Google Chrome 0.4.154.18

20 Comentários

O Google, depois do tão promissor lançamento, viu o seu browser perder fulgor. Bom, não é que tenha sido o browser a perder qualidades, apenas as parcas opções que o Chrome apresenta, deixam no utilizador um “sabor a pouco”. Nesse sentido o Google tem implementado várias outras funções úteis e necessárias, existentes em vários outros produtos.

chrome.jpg

Caso o Google continue a trabalhar no Google Chrome e este não acabe abandonado como muitos outros projectos, dentro em breve este web browser poderá estar entre os mais utilizados. Está longe de ser perfeito e talvez não seja ideal para utilizadores mais exigentes.

Ainda assim, em simplicidade e leveza, está claramente na primeira linha. Esta versão sofreu melhorias no suporte às versões Mac OS X e Linux. Mais informação relativa ao changelog ver aqui.

Apenas referir que esta versão já conta com um Gestor de Marcadores avançado.

Actualização:

Google deve lançar o Chrome para Linux

O Google Chrome, que só corre ainda em Windows, está a um passo de ver reforçada a sua presença, lançando uma versão para Linux.

O programador do Google Dan Kegel publicou no blog da empresa e enviou um e-mail para a comunidade de programadores, um exemplo de um e-mail enviado a partir de uma versão simples do Chrome a funcionar em Linux. A mensagem dizia: “Ei, o Gmail funciona aqui”.

Este brinde, foi para promover a ideia de que está para muito breve o lançamento do Chrome para Linux.

Kegel afirma que a equipa está a melhorar ainda o Chrome para Linux, para que este tenha todas as funcionalidades que hoje conhecemos para Windows.

Licença: BSD
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista
Download: Google Chrome 0.4.154.18 [8.43MB]
Download: Portable Google Chrome 0.4.154.18 [10.8MB]
Homepage: Chrome

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Thiago de Menezes
    Thiago de Menezes

    Eu o utilizo bastante! Gosto muito do Chrome. Considero-o leve, rápido e nada me falta. Creio que vale o esforço da Google em dar prosseguimento ao projeto. Atualmente esse é meu principal navegador.

  2. Avatar de Bruno Bernardino
  3. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Enquanto não for nativo linux não uso, messe altura experimento.

  4. Avatar de Christophe Silva
    Christophe Silva

    Offtopic:

    Não sei se repararam mas ganharam o concurso da SuperBock.
    Muitos parabéns, mereceram 😉

    Um Abraço.

  5. Avatar de Ricantonio
    Ricantonio

    Quando apareceu o Chrome, muitos (não todos, é claro) deitaram tantos foguetes que até parecia que a Google lhes pagava para tanta festa. Na altura, disse que seria “Sol de pouca dura”. Agora, veio a confirmar-se que as pessoas não são tão tolas como muitos esperavam ou desejariam e o Chrome foi colocado no seu devido lugar. É que Browsers com tudo aquilo que o Chrome oferece, já existem e até com muito mais coisas que, se forem copiadas, farão que o Chrome perca a “leveza” de que tanto falam. Tirem todos os Extras ao Firefox e ele será, concerteza, muito mais leve. Mas o que interessa é que um Browser é escolhido pela soma de tudo aquilo que oferece e não pelas campanhas ridículas que se viam e ainda se vêem. Enfim tudo está bem quando as coisas ficam nos seus lugares respectivos. Até porque, com mais esta “ferramenta” a Google saberia muito mais de todos nós o que não interessa a ninguém que tenha dois dedos de testa. Já basta o Motor de Busca e o Gmail para saberem mais do que aquilo que deveriam saber. Assim, continuemos impávidos e serenos a usar o Firefox com tudo aquilo que ele nos oferece e deixemos a “nossa caravana” seguir confiante.

  6. Avatar de Morbus

    Lembro a todos que o Firefox pouco menos integrado com o google é que o chrome. Por exemplo, todos os endereços errados ou palavras soltas que introduzam na location bar e carregem enter, o firefox faz uma busca no google. Mesmo que metam “youtube” (sem www e .com) e ele a seguir aparece o youtube todo direitinho, mesmo aí, o Firefox vai ao google buscar a informação.

    O que é cínico e naive é pensar que a google usa a informação recolhida para fins maliciosos. Não é mau que ela esteja na google, é mau, sim, que ela esteja em qualquer lado, e ela está sempre em qualquer lado, quanto mais não seja nos nossos ISPs. A google, tal como a microsoft, recolhe informação sobre a utilização dos seus produtos, e isso não tem mal nenhum (até é bom, porque os ajuda a aperfeiçoar os produtos) porque eles não podem fazer nada de perigoso ou invasivo com isso. Se o fizessem, primeiro, não tinham base legal, e, depois, levavam logo com quinhentos tribunais em cima, efectivamente acabando com a empresa.

    Quanto ao que o ricantonio disse. O chrome não é o melhor, isso já se sabe, mas é certamente melhor que o Internet Explorer 7, por exemplo. Dêm-lhe algum tempo para desenvolver. É bem possível que ele cresce quase para o nível do firefox. Digo quase porque o webkit não tem hipótese de bater o gecko. E o resto é conversa.

    Lembrem-se: não é o Firefox que perde com o aparecimento do chrome, bem pelo contrário, ele ganha, porque é sempre mais um passo na direcção de uma internet livre. A browser war vem aí, ou já está aí, vá, e com ela vem a consciencialização das pessoas para aquilo que um browser é e pode ser, e deve ser. À mozilla não importa NADA se têm 20% ou 50% ou 5% de quota de mercado, e é isso que muitas pessoas não sabem. Aliás, não convém nunca chegar aos 50%+ de quota, porque é perigoso por questões de segurança e gestão e coisas do género. E não é só para o Firefox, é para todos os browsers. O Internet Explorer, entre outras coisas (incluindo a incrível falta de competência da equipa deles), é vítima do seu próprio sucesso. Se não fosse a sua quota de mercado, não teria tantos exploits e assim. Claro que isso não aconteceria com o Firefox, porque eles mandam patches todos os meses a bem dizer, enquanto que a Microsoft manda de três em três anos… Mas mesmo assim é uma questão difícil de gerir. 20% de quota de mercado é mais que suficiente para o Firefox ter peso no webdesign, ter peso na opinião pública, e ter peso para influenciar aquilo que os outros browsers têm. Sim, porque corrector ortográfico é uma cena já BÁSICA de se ter num browser, e só agora é que o Opera o vai implementar, por exemplo, enquanto o Internet Explorer e Safari, tanto quanto sei, nicles…

  7. Avatar de Zecalentejano
    Zecalentejano

    Eu sem esitar utilizaria. O grande problema é a versão ser Beta, logo os antivírus não estão preparados para interagir. Nem vão estar, penso eu, só quando haja versão “oficial”. Sendo assim, continua-se a utilizar os de sempre.

  8. Avatar de CáVai
    CáVai

    @Morbus:

    Muito bom comentário. 😉

    De facto, convém lembrar que a maior parte da receita da Mozilla é obtida publicitando a Google (searchbar, serviço antiphishing)…

    Quanto ao facto do chrome ser melhor ou pior, e ignorando a obvia imaturidade deste browser, eu diria ele é (ou pelo menos a Google assim tentou) diferente.

    Passo a explicar, todos sabemos que a Google oferece um vasto leque de serviços online que têm vindo a sofrer uma integração profunda entre eles.
    Ora, estando a Google dependente dos avanços tecnológicos na area de desenvolvimento web, e não estando satisfeita com as plataformas de acesso existentes nada mais natural do que o lançamento de um novo browser mais minimalista e com opções de acesso, digamos, menos ortodoxas.

    Confesso que o chrome nem de longe nem de perto me preenche as medidas, mas tenho de admitir que permite um acesso fácil e rápido aos novos serviços web.

    Pricipal defeito do chrome? Ter-se apresentado ao mundo como mais um browser… Choveram logo comparações e críticas (admito que foi e continuarei a ser um dos principais críticos) e a google viu-se “forçada” a mudar de estratégia e a tentar agradar a uma multidão descontente e desiludida…

    Continuo a achar que é um produto com potencial mas como o Morbus disse duvido que os utilizadores do Firefox troquem a versatibilidade do Gecko pela leveza do Webkit…

    Fiquem bem…

  9. Avatar de Miguel Machado

    Uso o Chrome desde o primeiro dia, mesmo sendo utilizador de Firefox à uns anos… Alias assim que tive contacto com Webkit (Safari em Mac e chrome e win), não quero outra coisa. A rapidez, a simplicidade a qualidade do render, foram os responsáveis pela troca

  10. Avatar de racoq
    racoq

    Nenhum outro motor de rederer além do usado no IE é mais compatível com as páginas web existentes que o Gecko. O Resto é paisagem… Fiquem com a vossa leveza que eu fico com um browser que de facto me abre 100% dos sites que eu vejo bem.

  11. Avatar de Ricardo Ferreira

    @racoq

    No entanto, se as páginas Web evoluirem no sentido de cumprirem os Web Standards, o Trident (IE) ficará para atrás e o WebKit no topo.

    Quanto à compatibilidade com os diferentes web browsers, nem sempre isso se deve à qualidade do engine mas à [má] construção das páginas. Um exemplo:

    http://www.anm.pt

    Se tomarmos a sua apresentação no Internet Explorer como ideal, o Chrome é o que mais se aproxima desse estado.

    Apenas referir que esta versão já conta com um Gestor de Marcadores avançado.

  12. Avatar de CáVai
    CáVai

    @racoq:

    Com efeito, neste momento, são as páginas web que tentam ser compatíveis com o motor de renderização (sim, eu sei que a palavra não existe mas vamos lá facilitar o diálogo 😉 ) do ie e não o contrário.

    De facto, todos os outros motores são mais eficientes! Experimenta fazer o acidtest 3 e tira as tuas conclusões…

    @Miguel Machado:

    O webkit não é assim tão rápido quanto isso, diria até que anda bem a par com a concorrência… e a respeito de qualidade também não impressiona ninguém que já conheça o Gecko.

    É verdade que recentemente o seu motor de javascript se tornou o mais rápido do mercado (mais rápido que o do Firefoxe e do chrome) mas isso não implica uma melhoria no tempo de renderização dos objectos html.

    O webkit distingue-se dos outros por ser leve em tamanho e consumo de recursos.

    Mas, para quem não sabe, existe um motivo para o Gecko ser mais robusto.
    Enquanto o webkit apenas renderiza html e css o Gecko tem incorporada a tecnologia responsável pelo sucesso do Firefox. Estou a falar do XUL, a tecnologia que permite a criação das tão adoradas extensões (se bem que ao mesmo tempo torna o interface mais lento).

    É por este motivo que as extensões do firefox são perfeita e facilmente integradas no browser.

    Para teres noção, desde o primeiro dia se tem falado no futuro suporte a extensões do Chrome mas, sem querer desiludir ninguém, não esperem a mesma experiência que tiveram com o Firefox.

    O Firefox foi, ao contrário dos outros, criado de raíz a pensar na extensibilidade, daí o seu sucesso… Se pensarem bem, todos os outros browsers possuem uma forma de serem extendidos mas os resultados jamais foram tão bem sucedidos.

    É por isso que considero o Gecko muito mais versátil, não podendo este ser visto apenas como um motor de renderização mas antes como uma plataforma extensível e moldável à vontade do programador.

  13. Avatar de Nixon
    Nixon

    @morbus, muito bom comentário. Concordo com tudo. Já utilizei quase todos e fico-me pela raposa de sempre. Mas como sempre disse, quantos mais melhor! Mais eles competem, e quem fica a ganhar é o utilizador.

  14. Avatar de Ryan
    Ryan

    De entre os browsers que tenho usado confesso que o Firefox é aquele mais serve as minhas necessidades na internet. É fácil de usar, tem alguma rapidez e muitos mais pergaminhos poderia escrever sobre ele. Desde que entrou no meu computador desinstalei-o por uns tempos mas verdade seja dita voltei a instalar e até agora tem sido o meu browser por defeito. Nada mau.
    quanto ao Chrome… desculpem-me mas precisa de amadurecer um pouco. Ser diferente não implica fazer inovações apenas. Eu prefiro um browser estável e que não me deixe pendurado.
    Espero que o problema do enorme consumo de RAM seja resolvido pois é o grande senão do Firefox… Já tentei o Opera e muito mais… mas só o Firefox me satisfaz.

  15. Avatar de aver
    aver

    … perde … ganha … O melhor é ver as estatísticas do Market Share para browsers. Também tem para sistemas operativos, motores de busca, etc.

  16. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    @cá vai

    Essa foi de mestre e nada mais se acrescenta até porque falaste daquilo que a maioria desconhece, o esqueleto e a ADN dos browsers.
    Sem dúvida alguma, o Firefox dificilmente terá concorrência nos próximos anos.
    O que poderá vir acontecer é a Microsoft tentar assaltar a caravela Mozzila aproveitando a s/ massa cinzenta e depois correrem c/ os incompetentes do IE. 😀

  17. Avatar de bertolo
    bertolo

    podia ser melhor nao consigo enviar mails com ele no hotmail

  18. Avatar de aver
    aver

    O Chrome já pode importar favoritos (bookmarks) do IE, Firefox, Safari, Opera, etc,

    Bruno Bernardino

    Visto que toda a gente tem sempre alguns “feeds” em comum e esta semana se ter referido, em vários lados, o Firefox ter atingido os 20% (dados do Netaplications/market share) não achas estranho a tua fonte referência dar 44% (w3schools) ?

  19. Avatar de Bruno Bernardino

    @aver

    Não acho assim tão estranho, porque no Market Share não me parecem reais os dados…

    0,75% Opera?!
    0,74% Chrome?!

    Estes valores são demasiado baixos (falou-se no Chrome com 3% de quota de mercado, não baixou para 1/4 num mês…).

    71.27 para o Internet Explorer?!

    É um valor um bocado elevado…

    Cumprimentos