FreeNAS 0.70

15 Comentários

Todos nós temos inúmeros ficheiros espalhados pelos nossos ambientes de trabalho ou mesmo nos discos; se quisermos concentrar tudo isso num local, de modo a poder partilhar com outros utilizadores duma rede, temos que usar um disco externo ligado a um router de rede, ou então, partilhamos as nossas pastas através da rede. Ambas as soluções têm as suas desvantagens.


Se tiver um computador mais velhinho e já sem uso pode instalar nele o FreeNAS de modo a fazer o mesmo que um disco externo de rede mas com muitas mais funções. Na minha casa tenho um FreeNAS e dois computadores que partilham a mesma biblioteca de músicas, imagens, filmes e outros documentos e isso está tudo armazenado no FreeNAS (PIV c/3 discos c/320GB cada), biblioteca essa controlada pelo excelente J. River Media Center que é pago, ou poderá usar de forma gratuita o MediaPortal que também apresenta uma qualidade muito interessante.

De referir que o computador com o FreeNAS não necessita de teclado nem de monitor pois tudo é controlado remotamente via browser inclusivamente, aqui está uma breve explicação do FreeNAS:

O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD, e que suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: CIFS (samba), FTP, NFS, Rsync, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser.

O sistema inteiro ocupa cerca de 60 MB e pode ser instalado numa PenDrive USB, Compact Flash ou ainda num disco rígido. O instalador pode ser recolhido no site do projecto www.freenas.org em formato ISO ou ainda em forma de máquina virtual pré-instalada VMWare, a última versão é a 0.69. Caso queira instalar o FreeNAS numa pendrive tenha a certeza de que ela está ligada ao computador antes de iniciar a instalação (nota: alguns computadores não são compatíveis com arranque de pendrive).

Maiores alterações na versão:

  • Actualização para o FreeBSD 7.2 beta1.
  • Incluído suporte para ZFS.
  • Actualização do iniciador iSCSI para a versão 2.1.1.
  • Substituição iSCSI target por istgt.
  • Mais informações ver aqui

NOTA: Este artigo foi escrito por Francisco Faísca para o Peopleware
Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: FreeNAS 0.70.4531 [68.84MB]
Homepage: FreeNAS

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de GnobarEl
    GnobarEl

    Artigo muito interessante, um pequeno tutorial sobre a instalação / configuração de um sistema assim seria muito interessante.

  2. Avatar de antónio
    antónio

    Boas, aqui está um bom tutorial sobre o Freenas, já testei em máquina virtual e parece-me muito bom.
    http://www.guiadohardware.net/tutoriais/freenas/

    1. Avatar de Migas
      Migas

      Boas!

      Consegues aceder remotamente se tiver instalado numa maquina virtual?

      O desempenho é o mesmo?

      Obg.

  3. Avatar de zl
    zl

    Eu já uso faz 2 anos e recomendo, não só para ter alguns files em casa mas para uma mini-pme

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Como é que eu mapeando a unidade de rede(windows) consigo aceder ao freenas através do my Computer???
      Obrigado
      Luís

  4. Avatar de Apaxe

    Boas,
    No FreeNAS é possível criar partilhas com diferente acesso por utilizador, ou seja, que o utilizador1 possa só aceder à pasta1 e o utilizador2 só possa aceder à pasta2, todas elas com password?
    Obrigados

  5. Avatar de Cinematik
    Cinematik

    Coincidencias,

    Passei as ferias da Pascoa de volta dele… Mas na versao 0.69. Lol!

    Estou so a reunir um hardware para dar uso a este fantastico software…

    Como sou leigo na matéria, voto também num tutorial desenvolvido por uma cranio Pplware!

    Não que o Freenas seja complicado, mas no meio de tantas opções nunca sabemos de quem é o problema, se nosso, se da maquina…

    Pergunta de leigo,

    Adianta de alguma coisa comprar uma placa de rede pci gigabit e ligar dois pc’s antigos a um router 2wire? As velocidades de transferência entre os pcs vão ser superiores?

  6. Avatar de Cinematik
    Cinematik

    Apaxe,

    resposta de leigo,

    Acho que sim, é possivel dares permissoes diferentes à mesma pasta.

  7. Avatar de minis
    minis

    Eu tentei instalar isto em alguns pc’s mas correu mal não detecta o componente principal a placa de rede e testei outras 2 semelhantes aconteceu a mesma coisa.
    Segundo vi nas configurações precisa de 2 ethernet´s , acho esquesito mas não sei. Isto é fácil de instalar para quem der uns toques em configurações.
    Isto é mais para pc´s antigos vejam no próprio site se os vossos sistemas são compatíveis: discos etc. Um servidor de linux com o webadmin faz o mesmo mas não tão simples.

    @Cinematik

    Mais vale comprar um nas barato ou um router com ftp e samba. O preço fica quase igual ou mais em conta.

    Placa de Rede gigabit podes comprar , mas o router que velocidade tem? 100Mbits? Se sim isso não aumenta a velocidade. O computador e os discos antigos podem não acompanhar essa velocidade. Rede gigabit é para transferir grande capacidade de dados…Podes sempre ter um pc ligado ao outro e ter duas placas de rede num para ter net nos dois.

  8. Avatar de Apaxe

    Cinematik, obrigado.
    Agora gostava de saber como criar os acessos para diferentes utilizadores.
    Tenho andado de volta do FreeNAS e não está fácil descobrir isso…

    Alguém sabe mais alguma coisa?

  9. Avatar de Gerardo

    @Apaxe

    Fui durante algum tempo utilizador do FreeNas nas minha empresa, mas depois rendi-me ao Clarkconnect. É um servidor mais completo, mas podes usa-lo só para algumas funções (NAS, Gateway, File Server, FTP Server, Web Server,)

    É bastante simples de configurar e faz o que tu está à procura. (Podes usa 1 ou 2 placas de rede sem problema. Mas se só usares 1 não o podes usar como Gateway, mas como também não é isso que procuras….)

    http://twitter.com/oinformatico

  10. Avatar de Cinematik
    Cinematik

    Eu ja encostei o meu NAS por uns dias, mas pelo que percebi, para configurares o que queres é na parte “accounts and users”; de qualquer forma le o tutorial que esta no guiadohardware e o que esta na pagina do programa.

    Lamento nao ser grande ajuda, mas eu tambem ainda ando a estudar isto com o pouco tempo que tenho.

    Abraço e Obrigado a todos.

  11. Avatar de Redin
    Redin

    É impressão minha ou o “ISO” desta versão 7 não se consegue instalar com o vmware ou no virtualBOX?
    A versão 069 corre bem e sem q/q problema.

  12. Avatar de Manuel
    Manuel

    Boas,

    tenho um freenas com dois discos sata de 1,5 TB cada.

    mas quando tento adicionar um volume no sistema FREENAS, só me aparece um disco, no entanto quando arranco o pc aparecem os dois discos.

    alguem pode ajudar?