GParted 0.3.9-13

12 Comentários

Gnome Partition Editor é um gestor de partições perfeito, como deveriam ser todas estas ferramentas. Esta ferramenta gratuita é baseada em Linux mas não se limita a esse sistema operativo. Quer uma alternativa ao Partition Magic, SwissKnife, ou Partition Logic?


O GParted está disponível em 3 formatos:

  1. Código fonte que pode ser compilado num binário em qualquer distribuição Linux.
  2. Um LiveCD que pode ser “queimado” para um CD.
  3. Uma distribuição LiveUSB que pode ser usada no arranque de uma máquina que permita boot a partir de uma drive USB.

Os testes que efectuei tiveram por base a versão LiveCD.

  • Interface simples
  • A parte superior da janela mostra a drive como um diagrama rectangular, e as partições são desenhadas com tamanhos proporcionais em relação ao total do disco.
  • O filesystem, capacidade e espaço livre de cada partição estão representados na parte inferior.
  • Através de um click com o botão direito do rato numa partição, é possível redimensionar, mover, copiar, formatar ou criar uma partição.
  • Após efectuar as alterações pretendidas, uma nova caixa aparece na parte inferior do programa, onde são listadas as acções e a sua sequência.
  • Esta é apenas uma preview das acções e é possível rever as acções pretendidas e anular algumas (ou todas) dessas acções. Quando achar que as alterações são as correctas click no botão “Apply” para executar essas acções.
  • GParted suporta uma vasta lista de filesystems, tais como ext, ext2, FAT16, FAT32,NTFS, HFS, HFS+, e a lista continua.

Esta ferramenta tem sido frequentemente melhorada, pode ver aqui as constantes correcções e melhoramentos.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: GParted 0.3.9-13 Live CD [94.85MB]
Download: GParted 0.3.9-4 Live USB Portable [94.50MB]
Homepage: GParted

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oflodor
    Oflodor

    Aconselho vivamente. Comecei a usar quando o Partition Magic me comeu a partição que tinha o SO; com o GParted nunca aconteceu semelhante coisa. Excelente!!

  2. Avatar de Rui Carlos Gonçalves

    Um programa que demora mais de 5 horas a fazer meia dúzia de alterações ao disco não me parece que seja perfeito…

    Para formatar discos parece-me uma excelente opção, mas para alterar partições já existentes não me parece grande coisa.

  3. Avatar de faustino
    faustino

    Pois mas eu acho que prefiro levar 5h e meia e ter os meus dados todos em condições do que levar 5 minutos e não os ter.

  4. Avatar de Kostadinov
    Kostadinov

    OFFtopic ou talvez não… 😉

    Tenho um portátil HP com o XP SP2 instalado. O problema é que eu quero formatar o computador (novamente com XP) mas não consigo porque a minha drive de cd’s está avariada.

    Já tentei de tudo mas queria evitar uma formatação/instalação através de rede porque não tenho conhecimentos para isso.

    Alguém conhece uma forma de eu superar este problema?

    *este é o meu 2º PC mas temo que se não formatar o computador, vou ficar brevemente sem conseguir fazer nada dele.

    Abraço e agradeço desde já alguma dica iluminada que me possam dar.

    PS. este modelo da HP não deixa fazer boot através de pen.

  5. Avatar de aver
    aver

    Continuo sem perceber por que é que os discos externos vêm formatados em Fat 32, que só aceita ficheiros com um máximo de 4 GB.

    Primeira coisa a fazer, criar volumes (é o mesmo que partições), se forem muitos grandes e formatá-las em NTFS, para quem trabalha com Windows.

    Seguindo a ajuda da Microsoft, no caso do XP, ou a ajuda que vem no Vista, através do Windows faz-se isso com facilidade e atribui-se o Nome e Letra aos novos volumes (desde que não se confunda o disco/partição em que se vai operar e que fica cinzenta, com traços).

  6. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Pois eu cá particiono os discos mesmo com o próprio cd do Windows e tá sempre a bombar

  7. Avatar de KrAzY
    KrAzY

    @José Gaspar
    Ora então tente lá redimensionar uma partição em EXT3 ou mesmo em NTFS com “o próprio cd do Windows e tá sempre a bombar”. xD

  8. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Pois eu já tive problemas com o GParted, já me conseguiu embrulhar as partições todas, no entanto para criar partições num disco novo ou redimensionar partições que não tenham dados importantes é bom ( o utilizador é avisado que deve fazer um backup dos dados primeiro e o programa é gratuito logo não se pode reclamar muito 🙂 ).

  9. Avatar de manarte
    manarte

    @Kostadinov
    2 dicas: Ou formatas/instalas com um leitor de cd’s externo ou sacas o disco rígido interno do portátil e numa caixa externa USB formatas…
    😉

  10. Avatar de Kostadinov
    Kostadinov

    Manarte

    obrigado pela resposta! 🙂

    Na verdade já tentei com um disco externo mas dessa forma não me deixa formatar. Contudo vou experimentar essa de retirar o interno. Pode ser que assim o windows me deixe safar o MEU pc. hehe

    Vou tentar. Já estou por tudo.

    Abraço

  11. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    pessoal, o gparted é bom mas o partiton magic me parece melhor para windows.às vezes da problemas com as modificaçoes porque é necessário fazer as alteraçoes “fora” da partição e isso se consegue com o disco hiren’s boot. lá voce tem outras ferramentas de partição inclusive o gparted. as chances de acerto aumentam quando feito com o disco de boot.
    por outro lado o uso de particionadores requer conhecimento e muito cuidado pois acontece o que aconteceu com o amigo lá encima.

  12. Avatar de Alberto
    Alberto

    Olá a todos!

    Antes de mais, Parabéns pelo excelente sítio!
    Eu não recomendo esta ferramenta. Decidi usar para fazer uma partição ao meu disco (aquele em que tenho instalado o sistema operativo), fiz o cd de arranque, lá fiz a divisão que queria e quando dei ordem para completar as acções tava tudo a correr na perfeição, mas entretanto deu erro… Surgiu a informação de que não tinha sido possível completar as acções.
    A partir daí nunca mais consegui arrancar o pc, ou fico com écrans azuis (arranque normal ou “última configuração correcta”) ou então reinicia-se automaticamente (arranque em modos de segurança).
    Já recorri ao Hirens boot disc, mas todas as ferramentas que tentei usar ou encravam ou dizem que o disco tem erros a mais…
    Será que alguém tem ideia de como solucionar o problema???

    Muito obrigado