Firefox a 64 bits finalmente disponível para Windows

58 Comentários

O Firefox continua a ser um dos browser preferidos dos utilizadores devido à sua performance,  segurança e funcionalidades que oferece. Apesar de não ser o browser mais popular nos dias de hoje e de até ter perdido quota de mercado, o Firefox continua à procura das glórias de anos passados e nesse sentido tem implementado um conjunto de novas tecnologias.

Recentemente foi lançado o novo Firefox 43 onde se destaca a primeira versão a 64 bits para Windows.

firefox_03


A Mozilla lançou recentemente o novo Firefox 43, uma versão que traz algumas novidades muito interessantes e que finalmente passou a disponibilizar uma versão a 64 bits para o sistema operativo Windows.

Além da versão a 64 bits para Windows, o novo Firefox traz ainda:

  • Indicador de áudio por tab
  • Melhorias ao nível da acessibilidade
  • ..entre outras novidades – ver aqui

firefox_05

Além do Windows, esta nova versão está também disponível para OSX, Linux e Android.

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    O Firefox v42 já tinha uma versao semi-oficial a 64-bits, ou seja, nao era beta, mas nao aparecia para descarregar. Eu já a uso desde que saiu e está 5 estrelas.

    Ainda nao experimentei o Firefox v43, mas segundo ouvi dizer, para os donos de Tablet Windows (eu por exemplo com um Surface Pro 3) a principal novidade será o teclado virtual ligar-se automaticamente quando se toca num campo de escrita (como nos telemóveis desde sempre, e como no último Chrome e MS Edge). Nao sei se funciona ou nao, mas espero testar em breve 🙂

    1. Avatar de Rui Carriço

      O meu tablet é 32bits, Asus T100 e tenho essa dificuldade, o teclado não abre o que dificulta o uso do Firefox.

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Alternativas: ícone teclado virtual na barra de tarefas (eu uso também uma App para rato virtual quando não tenho o teclado ligado “TouchMousePointer”);

        recomendações para Tablets mais limitados:
        – App Google “metro” na Store da Microsoft: voice search como no telemóvel e navegação super rápida e Touch, e como é só uma janela/tab usa poucas memórias e cpu

        – Firefox com AdBlock: em SoC lentos a navegação fica super super rápida.

  2. Avatar de Modem
    Modem

    O FF 42 tb já tinha o indicador de audio por tab.

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Ia fazer o mesmo comentário, pelo menos em linux tinha na versão windows não consigo ter certeza.

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Acredito que sim, mas o artigo não diz isso… A novidade é ter sido melhorado, não o ter o indicador de áudio por tab.

  3. Avatar de Meh
    Meh

    O firefox permite usar o chromecast? Já agora consigo usar o firefox com a conta Google adicionada e sincronizar bookmarks, etc?

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Para isso tens o Chrome!
      Falem sobre o artigo!

    2. Avatar de Murkdum
      Murkdum

      Depende. Usa o firefox para importar os dados do chrome ou chromium, depois cria uma conta no firefox sync com o mail que quiseres (Gmail ou outro). Mas se o que queres é ter tudo sincronizado entre o chrome e o firefox, coisas como o last pass permitem isso

  4. Avatar de LordOfKings
    LordOfKings

    É caso para dizer que o Firefox a 64-bit já tinha saído da fase beta desde a versão anterior (42). Vocês têm andado muito desatualizados nas noticias…!

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Estão os dois corretos!
        Quem usa o FTP (sim, há que ainda use este protocolo) da Mozilla já tinha a versão 64bit OFICIAL!(https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/42.0/win64/en-US/)
        Quem usa o HTTP da Mozilla passou a ter a versão 64bit OFICIAL!
        Pedro Pinto, pegando no teu link: “Firefox 64-bit for Windows is now available via the Firefox download page”

      2. Avatar de Mota
        Mota

        O titulo deveria ser

        “Firefox a 64 bits lançado oficialmente”

  5. Avatar de NT
    NT

    Estou é triste com as noticias que vêm da mozilla… Tipo abandonar o thunderbird e o FireFoxOS(os telemóveis, o sistema continua…) para se dedicar a um filtro de publicidade para iOS que só funciona no Safari…
    Bem de qualquer forma continuo a confiar na mozilla e penso que será “novas conquistas” para eles.

    1. Avatar de Modem
      Modem

      O thunderbird já tinha parado à uns 2 ou 3 anos.

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        A última atualização do TBird foi a 25 de novembro de 2015!
        https://ftp.mozilla.org/pub/thunderbird/releases/38.4.0/

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          São apenas actualizações de segurança.

          1. Avatar de Alvaro Costa
            Alvaro Costa

            Olha que não… Têm saído major versions
            Ou então é como o Flash que tem o fim anunciado mas já vai na versão 20! (um dia ainda passa o Chrome no número da versão! LOL)

      2. Avatar de Homo Erectíssimo
        Homo Erectíssimo

        Como dizes,”Modem” ?? O Mozilla Thunderbird ainda rola na maior !! Ainda anteontem,dia 15 de Dezembro,foram realizadas as versões Daily e Earlybird do Mozilla Thunderbird.Vejam só—(http://softinfo.seesaa.net/article/126179379.html.Quanto) ao Flash Player da Adobe,foi ontem liberada a versão 20.0.0.255(versão beta),que está espectacular.Eis o link directo—»(http://labs.adobe.com/downloads/flashplayer.html.Assim) como o Adobe Air,que também sofreu uma actualização e agora está na versão beta 20.0.0.225(http://labs.adobe.com/downloads/air.html.Quanto) ao Java,da Oracle,façam como eu e descarreguem a versão beta,a 8-update 72,build 05,que é a mais fiável e está muito segura(https://jdk8.java.net/download.html.Como) disse o Álvaro Costa,e bem,”muitos” dizem que o Adobe Flash Player(e acrescento eu,também o Java),está morto,mas estão muito enganados !! E,digo mais,por uns valentes tempos ainda se vai utilizar estes dois softwares,visto que fazem muita falta.Falo por mim,pois até virem outros que os substituam,ainda me parece uma miragem.

  6. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    gosto muito do firefox, mas tenho muitos problemas com este browser
    é uma pena ter que usar o chome por causa disso

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Será alguma extensão que está a causar esses problemas?
      As extensões dão jeito mas nem sempre se comportam como seria de supor…

    2. Avatar de rui
      rui

      Já somos 2. Crasha-me em sites tipo o do JN, algumas vezes, vídeos do youtube ou streams no twitch que não rolam fluídas, (…) no fundo, problemas com conteúdos flash. Sempre os tive com o firefox. Com o chrome? Zero. Nunca me crashou a abrir sites (tirando aquele que era conhecido por fazer crashar o chrome 😛 ), tudo o que seja flash rola fluído. O único inconveniente é que o chrome só com algumas extensões gasta-me tanta ram com o firefox com youtube, twitch e mais um ou 2 separadores abertos, mas se mais “100 ou 200” megas de ram (só a título de exemplo) for o preço a pagar por não ter qualquer problema seja, aceito pagá-lo. Já espero à tantas versões do firefox por corrigirem isso e estou a ver que nunca mais. Pode ser que quando o flash morra de vez que esses problemas desapareçam. Mas isso pode só acontecer daqui a uns 20 anos ou bem mais, por este andar.

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Possível solução: desinstala o Flash (a Adobe tem uma ferramenta específica para isso) e instala a última versão.
        https://www.adobe.com/products/flashplayer/distribution3.html (procura “Plugin-based browsers” na página)
        Faz isso com o Firefox e Chrome fechados.
        Já agora, o Firefox e o Chrome anunciaram o fim do suporte ao Flash, de qualquer forma não tenho tido problemas (uso as versões Nightly 64bit do Firefox)

      2. Avatar de NT
        NT

        Uso e não costumo ter nenhum problema. quanto ao consumo de memória (estou a usar no linux) está a cosumir ~ 300MB e abri 6 janelas com vários sites (lojas online, sapo.pt, youtube com video a 1080p) pelo que esse velho estigma da memória já não é problema. Agora quanto a extensões só tenho 1 que é um leitor de ebooks.

  7. Avatar de fnp.pt
    fnp.pt

    Recusa a busca pelo Google, site inseguro, sem opção de excepção! Mais outras coisas, motivo da minha preferência Chrome.

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      A ver se entendi: não consegues fazer pesquisas no Google com o Fierfox?

      1. Avatar de fnp.pt
        1. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          Coisa estranha… No mínimo!
          Experimenta desinstalar o Firefox (e não Fierfox LOL) e instalá-lo novamente.
          Se tiveres a opção de sincronização ativa não irás perder nada.

    2. Avatar de MadKill
      MadKill

      Não sabes é mexer no firefox, eu tenho ele a imenso anos e nunca tive um problema.. restaura o firefox para as definições default, verifica se a data e a hora do computador se encontra correta, verifica se não possuis adware no PC, verifica se não tens nenhum firewall a analisar as ligações SSL.

      Usa isto: https://rizonesoft.com/download/complete-internet-repair/
      E marca tudo e volta da em GO.

      Isso não é desculpa a culpa não é do browser, é tua.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Então devo ser o único que consegue utilizar o motor da google no firefox (sei que não sou o único 🙂
      No canto superior direito, se clicares na lupa, consegues escolher o motor de busca que quizeres! Até pode ser o SAPO.
      Com a sincronização ligada, temos os nossos favoritos em qualquer lado!!!!

    4. Avatar de Mota
      Mota

      Tu não deves usar o mesmo firefox que eu uso.

      1. Avatar de fnp.pt
        fnp.pt

        Instalei o novo 43 x 64. Nem configurei nada, só alterei a página inicial. OS Windows10 home (pago)

    5. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      O meu Google deve ser diferente do teu, porque na barra de direccao pesquiso directamente no google…

    6. Avatar de Necroman
      Necroman

      Ou tens a hora e data incorretas ou problemas com certificados, muito provavelmente a culpa é do antivirus que estás a usar (Avast?). Desinstala o antivirus e ficas com o problema resolvido. Depois instala outro como o Panda Free por ex.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        eu tenho o avast e nao tenho problems com o firefox 42 beta x64 desde que instalei o win 10…a versao 41 x86 dava-me imensos bugs…

    7. Avatar de fnp.pt
      fnp.pt

      Instalei o Firefox no Windows 10, não configurei nada, tenho o Kaspersky Internet Security (pago) e logo que quis fazer pesquisa pelo Google, apareceu o que mencionei. Mas não foi só para este, vários outros “bookmarks” aconteceu o mesmo. Como não quis mexer mais no assunto, desinstalei. Mas agora tenho outro problema. Não consigo anular a conta que abri (sincronização) porque nem a Mozilla me diz como fazer, nem eu chego lá de qualquer forma entendível.

  8. Avatar de Gonçalo Santos
    Gonçalo Santos

    Fiz o download do firefox 64 bits (tentei ) malware no anti virus foi para quarentena de imediato nível alto de perigo.

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Qual é o teu antivirus???
      Fizeste download do Firefox da página oficial?

  9. Avatar de Bob
    Bob

    Vou dar algum tempo.
    Deixar estabilizar o firefox, e as extensões 🙂

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      LOL
      Deixaste estabilizar o Chrome? É que anda nisto à menos tempo e também tem versão 64bit e extensões.

  10. Avatar de Rafael Fernandes
    Rafael Fernandes

    Qual a diferença entre a versão de 32bits?

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Aqui tens um comparativo entre as versões 32bit e 64bit
      https://www.raymond.cc/blog/mozilla-firefox-64bit-build-performance-compared-to-32bit/
      São da versão 42 mas deverá ser válido para a 43

  11. Avatar de Edivan Baptista
    Edivan Baptista

    Por Quê!? … Quando fazemos um comentário em um vídeo do Youtube!… A função Colar é desactivada no Firefox! Não conseguimos colar um link, ou texto na mensagem ! Se tiverem a solução compartilhe connosco! Para mim essa é a cereja do bolo! Fico no aguardo.
    edivan.baptista@gmail.com

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Engraçado… Também não consigo colar nada na caixa de testo para o comentário…
      Consigo escrever mas colar seja o que for não dá…
      Mais alguém assim? Uso Nightly 46.01a.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        46.01a?? isso não é o Firefox pois não?

        1. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          Sim,é. Digamos que será antes da versão beta. Versões de testes com atualizações normalmente diárias.
          Para quem estiver interessado:
          https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/nightly/ ou então https://nightly.mozilla.org/

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    todas as a releases pela mozilla firefox…
    https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/
    é so clicar na versao que pretendem sistema operativo e versão e depois a lingua e voila descarregar o setup…
    Versão beta 9 do 43.0
    https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/43.0b9/win64/pt-PT/

  13. Avatar de Fernando Oliveira
    Fernando Oliveira

    Boa tarde
    Já tentaram utilizar o firefox win64 no site e-fatura?
    Como ultrapassar o problema do Java?
    Cmps

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Acho que quem terá de resolver esse problema será as … finanças.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Opção 1 (Método mais simples)
      Adicione o nome de propriedade dom.ipc.plugins.java.enabled nas preferências do Firefox

      Inicie o Firefox
      Digite about:config na barra de endereços
      Vai aparecer uma advertência do Firefox sobre as definições de configuração. Após tomar conhecimento do alerta do Firefox, você deverá ver uma lista das preferências de configuração.
      Clique com o botão direito do mouse na lista de preferências exibida. Selecione Novo e depois Booliano.
      Adicione o nome da propriedade como dom.ipc.plugins.java.enabled
      Adicione o nome da Preferência como dom.ipc.plugins.java.enabled.
      Uma janela será exibida. Selecione false. Selecione OK.

      in: http://www.java.com/pt_BR/download/help/firefox_java.xml

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Opção 1 (Método mais simples)
      Adicione o nome de propriedade dom.ipc.plugins.java.enabled nas preferências do Firefox

      Inicie o Firefox
      Digite about:config na barra de endereços
      Vai aparecer uma advertência do Firefox sobre as definições de configuração. Após tomar conhecimento do alerta do Firefox, você deverá ver uma lista das preferências de configuração.
      Clique com o botão direito do mouse na lista de preferências exibida. Selecione Novo e depois Booliano.
      Adicione o nome da propriedade como dom.ipc.plugins.java.enabled
      Adicione o nome da Preferência como dom.ipc.plugins.java.enabled.
      Uma janela será exibida. Selecione false. Selecione OK.

      in: http://www.java.com/pt_BR/download/help/firefox_java.xml

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    To: Fernando Oliveira :

    Opção 1 (Método mais simples)
    Adicione o nome de propriedade dom.ipc.plugins.java.enabled nas preferências do Firefox

    Inicie o Firefox
    Digite about:config na barra de endereços
    Vai aparecer uma advertência do Firefox sobre as definições de configuração. Após tomar conhecimento do alerta do Firefox, você deverá ver uma lista das preferências de configuração.
    Clique com o botão direito do mouse na lista de preferências exibida. Selecione Novo e depois Booliano.
    Adicione o nome da propriedade como dom.ipc.plugins.java.enabled
    Adicione o nome da Preferência como dom.ipc.plugins.java.enabled.
    Uma janela será exibida. Selecione false. Selecione OK.

  15. Avatar de Oscar
    Oscar

    Como temos a certeza qual a versão X86 ou X64?

    1. Avatar de Oscar
      Oscar

      que temos instalada, porque só aparece 43.0