Facebook Messenger está disponível para testes

20 Comentários

O Facebook está a tomar as rédeas ao espaço social da Internet. O chat é um pilar desse espaço e os senhores do Facebook sabem disso.

Há umas semanas demos a conhecer os intentos da empresa de Mark Zuckerberg em lançar um cliente messenger para usufruir da sua imensa rede de utilizadores, serão milhões os possíveis intervenientes que poderão impulsionar este novo serviço que entrará em confronto directo com o Messenger da Microsoft e outros serviços IM disponíveis há anos na Internet.




Este serviço tem a particularidade de recorrer ao browser para fazer a autenticação na conta de cada utilizador, dessa forma usufrui do sistema de credenciais seguras que o browser guarda em cada sessão. A estrutura é simples, mostrando uma janela de texto com a foto de perfil de cada utilizador. Em baixo, como podem ver nas imagens, estão disponíveis os separadores por conversa e é dada a indicação da disponibilidade do utilizador, conforme já acontece hoje no serviço via browser.

Como o sistema não traz nada de excedente, o sistema não reclama o peso ou o consumo exagerado de recursos, o que é uma mais valia. Como as conversas estão indexadas à conta de cada utilizador, o histórico ficará guardado no perfil de cada um, tal como já acontece. Da mesma forma, as opções de privacidade são tuteladas pela conta online o que também é uma forma de libertar funções e recursos do cliente instalado no Windows.

anterior próxima

A questão será mesmo a enorme rede de utilizadores e a possível desvinculação do Facebook do Messenger da Microsoft seguindo um caminho isolado e, quem sabe daqui a uns anos, completamente destacado, suportado pela ampla expansão da comunidade online que, ao que tudo indica, em nada saiu beliscada com o aparecimento da rede social da Google.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Facebook Messenger
Homepage: Facebook

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Telmo Neves

    Nem uso muito facebook mas vou experimentar…

  2. Avatar de Nuno Peralta

    Como é que descobriram isto? Não vejo mesmo noutro sítio, mas, de facto, é 100% oficial!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Reconhecimento internacional…noticias em primeira mão 🙂

      1. Avatar de Nuno Peralta

        Muito bem, então 🙂 obrigado pela resposta.

        1. Avatar de Tiago Correia
          Tiago Correia

          Resposta essa que não te deve ter valido de muito mas contactos são contactos 😀

  3. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    por acaso o im é a única parte do facebook que tenho usado ultimamente

  4. Avatar de SexOnaSal

    rolf, acabei de ocultar a barra do chat do face

  5. Avatar de Arthgrafic

    Já uso no telemóvel a algum tempo!!!

  6. Avatar de NelsonBN
    NelsonBN

    e mais uma vez linux fica esquecido…..

    1. Avatar de joni
      joni

      O ubuntu não tem qualquer coisa para interligares-te com o facebook, em que aparece as tuas notificações e os amigos do chat?

    2. Avatar de kekes
      kekes

      :S a ver se eles se lembram depois mais para a frente.

    3. Avatar de psychok7
      psychok7

      epa temos o pidgin/empathy que sao clientes (se bem que na altura em que usei haviam msg que se perdiam)

  7. Avatar de BrunoM
    BrunoM

    o trillian resolve estas cenas

  8. Avatar de Bruno Bastos
    Bruno Bastos

    E até podem usar chat do face como jabber! E assim dá para todas os SO!

    https://www.facebook.com/sitetour/chat.php

    Abraços e Bom Natal a todos!

  9. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Pidgin, Empathy, etc etc sempre dá para estarmos nos chat todos ao mesmo tempo.

  10. Avatar de sky
    sky

    IMO.im é do melhor

  11. Avatar de Duty
    Duty

    Eu só queria conseguir entrar no chat. Á mais de 1 mês que tem sido assim.

    Mas pelos vistos não estão muito preocupados com isso…

    http://www.facebook.com/KnownIssues

  12. Avatar de António Roque
    António Roque

    Muito bom, já só falta a integração com a video chamada, ou já faz também?

  13. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    Já usei mais msn que agora, até sair a mais recente versão que faz com que consigamos integrar a conta de Facebook com a do msn, tenho usado mais frequentemente. A meu ver não me dá o devido jeito uma vez que já faço do uso do chat do Facebook no Messenger não preciso de outra aplicação, e se quiser ver notificações e o resto, sempre posso ir ao browser. 🙂

    Bom Natal.

  14. Avatar de Jorge Geraldes
    Jorge Geraldes

    É pena não se poder enviar ficheiros …..