GOC 3.0 – Gestão de Ovinos e Caprinos

12 Comentários

GOC (Gestão de Ovinos e Caprinos) é, como o nome indica, um programa para auxiliar na gestão de rebanhos de ovinos e/ou caprinos. Ainda se encontra numa fase bastante inicial mas a última versão, GOC 3.0, é já uma ferramenta muito útil e funcional.

GOC


A ideia de criar um programa para ajudar na gestão dos ovinos e caprinos nasceu naturalmente do facto de o seu criador ser estudante de engenharia na área da informática e os seus pais serem criadores de ovinos e caprinos. Assim, desenvolvendo-a apenas nos tempos livres, nasceu a primeira versão do programa, o GOC 1.0, bastante incompleta e ineficiente mas que permitiu perceber o que realmente interessa numa aplicação deste género.

Daí surgiu a segunda versão. Embora já com todas as funcionalidades necessárias, não era fácil de utilizar pelo facto de ter uma interface de consola MS-DOS, o que pode ser um grande entrave para pessoas com reduzidos conhecimentos de informática.

A versão actual, 3.0, trouxe a esperada interface gráfica. Com todas as funcionalidades da versão precedente e mais algumas, em conjunto com um aspecto mais apelativo e maior facilidade de utilização, promete ser uma ferramenta de grande utilidade a qualquer criador.

Para facilitar ainda mais a sua utilização está também disponível um manual de instruções onde o autor explica detalhadamente cada função. O projecto é open-source, 100% português e, com ele, o autor espera dar um pequeno contributo tecnológico ao nosso sector agrícola que tanto precisa de se modernizar.

Licença: Open-Source
Sistemas Operativos: Windows
Download: GOC 3.0 [1.54MB]
Homepage: Projecto GOC

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zeli
    Zeli

    nao é dos programas mais bonitos de se ver, mas acho mt bem o apoio dado a projectos nacionais.

    keep up the good work

    ————————————————————————–
    http://www.torresdistrib.com

  2. Avatar de Qualquer Um
    Qualquer Um

    Ora aqui está um grande desafio: a malta habilitada no desenvolvimento de software olhar à sua volta e imaginar soluções informáticas para a gestão de “pequenas” tarefas de que este programa é um exemplo.
    Nem necessitam ser gratuitos, podem ser disponibilizados a um preço mais ou menos módico que remunere de alguma pelo menos parcialmente o trabalho do programador . (Sou um adepto do trabalho remunerado.)
    O mundo do software não se esgota nas grandes aplicações informáticas.

  3. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Boas Noticias…Anda por aí muito gado (eh eh eh)

    Iniciativas Nacionais é de louvar…SEMPRE !!!

    Pedro Pinto

  4. Avatar de Fábio Santos

    Venho apenas agradecer ao Ricardo Ferreira pela inclusão aqui do GOC.
    E agradecer tambem os incentivadores comentários recebidos.

    Obrigado! Sinceramente…

    PS: Dentro de 2 meses estará disponivel uma nova versão bem mais completa e fácil de utilizar…

  5. Avatar de Calaça
    Calaça

    Este gado precisa mesmo ser controlado, anda muita ovelha tresmalhada por aí.

  6. Avatar de kendimen

    Muitos parabéns, Fábio Santos!

  7. Avatar de Nastase

    Muito boa iniciativa sem dúvida.

    Com pequenos processos podemos melhorar, e muito, a produtividade de certas actividades até hoje totalmente herméticas à informática. E assim, quem sabe, todos nós (e não apenas o “estado”) possamos dar o nosso contributo para melhorar este cantinho à beira-mar plantado que, contrariamente ao que muitos gostam de dizer, tem muito potencial.

    Parabéns ao Fábio, continua com o bom trabalho e que nunca te falte motivação para o teu projecto!

    ————————————
    http://www.revolucaodigital.net

  8. Avatar de Sniffer
    Sniffer

    Eu não acredito que li isso aqui…

    Ninguém falou isso que estou falando porque partiram do pressuposto do “projeto nacional” e etc. e tal. Mas é um software para gestão de ovinos e caprinos.

    E eu não acredito que li isso aqui.

    De qualquer forma, vou checar se a administradora me permite abrir uma fazendinha no terraço… bem no meio de São Paulo.

  9. Avatar de Fábio Santos

    Eu acho que o que queriam dizer é que é um projecto de criação nacional… Mas nada impede que seja utilizado noutros paises… Eu pessoalmente até ficaria muito satisfeito de saber isso…

    É um projecto para quem o quiser usar… portugês ou não!

  10. Avatar de Vítor M.

    Os autores estão de parabéns, espero que mais apareçam, estamos aqui prontos a divulgar.

    A todos que nos seguem e que tenham software desenvolvido entrem em contacto pois poderemos ser mais uma montra para as vossas aplicações.

  11. Avatar de Jairo
    Jairo

    Acho inacreditável como se pode criar um sistema open source para plataforma windows. No Brasil já temos inúmeros sistemas para gestão de rebanho na plataforma Windows.
    O que falta no mercado é um sistema para plataforma Linux.

  12. Avatar de Ze Mario
    Ze Mario

    Sr Fabio.
    No site google encontrei seu software na versao de 29/10/2007 e logo seu comentario de que, ha quela epoca o estava aprimorando.
    Baixei, fiz o download, do software na versao de outubro de 2007 e notei que la nao ha acompanhamento do ganho ou perda de peso por animal.
    Ja existe a tal versao mais nova onde isso seja suprido?

    Saudacoes do brasuca.

    Ze Mario.