FreeNAS 0.68

15 Comentários

Todos nós temos inúmeros ficheiros espalhados pelos nossos ambientes de trabalho ou mesmo nos discos, se quisermos concentrar tudo isso num local, de modo a poder partilhar com outros utilizadores duma rede, temos que usar um disco externo ligado a um router de rede, ou então, partilhamos as nossas pastas através da rede. Ambas as soluções têm as suas desvantagens.


Se tiver um computador mais velhinho e já sem uso pode instalar nele o FreeNAS de modo a fazer o mesmo que um disco externo de rede mas com muitas mais funções, na minha casa tenho um FreeNAS e dois computadores que partilham a mesma biblioteca de músicas, imagens, filmes e outros documentos e isso está tudo armazenado no FreeNAS (PIV c/3 discos c/320GB cada), biblioteca essa controlada pelo excelente J. River Media Center , de referir que o computador com o FreeNAS não necessita de teclado nem de monitor pois tudo é controlado remotamente via browser inclusivamente, aqui está uma breve explicação do FreeNAS:

O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD, e que suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: CIFS (samba), FTP, NFS, Rsync, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser. O sistema inteiro ocupa cerca de 32 MB e pode ser instalado numa PenDrive USB, Compact Flash ou ainda num disco rígido. O instalador pode ser recolhido no site do projecto www.freenas.org em formato ISO ou ainda em forma de máquina virtual pré-instalada VMWare, a última versão é a 0.68. Caso queira instalar o FreeNAS numa pendrive tenha a certeza ela está ligada ao computador antes de iniciar a instalação (nota: alguns computadores não são compatíveis com arranque de pendrive).

Autor: Francisco Faísca
Licença: Open Source
Download: FreeNAS 0.68 [38.12MB]
Homepage: FreeNAS

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Muito bom, parabens pelo belissimo site.

    T+

  2. Avatar de dc
    dc

    Uma duvida!
    Eu com isto posso criar uma espécie de FTP em que poderei aceder remotamente de qualquer posto com internet no mundo?

    Por exemplo, tenho uma biblioteca de MP3 e quero partilhar com uns amigos, dou-lhes o endereço IP do Servidor e eles acessam a este fazendo download do conteúdo.

    Isto é possível?

    CUMPS

  3. Avatar de Zex
    Zex

    Eh pah!… Não se faz! …

    Eu, ainda a recuperar do trauma com o NAS da OpenWRT (whiterussian 0.9) que, por ter um bug extremamente irritante, lá teve que ser desinstalado do asus 500gP, ao entrar agora aqui e a ver isto tive logo uma recaída… 🙁

    E agora? Para onde é que mando a conta do terapeuta? 😛 😉

  4. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Eu uso profissionalmente, e posso dizer que funciona perfeitamente. Inclusivamente está a funcionar com o SlimServer para broadcast dos meus MP3´s.

    @DC

    Alem de funcionar como FTP pode funcionar como NFS, RSYNCD, SSHD, Unison e AFP. Tudo simultaneamente e facilmente! configurável via browser.

    Uma nota: Não basta um PC velho como se apregoa. Já configurei num 166 num 700 e num 2000. Num 166 fica terrivelmente lento com o processador sempre no máximo quando transferimos ficheiros, num 2000 é um desperdício de máquina. o Duron 700 é a melhor relação desempenho/qualidade

    Por isso aconselho que não usem nada abaixo dos 400/500MHz.
    Quanto á memória, 128MB chegam perfeitamente. (se instalarem também o SlimServer precisam de 256MB)

    O unico problema é que para fazer RAID’s têm de ser discos com tamanho igual, e quando digo igual é mesmo igual, não basta serem os 2 de 320 GB se depois houver uma diferença de alguns MB. Por isso desisti de fazer um RAID 5. Porque mesmo que compre agora 3 ou 4 discos iguais, se um dia 1 avariar, vai ser uma dor de cabeça para arranjar outro com o mesmo tamanho.

  5. Avatar de peopleware

    @DC
    Claro que sim, instalas um servidor de FTP, o Filezilla por exemplo, atribuis permissões e users e é só partilhar. para teres sempre um “IP” fixo, usas um sistemas de DNS do tipo NO-IP.

    Depois podes partilhar essa informação com o Mundo.

    Não te esqueças de me mandar o User e a pass para eu também ter acesso já agora 😉
    Abraço

  6. Avatar de dc
    dc

    Obrigado, realmente no futuro irei experimentar!
    Não será nos próximos tempo, só nas ferias do Verão é que terei tempo de “reestruturar” a LAN aqui de minha casa, mas como estou farto do Hamachi e ter que “abrir as portas” do meu computador pessoal para partilhar ficheiros, assim pelo menos deixo um Pentium3 velhinho que tenho ai a trabalhar e não tenho de me preocupar com questões de segurança, se invadirem a maquina e estragarem o que lá estava faz se um restauro e não á cá problemas de maior.

    Terei todo o gosto em partilhar depois o Servidor!

    Já agora… Depois é possível eu transportar e acessar aos dados do servidor sem ser remotamente? Digo… levar os dados numa pendrive, chegar ao servidor e descarregar lá a informação, sem ter que estar a enviar esta por LAN?

    CUMPS

  7. Avatar de Zex
    Zex

    @ DC

    E porque não o HFS?
    É um HTTP file server num único executável de 500 KBytes.
    Muito fácil de configurar, cheio de “brinquedos” giros e práticos, open source e free.

    http://www.rejetto.com/hfs/?f=intro

    5 estrelas…. pelo menos 😉

  8. Avatar de dc
    dc

    @Zex

    Gostei muito da tua sugestão, realmente é bem levezinha e não tinha de comprometer o meu velho P3 só para servidor de ficheiros…

    Vou experimentar isso no meu XP durante uns dias e se gostar talvez mantenha isso, senão FreeNAS lá terá que ser.

    Mesmo assim obrigado pela sugestão, e Vitor, o software pareceu-me mesmo bom e útil, é capaz de ter direito e ser publicado no teu Blog não?

    CUMPS

  9. Avatar de Antonio PAulo

    Gostava de saber como posso ter as mesmas partilhas do windows….

    explo… ( o Joao so pode ler numa pasta(a) e escrever noutras(b,c), a Maria ja pode escrever nas mesmas pastas e o Juaquim apagar as pastas.)

    segundo vi isso nao é possivel ….a nao ser com um servidor de linux

    espero respodtas

  10. Avatar de Francisco Faísca

    Para partilhar com o windows as pastas alojadas no FreeNAS basta activar e configurar a opção CIFS

  11. Avatar de Francisco Faísca

    Peço desculpa mas reparei só agora que, o que gostaria é que alguns utilizadores acedam a umas pastas e a outras não, no linux e no BSD isso é possível modificando a configuração do smb.conf mas no freeNAS penso que ainda não é possível visto que não temos acesso a esse ficheiro.

  12. Avatar de vdias

    A exame informática o ano passado até fez um turorial para isto…

    A meu ver util apenas para quem tenha muito lixo informático lá por casa…

  13. Avatar de Antonio PAulo

    Pois como eu a tinha visto isso não é possível .

    Mas pensem nisso pois na empresa onde trabalho isso era uma grande ajuda e já pensaram que em algumas empresas com isso o WINDOWS server(CARO) ia ter os dias contados.

    As pessoas que trabalham com o LINUX podiam muito bem-fazer isso e ai sim era uma ferramenta altamente útil.

    Mais ainda como o FreeNAS 0.68 podia ainda haver um FreeNET para fazer um pequeno servidor com apach, mysql e um tipo (no-ip).
    Mas isto do FreeNAS 0.68 está muito bom mesmo so falta a parte de gestor de clientes as pastas (-r-w-a)

  14. Avatar de Filipe
    Filipe

    Gostaria de ver esclarecida a seguinte duvida! Tenho FreeNas instalado como servidor, agora gostaria de aceder via web ao mesmo. O meu isp é dinâmico e já criei no no-ip uma conta. O que gostaria de saber é se é possível configurar por forma a que se possa remotamente aceder ao freenas? Já li muita coisa, mas nunca vi explicado, como fazer a ligação no-ip freenas, ou mesmo se é possível!

  15. Avatar de nandozs
    nandozs

    Boas..Alguem me pode fazer um pequeno tutorial ou indicar como montar com o freenas um http://ftp..é que nao to mesmo a conseguir.