Firefox Mobile Fennec 1.0 Alpha 2

12 Comentários

Eu gosto do Opera Mobile para navegar no meu Omnia porque estruturalmente é diferente do IE, infelizmente o conceito que a Microsoft infligiu ao seu IE Mobile não é nada prático nem rápido, num ecrã diminuto como é o de um PDA ou smartphone. É necessária uma filosofia diferente para tirarmos partido da Internet através dos PDA’s e smartphones, a falta de maneabilidade não abona a favor das aplicações que existem para navegar.


Na semana passada começaram a correr rumores (ou seriam mais que rumores), que estava iminente o lançamento do tão prometido Firefox para PDA’a e smartphones.

Confirma-se agora que a Fundação Mozilla está a ultimar o Mobile Firefox, este chamar-se-à Fennec. A versão conhecida é a Mobile Firefox alpha 2, traz consigo um novo olhar sobre a a navegação nestes dispositivos.

É fácil navegar, pelo menos na versão para PC disponibilizada assim parece, lateralmente, no lado direito, terá a barra de navegação, com os botões de retroceder e avançar, do lado esquerdo aparecerão os separadores para melhor saltar de página em página. Arrastará o centro, a página que estamos a visualizar, para poder ter acesso a ambos os lados do browser. Em cima a barra de endereços, grande para permitir uma escrita e uma percepção abrangente e possibilidade, sim sim… possibilidade para acrescentar plugins e add-ons.

Podem testar e ver as imensas vantagens deste tipo de desenho de navegador, foi uma forma muito inteligente e interessante de pensar na navegação em dispositivos pequenos.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Fennec Mobile Firefox 1.0 Alpha 2 [9.24MB]
Homepage: Fennec

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    para windows mobile: skyfire 😉
    loading time melhor de todos os browser que se possam chamar de browser para mobile (safari – so no iphone – , opera mini e opera mobile)
    acesso a rich content (flash, ajax, enfim, tudo o que um browser permite no pc 🙂 )

  2. Avatar de Blizard

    Eu tinha testado isso…
    Mas não dá para ter uma noção…
    Vamos a ver… estou à espera da versão Symbian.
    Para já para mim o melhor browser para telemóvel continua a ser este:

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/2008/12/o-melhor-browser-de-sempre-para.html

  3. Avatar de null2dev
    null2dev

    Quanto ao skyfire cuidado…
    Instalei e estranhei que o telefone estava em permanente comunicação mesmo quando não estava a carregar nenhuma página, procurei a causa e fiquei a saber que o browser na realidade corre num servidor remoto ou seja mais ou menos como estivéssemos a usar um web OS, portanto cuidado com os custos, cuidado com as informações confidenciais (acesso a bancos por exemplo…) tudo é enviado para algures antes de seguir o seu destino…

  4. Avatar de Bruno Bernardino

    Tou à espera que saia o Fennec para mobile realmente, mas o Opera Mobile é mesmo um mundo 🙂

  5. Avatar de Tiago S.
    Tiago S.

    Também uso o opera e nunca deu problemas!! Vamos esperar a versão deste para o meu 6630 😀

  6. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    O skyfire é bom mas tambem achei isso estranho. Em symbian funciona muito mal (n95) no n96 um pouco melhor. Mas é muito bom em windows mobile. Ver a sporttv onde quiser é muito bom.

  7. Avatar de keops

    nice 🙂

    tenho que experimentar esse no meu novo touch 3g. e aproveito as recomendações e enquanto não chega vou experimentar o sky fire 😉 embora realmente seja dificil melhor que o opera.

  8. Avatar de Alohomora
    Alohomora

    Não gosto do Skyfire!

    Para além de ser lento, durante a navegação dá a impressão que estamos a receber um Print Screen enviado pelo servidor..

    Isto na versão Symbian.

  9. Avatar de Elton
    Elton

    Uso muito a internet no meu pda, e testei tudo o que for chamado de browser, o Skyfire é terrivel, ainda mais em lugares que sua conexão é ruim. E na minha opinião o Opera é insuperavel, sujiro testarem Opera 9.5 1126, ou 2392 ou então 15233

  10. Avatar de Angelo de angola
    Angelo de angola

    Eu uso o opera mini no meu bb curve 8310, ele bom, mas qdo tento fazer uma baixa de ficheiro por ex ele envia para o browser do disposivo q infelizmente no meu nao funciona, sera q ha outras opcoes de navegadores independentes para blackberry? Alguem me ajude por favor.

  11. Avatar de altair botelho
    altair botelho

    amigos definitivamente perdi a cabeça com o skyfire nas vezes q tentei conectar saia várias vezes da paginat do meu n95 ai nao da mais, removi sem volta e nao recomendo p esse equipamento.

  12. Avatar de novaus
    novaus

    malta tenho um LG KS 20 e nao consigo instalar o fennec da-me o erro “fennec.exe” nao e’ uma aplicação pocket pc valida, nao sei porque pois ele tem windows mobile :S :S