FreeNAS 0.69

25 Comentários

Todos nós temos inúmeros ficheiros espalhados pelos nossos ambientes de trabalho ou mesmo nos discos, se quisermos concentrar tudo isso num local, de modo a poder partilhar com outros utilizadores duma rede, temos que usar um disco externo ligado a um router de rede, ou então, partilhamos as nossas pastas através da rede. Ambas as soluções têm as suas desvantagens.


Se tiver um computador mais velhinho e já sem uso pode instalar nele o FreeNAS de modo a fazer o mesmo que um disco externo de rede mas com muitas mais funções, na minha casa tenho um FreeNAS e dois computadores que partilham a mesma biblioteca de músicas, imagens, filmes e outros documentos e isso está tudo armazenado no FreeNAS (PIV c/3 discos c/320GB cada), biblioteca essa controlada pelo excelente J. River Media Center que é pago, ou poderá usar de forma gratuita o MediaPortal que também apresenta uma qualidade muito interessante.

De referir que o computador com o FreeNAS não necessita de teclado nem de monitor pois tudo é controlado remotamente via browser inclusivamente, aqui está uma breve explicação do FreeNAS:

O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD, e que suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: CIFS (samba), FTP, NFS, Rsync, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser.

O sistema inteiro ocupa cerca de 60 MB e pode ser instalado numa PenDrive USB, Compact Flash ou ainda num disco rígido. O instalador pode ser recolhido no site do projecto www.freenas.org em formato ISO ou ainda em forma de máquina virtual pré-instalada VMWare, a última versão é a 0.69. Caso queira instalar o FreeNAS numa pendrive tenha a certeza de que ela está ligada ao computador antes de iniciar a instalação (nota: alguns computadores não são compatíveis com arranque de pendrive).

Maiores alterações na versão:
– Adicionado o serviço TFTP. Está acessível na webGUI via “TFTP’
– Adicionado o patch Samba CVE-2008-4314
– Actualização do PHP para a versão 5.2.8
– Actualização do nano to para a versão 2.0.9.
– Mais informações ver aqui

Autor: Francisco Faísca
Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: FreeNAS 0.69 [60.21MB]
Homepage: FreeNAS

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de t@ndre

    5*s de artigo!!

    Muito bom, desconhecia por completo, ainda para mais porque já encomendei o disco portatil la para casa!

    Mui gracias!

    ————————
    http://www.sounatural.com

  2. Avatar de Pedro Pinto

    Muito, muito interessante !!!!!!
    Parabéns Francisco Faísca pelo artigo.

  3. Avatar de skilletron
    skilletron

    Eu já conhecia o FreeNAS à muito tempo. É uma boa solução, até mesmo empresarial… Para quem não quer gastar perto de 400 € num NAS da bufallo (que não é grande coisa) está é a melhor opção. Esqueçam DC++ para lans, usem FreeNAS, bem configurado, é excelente.

  4. Avatar de anónimo

    Boa dica, o FREENAS merece ser divulgado.

    Alguém já tentou por o FREENAS a correr com uma placa PCMCIA?
    É que tenho aqui um portátil, mas a PCMCIA recusa-se a funcionar com o FREENAS…

  5. Avatar de pedro
    pedro

    o freenas tem erros nas permissoes…. por exemplo por ftp consegue-se aceder a pasta de outros users..

  6. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Desconhecia por completo… Muito útil…

    Obrigado,

    ———–

    http://www.best-cine.com/

  7. Avatar de eudasilva
    eudasilva

    Artigo interessante.
    Excelente trabalho em geral no pplware.com.
    Mas já agora, um reparo: “Caso queira instalar o FreeNAS numa pendrive tenha a certeza ela está ligada ao computador antes de iniciar a instalação”
    Tá giro 😀

    Continuem com o be«om trabalho

    Cumps

  8. Avatar de spulva
    spulva

    LOLOL A cena da pen matou-me HAHAHAHAHHA

    Anyway ja tinha ouvido falar do assunto mas nunca aprofundei bastante, pode ser que agora com a casa nova eu me decida montar uma rede wireless lá em casa e use a tal ferramenta, para usar no mediacenter e no PC la de casa.

    Keep Going boa dica

  9. Avatar de ...

    E uma dica altamente! Contudo, acho, que se fosse possivel, deviam fazer um tutorial completo, se possivel. O que consideram como pc velho e apto para desempenhar estas funções? É que tenho 2; um do tempo em que o Camoes via dos dois olhos, que deve ter um processador a 300 Mhz e outro, bem mais recente, com um pc a 800 Mhz. LOL. abraço e Obrigado!

  10. Avatar de ...

    Vou dar uma besta de olhos nos FAQ’s da pagina do FreeNAS. 🙂

  11. Avatar de Bruno Bernardino

    Tenho aqui um Pentium III sem fazer nada… hei-de lhe meter isso em vez de andar com 500 cópias de músicas em vários pc’s/portáteis/discos

  12. Avatar de zl
    zl

    Já uso faz muito tempo posso dizer que é 5*

  13. Avatar de Blizard

    É uma alternativa para os velhos ‘monos’ que temos por casa!

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  14. Avatar de Fábio
    Fábio

    Boa noticia!

    Mas será que este já dá para colocar permissões por pasta (user A só acede aos documentos A, user B aos documentos B, etc) assim como funcionam as permissões para Windows Server (a das pastas partilhadas)…
    Isto era para implementar backups no escritório, aproveitando as máquians mais obsuletas para o dia a dia.

    Obrigado!

  15. Avatar de Andrius
    Andrius

    @ …

    Salvo erro, acho que esses teus CPU’s chegam e sobram para o FreeNAS =) uma vez (de raspão devo dizelo) ajudei o pai d um colega com umas experiencias e era para uma empresa de “tamanho” consideravel.. =)

  16. Avatar de Nasp
    Nasp

    Já conhecia mas nunca experiementei, é util para aqueles que querem dar uso aos PCs mais velhos e não se importem muito com o barulho ou a energia gasta por estes…. No entanto existem alternativas melhores no meu entender, NAS como o ch3snas ou a dns-323…etc

  17. Avatar de Jorge

    “Se tiver um computador mais velhinho e já sem uso (…), na minha casa (…) (PIV c/3 discos c/320GB cada)” ainda bem que é um computador velhinho! 😀 😉

  18. Avatar de Hélder
    Hélder

    montei isso lá na empresa há algum tempo e recomendo vivamente…

  19. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Isso parece-me bem. Tive um PC a trabalhar como servidor de ficheiros ao qual acedia apenas por remote desktop, mas acabava por ser mais um PC ligado em casa e, devido ao S.O. instalado (um pequeno server baseado em linux, em consola apenas), ficava com o PC inutilizado para qualquer outra tarefa.

    Portanto, duas perguntas: o Free NAS pode ser instalado numa máquina virtual mantendo toda a acessibilidade? E possui sistema de “slots”, em que se pode configurar cada user ou grupo de users para aceder apenas a uma slot?

    A ideia é manter apenas o meu PC (que já fica ligado 24/24) mas não o sacrificar de todo. Assim, metia-lhe uma VM a correr com o Free NAS e tinha o problema resolvido.

    Obrigado 🙂

  20. Avatar de Pad
    Pad

    @Luís Santos

    Porque não montas uma rede? Penso que vai dar ao mesmo.

  21. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Eu tenho uma rede montada, tinha 2 PC’s e 2 portáteis, e era complicado ter tudo organizado, porque ora sacava coisas dum PC, ora dum portátil, e depois tinha ficheiros espalhados pelos computadores todos e era uma dor de cabeça. Vendi um portátil e reformei um PC, até porque não tinha vantagem nenhuma em usar 2. Por isso a ideia era fazer do meu PC (que está sempre ligado) um servidor de ficheiros sem o inutilizar para outras coisas. Claro que posso ter o PC com pastas partilhadas, mas queria ter mais alguma capacidade de gestão que o Free NAS me podia dar. Metia-o numa máquina virtual e assim tinha os serviços todos encapsulados e desagregados: podia usar o PC à vontade, tinha a máquina virtual a correr com poucos recursos para estar sempre disponível e podia gerir ali todas as partilhas e armazenamentos.

    Como tenho o PC completamente aberto no router (está na DMZ), usar uma máquina virtual para o NAS também era uma forma de melhorar a segurança dos dados.

    1. Avatar de cardosito
      cardosito

      Luís Santos

      Tens o fillezilla server para meter no pc, assim não precisas de uma maquina só para servidor.

  22. Avatar de user
    user

    Boas tardes.

    Alguem poderia indicar-me um bom tutorial que explica-se como montar um ftp, com o freenas, e depois aceder remotamente com os users configurados?

    tnks