Granola – Poupe energia com o seu PC

27 Comentários

Granola é uma aplicação que permite melhorar o tempo de vida útil da bateria do nosso computador …. e por consequência passamos a ser amigos do Ambiente.

A poupança em termos energéticos depende da actividade do nosso PC. Segundo alguns estudos realizados (podem ver os benchmarks aqui), o Granola consegue garantir poupanças na ordem dos 30% se apenas utilizarmos o PC para navegar na Internet e na ordem dos 10% se o usarmos para jogos.

Assim, o Granola torna o nosso computador mais eficiente em termos de recursos energéticos. É seguro, simples e permite tornar o nosso PC num Ferrari híbrido – rápido quando precisamos mas poupado quando quisermos.

granola_00

Principais benefícios de ter o Granola instalado:

  • Redução da energia consumida sem perda de performance
  • Não necessita de qualquer hardware adicional
  • Melhora o tempo de vida útil das baterias
  • É grátis!

Veja o Granola em acção:

O Granola está disponível para Windows e para Linux (para as mais diversas distribuições)

Como instalar o Granola no Ubuntu?

Passo 1 – sudo apt-get install apt-transport-https

Passo 2 – fazer o download e instalar o ficheiro .deb aqui

Passo 3 –  sudo apt-get update

Passo 4 – sudo apt-get install granola

Passo 5 – sudo apt-get install granola-gui

O Natal está a chegar e é hora de começarmos a fazer umas boas acções ! Com o Granola poupamos no final da conta de electricidade e ainda ajudamos o meio ambiente. Não custa nada.

altLicença: Freeware
altSistemas Operativos: Windows/Linux
altDownload: [Win] Granola 3.1.1 [3,68 MB]
altDownload: [Linux] Escolha a sua distribuição
altHomepage: Granola

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Parece que não há ainda.

      O pessoal dos MAC’s é pessoal rico, não precisa de poupar 🙂 🙂

      1. Avatar de João Amador

        O pessoal dos Macs não precisa porque eles em si já são amigos do ambiente. 😛

      2. Avatar de Bruno Melo

        LOL tá certo, mas o ambiente não tá “rico” e precisa que nós poupemos LOLOL

  1. Avatar de Telmo Sérgio
    Telmo Sérgio

    Se funcionar, isto é um excelente programa, muito útil

    Parabéns

    Cumprimentos

  2. Avatar de Freitas

    Principal benefício de ter o Granola instalado:
    Reduz o barulho da fan.

  3. Avatar de Joel
    Joel

    como funciona?!

    Acho que era importante para o artigo…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O Granola gere de forma inteligente o consumo energético de servidores, Desktops que corram Linux e Windows. O Granola optimiza automaticamente as máquinas de forma a que estas ajustem o nível de processamento…e por consequência consumo energético.

    2. Avatar de João
      João

      O vídeo explica o princípio por detrás do programa: o Granola reduz a utilização de energia para o mínimo, excepto quando o computador começa a fazer algo mais pesado, altura em que o Granola aumenta os recursos cedidos ao computador.

      Pelo menos foi assim que entendi.

  4. Avatar de Tony Silva

    Vou ja experimentar para ver se a minha gráfica não frita.

  5. Avatar de miguel.gazela
    miguel.gazela

    Em que consiste o programa?

    Ou seja, o que é que ele faz para poupar essa energia?

  6. Avatar de PR
    PR

    Se se puser no Plano de Energia: Equilibrado obtêm-se resultados identicos.

  7. Avatar de Alexandre Rodrigues
    Alexandre Rodrigues

    muito bom

  8. Avatar de Joãp
    Joãp

    Usei durante cerca de 2 ou 3 semanas e não me pareceu que estivesse a funcionar. Até porque chegou a uma altura em que a única coisa que estava a fazer era aumentar o tempo de boot.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mas tu podes validar essa questão com os resultados online. Basta criares uma conta e depois verificar os dados

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Muito interessante, mas fico sem saber se no meu HP Pavilion zd8000 é possível activar o DVFS (que o programa requer para funcionar) na BIOS…

  10. Avatar de Ryan
    Ryan

    Isto ja anda por ai a algum tempo. Ouvi falar disto num podcast de linux e tentei usar no meu ubuntu. Ja agora arrangem para mac tambem porque tambem gasta energia como a porra.

  11. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    não consigo fechar a janela de preferencias que o programa vai todo abaixo

  12. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Se isto só mexe na velocidade a que o processador funciona então é completamente desnecessário, tanto em linux como em windows isto é simples de ajustar sem ter de recorrer a programas/ferramentas extra e o mais provável é que o ajuste automático já esteja a ser feito.

    Para além disso os números apresentados para os consumos e poupanças (em KWh) quanto muito são más estimativas pois são influenciados por muito mais que apenas a velocidade do processador. Para se saber os valores correctos seria necessário instalar um wattímetro entre a tomada e o computador.

    Para quem não sabe o “DVFS” de que falam tem o nome de Powernow para quem tem CPUs AMD e Speedstep para quem tem CPUs Intel.

  13. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Melhor que isto, é gastar um pouco de tempo a fazer undervolting ao CPU com o RMClock.

  14. Avatar de Renato Peixe
    Renato Peixe

    Não se esqueçam de que as maiores poupanças se conseguem desligando o computador sempre que não o estiverem a utilizar. Além disso, quando o desligarem, façam-no da tomada porque o transformador consome energia mesmo que o computador esteja ligado. Se fizerem isto, garanto-vos que a poupança é muito mais significativa do que baixar a frequência da CPU quando estão a trabalhar.

  15. Avatar de Bruno Ricardo

    Muito útil e desconhecia completamente a sua existência. Obrigado.

  16. Avatar de lol
    lol

    A SERIO?! Deixei de ouvir a minha ventoinha xD ..so espero que isto não frite xD

  17. Avatar de José
    José

    Tenho usado este programa em diferentes computadores e sistemas e tenho algumas informações/impressoões que gostaria de compartilhar e confirmar. O “DVFS” é uma função incorporada a BIOS de muitos computadores e da maior parte dos notebooks. Aparentemente, entretanto esta função depende de algum software de gerenciamento para funcionar. Em sistemas operacionais mais antigos como Windows XP ou ainda no Linux este gerenciamento parece não ser feito pelo sistema operacional e o Granola supre essa falta. Já no Windows Vista/7 e no Mac o próprio sistema gerencia a função “DVFS” e o Granola não faz muito sentido. Alguns notebooks também já possuem gerenciadores de “DVFS” instalados pelos próprios fabricantes (ASUS) e neste caso o Granola também seria desnecessário.

    1. Avatar de R00KIE
      R00KIE

      O windows xp e o linux fazem isto sem ferramentas extra, basta que sejam instalados /utilizados os drivers correctos para o cpu em questão e feita a configuração dos perfis de energia (xp) ou utilizado o serviço cpufreqd (linux).

  18. Avatar de Jaime Almeida
    Jaime Almeida

    Boas pessoal,

    Acabei de fazer o que o homem fez SEM O GRANOLA e bem como o meu portátil, como o meu desktop fazem gestão inteligente de energia.

    Se tem o computador em casa “parado” usem o plano poupança de energia, para a situação que o senhor apresentou no vídeo usem o plano Equilibrado que ele auto ajusta.

    Utilidade deste programa? = Zero (ou induzir mais ciclos de uso no pc gastando mais energia)

    Cumprimentos