É o fim do Media Player Classic

71 Comentários

Algumas das ferramentas que no passado fizeram super sucesso estão a desaparecer. Depois do popular Winamp, agora foi a vez da equipa responsável pelo Media Player Classic dizer que se acabaram as atualizações.

Que alternativas andam por aí ainda?



Tal como o nome sugeria, o Media Player Classic foi criado para ser uma alternativa ao Windows Media Player (versão 6.4).

Este player, que foi lançado como “close source” e que mais tarde (uma década depois) passou a opensource, tinha a capacidade de reproduzir a maioria dos conteúdos de áudio e vídeo. No entanto, devido à saía de vários programadores da equipa, o Media Player Classic está agora no fim de vida, tendo a última versão sido lançada esta semana.

For quite a few months now, or even years, the number of active developers has been decreasing and has inevitably reached zero. This, unfortunately, means that the project is officially dead and this release would be the last one. … Unless some people step up that is. So, if someone’s willing to really contribute and has C/C++ experience, let me know on IRC or via e-mail. Otherwise, all things come to an end and life goes on. It’s been a nice journey and I’m personally pretty overwhelmed having to write this post.

Este era sem dúvida um dos players mais populares entre os nossos leitores, segundo uma sondagem que realizamos em 2015 – ver aqui.

Quais as alternativas?

As alternativas não são assim tantas, mas são de qualidade. Primeiro o poderoso VLC, um player de multimédia open source, bastante versátil e completo mas há também o próprio kodi ou até um fork do Media Player Classic, o MPC-BE (Black Edition).

A mudança dos paradigmas tecnológicos contribui também certamente para o fim do Media Player Classic. Hoje os filmes e a música estão a um clique em plataformas como o Netflix, Spotify, entre outras. As aplicações/clientes têm vindo a mudar e são já muitas as que são baseadas na Web.

E você, que Player usa?

via slashdot

Partilhar:
Tags:

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Rebelo
    André Rebelo

    Media Player Classic. :'(

  2. Avatar de Francisco Guerra
    Francisco Guerra

    deixei de usar o VLC após vários problemas a reproduzir alguns ficheiros de video.. o MPHC nunca me falhou neste aspecto

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Gomplayer

      Experimenta

      1. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
        Wagner Albuquerque Braga Filho

        Só uso o GOM desde 2013. O melhor.

      2. Avatar de LuisG
        LuisG

        PotPlayer, experimenta…

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Deixei de usar o MPC-HC, e passei a usar o PotPlater, foi o melhor que fiz

    2. Avatar de Farlley
      Farlley

      Uso o Media Player Classic há mais de 10 anos. E olha que já testei vários, inclusive o VLC que alguns dizem ser melhor.

  3. Avatar de Paulo Roque
    Paulo Roque

    Uso o Gom player aos anos, para mim sempre teve um desempenho impecável.

  4. Avatar de Telmo M.
    Telmo M.

    Só uso Media Player Classic

  5. Avatar de Joao Meixedo
    Joao Meixedo

    Potplayer. Nunca me falhou.

  6. Avatar de Artur
    Artur

    BsPlayer raramente me deixa ficar mal.. e quando esse deixava isso sim voltava ao media player classic.

  7. Avatar de L_730
    L_730

    Ainda uso o winamp

  8. Avatar de Darkc0de
    Darkc0de

    Media player clássico.

  9. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    uso o bs player

  10. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    o winamp ainda está a mexer:
    http://www.winamp.com/index.html

    pode ser que entretanto se levante feito zombi!! aAHAAHH

  11. Avatar de João Silva
    João Silva

    KMPLayer v3.6.0.87 a última versão decente do KMP…
    Já está a acusar a idade e terei de encontrar um alternativa.

    1. Avatar de Carlos José
      Carlos José

      Uso o KM Player a anos e considero-o como sendo o melhor do género, seguido do VLC e Winamp. Uma alternativa para ti pode ser a verção 4.2.1.4 está muito boa.

      http://www.kmplayer.com/features/features

      Espero ter ajudado.

  12. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    utilizo o mpv

  13. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Mais importante que o Media Player em si é o pacote de codecs que se usa. Ao instalar um novo Windows, sempre aplico o CCCP, que já vem com o MPC por padrão. E agora, PPLWARE?

  14. Avatar de Fernando
    Fernando

    Uso O MPC

  15. Avatar de Paulo Caeiro
    Paulo Caeiro

    Desde que o descobri passei sempre a o usar o MPC, é muito fiável. É com pena que leio esta notícia.

  16. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    O musicBee é uma boa alternativa.
    https://getmusicbee.com

  17. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Como os codecs não mudaram assim tanto nem estão previstos mudar nos próximos tempos (anos), vou continuar a usar o classic. Serve para tudo e não pesa nada nos recursos do computador.

  18. Avatar de Christian
    Christian

    PotPlayer, não tem igual.

  19. Avatar de JR
    JR

    O que vem incluido no k-lite? 🙁

  20. Avatar de djofight
    djofight

    MPC-BE chega

  21. Avatar de enese
    enese

    desta não estava á espera era de longe o meu preferido as cores eram bem melhores do que as da concorrência.

  22. Avatar de Haadok P'Jam
    Haadok P’Jam

    Uso o MPC-HC x64.
    A grande vantagem é o recurso de baixar legendas (tecla d).
    Não conheço outro que que faz isto.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      É também por isto que o uso e vou continuar a usar enquanto der

  23. Avatar de Seeker
    Seeker

    Gomplayer ftw

  24. Avatar de Hélio Alves
    Hélio Alves

    Uso o velho VLC média, o do conhecido CONE.

  25. Avatar de Maicon Santos
    Maicon Santos

    Melhor combinação mpv + SVP !
    Reprodução a 60FPS com cores em 10bit.

  26. Avatar de Necroman
    Necroman

    As alternativas não são muitas? Só se vocês não conhecerem! O que mais para aí há é leitores multimédia de qualidade para Windows.
    Mas parece que os leitores dão uma ajuda com boas sugestões.
    É incrível que se continuem a esquecer das aplicações da loja. Existem por lá bons leitores tal como o PressPlay, um dos meus favoritos – gosto especialmente da possibilidade de aumentar ligeiramente a velocidade dos vídeos (x1.2 ou x1. 3 por ex.) sem que o som fique distorcido.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não existem assim tantas alternativas DE QUALIDADE. Vamos aproveitar as sugestões dos leitores sem duvida.

  27. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Usei o BSPlayer, depois o GomPlayer (para mim do melhor…) mas agora uso o VLC !

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É como eu…rola tudo!

      1. Avatar de Jona
        Jona

        quem usa o VLC e vem falar em alternativas de QUALIDADE….não percebe muito de leitores multimédia…mas isso cá sou eu que é muito exigente nos pixeis que chegam à retina.

          1. Avatar de Bob
            Bob

            Pedro, por favor, vejam se removem o meu email da “lista de spam”… estou há anos para me registar no forum/site, e não consigo.
            Sim, já enviei emails, mas ninguém respondeu 🙂
            (é o email que uso para os comentários)

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Boas Bob

            Indica-me qual o mail para ppinto AT pplware.com

            Abraço
            PP

          3. Avatar de Bob
            Bob

            Enviado! Obrigado pela ajuda! 🙂

  28. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    A meu ver o player conta, mas os Codecs e o render devem ser o mais importante.
    Eu uso MPC-BE, com o render madVR e codec LAVFilter, para as legendas uso XySubFilter.

    A instalação de pack de Codecs é errada, normalmente está desactualizado e tem demasiado lixo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      È verdade, os codecs é que “mandam nisto tudo”.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Eu gostava do CCCP, que basicamente trazia isso. Mas já não é actualizado há muito tempo.

  29. Avatar de Helder
    Helder

    IINA para Mac.

  30. Avatar de Fernando Martins
    Fernando Martins

    era de esperar, lembro-me bem dos anos em que se faziam muitas conversões de vídeo para DVD, muitas manipulações de vídeo e audio. eu como programador até desenvolvi uma ferramenta que era bem usada, o MKV2AC3, também deixei de a atualizar há alguns anos. Tudo isto pela revolução que foi os mediacenters, e a programas tão populares como o Kodi….

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Por acaso cheguei a usar um par de vezes.

    2. Avatar de Jona
      Jona

      ainda me lembro de ti fernanado, alias ainda me puseste nos créditos 😉
      tinhas akele avatar cool 😉

      velhos tempos do divx/xvid.

    3. Avatar de eu mesmo
      eu mesmo

      olha o gajo do Ribatejo 😉

  31. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Acho que não faço updates ao meu MPC à mais de um ano e continua a ler tudo, dos vídeos mais recentes aos mais antigos. Por isso da mesma maneira que continuo a usar o Winamp como principal player de audio vou continuar a usar o MPC até não abrir nada.

  32. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Eu uso o media player classic que vem junto no pacote k-lite, se este player acabar o que vao meter a substituir este player?

  33. Avatar de Mr. C
    Mr. C

    Uso mais o kodi, mas não acho que se deva usar nesta comparação por razões óbvias. Fora este, uso muito o SMPlayer, com um simples clique, vai buscar as legendas ao opensubtitles sem chatices. Tem também uma opção para ver vídeos do YouTube (bom para aqueles PC’s velhinhos de poucos recursos).
    Só não gosto de uma coisa… O tema padrão… Mas isso é só ir às definições e escolher o “Vista black” e fica com melhor aspecto.
    Fora o kodi… Para mim o melhor. 🙂

  34. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Está instalado em todos os meus pcs e já me acompanha praticamente desde o início da sua existência… é uma pena

  35. Avatar de Joana Barros
    Joana Barros

    quem usa o VLC não precisa de outro

  36. Avatar de RM
    RM

    Potplayer. Muito bom.

  37. Avatar de CM
    CM

    Há anos que uso o MPC-HC, que vem junto com o K-Lite, e enquanto não der problemas vai continuar a rolar.
    Das sugestões apresentadas há algum que tenha comandos de teclado configuráveis como MPC?

  38. Avatar de pedro
    pedro

    Sera que ninguem usa:
    K-Lite Codec Pack Full 13.33

    http://filehippo.com/download_klite_codec_pack/tech/

  39. Avatar de Pedro Fonseca
    Pedro Fonseca

    Sempre usei o VLC. Nunca me deu problemas e lê uma grande variedade de tipos de ficheiros.

  40. Avatar de Sergio
    Sergio

    As pessoas boas deste mundo estão todas a ir aos bocados :'( .. rip Media Classic

  41. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Windows: MPC-HC, VLC, Mirillis Splash, KMPlayer, Kodi
    Linux: VLC, SMPlayer, Clementine, cmus, Rhythmbox, Banshee, Amarok, MPlayer, etc…
    Unix: alguns dos que estejam disponiveis para windows/linux

  42. Avatar de Blob
    Blob

    VLC
    Jet Audio

    Se há melhores? Se calhar…

  43. Avatar de Bob
    Bob

    Irei continuar a usar, até já não funcionar devidamente, seja porque razão for.
    Fizeram um excelente trabalho ao longo dos anos.

  44. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boa tarde,

    Deste lado, uso o ACE Player ( fork do VLC ), mas qd havia um ficheiro mais teimoso, lá me socorria do MPC .

    Abraço

  45. Avatar de Night
    Night

    Para mim o melhor é Ace Player até da para ver filmes directo do torrent sem precisar de sacar.
    Mas tenho tambem o media player classic para ouvir musica por ser mais leve, e vou continuar a usar.

  46. Avatar de José
    José

    “…o Media Player Classic está agora no fim de vinda…”
    Não quer antes dizer “…está no fim de vida…”?

    1. Avatar de Vítor M.

      Exactamente. Obrigado pelo reparo.