Gmail Backup 0.105

23 Comentários

Eu tornei-me num Gmail-ó-dependente. É verdade, não consigo viver sem as minhas contas onde tudo está devidamente etiquetado e organizado. Cada endereço gere um determinado canal de tráfego, onde certas contas descarregam mensagens no mail central, este é gerido de forma individual eficazmente, dando conta dos milhares de mails que mensalmente me chegam aos endereços.

Penso muitas vezes que se um dia o Google perde um dos seus servidores, como já aconteceu e por azar estão lá as minhas contas, muita informação importante é perdida eternamente.

Descarregava religiosamente os mails no Outlook numa máquina dedicada a serviços específicos, mas rapidamente percebi que o tamanho do .PST tornava qualquer acção de gestão num tormento.

Raios, mas eu preciso de ter essa informação salvaguardada!!!

Tenho há uns meses o GMail Backup para testar. Hmmm nem é tarde nem é cedo, vamos lá por isto a funcionar:

Antes de mais vamos à nossa conta do Gmail e vamos activar o iMAP. Para isso vá a Definições > Reencaminhamento e POP/IMAP, quase no final do quadro, active o iMAP.

Agora configure a aplicação, metendo os seus dados de acesso e crie uma página para as cópias de segurança.

Pronto, dependendo do tamanho do seu arquivo histórico o processo pode demorar mais ou menos. No final, dentro da pasta que criou para as copias, encontrará pastas com os anos a que se referem os mails e dentro destas pastas estarão as mensagens. Estas estão no formato .eml que poderá ser aberto sem dificuldades com o Windows Mail, por exemplo.

Caso queira restaurar os mails para dentro da conta do Gmail, é só clicar no botão Restore.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Winsdows XP/Vista
Download: Gmail Backup 0.105 [4.36MB]
Homepage: Gmail-Backup

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Ena Vítor,

    Já cá só faltava essa.

    Valeu!!!

  2. Avatar de Helder
    Helder

    Vítor,

    Mais uma vez, grande post. Obrigado

    Cumps
    Helder

  3. Avatar de Nuno A.

    É o que eu digo o Vítor em vez de escrever blogs devia ir para bruxo!! Aos anos que eu procurava isto! Com mais de 2000 emails queria criar uma cópia mas pensei sempre que nem dava!
    Grande Vítor!
    Abraço!

  4. Avatar de José Moreira

    Já não sei viver sem o Pplware…
    E sem o Gmail, já agora.

  5. Avatar de BESTCINE

    Excelente post!!! Eu também uso e recomendo. Já te aconteceu ter problemas com alguma conta de email porque um servidor rebentou??? Agora fiquei assustado…

    ———————

    http://www.best-cine.com/

  6. Avatar de Bruno Bernardino

    E linux… lá vem o racoq dar-me na cabeça 🙂

  7. Avatar de Ana Narciso

    Pois, muito útil!
    Mas se houvesse para Linux é que era! 😀
    De qualquer das formas, é uma daquelas aplicações que me fazem ainda dar um salto ao janelas 😉

  8. Avatar de Rei-artur

    @Bruno Bernardino

    com o wine funciona na perfeição 🙂

  9. Avatar de UKN
    UKN

    Post muito útil. Thumbs up.

  10. Avatar de PCdudePT
    PCdudePT

    Mais uma aplicação muito interessante, explicada, como é costume, de forma simples mas eficaz.
    Vou fazer o download e começar a usar, pois também sou Gmail maniaco-dependente.

  11. Avatar de Toni Almeida

    Expliquem-me só uma coisa! Ele faz o backup das mensagens! e dos anexos?

  12. Avatar de PCdudePT
    PCdudePT

    @ Toni Almeida

    Os anexos estão incluídos no ficheiro de backup de cada uma das mensagens.
    Após fazeres o backup para o teu computador, quando abrires o ficheiro com o formato .eml, aparecem também os anexos que te foram enviados originalmente com essa mensagem.

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Nao faz qualquer sentido essa aplicaçao os emails tao mais que guardados

  14. Avatar de Bruno Bernardino

    @Rei-artur

    Obrigado pela dica, nem me lembrei de experimentar com o wine… já fiz download e vou deixar a fazer backup dos 5gb durante a noite 🙂

  15. Avatar de Ana Narciso

    @Rei-artur

    Obrigada também! Vou já experimentar!

    @aver
    Por acaso reparei nisso há bocado, já fazia falta 🙂

  16. Avatar de OneBadPig
    OneBadPig

    vou tester o programa

    Só tenho pena de não conseguir fazer pasta no gmail como faço no hotmail…

    um Abraço ao Vitor

    Se fosse dar os abraços ao vitor, ele morria, pois são paletes deles… ;);)

  17. Avatar de josé carlos (avense)
    josé carlos (avense)

    Muito bom mesmo,dá tanto jeito como o foxmarks. 5*****

  18. Avatar de Kayn
    Kayn

    o prog é porreiro, mas tenho sérias duvidas que seja realmente necessario.

    Não acredito que uma empresa como o google nao tenha backups de segurança dos proprios servidores deles. Alias, da forma como os servidores deverao estar instalados, nao fará a minima diferença se um deles estourar, é suposto o utilizador nem notar.
    No entanto, nao descarto por completo a possibilidade e, para quem a informação é absolutamente vital, acredito que durma mais descansado se a tiver salvaguardado pessoalmente.

  19. Avatar de dajosova
    dajosova

    Obrigado Vitor. Muitíssimo útil de facto! 😉

  20. Avatar de Rolando Almeida
    Rolando Almeida

    Instalei e desinstalei e agora, mesmo com o programa desisntalado sempre que recebo um mail, cria-me o raio duma pasta com o backup. E esta hein???