Eu quero um antivírus gratuito!

120 Comentários

Por incrível que pareça e é bem mais frequente do que julgamos, ainda há muita gente sem antivírus! Duvida? Pois meu caro não duvide. A prova disso tive-a eu esta semana com alguns, sim alguns, computadores do projecto e-escolas lotados de “bicharada”.


De facto não vai faltar trabalho para pessoal de assistência técnica devido a quantidade de portáteis que gravitam nas mãos de utilizadores inexperientes em Portugal e que não sabem lidar com os emigrantes e imigrantes ilegais, os sem abrigo que se apoderam das máquinas dos utilizadores.
Vou fazer um pequeno resumo de alguns antivírus que apresentamos ao longo destes anos de Pplware, na esperança  que ajude alguém neste tipo de situações

  • a-squared Free

Esta suite de segurança é na prática tão eficaz como os seus parceiros gratuitos, faz um varrimento completo ao sistema, procurando variantes de malware. Recolhe dados e processa informação baseada num conhecimento adquirido, protege desde o momento inicial de instalação de uma aplicação e tem protecção em tempo real. Analisa o interior dos ficheiros compactados (ZIP, RAR, CAB, etc.) e apaga malware encontrado.

É simples no seu funcionamento, tendo um comportamento imperceptível quando actua em modo daemon.
– Avaliação: 3/5
Mais informação | Download | Homepage

  • Avast

Avast! Home Edition
O Avast é um antivírus que tem a preferência dos utilizadores mais atentos. E porquê? Esta aplicação para além de certificada pela ICSA Labs tem a mais valia de ser gratuita e fazer o serviço de protecção tão bom ou melhor que algumas soluções pagas.
Anti-spyware incluído, anti-rootkit incluído e forte auto-protecção.
– Avaliação: 3.5/5
Mais informação | Download | Homepage

  • AVG

A nova versão deste excelente antivírus disponibiliza actualizações completamente gratuitas. Esta aplicação protege todos os ficheiros, em execução, abertos ou recebidos de forma eficaz. Protege também os clientes/gestores de e-mail, fazendo um scanning aos anexos, verificando se existe perigosidade à sua chegada e no seu envio…
AVG Resident Shield, AVG E-mail Scanner e monitor de análise de heurística.
– Avaliação: 3.5/5
Mais informação | Download | Homepage

  • Avira

O AntiVir é considerado por algumas pessoas (inclusive por mim) como um dos melhores antivírus gratuitos. O aspecto dele é simples e limpo e tem uma das maiores bases de detecção em relação aos concorrentes, sendo eles gratuitos ou mesmo pagos mas de segunda linha.

Actualização da base de dados (sobre vírus, dealers, worms, trojans entre mais de 220 mil tipos malware) duas vezes por dia, análise de heurística eficaz e leve no seu estado activo.
– Avaliação: 4/5
Mais informação | Download | Homepage

  • BitDefender Free Edition

O BitDefender para além de ser extremamente leve no sistema (de tal forma que mal se “sente”) oferece ainda: varrimento do sistema à procura de vírus e outro malware, permite agendar pesquisa e scanners, permite mudar o interface, colocar ficheiros em quarentena, entre outras funcionalidades presentes também noutros antivírus gratuitos.
Óptimo para sistemas parcos em recursos.
– Avaliação: 3.5/5
Mais informação | Download | Homepage

  • Clamwin

O ClamWin Antivirus é uma aplicação open-source desenhada para combater o flagelo de seu nome Vírus. Este programa é um frontend para o popular ClamAV, muito comum em ambientes UNIX, sobretudo para a verificação de mensagens de correio electrónico.

Não é fantástico, não é a protecção ideal mas combinado com um bom anti-malware pode dar a segurança necessária a utilizadores sensatos. A versão portable poderá estar sempre na sua pendriveUSB de prevenção.
– Avaliação: 2/5
Mais informação | Download | Homepage

  • PC Tools AntiVirus Free Edition

Com o PC Tools AntiVirus Free Edition poderá ter a sua máquina protegida contra os mais nefastos ataques contra a sua máquina. A função desta suite é proteger a sua informação, esta aplicação tem uma aptidão para o defender dos vírus e worms, como o  Netsky, Mytob e MyDoom, em minutos tem as infecções debeladas.

Infecções deste tipo, permitem enfraquecer as estruturas anti-intrusão, colocando a sua máquina e a dos seus amigos e familiares também sob possível contaminação. Tenha cuidado com SPAM e mails duvidosos. Uma das vantagens desta ferramenta é o suporte de milhares de utilizadores no forum da aplicação.
– Avaliação: 2.5/5
Mais informação | Download | Homepage

  • RISING Antivirus Free Edition

Esta aplicação, pouco conhecida, é uma hipótese a ter em consideração, por ser gratuita mas também por ter alguns trunfos na manga.
Nesta versão gratuita do  RISING Antivirus Free Edition, podemos encontrar recursos imprescindíveis numa aplicação de segurança moderna; falo por exemplo da protecção automática com detecção em tempo real. Essa detecção actua nos conteúdos do email, ficheiros transferidos por vários serviços online, protecção aos serviços IM (conversas instantâneas) e todo o tráfego que chega pelos diversos pontos de acesso à máquina.

A ferramenta envolve os principais ficheiros do sistema com uma especial atenção, verificando em que condições esses ficheiros vitais são alterados. O seu consumo é outro ponto a favor, tem consumos de recursos abaixo da media.
– Avaliação: 3/5
Mais informação | Download | Homepage

  • Removal Tools

Pessoalmente, apoio muito do sucesso na recuperação de problemas com vírus, nestas ferramentas de ataque individual. As Removal Tools da Symantec são fantásticas ferramenta, gratuitas e estão (deverão estar) sempre à mão.
– Avaliação: 5/5
Link: Symantec Removal Tools

Por fim, só vos posso deixar este tipo de super protecção. Vá, tenham cuidado com o vosso sistema.

Ficam abertas, nos comentários, sugestões que possam deixar como exemplo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

120

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de racoq
    racoq

    Eu tenho uma solução para isso 😀 Ubuntu 😀

  2. Avatar de Zecalentejano
    Zecalentejano

    HEHEHEEH, SEM ANTIVÍRUS ??? Com antivírus é como é! Sabe lá “deus”!!! Quanto mais…
    Bom post. Didático. Já não há desculpa para não ter antivírus!

  3. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Muito bom trabalho Vítor…

    Eu ainda ontem andei as cabeçadas com uma virose que me alterava o DNS.

    Abraço

  4. Avatar de Nuno A.

    Lá diz a máxima: “O melhor antivírus é o utilizador”!!!!

  5. Avatar de Nuno A.

    Porque é que os meus comentários agora estão sempre a “aguardar moderação”? o.O

  6. Avatar de bertolo

    andei mt tempo sem antivirus nunca tive problema nenhum. avast e o q eu uso ha mais de 5 anos e aconcelho. avg tb e mt bom

  7. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Bom post Vítor!!!

    Por incrivel que pareça ainda há muita gente ( E cada vez mais com esta nova explosão das novas tecnologias) que não usa qualquer suite de segurança nem está consciente do perigo que isso significa tanto para as suas maquinas como para a sua informação.

    Eu costumo dizer a essas pessoas que irem á net sem no minimo ter um anti-virús instalado, é como ir ás “Meninas” sem usar preservativo. 😉

  8. Avatar de Vítor M.

    Nuno A. de facto é estranho!!! Vou ver o que se passa, o akismet meteu no SPAM.

    Só a titulo de curiosidade deixo-vos esta frase:

    Akismet has caught 203,834 spam for you since you first installed it.

  9. Avatar de Nuno

    a-squared Free:

    Já experimentei uma vez, não gostei. Mas… por culpa, talvez, de não o ter explorado como devia ser.

    Avast:
    Um antiviruis que uso há vários anos, só peca por ser um pouco pesado.. Neste momento é o que tenho instalado, mas talvez mude novamente para o Avira.. bem mais leve.

    AVG:
    Não gosto. Quando saltei pela primeira vez para o Avast, foram logo detectados vírus e outras coisas que o AVG não detectava.

    Avira:
    Experimentei há pouco mais de um mês, mas depois de ter formatado o PC instalei o Avast (mas por não ter o ficheiro de instalação do Avira no PC).. Mas gostei bastante. Tal como foi referido no preview, ele está constantemente a fazer actualizações, o que é muito bom. E é muito, muito mais leve que o Avast.
    Vou voltar a instalar, sem dúvida.. ainda por cima depois de ver que leva 4/5. 🙂

    Os restantes, nunca experimentei.

  10. Avatar de Blizard

    Sem anti vírus e firewall não arrisco.
    Mas mesmo mesmo necessário é uma firewall… bem mais que um anti-vírus!

    _
    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  11. Avatar de Rui Garcia
    Rui Garcia

    @racoq

    Juntamente a essa solução junta muitas horas de formação… e um bom Envangelizador de Linux…

    Quanto aos Anti-Virus, tive algum contacto com esses ditos portateis e aos que tive acesso todos com Mcafee Enterprise… parece-me bem! e vocês?

    Cumprimentos,

    Rui Garcia

  12. Avatar de Nuno A.

    @Vítor M.
    Ok, tudo bem!! Pensei que a moderação já me tinha “tomado de ponta” como se diz em ditos populares! 😉

  13. Avatar de avoc03
    avoc03

    pois realmente por incrivel k pareça os portateis do e-escola pelo menos os mais recentes nao vem com kalker tipo de antivirus. nem sequer com uma versao free..
    mas a minha escolha vai para o avast
    embora o avira tambem nao fique atras

  14. Avatar de mavatar
    mavatar

    Já agora aproveite para desmistificar essa ideia, que em Linux e Mac não há virus.

  15. Avatar de racoq
    racoq

    Ainda à pouco estava a Falar com o Vitor relativamente ao Spam, e infelizmente também já afecta o forum. Não há muito que se pode fazer senão estarmos atentos, também depende da compreensão dos leitores do blog, pois como sabem o processo de selecção de spamé automático.

    Penso que o pplware tal como o seu forum está a ser “vitima” da sua própria popularidade.

  16. Avatar de Vítor M.

    Nuno A… não sei a razão mas fazes uma ideia errada de mim 😉 , eu não tenho nem quero ter (dá uma trabalheira descomunal) ter “tomado de ponta” quem quer que seja atenção!

    Tenho uma regra, que deves também ter: respeita para ser respeitado. Só isso. 🙂

  17. Avatar de BigLord

    Uso o AVG há tanto tempo… vale a pena mudar?

    =/

  18. Avatar de João Santos
    João Santos

    Eu nos meus pc’s uso Avast Home Edition e ClamWin…até agora ainda não tive problemas nenhuns…aconselho vivamente…

  19. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Dos anti virus aqui mostrados usei o AVAST, o AVG e agora uso o AVIRA. Gostava do AVAST mas era um pouco pesado, o AVG era mais leve mas não confiava nele, e quando mudei para o AVIRA as minhas suspeitas tinham fundamento pois este detectou bastante porcaria que o AVG não detectava.
    De chamar à atenção que todos eles me foram dados a conhecer por este excelente espaço que é o Pplware.
    ___________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  20. Avatar de Nuno A.

    @Vítor M.
    Eu digo isto porque está sempre no “aguardar moderação”. Como dantes não me aparecia isto eu imediatamente deduzo que fui “tomado de ponta”!!! 😀
    Mas já que é erro do sistema, melhor para mim!!! 😀

  21. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    otimo post bem interrssante e util p\ novatos que sequer tem antivirus ou tem duvidas sobre qual optar

  22. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Usei por muito tempo um anti-virus que não vejo referenciado em quase parte nenhuma e ainda por cima é gratuito. Na minha opinião é 5 estrelas. O que me dizem deste anti-virus?
    McAfee® VirusScan Plus — Special edition from AOL http://daol.aol.com/security/virusscan-plus

  23. Avatar de jorge quintino
    jorge quintino

    antivirus ???

    ubuntu, sem preocupações .

  24. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    @ racoq
    concordo plenamente que essa é a melhor solução lol

    em Windows antes usava o avg mas é muito pesado.. agora uso o Avira que tanto falavam bem por estas bandas e realmente dão 4/5 e gosto bem mais.

    @BigLord
    Muda para o Avira que vale bem a pena

    o ClamWin instalei num pcs duma empresa dum amigo meu e não pode usar os outros anti virus porque as licenças não permitem o uso em ambientes comerciais. Como este é open source é único que pode ser usado sem pagar nada…(pelo menos que eu saiba) e dá bem conta do recado

  25. Avatar de Starkiller
    Starkiller

    Bom artigo

    gosto bastante destes estilo “best free”

    já fizeram algum para firewalls?

  26. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O meu antivirus é o melhor de todos… EU lolol! n tenho antivirus, nem firewall, e n tenho qualquer tipo de problemas com virus. Basta ter 2 dedinhos de testa e saber o k se pode ver ou nao…

  27. Avatar de Vítor M.

    João Santos não vou sequer dizer o contrario, mas provavelmente… repito, provavelmente se instalares um antivírus “melhor” ele vai encontrar “coisas estranhas” que desconheces existir no teu PC!!!

    Falo de trojans, posso estar enganado mas… deves ter algumas colónias vindas das pensUSB 😉

    BigLord na minha opinião o AVG não é dos mais fiáveis e é um pouco guloso 😉

  28. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Todas as experiências de por o avast no computador de alguém são más, porque eu sou daqueles que nao precisa de antivirus por enquanto.

  29. Avatar de rdsu
    rdsu

    O “a-squared Free”, “BitDefender Free Edition” e o “ClamWin” NÃO TÊM on-access real-time scanner, Só on-demand.
    O “ClamWin” tem só para o email…

    O “AntiVir Free” e “PC Tools AntiVirus Free Edition” NÃO TEM protecção para Spyware.

  30. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    Eu uso o Antivir… Usava o AVG, e incrivelmente a certa altura ele começou a entender o user32.dll como virus… Inicialmente pensei que o problema fosse meu, ou algo que tinha feito, mas depois tive de “socorrer” a maior parte dos meus amigos, que tinham o AVG instalado… Solução, re-instalar o Sistema Operativo.

    Desde que uso o Antivir, ainda não tive nenhum problema.

    Excelente Post Vitor… De facto o programa e-escolas fez com que as empresas de serviços informáticos ganhassem “novos” clientes.

    Cumps.

  31. Avatar de Bruno Bernardino

    Bem, eu no Windows tenho o AVG, mas pelo que estou a ver… há umas queixas preocupantes… hei-de experimentar outro…

  32. Avatar de Edilson

    É de admirar que alguém utilize um PC sem qualquer proteção, ainda mais nos últimos tempos com virus cada vez mais elaborados e poderosos. A melhor proteção é manter o PC sempre atualizado, não instalar programas suspeitos, nem abrir e-mails duvidosos por pura curiosidade e sair clicando em qualquer links sem a detida atenção. Já usei diversos anti-virus, entre eles Avast, AVG e Avira, atualmente utilizo o Comodo Internet Security, Firewall e Antivirus integrados e só precisa apenas de 64 MB RAM e 70 MB de espaço em disco. Além disso possui proteção residente e atualizações automáticas e constantes, e licença permanente. Ah só pra lembrar, linux e MacOS também são sucetiveis a vírus e possuem brechas de segurança e também dependem de configuração e mecanismos de segurança. A melhor proteção quem faz é o utilizador!

    Cumprimentos,

    Edilson Caldas

  33. Avatar de André T.
    André T.

    @mavatar, não há vírus algum para Mac OS, Linux ou qualquer outro sistema operativo baseado em UNIX; o que há e em relativa grande quantidade são cavalos de tróia (pelo menos para Mac existem alguns).

    @Ricardo, concordo que o utilizador é em grande parte o problema pois se for uma pessoa informada e racional, sabe muito bem o que deve ver e o que não deve ver para se manter relativamente seguro. Mas, por outro lado, mesmo que sejamos pessoas atentas, devemos pensar que possuir um bom software anti-malware, grátis ou pago, é uma grande ajuda na nossa segurança virtual e também por uma questão de amizade e não passar viroses para os nossos amigos. 😀 😉

  34. Avatar de Vítor M.

    Um dos comentários que destaco é o do rdsu, a minha avaliação nunca teria um 5/5 pela falta de alguns dos argumentos por ele apresentados.

    Acho que o comentário complementa o post, obrigado rdsu.

    Um das razões porque prefiro “pagar” para ter um bom sistema se segurança, é pela globalidade de ferramentas que esses produtos apresentam.

    Mas claro, se instalarem o Avira e o spybot, por exemplo, ficam com um sistema, digamos, mais ou menos seguro.

    Se é um utilizador de risco, que frequenta determinados sites sobejamente conhecidos, então estes produtos não o garantem, nenhum consegue ser estanque, logo mais tarde ou mais cedo terá problemas.

    Em termos de Firewall a do Windows peca por ter poucas opções de configuração, de resto é muito segura.

    Deixo um desafio a quem quiser participar no Pplware, que tal apresentarem desta vez, um post com um comparativo de Firewalls?

    Fica o repto.

  35. Avatar de marcio   rio de janeiro r j
    marcio rio de janeiro r j

    Tinha uma versão paga de um conhecido antivirus de primeira linha, porém, num ataque de virus e outros malwares, o antivirus travou e tive que desinstalá-lo, nem o CD original ajudou. Como consequência dos virus, o micro não rodava arquivos .EXE de qualquer outro antivirus( pode ter impedido também, o meu antivirus) prejudicando ainda outros softwares de funcionamento.Mesmo online não resolvia o problema, exceto, dois programas TRIAL que baixei/ instalei e salvaram a minha máquina, não perdi nenhum arquivo anterior: antivirus QUICK HEAL e o TROJAN REMOVER 6.7.5. Fica o registro para quem precisar.

  36. Avatar de tukermind
    tukermind

    Exprimentem o AVIRA e supreendam se….
    Vão ver que merece a pena!!

  37. Avatar de Hugo Pereira
    Hugo Pereira

    Já viram o CIS (Comodo Internet Security) ?

    Aconselho a verem este excelente produto, pois é muito completo e arrisco dizer “é melhor do que todos os que foram indicados no tópico”.

    E gratuito.

    http://www.comodo.com

  38. Avatar de Jean Santos
    Jean Santos

    Eu tenho uma teoria muito vincada sobre aplicações de protecção…

    Querem saber qual é?
    É tudo uma treta!

    Do que viveriam os programadores deste tipo de aplicações se existisse uma aplicação 100% viável? Acabaria o lucro, logo, a minha teoria é a seguinte:

    Os programadores de Software de Protecção são que criam Vírus e tudo o resto.

    Para termos software de protecção temos que pagar o mesmo anualmente, nalguns casos… Que sentido isto faz? Nenhum!

    Não uso firewall senão a do Windows nem uso Antivírus.

    Tenho o cuidado de instalar apenas o que necessito certificando-me que é seguro.

    Testes de aplicações são feitos em máquinas virtuais.

    Uso o CCleaner para uma limpeza regular, nada mais.

    Com tudo isto resumo:
    Problemas = 0

    Cumprimentos.

  39. Avatar de FJCOLIVEIRA
    FJCOLIVEIRA

    Bom post Victor!”

    Depois de usar muito tempo o avira com uma firewall tb free, migrei de vez, pagando, para Avira Premium Security Suite.
    Já lá vão uns anos, e não me arrependi.
    Aconselho vivamente o Avira free. Pois recentemente num portátil onde instalei o avg, por não ter á mão o avira, tive problemas muito complicados de resolver.
    Como diz um futeblista famoso: primeiro Avira, segundo Avira, terceiro Avira.

    Continuem como vosso excelente trabalho.

  40. Avatar de racoq
    racoq

    @Rui Garcia

    E? Mesmo assim é sempre melhor. Deves ser daqueles que gostam Pagar licenças a empresas de fabricantes de Anti-Virus, algo que não deverias ter que fazê-lo pois é algo que a microsoft deveria se responsabilizar pelos virus e Spywares que existem. Ou pior deves gostar de ter virus no PC.

    Não preciso de ir tão Longe falando de Linux, o Mac é a mesma coisa

  41. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    antivirus uso o nod32, pra mim e o melhor de todos.
    uso tambem a firewall da COMODO, e muito boa, aconselho a quem precisar de uma..

  42. Avatar de Felippe
    Felippe

    eu uso e recomendo o Avira

  43. Avatar de PCdudePT
    PCdudePT

    Vitor M.,
    Mais um excelente artigo do Pplware.
    Tenho alguns computadores onde está instalado o AVG e até agora não reparei em problemas, mas depois do que aqui li acho que vou desinstalar o AVG e optar pelo Avira, sempre fico mais descansado.
    No meu caso, utilizo o Kaspersky porque tenho usado promoções de chaves para teste gratuito durante 180 dias + 100 dias, mas quando acabar vou instalar o Avira.
    Cumprimentos.

  44. Avatar de Joaquim Costa (PortugaRS)
    Joaquim Costa (PortugaRS)

    Bom artigo Victor.

    Mas gostaria de informar a todos que existe uma solução de antí-virus baseado no engine do Clamav do Linux e bem melhor que o ClamWin que foi referido. É o MoonAV (Moon Secure Antivirus).

    O MoonAV tem a vantagem em relação ao CamWin que é possuir um Active Shield (residente em memória).

    Tem outra vantagem que é a possibilidade de se instalar em sistemas de rede Windows (2000, 2003). Ao contrário da maioria dos anti-vírus free que não rodam em sistemas de rede.

    O Site do projeto é:
    http://www.moonsecure.com/
    e
    http://sourceforge.net/projects/moonav/

  45. Avatar de B80
    B80

    Juntando a cada um desses o spybot, e o hijackthis para obter logs sobre possieis infecções e temos um sistema praticamente fullproof.

  46. Avatar de rdsu
    rdsu

    @Vítor M.

    De nada 😉

    @Todos

    Normalmente os utilizadores não sabem, ou não querem saber, como se devem proteger, e pensam que os AntiVirus, AntiMalware’s, AntiSpyware’s, Firewall’s, HIP’s, etc., os protegem, mas isso é possível devido ao número de infecções e falhas de segurança que existem…

    Existem coisas simples que todos os utilizadores deviam saber e fazer e isso faz parte do senso comum, e esta é a principal forma de protecção. Procurei algo sobre isto agora: http://billmullins.wordpress.com/2008/11/29/common-sense-tips-to-avoid-malware-infections/

    Na web podem procurar 1001 sites de informação, mas deixo aqui este que tem informação suficiente para começar, e com excelentes freeware’s: http://www.elitekiller.com/malware.htm

    Fiquem bem e seguros 😛

  47. Avatar de vitor silva
    vitor silva

    já testei tdos menos o primeiro.. o avira é mt bom, e leve.. e o rising parece daqueles soft´s falsos.. mas a interface está brutal..

  48. Avatar de vitor silva
    vitor silva

    ya o spybot tambem está por aqui..

  49. Avatar de rdsu
    rdsu

    No post anterior queria dizer que era IMPOSSÌVEL, em vez de possível, que todos estes programas nos protegam a 100%…

  50. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    @offtopic

    Updates:
    Nero 9.2.6.0
    Windows live 2009 RC

  51. Avatar de Tiago Almeida
    Tiago Almeida

    OFF TOPIC.:
    Alguém sabe se existe um programa que quando meteres cada cd/dvd no pc ele faz uma copia do seu conteúdo para o disco rígido?
    Sei que existe esse programa para fazer isso para pen drive usb, mas o que eu queria era mesmo para cd’s/dvd’s.

  52. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Caro Vítor,

    Será possível arranjar um bom filtro anti spam ou algo de genero, pois tenho uma conta que recebe uns 20 emails de spam diários e não queria ter de mudar de endereço!?

    Obrigado

  53. Avatar de Dusac
    Dusac

    Alguém falou no Commodo…acho que é de experimentar! E é gratuito não só para utilizadores particulares..

    Boas festas a todos, obrigado pelo excelente PLLWARE!

  54. Avatar de Nuno Peralta

    Eu uso Windows Vista e não tenho antivirus….

    Até agora não tive nenhum problema :S

  55. Avatar de Edilson

    @Bernardo,

    Tenta o Spamihilator, é free tem vários Plugins e Add-Ons, utilizei durante algum tento e é muito bom

    http://www.spamihilator.com/

  56. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Antes de mais, obrigado pelo post.
    Dos que conheço sem dúvida que acho o Avira o nelhor. Tem a vantagem de não se “incomodar” se já houver outro AV instalado.
    Para quem nunca utilizou, pode instalar “por cima do outro” e depois digam de sua justiça! Porque isto dizer que tenho um AV e nunca tive problemas, nao quer dizer nada; “eles” podem estar no sistema e eu pensar que está tudo bem;
    Exemplo: tenho o Kis e o Avira no mesmo sistema, e não afirmo que esteja totalmente limpo.

  57. Avatar de Vítor M.

    Bernardo pessoalmente, prefiro filtrar o spam pelo Gmail.

    Nada como ter uma ou várias contas do Gmail ou ter uma que receba de outras, mesmo as outras não sendo do Gmail e deixar o filtro do Google actuar.

    Não é perfeito esse filtro, mas no meu entender é dos melhores.

    Depois basta denunciar spam quando alguma mensagem passar.

    Com o tempo terá o seu email mais limpo e filtrado. É a minha actual forma de trabalhar.

  58. Avatar de Warlem
    Warlem

    Bom, olá Srs… ja uso a cerca de uns 2 anos o AVAST, confesso que até hoje ainda naum me mostrou problemas… porém, confesso que fiquei bem interessado no AVIRA pelo comentarios que aqui são feitos e em outros foruns tambem. o uso o AVAST tanto em meu computador pessoal quanto em minha empresa… mas, agora vou testar o Avira… o que me dizem?

  59. Avatar de Vítor M.

    Warlem atenção ao uso comercial destas versões, pois são apenas gratuitas para uso doméstico!

    Quanto ao AVAST vs Avira… as diferenças são algumas e só com a utilização é que notamos progressivamente a qualidade de um e de outro.

    Testa e depois diz-nos a tua opinião.

  60. Avatar de LuisFIlipe
    LuisFIlipe

    Não concordo com a 1ª parte do post;
    Comigo nunca tive problemas com o meu pc da e-escolas, basta ter as actualizações automáticas do windows ligadas, tudo o resto é treta;
    é k ja pensaram k mal sai um virus logo tem soluçao, deduzo que são essas propias empresas a desenvolver o virus.
    Quanto ao resto do post, penso k ta fixe;

  61. Avatar de Miguel Machado

    Bom post!

    Já agora a maquina que aparece na foto, dispensa antivirus 😛

  62. Avatar de emannxx
    emannxx

    Não sei porque, não confio no Avira free, eu tenho o Avira Premium, que comprei em Janeiro, e tem muitas mais funções que o free!

    por exemplo:
    O Premium tem a tal funçao WebGuard, em que quando abro um site, ele deteta o virus e dame a escolher o que quero fazer.
    No free isto ja nao acontece certo?, so depois de o virus ter entrado po PC é que ele é detectado, ou nao.

    Enfim, o que eu quero saber é se mal eu abro o site ou fasso um download de um ficheiro com virus, se ele o deteta logo ou tenho que fazer um scan?

    Cumps

  63. Avatar de golfinho27
    golfinho27

    Vou exprimentar o Comodo Internet Security espero que melhor que o Avg e Avast

  64. Avatar de manu
    manu

    Eu gosto de avira e avast dentro dos livres..

    Avast danifica ficheiros no entanto…

    quanto ao AVG so tenho uma coisa a dizer… que deus abençoe quem o usa… porque eu nao o uso nem que seja a ultima coisa que exista na internet…
    Farto-me de arranjar pcs com esse “antivirus” instalado… no meu nao entra de certeza…

    eu uso o pacote completa da trend micro… trend micro internet security pro 2009… que é o melhor all-arounder para a revista pcmagazine..
    Aki vai link da review excelente que eles fizeram à uns dias, dos principais packs de segurança na net.

    http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2333444,00.asp

  65. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Bom Post !

    Boas ideias as avaliações.

  66. Avatar de UKN
    UKN

    Uso o XP + AVG Free num desktop onde tinha o Avast Pro, que me deixou passar um em agosto. O AVG Free resolveu o problema e ficou. O problema foi devido a ter metido uma PenDisk num pc infectado e eu fiquei a conhecer estas actividades virais desse modo. O AVG Free não me parece de todo pesado contrariamente ao que já vi comentado em sites que faziam comparação.

    Uso o XP + Avira Free num portátil mais velhote que tenho e NUNCA tive problemas com ele (até à data). Recomendo-o porque sempre me pareceu extremamente leve e quando algum adware ou semelhante aparecia dos pop-ups ele bloqueava logo.

    Em ambos os casos uso o Blackice firewall plus (non free).

    Tenho ainda outro portatil onde tenho o Windows Vista e o Ubuntu, e em ambos os casos não tenho anti-virus nem firewall (só a do windows) por … falta de tempo … Aquilo só ainda tem o vista porque não tive tempo de o substituir pelo XP, ou porque … ainda não tive tempo para o adaptar às minhas necessidades (se bem que as mariquices foram logo desligadas, e o windows não é o de origem que esse foi logo pelos esgotos, que já trazia “malware” de fábrica quanto baste).

    De removal tools aconselho tambem o Kaspersky Malware Removal ou lá o que é, e o Norman Malware Cleaner.

    Já agora alguém já usou o PC Tools Firewall Plus v5.x FREE ?!
    Cheguei a fazer testes e pareceu-me detectar algumas intrusões com sucesso …
    Em todo o caso a minha referência em Firewalls Frees é a Comodo.

  67. Avatar de Bruno
    Bruno

    …e viva o linux \o/

  68. Avatar de Miguel Pedruco
    Miguel Pedruco

    Eu uso o Avira Premium Suite (ofereceram-me um licença válida por dois anos no site oficial) e não tenho nada a dizer, fantástico 🙂

    No EEEPC utilizo o Avira Free, Comodo Firewall e Spyware Terminator e não tenho problemas nenhuns, além de que tenho o controlo total do PC (digo eu… lol).

    Só não percebi porque é que a avaliação do AVG é igual à do Avast –‘
    (só se for pela suposta quantidade de ferramentas que tem…)

    Como diria um dos colegas “Usar o AVG nunca. Nem que fosse o último anti-vírus” à face da Terra 🙂

  69. Avatar de ze gato
    ze gato

    E o TREND MICRO alguem conheçe?

    São os recomendados pela Microsoft, na empresa tenho esse e no portatil tambem, mas nao acho que seja grande coisa….. alguem tem alguma opiniao formada em relação a este!

    Não e free

  70. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    Esta “guerra” de virús e anti-virús é muito semelhante à “guerra” entre a caspa e os produtos anti-caspa. Um não vive sem o outro!
    É tudo uma questão de bem usar a cabeça… 😉

  71. Avatar de paulo ferreira
    paulo ferreira

    avira é o melhor

  72. Avatar de Vítor M.

    Lápis Azul por falares em caspa:
    http://www.iantivirus.com/
    E para ninguém ficar triste aqui vai:
    http://www.avast.com/eng/download-avast-for-linux-edition.html

    Usar a cabeça estavas a pensar nisto?

  73. Avatar de Bruno Bernardino

    Eu uso o AVG há bastante tempo e nunca me deu problemas (vai daí, também não uso o Windows assim tanto… é uma vez por mês ou assim e quando é!), no entanto, vou experimentar o AntiVir e ver se realmente estava a deixar passar alguma coisa ao lado, dou já novidades daqui a pouco 🙂

  74. Avatar de Rui Falcão

    Resposta ao nº 32 Sr. Moreira..

    De facto o AVG rebentava o user32.dll, mas a solução que apresenta (reinstalar o windows) nem sei que lhe diga. E se repusesse o ficheiro em questão? não??

    🙂

    http://littlebloguito.blogspot.com/

  75. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    Eu também não uso antivirus…

    …Oh wait! Linux user here!

    Nem sei como é que o AVG recebeu 3,5, não se compara ao Avast! na minha opinião… Um antivirus que detecta os ficheiros de sistema como falsos positivos não merece uma nota dessas.

  76. Avatar de Bruno Santos

    C.O.M.O.D.O, antivírus, firewall, backup, free para uso pessoal e empresarial.

  77. Avatar de Hugo
    Hugo

    Quem quiser um anti virus free para uso comercial use o COMODO ou então o Clam AV integrado no Spyware Terminator.

  78. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    @Vítor M.
    Exactamente, deve usar-se sempre uma boa protecção! Previne o contágio de viroses várias assim como downloads inopinados… 😉

    Não perdoas nada tu…

  79. Avatar de bruno
    bruno

    Como eu disse… Avira o melhor Antivirus Livre : )

    E nao falhei : )

  80. Avatar de Roberto
    Roberto

    Já fiz um teste em ir na net sem antivírus (desactivado) mas com boa firewall e antispyware e nada aconteceu. Depende dos mares navegados. Ou de sorte.

  81. Avatar de Roberto
    Roberto

    Uso o Avira e sempre altero as protecções para máxima. Nunca deixe default, básica. Dizem que assim o Avira fica mais lento. Mais lento, não, mais protegido.

  82. Avatar de Cláudio O.
    Cláudio O.

    Desistalei o Avast e instalei o Avira. Vamos ver.

  83. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    Este artigo tem uma falha monumental: não inclui o melhor de todos os gratuitos que é o CIS da Comodo. É o melhor, é gratuito, pode ser usado em ambiente comercial (aliás é o unico gratuito para tal juntamente com o Pc tools … escolas incluídas).
    E quando digo versão gratuita não estou a falar de limitada. É completo sem qualquer limitação.
    A empresa COMODO é lider de mercado na segurança de sites e certificação de aplicações (pelo que o negócio floresce) e oferece ainda aplicações associadas: Firewal, Registry defrag, Antimalware, etc, etc. Sem analisar este antivirus a pontuação está errada pois o AVIR leva baile do CIS.

    Quanto a notas dadas aos antivirus acho que deviam ter evitado isso pois é perigoso. Avaliar software implica instalar todos e comparar minimamente em ambiente controlado. Depois também seria necessário comparar o comparável. Assim dão-se notas ao sabor das circunstâncias.
    Pelo texto percebe-se bem que quem escreveu não os testou todos (acho até que alguns nunca os viu a funcionar), sendo que nesses casos as descrições são apenas traduções dos respectivos sites.
    Digo isto porque os testei a todos no mês passado para tomar uma decisão para implantação em ambiente real e instalações escolares e posso dizer claramente que o Comodo é o melhor. E é o que eu uso!
    Já agora se o Pctools merecia melhor nota certamente!

    Já agora o Clam não devia estar aqui neste artigo: não é um antivirus em real time, apenas um antivirus manual On demmand. É certo que com outra aplicação pode ser real time (Winpooch http://winpooch.free.fr/page/home.php?lang=en&page=home ) … mas não o é por si só e estar na lista é ilusório (há mais para competir com ele como o Dr.Web CureIt http://www.freedrweb.com/cureit/ !)

    Faltou ainda falar de:
    ThreatFire AntiVirus Free Edition – http://www.threatfire.com/

    Já agora ficam aqui dois links para terem debaixo de olho:
    O AV opensource que tem andado um pouco parado mas prometem agora voltar em 2009 a todo o gás: Moon Secure AV – http://www.moonsecure.com/

    Este anda mesmo parado: http://www.openantivirus.org/

  84. Avatar de Helder
    Helder

    Caro Vitor,
    Parabéns pelo post!

    Adquiri à pouco tempo um macbook, e queria saber de um site ou tuturial, blog, etc, a explicar um pouco como devo proteger o mac os, firewall, antivirus… etc..

    Pode dar-me umas dicas?

    Abraço!

  85. Avatar de André

    “Por incrível que pareça e é bem mais frequente do que julgamos, ainda há muita gente sem antivírus!”

    Como alguém disse o melhor anti-virus é o utilizador, não uso anti-virus e nunca apanhei virus nenhum. Não vou ser eu a instalar tretas para pesar no sistema. Mas há pessoas que parece que têm íman aos vírus.

  86. Avatar de Vítor M.

    Paulo Pereira não tem qualquer falha o post. De facto e propositadamente, não falei no COMODO, mas por outra razão.

    Os outros que falaste na realidade não os conheço, nunca os utilizei é por essa razão que deixo no final do post, como podes ver, a porta entre aberta para aparecerem os comentários a complementar o post 😉

    Obrigado desde já.

    Do COMODO falamos mais tarde.

  87. Avatar de Flecha
    Flecha

    Eu também uso o COMODO Internet Security e não tenho problemas, nem sequer tentativas de intrusão.
    E como o Comodo tem também, gratuito, o software de Backup, de Anti-spayware, etc…

  88. Avatar de rdsu
    rdsu

    @Paulo Pereira

    O Comodo AV ainda tem uma detecção muito fraca, e por isso ainda não pode ser recomendado. E sinceramente não vejo que o venha a ser nos próximos tempos, porque a criação de um excelente AV é muito diferente da criação uma excelente Firewall…

    @André

    Como é que podes ter tanta certeza que a tua privacidade ou segurança nunca foi afectada? Ninguém o pode dizer!

  89. Avatar de Valério Vaz

    O meu antivirus chama-se MAC OS

  90. Avatar de Voyager

    Lolol esta gente de Linux ás vezes é tão ridícula..

  91. Avatar de Bicancas
    Bicancas

    Avast e Spybot instalados ao mesmo tempo e muito cuidado ao visitar certos sites.

  92. Avatar de Bruno Bernardino

    @Voyager

    Se me permites, sugiro-te algo semelhante a isto: http://www.pplware.com/2008/12/17/emesene-com-corrector-ortografico/

    pois diz-se “às vezes” e não “ás vezes”.

    Exemplo: “Às vezes há comentários tão desnecessários e deprimentes…” (as reticências também são 3 pontos e não 2 apenas).

  93. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    @Helder

    Não te preocupes com o teu Mac.
    Não necessita de nehuma protecção além da que trás de origem.

  94. Avatar de Euqrop
    Euqrop

    Uma duvida/sugestão !!
    estes antivirus são free mais qual deles (se é que algum) se pode usar num ambiente empresarial.

  95. Avatar de and
    and

    alguém me recomenda um antivírus e uma firewall eficazes mas k consomem pouco a maquina??

  96. Avatar de Joaquim Costa (PortugaRS)
    Joaquim Costa (PortugaRS)

    Continuando e respondendo para aqueles que procuram um anti-vírus que seja:

    – Gratuito
    – Eficiente
    – Exige Poucos Recursos
    – Pode ser usado em Empresas
    – Pode rodar em Servidores

    Segue abaixo a dica, que já tinha postado antes.

    Existe uma solução de antí-virus baseado no engine do Clamav do Linux e bem melhor que o ClamWin que foi referido. É o MoonAV (Moon Secure Antivirus).

    O MoonAV tem a vantagem em relação ao CamWin que é possuir um Active Shield (residente em memória).

    Tem outra vantagem que é a possibilidade de se instalar em sistemas de rede Windows (2000, 2003). Ao contrário da maioria dos anti-vírus free que não rodam em sistemas de rede.

    O Site do projeto é:
    http://www.moonsecure.com/
    e
    http://sourceforge.net/projects/moonav/

  97. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Mais um voto para COMODO Internet Security!!

    – Grátis
    – Firewall + Antivírus
    – Leve
    – Eficaz
    – Organizado
    – Eye Candy

  98. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    VítorM e Paulo Pereira e a todos os colaboradores deste grande pplware,
    Não será possível criarem em sintonia um artigo onde todos os leitores fieis ao pplware pudessem ser esclarecidos, sobre as vantagens e desvantagens, características, funções, entre licenças pagas e freewares, bem como ferramentas que trabalhem juntas???
    E onde as opiniões e as escolhas sejam justificadas tecnicamente e não porque a interface e mais bonita e porque é mais pesada ou mais leve, deixando as banalidades de lado e postar o que realmente é importante, a segurança!
    Fica em aberto este desafio a todos….

  99. Avatar de Vítor M.

    Helder Coelho este primeiro artigo, seria para filtrar, agora já com alguns dados analisados, vamos seguir para um segundo post.

    Convidava, desde já o Paulo Pereira para o escrever, vou entrar em contacto com o Paulo para alinhavar o post, provavelmente será boa ideia conjugar ideias.

    Mas tenho algo também para “oferecer” 😉 ou pelo menos vou propor uma ideia a uma empresa.

  100. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Com a colaboração, experiência e conhecimentos de todos, ficará este assunto resolvido e deixando depois ao critério de cada um a escolha final.
    Obrigado VitorM, por estar sempre atento.
    E ao Paulo Ferreira, que tenha em consideração e ajude na elaboração.

  101. Avatar de LuXyUz
    LuXyUz

    Pessoalmente acho que isto dos antivírus é uma preferência

    Uns gostam mais deste, outros daquele…

    Eu uso o AVG, não por ser o melhor, mas porque é fácil para mim de configurar às minhas necessidades e nunca me deixou ficar mal.

    É normal que uns antivírus tenham uma base de dados maior que outros ou que ainda possam estar em actualização…alguns antivírus passam-se com ficheiros inofensivos como keygens ou afins…é uma questão de que uso dão ao vosso pc.

    Quanto a fazer scans e assim uso Spybot – Search & Destroy para retirar coisas que não deveriam estar alojadas na maquina

  102. Avatar de Lãzudo
    Lãzudo

    AVIRA ANTIVIR RULEZZZ!!!

  103. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Hoje chegou-me cá um amigo meu a casa, aflito logo pela manhã com o computador cheio de vírus. Não conseguia abrir nenhuma pasta nem aceder a nenhum ficheiro. Simplsmente desaparecia tudo e o computador reiniciava.
    “Anti-Vírus”: AVG Free.

    Pode até ser coincidência, mas já tratei de muitos pc’s de amigos com viroses e todos eles tinham o AVG free edition.

  104. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    @Miguel Guerra … etá descansado que se tivessem outro antivirus acontecia a mesma coisa. Não existem antivirus à prova de dummies. O problema nas falhas dos antivirus é quase sempre da pessoa que os utiliza. Olha só este exemplo bem recente: a pessoa mete uma pen num computador público para mostrar um documento… o Antivirus detecta o bichinho e surge uma mensagem de alerta de possível problema ou coisa no género (acho que era era um trojan). Em vez de permitir limpar conforme sugerido pelo falante antivirus… a atitude da pessoa foi carregar em NÃO … e nas suas palavras sábias (em resposta a um ataque de histeria de quem assistia) “agora não tenho tempo para isso”.
    Lindo não? … uma pérola!!
    Não há quem resista, nem o melhor antivirus…!

  105. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Paulo Pereira, colabora com o VítorM e ajuda a esclarece o pplware, não só na escolha do software, bem como a sua configuração e utilização.
    Pareces ser um pessoa instruída, com bons conhecimentos e com experiência.

  106. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    @Helder Coelho … não me estou a fazer de rogado e já disse noutro tópico que enviarei um ou outro artigo quando se justificarem pelas novidades. Mas agora o tempo está para outro projecto. Por enquanto colaboro apenas com comentários e o site não anda nada mal, muito pelo contrário!
    Sobre os antivirus já apontei aqui várias coisas.

    @Euqrop antivirus gratuitos para uso em empresas só existem dois: o CIS comodo e o PC tools . Os links estão acima.
    Quanto ao MoonAV não o considero ainda uma solução para tal. A sua base de criadores está quase parada e isso não pode acontecer a um antivirus. Prometem voltar em 2009 como já indiquei mas pouco mais.
    Um antivirus precisa de uma empresa que coloque o pescoço em risco se ele falhar. Garanto que a Comodo tem mais a perder se o antivirus ou a firewall falhar num dia do que a microsoft por causa de alguma falha de segurança. Podem não conhecer mas em termos de segurança muitos dos ficheiros de programas que instalam no vosso computador tem lá uma linha de garantia: “assinado pela Comodo como válido”

    @rdsu
    O nascimento do CIS Comodo não foi assim do pé para a mão… tem muito tempo de gestação embora surja ao público como muito recente (ainda mal aparece nos relatórios de comparação!!) isto para a versão 3.5 que é a versão que interessa e que faz a imagem pública.
    O seu único defeito é a sua virtude: não serve para utilizadores inexperientes em informática pois passa o tempo a dar indicações do que está a acontecer no computador de suspeito (se não for configurado para learn mode). O Pctools não é melhor nisto !!
    Para certos utilizadores o Antivirus não pode aparecer… mas para outros como eu o antivirus tem de estar “debaixo de olho”!
    Ah e falta a heurística… no CIS estará previsto para inícios de 2009

    E quanto a base de detecção é um conceito muito singular. Há quem detecte cookies instalados (mas não os impede de serem instalados) e depois diga que é uma possível vulnerabilidade e por isso tem capacidade para detectar mais um. Alguns relatórios de detecção são uma banhada (é um produto, tem de ser vendido, cada um quer mostrar mais perigos que o vizinho, etc)

    O Comodo trabalha em duas camadas: Defense+ (HIPS) como protecção primeiro nível de anti malware e a segundo nível a detecção do AV. Assim o AV não precisa de ter muito trabalho e pode ser leve.

    Ficam uns vídeos:
    https://forums.comodo.com/feedbackcommentsannouncementsnews_cis/video_review_of_comodo_internet_security_how_to_use_it-t31198.0.html

  107. Avatar de rdsu
    rdsu

    @Paulo Pereira,

    O Comodo AV usa white and black list, e eu estou a referir-me à última, ou seja, ás assinatura de virus.

    Neste campo o Comodo AV ainda é muito fraco, e por isso não aconcelho a sua actualização. E só porque tem HIPS não implica que o AV não tenha de ser excelente, porque o programa deve ajudar o utilizador e não o contrário!

    O uso de HIPS tem virtudes, mas também tem defeitos, e para mim o principal defeito é o de alertar para tudo, mesmo que o acto não seja potencialmente maligno. Eu sou um utilizador experiente, mas acho que este tipo de protecção é um exagero, mas para quem gosta de viver com isso…

    Pessoalmente prefiro o uso de Behavioral Blockers, como o ThreatFire, ou então só algumas funcionalidades do Defense+ da Comodo, mas nunca todas…

    A Comodo Firewall começou por ser um programa muito simples de usar, em que um utilizador normal a podia usar, mas agora os developers parece que se esqueçeram disso, embora se possa configurar quase tudo…

    Mas ainda bem que existe a Comodo para nos dar produtos gratuítos tão bons ou melhor que os a pagar… 🙂

  108. Avatar de Putonokia
    Putonokia

    concordo planamente com o “racoq” o ubunto uma das distribuições do linux e e bom por essas razoes! apezar de já ter tido um computador em mãos com o mandrava ke tava mt subcarregado e o cliente disse k tinha apanhado um virus!!!

    eu axei um poco aldrabice mas o k se passava era k o disco tava repartido com o XP e não havia anti-virus mas la a mulherzinha penso k o linux apanha virus!!!

    referindo-me aus anti-virus eu pessoalmente tenho o fectis pelo Avast eu uso esse ele proprio me faz apdeits e gosto imenso dele!!! so tenho k 12 em 12 meses pedir uma nova senha e ta andar!!! o virus são todos barrados a entrada da nha discoteca onde não se bebe nada!!! e claru que so um anti-virus não xega para protcção dum pc, pk kualker pessoa entra noutro pc se õ pc não tiver passe e não for mudada com frequencia!!! já com os comando bazicos do linux e mesma coisa entra-se msm sem a pessoa dar conta!!! uma dica para noz aki k ng nos ouve!!! uma firewall secundaria num pc da mt geito!!! tentem la agora entrar na privacidade de kem a usa!!! so um bom “Hacker” e k as ultrapassa mas para isso já lhe dificultão a vida!!!

    com os melhores cumprimentos: Putonokia

    ps: não se esqueção da nha preferencia!!!

  109. Avatar de Edgar Durão

    Gostaria ainda de deixar outro na lista : o Comodo Antivirus, http://antivirus.comodo.com/ que tanto pode ser usado gratuitamente em ambientes home, ou empresa. É um bom Anti-Virus e gratuito. Existe ainda um conjunto de produtos gratuitos desta empresa que podem também ser utizados: http://www.comodo.com/products/free_products.html.

    Já recomendei a algumas pessoas, e as mesmas não “desgostaram”, especialmente do facto de ser free.

    A nível de utilização estou mais familiariazado com o McAfee versão Enterprise: este para mim é dos melhores…. está lá, não chateia, e não anda sempre a perguntar coisas via Popups.

    É o que habitualmente uso nos pcs de trabalho e dou-me muito bem com ele. Pra casa o AVG é uma boa solução, ou então o Avast.

  110. Avatar de Bruno Bernardino

    Às vezes dá-me uma dor no peito quando vejo textos escritos pela “nossa” juventude…

  111. Avatar de Ana Narciso

    @ Bruno Bernardino
    Como eu te compreendo… xD

    Acho que vou instalar nos Windows cá de casa o Avira para ver como é 🙂

  112. Avatar de MCarvalho
    MCarvalho

    Por aqui, recomenda-se o AVG… Leve, rápido e eficiente! Recomendo o uso em conjunto com uma boa firewall. Se procurarem bem existem algumas firewall totalmente gratuitas e bastante eficientes.

  113. Avatar de Fabio Palma

    Bem ao visitar todos os sites de av gratuitos apesar de todos acharem que o avast é um pouco pesado….achei que este é mais completo do que os outros tendo em conta que também ja foi alvo de muitos testes em cima, tem um pequeno senão…não faz programação do scaneamento ao pc.

    cumps

  114. Avatar de rdsu
    rdsu

    @Fabio Palma

    Concordo plenamente contigo, e para quem quiser o escalonamento das verificações, é só ir aqui: http://forum.avast.com/index.php?topic=3796.0

  115. Avatar de [MagicHack]
    [MagicHack]

    Boas!

    Efectivamente viva o AVIRA (o antivírus do guarda-chuva xD ). Só é pena a versão free não reparar os vírus, mas faz o seu trabalhinho nos conformes e… é muito muito leve!

    Tem também uma versão Live CD para fazer algumas reparações. Infelizmente, como é free, também não se ajeita a reparar os vírus nem tem opção de apagar os ficheiros. No entanto spyware, dialers, malwares vão todos com os porcos!

    Quanto a anti-spayware viva o SpyBot… sem dúvida uma ferramente também muito leve e poderosa. Sem contar com o seu amigo TEATIMER que nos protege sempre as entradas do registo (obviamente que, quando não se sabe o que se está a fazer mais vale não o usar).

    Não sei se aqui já foi falado no CC Cleaner. Muito útil pra remover aqueles ficheiros temporários que nem sabíamos que existiam! Só a semana passada foram 700Mb +/-.

    Quanto ao resto, AVAST, AVG e afins… metam no lixo! Contra o AVIRA nenhum tem hipótese. Instalando vírus propositadamente, só o avira se queixou! Relembro também que o AVG come recursos (ainda mais que o Norton ).

    Quanto a versões non-free. Sem dúvida as soluções da Symantec!

  116. Avatar de [MagicHack]
    [MagicHack]

    P.S.- Em qualquer dos casos… Ubuntu! 😉

  117. Avatar de johnito
    johnito

    Norton Internet Security 2011 e o Pplware uma união perfeita à qual não falta a segurança que uma suite oferece.