Foobnix – Um tipo de foobar2000 para Linux

33 Comentários

Desafio: Alguém consegue arranjar um player simples, melhor que este para Mac ou Windows?

O Foobnix é um player fantástico, e quase que podíamos ficar por aqui na apresentação desta aplicação! Para quem conhece o foobar2000 para Windows,vai certamente dar conta das semelhanças entre estes dois players (Foobnix vs Foobar). Apesar de não ser muito conhecido, acredito que o Foobnix se tornará um player de referência para o mundo Linux…e quiça para também para os sistemas Windows e Mac. Vamos analisar algumas características.

Foobnix_00

Depois de ler algumas linhas sobre o Foobnix decidi de imediato instalá-lo.  O processo de instalação é relativamente simples, e em poucos segundos o Foobnix estava a funcionar no meu Ubuntu.

Para quem apenas precisa de ouvir música com qualidade, sem olhar a grande efeitos de interface (embora aqui também os haja) então a escolha só pode cair neste player. Com uma interface bastante simples, chamou-me de imediato à atenção, a possibilidade de procurar músicas Online.  Decidi procurar por Muse, mas também fiz algumas pesquisas de artistas portugueses (Pedro Abrunhosa, Tony Carreira…). Os resultados são excelentes!!!. Além disso, é também apresentada uma lista de artistas dentro do mesmo género.

Foobnix_01

E um gestor de rádios Online, será que tem? Sim, o Foobnix ! Assim, deixamos de andar sempre à procura do URL da radio que pretendemos, passando a estar tudo centralizado numa só aplicação.

Foobnix_03

Mais fixe..fixe, era ser possível fazer downloads das músicas…Hum, têm??? Mas afinal isto é um player um um gestor de downloads? Simplesmente fantástico.

Foobnix_04

Como instalar no Ubuntu?

Para instalar o Foobnix no Ubuntu, basta abrir a terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:

sudo add-apt-repository ppa:foobnix-player/foobnix
sudo apt-get update
sudo apt-get install foobnix

Considerações finais

Que mais há a dizer deste excelente player? Devo confessar que fiquei bastante surpreendido com o conjunto de funcionalidades que um player tão pequeno disponibiliza ao utilizador. Experimentem e depois digam alguma coisa.  Não se esqueçam do desafio Sorriso

altLicença: GNU General Public License
altSistemas Operativos: Linux
altDownload: foobnix_0.2.2-6.tar.gz [284 KB]
altHomepage: Foobnix

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Para windows ou mac nao sei, mas para linux tens melhor ainda:P!

    MPD(music player daemon) + GUI à escolha

    cumps!

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      QMMP é melhor.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        gasta 8MB de RAM?

    2. Avatar de Pedro Gaspar
      Pedro Gaspar

      pessoalmente adoro rhythmbox, apesar de ao principio detestar no fim de me habituar fiquei 100% fan…
      organiza-me as bibliotecas, faz-me download das letras, partilha-me as bibliotecas com os outros pcs em linux… brutal…

  2. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Sou rapaz pra o testar dado que o adoro no windows 🙂

    Assim que tiver oportunidade deixo aqui o meu feedback

    Bom trabalho

  3. Avatar de João Fernandes
    João Fernandes

    Há umas semanas andava a procura de um port do foobar para linux ou algum parecido com ele em linux e não encontrei nenhum que me satisfizesse, ou seja que tenha uma interface simples, limpa porém amigável. Fiquei-me pelo minitunes.
    Assim que puder vou testar.

  4. Avatar de Miguel Pinto
    Miguel Pinto

    Fantástico!

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Acabei de instalar e é simplesmente fantástico!

    Uma observação Pedro, o Tony Carreira está a destoar ali no meio do Abrunhosa e do grande Peter Frampton 😉

  6. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Este Opera 11 não nos deixa redimencionar as caixas de texto tal como deixa o FF4 e o Chrome…

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Wrong place xD

  7. Avatar de otio
    otio

    so faltava mesmo o aimp2 para linux

    isso é que era de valor

  8. Avatar de Hugo Silva

    “Para quem apenas precisa de ouvir música com qualidade, sem olhar a grande efeitos de interface (embora aqui também os haja) então a escolha só pode cair neste player.”

    Discordo. Para deseja estas características num player a melhor opção actualmente é o DeaDBeef, sendo este mais parecido com o espantoso foobar2000 para Windows. Ou, em última opção, correr o foobar2000 através do WINE.

    http://deadbeef.sourceforge.net/

    1. Avatar de ChacalBrLinux
      ChacalBrLinux

      Que tal mpg123?

    2. Avatar de Dhiego
      Dhiego

      Cara, eu instalei os dois e testei os dois, a musica sai mais bonita de fato no foobnix.

  9. Avatar de TigTex
    TigTex

    Esse player faz-me lembrar o meu player actual, o goggles music manager…
    No windows utilizo o foobar2000 claro!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      concordo que não existe nada melhor para windows se não o maravilhoso foobar, mesmo através do wine ele consegue ser mais rapido que os outros em linux…impressionante

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      concordo que não existe nada melhor para windows se não o maravilhoso foobar, mesmo através do wine ele consegue ser mais rápido que os outros em linux…impressionante.
      em relação a este e como não é escrito em c/c++…não sei se terá o mesmo tipo de sucesso, apesar de python ser muito rapido, mas la está é uma linguagem interpretada…

      cmps

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Com o aspecto dele já há muitos para linux, por ex o Banshee e mais uns 20; agora o essencial é saber se tem o que faz o foobar ser realmente grande: suporte para imensos formatos, plugins que aumentam em muito a sua funcionalidade, a melhor gestão de replaygain existente, interface 100% personalizável através de plugins de UI, e leitura de músicas em RAR e ZIP.

    Se não faz nada disto, então do foobar só tem realmente o nome. Aliás, metade dele.

  11. Avatar de Pad
    Pad

    Finalmente um artigo interessante no Pplware!

    Acabei de experimentar este player, gostei muito da funcionalidade de procurar música na internet e de a poder descarregar, muito útil.

    Tem poucas funcionalidades, é verdade, mas ainda só tens uns 2 meses. Dêm um desconto.

  12. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Para Linux, nada melhor que o qmmp.

    1. Avatar de Claver Moraes
      Claver Moraes

      O QMMP é bom, mas não suporta codecs externos e tem poucas opções na parte de conversão de arquivos; mesmo assim, acho excelente tirando aquele visual moderninho a la Winamp.

  13. Avatar de BaZa
    BaZa

    E algo desse tipo para Mac? … Não consigo gostar do iTunes e por vezes uso o VLC e arrasto as músicas que quero duma pasta, para criar uma playlist rápida.

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    Uso no windows sobretudo pelo fantástico equalizador vou usar no linux de certeza, desconhecia a existência mas já tinha procurado 😀 brigado

  15. Avatar de ricardo
    ricardo

    Experimentei no ubuntu 10.04 e ele ia morrendo quando adicionei uma pasta com alguns gigas de músicas. Após alguns segundos lá estabilizou e comecei a experimentar. Para meu espanto, há algo no player que me parece muito pouco funcional: a barra de progresso. Andar para a frente e para trás nas músicas é uma tarefa bastante imprecisa.

    Uso rythmbox e estou muito contente. Ao início a integração do player no ícone de som pareceu-me uma má ideia, mas agora acho que resulta por ser muito prático.

    De qualquer forma é uma aproximação.

    Ainda está para vir um player para linux que seja tão minimal, funcional e ao mesmo tempo cheio de possibilidades como o foobar.

  16. Avatar de point
    point

    instalei, testei e mandei fora….

    sinceramente, tirando o interface minimalista, não vejo em que aspectos é que ele sequer se aproxima do foobar2000…

    Existem melhores opções em linux.

    1. Avatar de Claver Moraes
      Claver Moraes

      Experimente o DeaDBeef e o QMMP com a interface clássica e todos os plugins ativados.

  17. Avatar de solteiro2
    solteiro2

    nao sei como desistalar como faz?!

  18. Avatar de Daltro Augusto

    O Foobar rodando via Wine tem qualidade som bem melhor que esse Foobnix. Além disso, o Foobar via Wine tem suporte à vários DSPs, incluindo o Channel Mixer e o DolbyHPH, que são os que eu uso em conjunto e geram uma experiência sonora surreal.

    1. Avatar de Claver Moraes
      Claver Moraes

      Para evitar alguns possíveis bugs no foobar2000 via Wine, ative uma área de trabalho virtual fixa com uns 800×600 pixels para rodar o programa. Use a versão do Wine estável, não aquela de testes.

  19. Avatar de Juan Victor
    Juan Victor

    Gosto muito de música, e prefiro muito a qualidade, já usei o foobar2000, tanto no ruindows quanto no Linux usando o Wine, e também já usei o foobnix, e digo que só o que há melhor no foobnix é essa interface de comunicação com várias rádios, mas suporte a plugins e a disponibilidade de plugins é muito fraca comparada ao foobnix, que tem muitos plugins excelentes, equalizador, resampler, conversor de surround. Então digo que foobar ganha muito do foobnix. Só digo.

  20. Avatar de Claver Moraes
    Claver Moraes

    Mesmo que esse Foobnix seja bom, não se compara aos recursos avançados e infinitamente melhores do que o foobar2000. Sem contar as centenas de plugins que são escritos dia a dia para ele, quem é audiófilo sabe o que digo.

    Mas tem um player que logo estará a altura do foobar2000, o DeaDBeeF, se lembrem desse nome, está sob pesado desenvolvimento.

    Foobnix, bem, é um player básico e cumpre o que promete apenas para quem quer escutar música no PC.

  21. Avatar de Claver Moraes
    Claver Moraes

    Pessoal, é DeaDBeef e ponto final: http://deadbeef.sourceforge.net

    É o único player com o mesmo poder do foobar2000 no Linux. Eu diria o mesmo do QMMP e do VLC, mas esses 2 pecam pelo fato da falta de codecs externos e expressões regulares na criação de arquivos a serem convertidos; ou seja, é como águia com a asa cortada.

    Recomendo que o autor da página crie um artigo sobre o DeaDBeef.

  22. Avatar de Talles
    Talles

    “O pacote foobnix não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.”