Está disponível o Java SE 7 – Conheça as novidades

31 Comentários

Depois de uma longa espera de vários anos, a Oracle disponibilizou finalmente o Java 7 (lembramos que a ultima a ultima actualização do Java tinha acontecido em Dezembro de 2006). Segundo anuncio divulgado no dia 28 deste mês (ver aqui), a Oracle refere que o atraso se deveu à extensiva colaboração entre os engenheiros da Oracle e membros da Wordwide Java.

Vamos conhecer as novidades do Java 7.

java_00

Tal como anunciamos aqui, o Java é uma das linguagens de programação mais usadas em todos o mundo e sua a popularidade e amplo uso deve-se certamente à possibilidade das aplicações  desenvolvidas em Java correrem na maioria dos sistemas operativos actuais.

Segundo Ben Evans, “O Java 7 é a versão que todos estavam já há algum tempo a espera”.

Principais novidades do Java 7
  • A linguagem mudou em alguns pontos de modo a aumentar a produtividade dos programadores e simplificar algumas rotinas (reduzindo também o número de linhas de código fonte);
  • Melhorado o suporte para linguagem dinâmicas incluindo Ruby, Python e JavaScript
  • Uma nova API  que permite aos programadores tirar melhor partido de sistemas multicore
  • Novas funcionalidades de rede e segurança
  • Suporte para Unicode 6.0

Veja aqui todas as novidades aqui

Alguns números interessantes relativamente ao JAVA

  • 97% dos desktops em empresas executam JAVA;
  • mil milhões de de downloads por ano ;
  • 9 milhões de programadores em todo o mundo;
  • Considerada a linguagem nº1 programação segundo o TIOBE Programming Community; Index ;
  • Mais de 3 mil milhões de dispositivos que usam a tecnologia JAVA ;

O Java é uma linguagem de programação bastante versátil e potente, sendo possível o seu uso nas mais diversas arquitecturas. Está actualmente disponível para Windows, Linux e Solaris.

Download: Escolha aqui a sua versão para o seu sistema operativo
Homepage: Oracle

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    “stá actualmente disponível para Windows, Linux e Solaris.”

    engraçado mac os fica de fora nao sei é o porquê?

    1. Avatar de eu
      eu

      ja ouvi informações sobre a empresa em relação ao java, não sei se será por isso ou não.

    2. Avatar de johny

      Segundo sei os mac utilizam uma versão de Java desenvolvida pela apple, e não a versão da oracle…Há uns tempos saiu essa noticia.

    3. Avatar de Hi World!
      Hi World!

      A versão para Mac OS X é disponibilizada pela Apple.

      No entanto, há uns tempos houve notícias em que passaria a ser a Oracle a ter responsabilidade, mas até agora, nada de diferente aconteceu..

    4. Avatar de Francisco

      O java para o mac os x até ao sl é da “responsabilidade”da apple. para o lion se não me engano à uns meses a traz a Apple chegou a acordo para passar a ser a Oracle. Devido ao lion ser recente provavelmente esta versão vai sair mais tarde.

    5. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Porque ainda não estará pronta!!
      O acordo com a Apple foi à relativamente pouco tempo, e não tendo muita experiência na plataforma é mais do que natural que saia mais tarde.
      Por enquanto continua a ser distribuida a versão 6 desenvolvida pela Apple, havendo, no entanto, betas do 7

      1. Avatar de Francisco

        O Acordo foi assinado em Novembro de 2010! E diz em traços gerais que até ao java 6 é da responsabilidade da Apple do java 7 passa a ser da responsabilidade da Apple com um grande contributo desta(Apple)

        http://www.apple.com/pr/library/2010/11/12Oracle-and-Apple-Announce-OpenJDK-Project-for-Mac-OS-X.html

        1. Avatar de Francisco

          Queria eu dizer da responsabilidade da Oracle com um grande contributo da Apple

        2. Avatar de Ppietra
          Ppietra

          Não deixa de ser a Oracle a ter que se organizar para desenvolver para uma “nova” plataforma, ainda para mais, começando mais tarde do que nas outras – não é meia bola e força!

  2. Avatar de manolo
    manolo

    ai ai… a minha mania de carregar logo em “download” nas versões acabadas de sair…
    instalei a versao 7 por cima da 6… mas o firefox e outros programas que aqui tenho continuavam a utilizar a 6. Desinstalo a 6…fiquei sem java no meu sistema. Desinstalo tudo, reinicio o pc e instalo a 7 fresquinha… o firefox n detecta o java, os outros programas idem…enfim, é caso mesmo pra dizer “if it ain’t broken…don’t fix it”.
    e agora vai andar isto assim até amanha, pk já perdi aqui tempo a mais com o java, e n me apetece

    1. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Hmm, pois, de facto aconteceu-me o mesmo, até pensei que ao instalar a versão 7 fosse desinstalar a anterior (pois é o que acontecia com a 6), mas tal não aconteceu. Bem, pensei em desinstalar a 6 mas acho que vou deixa-la ficar sendo assim, que fique com as duas que não deve morrer. 😛

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Psst… Vê o que o Sato diz lá mais em baixo.

      Se estás a usar o Firefocas de 32 bits, se instalas o JRE de 64 bits, não vai funcionar.

      Tens de instalar a versão de 32 bits para funcionar no Firefox.

      Já era assim com o JRE 6…

  3. Avatar de jedi
    jedi

    E nao esquecer que ja vem de raiz no Mac os x. 😉

    1. Avatar de STP
      STP

      Não é este de certeza.

      O da Apple é fechado, desenvolvido por eles, Apples!

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        ???
        A versão 7 para Mac está a ser desenvolvida pela Oracle.
        Até aqui a Apple desenvolvia a versão, mas era tão fechado quanto os outros – seguia todas as especificações do Java, doutra forma seria um bocadinho complicado, certo!?

    2. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      esta versão ainda não há no Mac!

  4. Avatar de Emannxx

    Não convém instalar esta actualização se usar-mos programas que funcionam com a 6 não é? Refiro-me ao JDownloader e às aplicações que requerem o plugin (como o qos.sapo.pt)

    Estou certo ou errado?

    1. Avatar de Emannxx

      Btw, refiro-me ao JRE (Java Runtime Environment)

      1. Avatar de Alex Rodrigues
        Alex Rodrigues

        Tanto quanto sei, o 7 é retro-compatível com o 6. Isso não significa que funcione. Tenho alguns casos que não funcionam.

  5. Avatar de cenas
    cenas

    Incrivel como o Java 7 não consegue morder nem os calcanhares do C# 4.0 no que a toca a produtividade e nr de linhas de codigo. Esperava mais, principalmente no que toca a manipulacao de colecções para fazer frente ao Linq, mas o conforto de ser largamente usada e multiplataforma faz com que as inovações sejam reduzidas…

    1. Avatar de AA
      AA

      Depois de ter tido 3 anos a nivel profissional a trabalhar em java e em seguida mudar para C# (onde já faz 4 anos), só tenho a dizer: concordo contigo. Java “oficial” e todas as diferentes frameworks (diferentes grupos de desenvolvimento) parece que se mantiveram à distancia uns dos outros e nao com um objectivo comum, e a linguagem parece que estagnou. Mesmo com esta nova versão, pelo que já estive a ler em “reviews”, ainda está muito, mas muito longe de C# 4.0……..

    2. Avatar de Jorge Revés
      Jorge Revés

      Completamente de acordo.

      O C# é de uma simplicidade que às vezes fico completamente boquiaberto com a facilidade e rapidez com que faço algumas tarefas.
      E o Linq é um recurso espetacular que permite facilmente manipular grandes quantidade de informação com apenas poucas linhas de código.

      Sem dúvida a minha linguagem de eleição

      1. Avatar de Alex Rodrigues
        Alex Rodrigues

        Todas as funcionalidades inicialmente previstas para o 7 acabaram por ser adiadas para a versão 8, caso contrário teria-mos de esperar mais uns anos pelo 7.

        Mesmo as especificações do 7+8 ficam muito aquém do que se esperava. Por outro lado, acho que a linguagem já está a complicar de mais.

    3. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Trabalhei um ano em C#, e levo dois de Java tenho de concordar contigo.
      Pelo que conheci do C# esta melhor, tiram vantagem no inicio do desenvolvimento do C#, porque já conheciam muitos erros do Java.
      Não acham?

      1. Avatar de lmx
        lmx

        normalmente quando se copia alguma coisa , deve-se melhorar, ou fazer ás vezes de outra forma, e o C# enveredou por ai.
        Quanto a ser mais fácil, não sei eu não ponho o meu Avô a programar, a programação deve ser para quem tem “kit de unhas”.
        Não me estaria a ver a mudar para C#, para mim seria um retrocesso, eu gosto de saber mexer na coisa…e o C# desaprende as pessoas, e a sintaxe não me parece chegar sequer aos calcanhares do java…se bem que considero que se andou a complicar muito durante uns anos e agora temos que pagar a factura(no java).
        Por outro lado considero que coisas como switch com Strings, epa…elementar.O Java deveria estar mais desenvolvido nalgumas áreas, considero muito mau apenas existir uma thread para eventos gráficos, por outro lado também considero que os componentes gráficos deveriam ser mais leves, ou usarem claro esta mais threads para o paint/repaint…
        Considero positivo o melhoramento para multithread, da velocidade na criação de código, mas espero que não seja “á la Microsoft”, pois se for continuo com o método antigo, é que eu gosto de conhecer os mecanismos de actuação das diversas camadas com o SO…se isto “esconder” toda a lógica que esta por baixo, um/dois anos e estou um burro outra vez e eu não mato a cabeça para depois desaprender!!!
        A Sun caiu e esta muito difícil, embora a Oracle tenha dinheiro, existe muito trabalho atrasado…
        Long life to Java, and more objectiveness in the project!!

        cmps

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Já agora, será que melhoraram o garbage colector e a gestão de memória ?

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    E genéricos realmente genéricos (e não aquela coisa que há no 6 que é apenas uma data de casts feitos às escondidas pelo compilador) já tem?

    E expressões lambda?

    E algo semelhante ao LINQ?

    E algo semelhante ao Async?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      o que é o async??

      cmps

  7. Avatar de SatoMew
    SatoMew

    Instalei o JRE 7 aqui no Windows 7 e tanto o IE9 como o Chrome stable e Chromium o reconheceram. E instalei tanto a versão de 32 como de 64 bits do JRE, para que funcione também em browsers de 64 bits, tal como o IE. Em conjunto com a versão 11 beta do Flash Player, os browsers de 64 bits já começam a ser passíveis de utilização 😀

  8. Avatar de Fork
    Fork

    Para quem está a desesperar para a versão 7 para Mac OS pode sempre usar uma custom build, http://code.google.com/p/openjdk-osx-build/downloads/list . A mais recente é de hoje.