem vetorial, permitem um trabalho muito completo quando estamos a elaborar projetos gráficos com material de marketing, websites, ícones, design de interfaces, apresentações ou, simplesmente, quando estamos a criar algum tipo de arte gráfica.

Vão verificar que quer com o suporte dos menus no topo da janela de suporte, quer com os ícones na própria moldura da aplicação, o trabalho torna-se intuitivo e muito simples de gerir.

Apresenta uma interface limpa, plana, muito bem estruturada para que não seja encarada com receios, tal como a Adobe faz com a interface do Adobe Photoshop, que está carregada de funcionalidades que, no primeiro contacto, aterroriza o utilizador (sem falar no preço, claro).

Misture vetores com vários filtros, empilhe-os e organize-os da forma como desejar. Gravit é a primeira ferramenta de vetor que permite a adição de múltiplos efeitos indestrutíveis e modos de mistura, aplicando-os na totalidade ou em parte no trabalho. Escolha entre mais de 40 predefinições de efeitos e 28 modos de mistura. Precisão incomparável em qualquer unidade (Pixels, MM, CM, etc.) desde a criação até a exportação.

Claro que há muito mais para revelar mas, como é totalmente gratuita e nem precisa de instalar para usar, se assim desejar, vamos deixar para avaliar por si e tirar as suas conclusões.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Freitas
    Freitas

    Ia para instalar e acusou como vírus.

    1. Avatar de Vítor M.

      Falso positivo. Não tem nada de estranho até o instalador.

  2. Avatar de Osório Rios
    Osório Rios

    Muito bom, para o que preciso até é melhor que o que uso o inkscape. Obrigado. Já cá canta.

  3. Avatar de Maionese
    Maionese

    Boa tarde.

    Estou a pensar comprar um monitor pela Amazon será que o produto para na Alfândega?

    Se parar quanto terei de pagar para levar o produto para casa?

    1. Avatar de RUI
      RUI

      Se for por uma Amazon europeia não para na alfandega, seja qual for o preço. É comprar à vontade.

      1. Avatar de Maionese
        Maionese

        Muito obrigada Rui 🙂

        E pela Americana?A Inglesa com isto do Brexit também está englobada nas Amazon que se pode comprar à vontade sem ficar retido na Alfândega?

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          A inglesa (quando o Brexit ficar completo) vai ficar sujeita a alfândega e no início vai ser a mina de ovos de ouro das alfândegas.

          1. Avatar de Maionese
            Maionese

            Muito obrigada Belmiro

    2. Avatar de okapi
      okapi

      Em qualquer loja da Amazon na Europa não para na alfandega. Tens que ter em atenção a isso, se for no Amazon.com aí sim para na alfandega alem de pagares logo na compra o imposto.

      1. Avatar de Maionese
        Maionese

        Obrigada Okapi pelo esclarecimento 🙂

  4. Avatar de Rui Pinto
    Rui Pinto

    Isto tem por base o ‘electron’ ou é impressão minha? 😀

    1. Avatar de umGajoNaNet
      umGajoNaNet

      tem sim

  5. Avatar de Mario
    Mario

    Obrigado pela dica. Gostei

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    podiam fazer uma review ou deixar a opinião sobre o affinity designer ou o affinity photo? agradecia

    1. Avatar de Vítor M.

      Boa dica, ou melhor, relembrar. Vou instalar para analisar.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        muito agradecido, até agora 5*

    2. Avatar de okapi
      okapi

      Qualquer um dos affinity são muito bons, a meu ver dos melhores do género e valem bem o preço que pedem.

  7. Avatar de Redin
    Redin

    Sempre me questionei e nunca obtive uma resposta satisfatória… Como é que raio se fazem milhares de app e programas deste calibre grátis a competir com ferramentas pagas e usadas no mundo empresarial e mesmo assim conseguem estas empresas progredir? De que é que vivem? Não me parece que a publicidade seja suficiente para conseguir captar a atenção de investidores.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      A maior parte das apps dão gratuitas para isso privado, pagas para isso profissional.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Belmiro. O teu corretor automático deve ter-te tramado. Não percebi nada.

        1. Avatar de Necroman
          Necroman

          “A maior parte das apps são gratuitas para uso privado, pagas para uso profissional.”

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Algumas dessas aplicações são feitas em parte time por programadores opensource
      que gostam do que fazem e partilham com o mundo gratuitamente.
      Não há interesses económicos envolvidos.
      Os interesses às vezes são: criar uma comunidade, aprender uma tecnologia nova
      (e para isso nada melhor que criar um produto, nem que inicialmente seja apenas para testes);
      desenvolver um software à medida que serve para resolver um problema que têm
      (e assim muitas vezes criam coisas com melhor qualidade do que os softwares ditos profissionais).

      Os softwares profissionais são desenvolidos por empresas que querem ganhar dinheiro
      explorando uma necessidade que existe no mercado. Contratam equipas de programadores e
      designers que muitas vezes nunca trabalharem na área a que o produto se destina.
      É 6ªfeira à tarde e o programador empresarial tem de acabar uma funcionalidade por causa
      de um deadline, mas está cansado e quer ir para casa, ver o futebol e beber umas cervejas.
      Faz um hack ao código, apenas o suficiente para passar nos unit testes e pronto.
      Além do mais ele detesta os standarts de escrita de código da empresa e o gestor
      do projeto é uma besta quadrada que não aceita sugestões de melhorias.
      O designer fez uns botões muito bonitos, mas não tem bem noção de como é que os utilizadores
      usam o programa.

      O programador opensource chegou a casa e está entusiasmado, tem umas idéias porreiras
      para implementar no seu projeto pessoal. Afinal ele também é utilizador do seu programa e sabe
      como quer que ele funcione. Algumas funções já funcionam bem, mas como geek que ele é,
      faz uns testes de performance e vê que ainda pode otimizar o programa para ser mais rápido.
      Faz uma melhoria que reduz uma execução de 3 segundos para 50 milisegundos. Yeahhh!!!
      Os menus podem ser melhorados para não ter que dar tantos clicks com o rato para chamar
      uma função que ele precisa. Há outros geeks online que descobrem o programa no github,
      entusiasmam-se com o projeto e começam a contribuir patches e bugfixes.

      Qual dos programas tem potencial para vir a ter melhor qualidade ?

      Pode fazer confusão a muita gente, mas da mesma forma que há muitas pessoas que gostam
      de ir ao café, ao futebol, etc, há outras que gostam de programar, desenvolver software é uma forma de arte.
      Lembro-me de uma entrevista de um programador do LibreOffice que já tinha investido
      centenas de horas pessoais no desenvolvimento do mesmo, sem qualquer remuneração, só por que sim.

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Gostei de ler o teu texto!
        Parabéns, é isso mesmo.

    3. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      A maior parte dos programas que funcionam em linux, que tal como o S.O. são opensource e o financiamento pode ser feito de várias formas. Podem ser fundações como o FireFox ou LibreOffice em que as contribuições podem ser por dinheiro e muito trabalho voluntário ou até por interesse de empresas privadas em desenvolver um produto. Se por exemplo o estado português desse 1/10 do que paga pelo M$Office em licenças para o LibreOffice todos ganhávamos…

    4. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      O Figma é algo semelhante, mais indicado para UI design. Também começou grátis e agora que estabeleceram utilizadores, tornou-se pago. Não me admiro se o mesmo vier a acontecer com o Gravit.

  8. Avatar de Filipe Covas
    Filipe Covas

    Boa referencia do meu canal 😀
    Por sinal um excelente software!
    Abraço

  9. Avatar de Nrsantos
    Nrsantos

    Desculpem, mas o gravit é tudo menos um programa de edição de imagem. Pelo título, estão a compar ao Photoshop e não é o caso.

    É de desenho vectorial, onde estão o o skectch, affinity designer, ilustrator, etc.

    Se quiserem tratar uma imagem, como remover o fundo oi fazer uma montagem este não é certamente a solução.

    1. Avatar de Vítor M.

      Há algumas coisas que podes fazer, embora que é mais virado para o vetorial, mas podes ter imagens e alguns efeitos que existem dentro da app. Mas, como refere no texto, a edição de imagem tem uma vertente mais vetorial.

      1. Avatar de Nrsantos
        Nrsantos

        Não concordo. Tipo de ferramentas diferentes 🙂

  10. Avatar de Mário
    Mário

    Instalei, já experimentei e fiquei fã.
    Nota máxima para esta dica! Obrigado.

  11. Avatar de Jota
    Jota

    “O Software de edição de imagem perfeito”. Instalei, tentei abrir um jpeg e deu logo erro! Quando diz “Edição de imagem” não devia abrir jpeg´s, tiff´s, bmp´s, etc?

  12. Avatar de Cfpinto
    Cfpinto

    Para vectorial prefiro o Inkscape. Não sou ilustrador mas conheço alguns e eles dizem que nenhum opensource se bate com o ilustrador para ilustração. No entanto para icon e pequenos elementos gráficos já trabalhei com designers que preferem o Inkscape sobre o illustrator. A minha mulher e designer UX mas nos tempos livres gosta de mexer em imagem e aí Photoshop bate a concorrrencia

    1. Avatar de Sandro Doart
      Sandro Doart

      Sou todo a favor do Inkscape e é o que uso mas olha, o Gravit Designer está potente… vale a pena instalar.

    2. Avatar de Porfirio
      Porfirio

      Sou super fã do inkscape, e vou continuar a usar, principalmente quando quero svg’s optimizados para usar na web ou como componentes React, limpando todo o lixo necessario.

      Sempre que o designer me manda um SVG exportado do Illustrator, dou me sempre ao trabalho de o editar no inkscape, só para tentar ao maximo reduzir lixo, optimizar/unir caminhos etc
      Resultado, svg’s com metado do tamanho 😀

      Quanto ao Gravit, desconhecia. Experimentei no linux e gostei.
      Provavelmente irei usar nalguns designs pessoais que faço ás vezes, pois parece funcionar melhor para publishing, com multi page etc…

  13. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Já vi que funciona bem em Ubuntu o que é óptimo. Qual o tipo de licença?

  14. Avatar de António Paulo
    António Paulo

    Boas,
    Gostava de experimentar, segui as instruções de instalação mas ao fazer o duplo clic em vez de iniciar aparece-me outro ficheiro na mesma pasta e que têm uma extensão estranha (não recordo qual pois apaguei tudo). Tenho instalado a versão Linux Mint 18.1 Serena 32-bit com o ambiente gráfico MATE 1.16.1 e o Kernel Linux 4.4.0-53-generic i686. Alguém pode ajudar ?- Agradecido desde já.

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    O unico software que faz sombra à adobe, imagem, vector e brevemente layout https://affinity.serif.com/en-gb/ muito bom mesmo

  16. Avatar de John
    John

    Exporta em cmyk?
    Importa os formatos mais usados de vectores?